Anda di halaman 1dari 5

CONVERSAS DIFCEIS

Com maior freqncia da esperada, em casa, no trabalho e na rua, enfrentamos situaes que acabam sendo difceis de manejar. Pedir um aumento de salrio, acabar com uma relao, despedir um empregado, enfrentar uma conduta irrespeitvel, pedir desculpas, dizer a seu vizinho que o latido constante do seu cachorro insuportvel, podem ser exemplos de assuntos difceis de serem tratados. Sentimo-nos vulnerveis, expostos, questionamos o que vo pensar a nosso respeito, etc. Essas situaes aumentam nossos nveis de ansiedade, geram medo e nos tiram o sono porque nos fazem perguntar o que fazer: Devo ou no devo dizer o que tenho que dizer? As conversas difceis formam parte da nossa vida e sempre vo ser um desafio. Algumas delas, vai ser melhor evit-las em prol de um bem maior; outras no teremos outra sada seno afront-las. Neste caso, o ponto central o como. Como fazer para ter uma conversa, mesmo que for muito difcil, sem perder de vista o objetivo e cuidando ao mesmo tempo a relao? Como fazer para usar as emoes a nosso favor e no contra? Como fazer para acabar uma conversa difcil com a sensao de ter melhorado nossa auto-estima, com o respeito por ns e pelo outro intacto? Como fazer para sentir-nos cada vez mais confiados de poder manejar de forma assertiva nossas prximas conversas difceis? Como fazer para que nossas conversas difceis sejam cada vez menos difceis? O modelo desenvolvido por nossos amigos e colegas Bruce Patton, Doug Stone e Sheila Heen (membros do Projeto de Negociao de Harvard) e que no CMI International Group e no Centro de Integrao e Aplicao das Novas Cincias da Conduta complementamos com os aportes das mais modernas correntes da Psicologia, vai lhes proporcionar as respostas para todas essas perguntas.

Conversas Difceis oferece um marco prtico e inovador desenhado para oferecer s pessoas e

organizaes novas ferramentas para desenvolver suas habilidades comunicacionais de modo de manejar suas conversas mais difceis de uma forma efetiva e eficiente e assim transform-las em conversas produtivas para todas as partes. Os custos que tem o manejo errado de conflitos em relaes de longo prazo so difceis de quantificar, mas em nenhum caso so baixos. Por isso, aprender a manejar nossas conversas difceis , sem dvida alguma, um dever mais que uma boa idia.

CMI International Group


Head Office: One Mifflin Place, 119 Mount Auburn Street, Suite 400, Cambridge, MA. 02138 USA. - Tel.: (617) 576-5814 www.cmiigroup.com

Por que a sua empresa deveria investir neste workshop? Porque hoje impensvel conceber o desenvolvimento das organizaes como um fato desconectado do desenvolvimento das pessoas. Acontece que as organizaes no so seno os homens e mulheres que a integram. Eles so o motor de valor e principal ativo de uma organizao. Vrias empresas pioneiras, esto tomando conscincia da importncia de capacitar pessoa para potencializar o profissional. Conversas Difceis lhe permite investir no desenvolvimento de capacidades e habilidades relacionais e de comunicao que permitam interagir de uma forma mais proveitosa e eficiente. Essas habilidades, pode ser que no estejam estritamente vinculadas funo especfica de cada um de seus empregados, mas com certeza vo incidir na qualidade de vida dor recursos humanos, pelo que se transformam em um valor para um melhor, mais sadio e em definitiva mais rentvel funcionamento organizacional. O modelo proposto nesse workshop igualmente til para profissionais de todas as disciplinas, gerentes, diretores de departamentos, reas ou unidades, mandos mdios, etc. Tem sido usado por escolas de leis e negcios em todo o mundo, assim como por especialistas em resoluo de conflitos e terapeutas familiares Oferea a sua equipe as ferramentas para viver e trabalhar melhor.

QUAL A PROPOSTA DESTE WORKSHOP?


Ao finalizar o seminrio, os participantes vo contar com:

Um modelo simples para entender o processo e a dinmica interna das conversas difceis. Ferramentas prticas e de fcil aplicao realidade para reduzir a freqncia e intensidade de suas conversas difceis e o medo e a ansiedade que possam gerar. Novos recursos para transformar as conversas difceis em conversas produtivas.

Como vamos fazer isso?

