Anda di halaman 1dari 4

O Cristo das trincheiras na Guerra de 14-18

Uma histria que vale a pena ver e contar!

No sector portugus da Flandres, que ficava entre as localidades de Lacouture e Neuve-Chapelle, encontrava-se um artstico cruzeiro com um Cristo pregado numa cruz de madeira, que dominava a paisagem da plancie envolvente. A imagem deste Cristo no era, obviamente, portuguesa, mas encontrava-se na zona defendida pelo Corpo Expedicionrio Portugus durante a ofensiva alem que quase destruiu a 2 Diviso de Infantaria. No dia 9 de Abril de 1918, sobre aquela plancie caiu uma tempestade de fogo de artilharia, durante horas a fio, que a metralhou, a incendiou e a revolveu. Era a ofensiva da Primavera de 1918 do exrcito alemo. A povoao de NeuveChapelle quase desapareceu do mapa, de to transformada em escombros. A rea ficou juncada de cadveres e, entre estes, jaziam 7.500 portugueses da 2 Diviso do CEP mortos ou agonizantes. No final da luta, apenas o Cristo se mantinha de p, mas tambm mutilado. A batalha decepou-lhe as pernas e o brao direito e uma bala varou-lhe o peito. Mas, no meio do caos, foi trazida pelos militares que conseguiram reagrupar-se e regressar s linhas aliadas.

quase inimaginvel que, debaixo das barragens de artilharia alems, que dizimaram grande parte do contingente portugus, a opo de alguns militares fosse a de trazer consigo a imagem de Cristo, severamente danificada, e a colocassem em local seguro, onde pudesse ser novamente venerada. Em 1958, o Governo Portugus mostrou ao Governo Francs o desejo de possuir aquele Cristo mutilado. Tornara-se um smbolo da F e do Patriotismo nacional e passou a ser conhecido como o "Cristo das Trincheiras". A imagem chegou a Lisboa de avio, a 4 de Abril de 1958, uma Sexta-feira Santa. Ficou em exposio e venerao na capela do edifcio da Escola do Exrcito at 8 de Abril, quando foi conduzida para o Mosteiro da Batalha e colocada, a 9 de Abril, cabeceira do tmulo do Soldado Desconhecido, na sala do Captulo. A imagem foi acompanhada desde a Frana por uma delegao de portugueses, antigos combatentes da Grande Guerra que residiam na Frana, e por uma delegao de deputados franceses, chefiada pelo Coronel Louis Christian. As cerimnias foram apoteticas e milhares de portugueses desfilaram perante a imagem em Lisboa. No dia 8 de Abril a imagem foi transportada num carro militar para a Batalha, sem qualquer cerimonial especial, e a ficou exposta na sala do refeitrio do mosteiro para no dia seguinte, 9 de Abril, se efectuar a entrega oficial. No dia 9 de Abril, pelas 11 horas, comearam a concentrar-se junto ao Mosteiro da Batalha numerosas entidades civis e militares, entre elas os Embaixadores de Portugal na Frana e da Frana em Portugal, os Adidos Militares da Frana, da Blgica e dos Estados Unidos, as altas patentes portuguesas do Exrcito, da Marinha e da Fora Area. Ao meio-dia, iniciaram-se as cerimnias com a chegada do Coronel Louis Christian (Frana) e do Ministro da Defesa de Portugal, Coronel Santos Costa. A guarda de honra foi prestada por um Batalho do Regimento de Infantaria N. 7, de Leiria. O andor que transportou o "Cristo das Trincheiras" entre a sala do refeitrio e a sala do Captulo esteve ao cuidado de representantes da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. O "Cristo das Trincheiras" foi ento deposto sobre um pequeno plinto adamascado, cabeceira do tmulo do "Soldado Desconhecido". Terminadas as oraes, o Adido Militar Francs, Coronel Revault d'Allonnes, conferiu aos dois "Soldados Desconhecidos" duas Cruzes de Guerra, as quais foram depositadas sobre a campa rasa. A fanfarra do Regimento de Infantaria n. 19, de Chaves, tocou a silncio no final da cerimnia, enquanto uma Bateria de Artilharia do Regimento de Artilharia Ligeira de Leiria salvava com 19 tiros. Mais do que um episdio ocorrido durante a 1 Guerra Mundial, o "Cristo das Trincheiras" simboliza a f que manteve os militares portugueses na linha da

frente durante um par de anos, praticamente sem licenas, mal abastecidos, sentindo-se abandonados por quem os enviou para combater por algo que a maioria no entendia.

O Cristo das Trincheiras no Mosteiro da Batalha

Anda mungkin juga menyukai