Anda di halaman 1dari 9

5.

Energia Elica

Denomina-se energia elica a energia obtida pelo movimento das massas de ar (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da converso dessa energia cintica de translao em energia cintica de rotao, empregada nas turbinas elicas, tambm denominadas aerogeradores, para a gerao de energia eltrica. Toda energia elica comea com o sol. Quando o sol aquece uma determinada rea de terra, o ar ao redor dessa massa de terra absorve parte desse calor. A certa temperatura, esse ar mais quente comea a se elevar muito rapidamente, pois um determinado volume de ar quente mais leve do que um volume igual de ar mais frio. As partculas de ar que se movem mais rpido (mais quentes) exercem uma presso maior do que as partculas que se movem mais devagar, de modo que so necessrias menos delas para manter a presso normal do ar em uma determinada elevao. Quando este ar quente mais leve se eleva subitamente, o ar mais frio flui rapidamente para preencher o espao vazio deixado. Este ar que velozmente preenche o espao vazio o vento (LAYTON, 2008). Assim como a energia hidrulica, a energia elica utilizada h milhares de anos com as mesmas finalidades: bombeamento de gua, moagem de gros e outras aplicaes que envolvem energia mecnica. Somente no final do sculo XIX, que surgiram algumas tentativas para a gerao de energia eltrica. Com a crise internacional do petrleo, na dcada de 70, que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicaes de equipamentos em escala comercial (ANEEL). A quantidade de energia disponvel no vento varia de acordo com as estaes do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo tambm tem grande influncia na distribuio de frequncia de ocorrncia dos ventos e de sua velocidade em um local. Alm disso, a quantidade de energia elica extravel numa regio depende das caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instaladas. A avaliao precisa do potencial de vento em uma regio o primeiro e fundamental passo para o

aproveitamento do recurso elico como fonte de energia. Para isso, necessria coleta de dados dos ventos com a preciso e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento elico da regio. Para que a energia elica possa ser considerada tecnicamente aproveitvel, necessrio que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mnima do vento de 7 a 8 m/s. Segundo a Organizao Mundial de Meteorologia, apenas 13% da superfcie terrestre apresentam essas caractersticas.

5.1. Potencial elico brasileiro

Na crise energtica atual, as perspectivas da utilizao da energia elica so cada vez maiores no panorama energtico geral, pois apresenta um custo reduzido em relao a outras opes de energia. Segundo o Jornal Ambientebrasil, o estado do Cear destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico, que j consumido por cerca de 160 mil pessoas. A capacidade instalada no Brasil de 20,3 MW, com turbinas elicas de mdio e grande porte conectadas rede eltrica. Vrios estados brasileiros seguiram os passos do Cear, iniciando programas de levantamento de dados de ventos, como: Paran, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Maraj.

5.2. Funcionamento

No incio da utilizao da energia elica, surgiram turbinas de vrios tipos eixo horizontal, eixo vertical, com apenas uma p, com duas e trs ps, gerador de induo, gerador sncrono e outros. Com o passar do tempo, consolidou-se o projeto de turbinas elicas com um eixo horizontal de rotao, trs ps, alinhamento ativo, gerador de induo e estrutura no flexvel.

As ps tm o formato de asas de avies, e usam a mesma aerodinmica e eficincia. Quando o vento fora as ps a se moverem, transfere parte de sua energia para o rotor. Existi um eixo junto ao rotor, ao girar o rotor o eixo gira junto, desse modo, o rotor transfere sua energia mecnica rotacional para o eixo, que est conectado a um gerador eltrico na outra extremidade.

O gerador um dispositivo que usa as propriedades da induo eletromagntica para produzir tenso eltrica uma diferena de potencial eltrico. A tenso a fora que move a eletricidade ou corrente eltrica de um ponto a outro. Esse dispositivo consiste em ms e um condutor. O condutor um fio enrolado na forma de bobina. Dentro do gerador, o eixo se conecta a um conjunto de ms permanentes que circunda a bobina. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de ms que, por sua vez, gera tenso na bobina. Essa tenso induz a circulao de corrente eltrica (geralmente alternada) atravs das linhas de energia eltrica para a distribuio (LAYTON, 2008).

