Anda di halaman 1dari 10

MARING MANAGEMENT

SOJA: ORIGEM, CLASSIFICAO, UTILIZAO E UMA VISO ABRANGENTE DO MERCADO


RESUMO O mercado de soja no to simples quanto parece, pois este tem uma volatilidade muito alta. Deve-se entender que quando se prope a discursar sobre qualquer produto vegetal, tem que se ter um conhecimento bastante abrangente, desde a origem (quadro botnico), utilidades e funcionamento do mercado. O que se pretende com este trabalho exatamente trazer o conhecimento deste segmento para a populao, sendo o incio de uma cadeia de pensamentos desenvolvidos no sentido de dirimir e desmistificar esta comodite. Palavras-chave: Soja. Mercado. Comodite.

Maurico Roberto Misso1*

SOYBEAN: ORIGIN, CLASSIFICATION, USE AND AN INCLUDING VISION OF MARKET


ABSTRACT The soybean market isnt so simple how much it seems, therefore this has a very high volatileness. Is must be understand that when is considered be make a speeched on any vegetal product, has thath to have a sufficiently including knowledge, since the origin (botanical picture), utilities and functioning of market. What it is intended with this work is accurately to bring, the knowledge of this segment for the population, being been the beginning of a chain of thoughts developed in the direction to nullify and to demystify this commodity. Keywords: Soybean. Mercado. Commodity.

*Prof. Especialista Faculdade Maring. Consultor. e-mail: mauricio@mg-agronews.com.br


Maring Management: Revista de Cincias Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

MARING MANAGEMENT

SOJA: ORIGEM, CLASSIFICAO, UTILIZAO E UMA VISO ABRANGENTE DO MERCADO

INTRODUO Atualmente, o Brasil vem contando com uma crescente produo no seu campo agrcola, tanto em qualidade, quanto em diversidades e quantidades de produtos. Em sua balana comercial na exportao de commodities conforme dados da Secretaria de Comrcio Exterior SECEX, a soja o produto que mais tem se destacado por ter tido um crescimento expressivo nos ltimos anos. a soja, que no ano safra de 1997/98 teve uma produo de 27,327 milhes de toneladas passando para o ano safra 2006/07 a 54,874 milhes segundo relatrio da Conab (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO, 2006). Um dos maiores motivos que o Brasil, por deter a segunda posio mundial na produo desta commodity, informao esta obtida junto ao USDA (Union State Department of Agriculture), fomenta um mercado que est em plena expanso e demanda, devido ao crescimento global da populao e as novas tcnicas de consumo deste produto. Outro ponto importante seu preo que segue um padro mundial de comercializao, que tem como ponto balizador os preos auferidos na Bolsa de Commodities de Chicago (CBOT - Chicago Board of Trade), levando-se em conta que o maior consumidor mundial hoje a China segundo a USDA. Quando este entra comprando dentro do complexo SOJA-LEO-FARELO, existe uma tendncia a refletir diretamente sobre os preos internacionais com vis de alta para a CBOT. Do mesmo modo, quando est ausente no mercado, existem as tendncias para baixa no merca-

do, no sendo somente a China responsvel por altas e baixas na CBOT. Existem tambm outros fatores que influenciam diretamente, como previses de safra, infestaes de pragas no plantio, fatores climticos conhecidos no meio como Weather Market entre outros. Deve-se entender que este mercado tem alta volatilidade, e opera preos diferenciados dias aps dia, hora aps hora, minuto aps minuto, chegando a ser mercado de segundos.

ORIGEM, CLASSIFICAO E UTILIZAO DA SOJA Nos itens seguintes ser apresentado um breve histrico sobre a origem da soja, sua chegada ao Brasil, bem como sua classificao botnica.

Origem
Conforme dados da EMBRAPA (2005), a soja originria da Manchria (Mandchuria era o nome antigo, Figura 1), regio da China. uma das culturas mais antigas, era plantada pelo menos h cinco mil anos, espalhou-se pelo mundo por intermdio dos viajantes ingleses e por imigrantes japoneses e chineses.