Analisando como chegamos nesse tipo de situaes e por que, em geral, no conseguimos manej-las de forma construtiva. Decodificando a estrutura profunda das conversas difceis atravs de um modelo terico simples e poderoso. A pesar dos variados assuntos, todas as conversas difceis compartilham uma estrutura comum. Oferecendo-lhe as ferramentas necessrias para melhorar sua capacidade de manejar adequadamente suas conversas difceis, conseguindo a mudana qualitativa que lhe permita um melhor relacionamento com aqueles que o rodeiam.
CMI International Group
Head Office: One Mifflin Place, 119 Mount Auburn Street, Suite 400, Cambridge, MA. 02138 USA. - Tel.: (617) 576-5814 www.cmiigroup.com

METODOLOGIA
Este workshop terico prtico e est baseado em:

Breves exposies dos contedos a cargo do facilitador. Uma variedade de dinmicas grupais e anlise de casos para aprender fazendo e de forma divertida. Revises plenrias e participativas dos exerccios propostos.

Alm disso, um caso real redigido por cada um dos participantes em um dirio privado, vai permitir a aplicao dos conceitos chave e a reflexo sobre novas possibilidades de ao.

DESENVOLVIMENTO TEMTICO
DIA 1

Introduo:
Que entendemos por conversas difceis e conversas produtivas. Estrutura. O conflito ocorre em trs nveis.

O visvel do iceberg: A conversa do que aconteceu.


Tem a ver com a substncia, com quem disse que, a quem, quando e onde. Isso no que perdemos a maior parte do tempo em nossas conversas difceis concentrando-nos em quem teve a culpa do que aconteceu, tentando adivinhar as intenes alheias quando disse isso ou aquilo, lutando com toda a alma para ver quem est certo e enxergando as coisas de um ngulo s sem perceber que essa forma de enxergar as coisas uma forma de no enxergar as outras. Definio. Erros comuns. A origem de nossas diferenas: percepes partidrias. Culpa versus contribuio.
CMI International Group
Head Office: One Mifflin Place, 119 Mount Auburn Street, Suite 400, Cambridge, MA. 02138 USA. - Tel.: (617) 576-5814 www.cmiigroup.com

DIA 2

Inteno versus impacto. Recomendaes gerais.

O oculto do iceberg:
A conversa das emoes.

As conversas difceis, no tratam apenas de razes seno que implicam emoes. Resolver um problema, sem dvida alguma, mais simples que falar de emoes, principalmente em contextos em que a emocionalidade parece ser incompatvel com a racionalidade e a produtividade como em um ambiente de trabalho. Mas, quando as emoes so parte central do conflito, tentar deix-las por fora da conversa resulta impossvel; perde-se a essncia e a resoluo do problema demorada. Definio. Erros comuns. Emoes autnticas e mscaras. Como detectar precocemente o problema: o sinal de alarme. Como administrar adequadamente minhas emoes. Recomendaes gerais.

A conversa de identidade.
Trata sobre o que disse essa conversa de mim. Tem a ver com quem somos, acreditamos ser ou nos fizeram acreditar que somos. Sempre que uma conversa nos resultar difcil vai ser porque de alguma forma nos atinge significativamente, nos questiona no mais ntimo de nos mesmos e, a apario desses questionamentos no processo de uma conversa difcil faz com que percamos o equilbrio. Definio. De que falamos quando falamos de identidade? Crenas e valores. Como recuperar a flexibilidade e a estabilidade. Recomendaes gerais.

Encerramento.

CMI International Group


Head Office: One Mifflin Place, 119 Mount Auburn Street, Suite 400, Cambridge, MA. 02138 USA. - Tel.: (617) 576-5814 www.cmiigroup.com

DIRIGIDO A:
Pblico em geral. O modelo que propomos nesse workshop igualmente til para profissionais de todas as disciplinas, gerentes, diretores de departamentos, reas ou unidades, mandos mdios, etc. Tem sido usado por escolas de leis e negcios em todo o mundo, assim como por especialistas em resoluo de conflitos e terapeutas familiares.

DURAO
Duas jornadas completas (16 horas de workshop).

FORMATO Workshops abertos:


Workshops abertos ao pblico em geral, inscries individuais ou para pequenos grupos de uma mesma companhia ou organizao. Excelente oportunidade para compartilhar o programa de capacitao com participantes das mais diversas reas de atividade e aproveitar o intercmbio que este tipo de workshop permite.

Workshops in company:
Essa modalidade est direcionada para grupos de pessoas que pertenam mesma companhia, organizao ou formam parte de suas relaes significativas habituais (clientes, provedores, sindicatos, etc.). Atravs da mesma potencializado o conhecimento da metodologia de forma global, o que permite uma viso corporativa acerca dessa temtica.

CMI International Group


Head Office: One Mifflin Place, 119 Mount Auburn Street, Suite 400, Cambridge, MA. 02138 USA. - Tel.: (617) 576-5814 www.cmiigroup.com

Anda mungkin juga menyukai