5.3. Vantagens e Desvantagens

Com tantas notcias ruins sobre desmatamento, poluio, efeito estufa, entre outros assuntos srios para o futuro do nosso planeta qualquer tecnologia a favor da natureza valida. Por ela ser uma tecnologia inesgotvel, no emitir gases poluentes e muito menos gerar resduos, ajuda a diminuir o efeito estufa no mundo, uma das fontes de energia correta e mais barata do mercado, tem uma baixa manuteno e em seu parque elico pode ser utilizado para outros fins, como a agricultura, a energia elica vem crescendo cada vez mais. Como qualquer nova tecnologia existe suas desvantagens, como o impacto sonoro das hlices, podendo ser irritantes, pois os ventos batem nas ps que produzem um rudo constante de at 43 decibis; a dependncia da gerao de energia de um fenmeno da natureza, que s vezes no consegue gerar a energia necessria; os parques elicos geram uma grande modificao visual por causa dos aerogeradores e outro problema, que esses parques no podem se localizar em reas migratrias de aves, pois podem se chocar nas ps e morrerem.

5.4. Projetos em operao no pas

5.4.1. Arquiplago de Fernando de Noronha - PE A primeira turbina foi instalada em junho de 1992. A turbina possui em gerador assncrono de 75 kW, rotor de 17 m de dimetro e torre de 23 m de altura. Na poca em que foi instalada, a gerao de eletricidade dessa turbina correspondia a cerca de 10% da energia gerada na ilha, proporcionando uma economia de aproximadamente 70000 litros de leo diesel por ano. Em 2000 foi instalada a segunda turbina e entrou em operao em 2001. Junta, as duas turbinas geram at 25% da eletricidade consumida na ilha (ANEEL).

5.4.2. Central Elica Experimental do Morro do Camelinho MG Instalado em 1994, no municpio de Gouveia MG, com a capacidade nominal de 1 MW, o projeto foi realizado pela Companhia Energtica de Minas Gerais CEMIG. A central constituda por 4 turbinas de 250 kW, com rotor de 29 m de dimetro e torre de 30 m de altura (ANEEL).

5.4.3. Central Elica de Taba CE Localizada no municpio de So Gonalo Amarante CE, com 5 MW de potncia, foi a primeira a atuar como produtor independente no pas. Em operao desde janeiro de 1999, a central composta por 10 turbinas de 500 kW, geradores assncronos, rotores de 40 m de dimetro e torre de 45 m de altura (ANEEL).

5.4.4. Central Elica de Prainha CE Localizada no municpio de Aquiraz CE, a central a maior parque elico do pas, com a capacidade de 10 MW (20 turbinas de 500 kW). O

projeto foi realizado pela Wobben Windpower (do Brasil) e inaugurado em abril de 1999. As turbinas utilizam geradores sncronos, funcionam com velocidade varivel e com controle de potncia por pitch (ngulo de passo das ps) (ANEEL).

5.4.5. Central Elica Mucuripe CE Situada em Fortaleza CE, esta central tem potncia instalada de 1200 kW. Desativada em 2000, foi posteriormente repotenciada e passou a contar com 4 turbinas elicas E-40 de 600 kW (ANEEL).

5.4.6. Central Elica de Palmas PR Inaugurada em 2000, trata-se da primeira central elica do sul do Brasil, localizada no municpio de Palmas PR, com potncia instalada de 2,5 MW. O projeto foi inaugurado em novembro de 1999, com 5 turbinas de 500 kW (ANEEL).

5.4.7. Central Elica de Bom Jardim SC a mais recente central instalada no Brasil. Em 2002 uma turbina Enercon de 600 kW foi instalada no municpio de Bom Jardim da Serra SC.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Julia Layton.

"HowStuffWorks - Como funciona a energia

elica". Publicado em 09 de agosto de 2006 (atualizado em 16 de junho de 2008)

http://www.portal-energia.com/os-maiores-parques-eolicos-domundo/, acessado em 05 de fevereiro de 2012.

http://www.webdahora.com/tecnologia/energia-eolica-no-brasilvantagens-e-desvantagens, acessado em 05 de fevereiro de 2012.

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06Energia_Eolica%283%29.pdf

Anda mungkin juga menyukai