Anda di halaman 1dari 1

UT/06

Oficina de Artes 12

Figurao Humana
Corpo, espao, encenao e espontaneidade na imagem fotogrfica
Esc. Secundria de Santa Maria Sintra. Prof. Antnio Marques. http://sala17.wordpress.com/

Introduo
De entre os muitos ngulos possveis de abordagem sobre aquilo que a Fotografia, podemos considerar que existem duas atitudes distintas quanto ao modo de construo da imagem fotogrfica. O fotgrafo pode apropriar-se de uma realidade pr-existente, num exerccio de espontaneidade mais ou menos controlado ou ento pode construir e manipular os componentes presentes na imagem, encenando-a previamente. Entre a preponderncia de uma atitude e da outra, oscilando entre a espontaneidade de um Henry Cartier Bresson e a encenao cuidada de uma Francesca Woodman, encontramos um mundo de vises distintas das quais nos iremos apropriar para a realizao deste trabalho.

Definio e Objectivos
Pretende-se que realizes um ensaio fotogrfico que comporte cinco registos. Para tal, irs seleccionar, de entre o grupo abaixo especificado, um(a) fotgrafo(a) que te ir servir de referncia. O teu trabalho ser criado volta do modo como esse fotgrafo v o mundo exterior ou interior e tambm volta do seu modos operandi tcnico, que te ir servir de base. Para cada artista sugerido, definido um mote que devers ter em conta como linha orientadora. A figurao humana corpo e face o denominador comum Fotgrafos: transversal obra de todos estes artistas e ser tambm o elemento Henry Cartier Bresson O Momento Decisivo principal do teu trabalho. Devers atribuir um ttulo ao teu ensaio August Sander Pessoas do Sc. XXI fotogrfico. No se pretende criar cpias ou emular os trabalhos dos artistas Helena Almeida A Fotografia Habitada Francesca Woodman O Dialogo Interrompido mencionados, pretende-se sim produzir um trabalho inteiramente novo, criativo e actual sem no entanto perder a referncia de contacto com o(a) Daido Moriyama A Vertigem Emocional fotgrafo(a) escolhido.

Percurso e Metodologias
Passos metodolgicos
! Fase 1: Pesquisa e Guio de trabalho Pesquisa Caracterizao da obra do fotgrafo escolhido por palavras rigorosamente tuas. Recolha e apresentao de duas imagens representativas do trabalho desse fotgrafo e comentrio sucinto sobre cada uma das mesmas.(total c.300 pal.) Guio de trabalho Descrio textual acerca do trabalho que pretendes elaborar; tema global, contedo dos registos, sequncia narrativa (se aplicvel), mensagem implcita, cenrios, adereos e tambm o modo como pretendes realizar tecnicamente o trabalho fotogrfico iluminao, exposio, etc. (c.300 pal.) Entenda-se este guio como uma apresentao da ideia-base para o trabalho, para ser debatida individualmente com o professor. ! Fase 2: Ensaio fotogrfico O ttulo atribudo ao teu trabalho deve figurar no incio. Os ficheiros* resultantes podero receber tratamento digital para melhoria das caractersticas de qualidade de imagem, mas nunca podero ser manipulados e alterados digitalmente na sua forma ou contedo. ! Fase 3: Anlise critica Anlise critica do resultado final do trabalho; solues adoptadas, sua justificao e avaliao. (c.300 pal.).

Apresentao

Ficheiro PowerPoint Nome: OA12 UT06 Ana Santos 02.ppt

*Ficheiros jpeg Nome: Ana Santos 02 Foto1.jpeg Ana Santos 02 Foto2.jpeg etc...

Avaliao
C F1 F2a F2b F3 Ap VA
Conceitos: Linguagem fotogrfica/ Tcnica fotogrfica/ Composio/ Anlise visual Pesquisa e Guio de trabalho: Genuinidade do texto/ Argumentao/ Descrio da ideia e seus objectivos Ensaio fotogrfico: Coerncia do todo/ Criatividade/ Composio/ Sequncia/Tcnica Fotogrfica Ensaio fotogrfico: Aproximao ao trabalho do artista escolhido: Tema/Modos operandi Anlise critica: Fundamentao/ Clareza da redaco/ Objectividade do juzo critico produzido Apresentao (PowerPoint): Criatividade/Realce positivo do trabalho fotogrfico/ Apresentao oral Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Gesto do tempo (CM - Cotao mxima, AA Auto avaliao, AP Avaliao do professor). Total

CM

AA

AP

20 20 40 40 20 20 20 200

Calendarizao 12P (blocos de 90min.)


Fev Nov Mar Mar

24

28

10

14 F1

17

21

24

28

F2

Ap

OA12 UT6 Figurao Humana na Fotografia AM 2013-2014.docx Antnio Marques. Pg. 1/1

Anda mungkin juga menyukai