Anda di halaman 1dari 5

Modificador da frase

O modificador da frase a funo sintctica desempenhada por um constiuinte no seleccionado por nenhum elemento do grupo sintctico de que faz parte, podendo, por isso, ser omitido sem que a frase perca sentido: . Decididamente, o Benfica no ser campeo neste Natal. . O Benfica no ser campeo neste Natal. . Felizmente, o Benfica triunfou. . Matematicamente, essa equao est errada. O modificador frsico pode ser constitudo por: um grupo preposicional que incide sobre a frase: . Com grande mrito, o Benfica venceu o Sp. de Braga. . Para preocupao de todos, o teste de Portugus foi muito difcil. . Na realidade, a Grcia continua beira da bancarrota. um grupo adverbial que incide sobre a frase: . Sinceramente, no acredito que o Benfica seja campeo esta poca. . Talvez seja verdade o que dizes. . Infelizmente, todos tiveram positiva no teste. . Bem, acho que vou dormir. . Efectivamente, no gosto de vs. . Naturalmente, o Antunes foi vareja. . Lamentavelmente, a Lusa reprovou. uma orao subordinada adverbial condicional: . Se nevar, fao um boneco de neve com cenoura e tudo. . Se cantasse bem, concorria ao dolos. ou concessiva: . Apesar de teres estudado, no vais viagem de finalistas. . Embora o cu esteja nublado, no se espera que chova.

TESTES
Para distinguir o modificador do grupo verbal e da frase existem alguns testes que podem aplicar-se: 1. Teste:

Os modificadores do grupo verbal permitem testes com interrogao por clivagem ("ser ... que"), sendo a pergunta uma frase bem formada e a resposta a essa pergunta SIM: . Ontem, o Antunes foi atropelado. Pergunta: Foi ontem que o Antunes foi atropelado. Resposta: Sim. Pelo contrrio, o modificador da frase no admite esse tipo de pergunta, pois no configura uma frase bem formada: . Naturalmente, o Antunes foi vareja. Pergunta: * Foi naturalmente que o Antunes foi vareja? (1)

2. Teste: Os grupos adverbiais que so modificadores do grupo verbal podem ainda ser negados: . O Antunes foi atropelado no ontem, mas hoje. J os modificadores adverbiais da frase no podem ser negados: . * No naturalmente, mas provavelmente o Antunes foi vareja.

3. Teste: Os modificadores da frase no podem ser interrogados: . * Como que a Lusa reprovou? - Lamentavelmente.

4. Teste: O modificador da frase no recuperado quando se elide o predicado (logo no faz parte deste): . Honestamente, surpreendeu-me a postura do Benfica e a do Porto tambm [me surpreendeu]. - ao repetir o predicado, no necessrio recuperar o modificador O modificador do grupo verbal, pelo contrrio, recuperado quando se elide o predicado: . Jorge Jesus agiu honestamente e ns tambm [agimos honestamente]. ao repetir o predicado, necessrio recuperar o modificador.

O predicado

O predicado a funo sintctica desempenhada pelo grupo verbal (=verbo + complementos) e pelos seus modificadores.

O predicado compe-se das seguintes formas:

1) Com verbo transitivo directo - A Ana come um bolo. - A Ana come um bolo com apetite. Composto pelo ncleo verbal, complemento directo e modificadores que ocorram.

2) Com verbo transitivo indirecto - A Ana fala ao Joo. - A Ana fala ao Joo de outros assuntos. Composto pelo ncleo verbal, complemento indirecto e modificadores que ocorram.

3) Com verbo transitivo directo e indirecto - A Ana d um bolo ao Joo. - A Ana d um bolo ao Joo agora. Composto pelo ncleo verbal, complementos directo e indirecto e modificadores que ocorram.

4) Com verbo intransitivo - Eles moram em Lisboa. - A Ana vai a Lisboa diariamente. - O Joo corre diariamente. Composto pelo ncleo verbal, complementos preposicionais e modificadores que ocorram.

5) Com verbo copulativo - Ele um ptimo mdico. - Ela continua doente. Composto por um ncleo verbal e o predicativo do sujeito.

6) Com um complexo verbal - O Joo tem trabalhado muito. - O fogo foi provocado por incendirios. Composto pelo complexo verbal, complementos e modificadores que ocorram.

Testes A - Que permitem identificar o grupo verbal (verbo + complementos):

1 - Formulao de perguntas como: "o que fez" + sujeito? "o que aconteceu a" + sujeito? - o que ocorrer na resposta no redundante a essa pergunta ser o grupo verbal.

Exemplos: A Ana deu uma prenda me na festa da escola. P: O que fez a Ana na festa da escola? R: Deu uma prenda me.

A Teresa caiu. P: O que aconteceu Teresa? R: Caiu.

2 - Construo de uma frase coordenada frase em questo, com um sujeito diferente do da frase a avaliar e usando: "tambm" "tambm no"

Exemplos: A Ana deu uma prenda me na festa da escola e a Maria tambm na festa da creche. Neste caso, "tambm" retoma: "deu uma prenda me".

A Teresa caiu e a Maria tambm. Neste caso, "tambm" retoma: "caiu".

Exerccio 1

Identifique e analise sintacticamente todos os predicados das frases seguintes (justifique a resposta): 1 - Isto no me parece correcto.

2 - Ela estava assustadssima.

3 - O Lus chegou a Coimbra.

4 - Este filme um sucesso.

5 - Este quadro foi pintado por trs artistas.

6 - Neva.

7 - Falaste-lhe?

8 - A Maria lanou a bola Joana.

Anda mungkin juga menyukai