Anda di halaman 1dari 12

BAILE DE CARNAVAL

No haver borboletas se a vida no passar por longas e silenciosas metamorfoses. Rubem Alves

Diadema 2014

O presente relatrio tem por objetivo apresentar informaes adquiridas com as observaes no decorrer do evento realizado nesta Unidade Escolar. Iniciando um semestre cheio de desafios procuramos envolver todos os alunos no evento de carnaval, atravs de textos impressos com imagens. Como proposta, foi trabalhado com os alunos a origem do carnaval, vestimentas e regies com palcos de festejos carnavalescos. O maior objetivo da exposio deste tema foi a valorizao da cultura popular brasileira, proporcionando uma nova viso e valorizao dos valores atribudos ao carnaval. No houve um tema especfico para fantasias entre os alunos. Apenas que tivessem a liberdade de fazer suas escolhas e participassem ativamente do evento. Aps a leitura do texto, exposio de imagens impressas e debate entre alunos e professores, comearam os preparativos ainda em sala de aula, como: - Cartazes sobre o carnaval; - a ornamentao das salas de aula; - a confeco artstica de mscaras e fantasias; - a decorao da escola; e - concurso carnavalesco de samba e folia, no qual foi possvel escolher a fantasia mais bonita. - Confeco de mscaras com modelos abaixo e escolha livre do prprio aluno:

Assim, no dia 28/02/2014 realizou-se o to esperado Baile de Carnaval e concurso de melhor fantasia concorrendo a dois passaportes para o Sesc, que ser realizado ainda no ms de Maro pela escola. Essa parceria entre os alunos, professores e coordenao, foi de grande valor, pois o mesmo possibilitou uma reflexo sobre os valores culturais associados ao carnaval, maior afetividade e aproximao entre alunos e professores, deixando o sentimento de unio e desejo de um ano repleto de desenvolvimento e conquistas educacionais para todos. Durante o Baile, foram tocadas Marchinhas de carnaval como:

- Mame eu quero; - Tai eu fiz tudo pra voc gostar de mim; - Me d um dinheiro a; - Alah lah ; e - Msicas selecionadas pelo professor Gerson.

Fotos do evento:

Os vencedores: Htalo e Camila (9 ano C) e Emilly (6 ano D passaporte dado por professores)

Anexo: HISTRIA DO CARNAVAL ORIGEM

Na Idade Mdia, a Igreja decidiu incorporar as antigas festividades ao seu calendrio. O Carnaval ento passou a corresponder aos ltimos dias antes das limitaes impostas pela Quaresma (os famosos 40 dias sem carne at a Pscoa). Era a ltima chance de ter o prazer de um suculento bife antes das privaes at a Sexta-feira Santa. A festa foi se desenvolvendo e, no sculo 13, comearam a surgir os bailes de mscara, principalmente na Itlia. Eram as primeiras fantasias de Carnaval, totalmente restritas nobreza. A partir do sculo 19, as mscaras e fantasias se popularizaram e fizeram parte das festas por toda a Europa. Os personagens que mais davam o que falar eram o Pierr, o Arlequim e a Colombina (da commedia dellarte italiana), presentes ainda hoje na festa popular. O carnaval a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porm, o carnaval no uma inveno brasileira nem tampouco realizado apenas neste pas. A Histria do Carnaval remonta Antiguidade, tanto na Mesopotmia quanto na Grcia e em Roma. A palavra carnaval originria do latim, carnis levale, cujo significado retirar a carne. O significado est relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e tambm com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Catlica de enquadrar uma festa pag. Na antiga Babilnia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado. O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equincio da primavera, perodo de comemorao do ano novo na regio A histria do carnaval no Brasil iniciou-se no perodo colonial. Uma das primeiras manifestaes carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colnia era praticada pelos escravos. A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se Deixa Falar, anos depois seu nome foi modificado para

Estcio de S. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de So Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A regio nordeste permaneceu com as tradies originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. J na Bahia o carnaval fugiu da tradio, conta com trios eltricos, embalados por msicas danantes, em especial o ax.

No Brasil O Carnaval foi comemorado por aqui desde a chegada dos portugueses. No sculo 17, por influncia dos nossos conterrneos, as celebraes resumiam-se ao entrudo. Nesta poca, era uma baguna, feita principalmente por escravos, com direito a guerras de gua, farinha e limes de cheiro. A festa s evoluiu no pas no sculo 19, quando as classes mais ricas daqui, atiadas pelos europeus, entraram na brincadeira do Carnaval dentro de sales. Mas nada de samba surgir ainda. "Nesta poca, cantava-se de tudo no Carnaval. At pera", afirma o historiador Andr Diniz, autor do livro Almanaque do Carnaval. "A primeira marchinha foi feita em 1899, por Chiquinha Gonzaga, para o cordo carnavalesco Rosa de Ouro: abre alas. Depois da gravao do samba Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917, este gnero comea a ganhar espao no carnaval carioca." A popularizao do samba e das marchinhas, atravs de compositores como Braguinha, Haroldo Lobo e Lamartine Babo, tornaram a festa num sucesso entre a populao na dcada de 1920. a que entra um famoso personagem de nossa histria: Getlio Vargas esse voc j conhece de outros Carnavais. O ento presidente percebe o apelo do ritmo e decide aproxim-lo ainda mais da populao para torn-lo identidade nacional. O estado passou a organizar o Carnaval, dando licena para os desfiles e investindo nas escolas de samba. Getlio pegou a onda da consolidao do samba, aproximando sua poltica de construo do Estado Nacional das manifestaes populares", explica Diniz. Da para o samba e o Carnaval crescerem, ganharem um sambdromo e se tornarem identidades nacionais foi um pulo (de folia).

IMAGENS:

Turmas envolvidas: 6 e 9 anos Perodo: Manh. Organizao: Professores: Gerson , Cristiano, Dirce, Odilon, Edileuza, Ana Trcia, Hebe, Francisco, Raimundo. Coordenao: Jaqueline Flores. Direo: Raquel Prado. Apoio: Meninas da limpeza.

Anda mungkin juga menyukai