Figura 1 - Mapa da origem da soja. Fonte: Atlas Geogrfico (1970).

MARING MANAGEMENT

Sua apario no Brasil deu-se no incio do sculo XX, mas seu impulso maior aconteceu em meados dos anos 70, em razo da grande quebra de safra da Rssia e a incapacidade dos Estados Unidos suprirem a demanda mundial. Nesta poca o Brasil superou at a China, que era a segunda maior produtora mundial de soja com 8.500.000 toneladas, ficava logo atrs dos Estados Unidos, o maior produtor mundial at os dias de hoje. Esta fase coincidiu com o fim do ciclo da extrao da madeira no Paran, tornando-se a cultura central da regio oeste. Outro fator de relevncia foi o acontecimento da grande geada de 1975 que devastou os cafezais do norte do Paran. Desta forma os fazendeiros preferiram cultivar soja ao invs do caf. Os efeitos deste remanejamento de cultura, mesmo que forado, foram altamente salutares. A agricultura que se mecanizou, as tcnicas de plantio evoluram, surgiram a agroindstria, as cooperativas, e a infra-estrutura disponibilizada fez com que houvesse tambm uma melhoria sensvel nas cidades do interior em decorrncia dos melhores ganhos dos produtores com esta cultura. Mas houve tambm a contrapartida, o lado negativo foi erradicao das culturas de subsistncia das reas onde se passou a plantar a soja. As duas grandes secas que frustraram a cultura de soja nos anos de 1977 e 1979, obrigaram os agricultores a repensarem sua preferncia pela monocultura e se dedicarem com mais afinco a diversificao (ORGANIZAO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO PARAN-OCEPAR, 2005). de conhecimento pblico que nos ltimos anos a produo de soja no Brasil tem assumido importncia significativa, uma vez que temos caractersticas peculiares de resistncia ao fator climtico, diversificao de variedades, uma estrutura de armazenamento razovel, comercializao que j opera nos nveis mundiais, alm de fcil negociao que

fator preponderante desta cultura para a obteno de divisas para o pas.

Classificao Botnica
Conforme dados da EMBRAPA (2004), a soja pertence classe das dicotiledneas, famlia leguminosa e subfamlia Papilionoides. A espcie cultivada a Glycine Max Merril. O sistema radicular pivotante, com a raiz principal bem desenvolvida e razes secundrias em grande nmero, ricas em ndulo de bactrias Fhisobium Japonicum fixadoras de nitrognio atmosfrico. O caule herbceo, ereto com porte varivel de 0,60 cm a 1,50 m, nubescentes de plos brancos, parcedaneos ou tostados. bastante ramificado, com os ramos inferiores mais alongados e todos os ramos formando ngulos variveis com haste principal. As folhas so alternadas, longas pecioladas, compostas de trs fololos ovalados ou lanceolados, de comprimento varivel entre 0,5 a 12,5 cm. Na maioria das variedades as folhas amarelam medida que os frutos amadurecem e caem quando as vagens esto maduras. As flores nascem em racnios curtos, axiliares de terminais, geralmente com 9 a 10 flores cada um, de colorao branca, amarela ou violcea, dependendo da variedade. Os frutos so vagens achatadas, pubescentes, de cor cinza, amarela palha ou preta, dependendo da variedade. Encerram duas a cinco sementes e nascem, geralmente, em agrupamento de trs a cinco, de modo que se pode encontrar at 400 vagens por planta (exemplo figura 2). As sementes possuem forma arredondada (ver figura 2), achatada ou alongada. A colorao variada (o comrcio prefere as sementes amarelas) e o tamanho tambm variado.

Maring Management: Revista de Cincias Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

MARING MANAGEMENT

SOJA: ORIGEM, CLASSIFICAO, UTILIZAO E UMA VISO ABRANGENTE DO MERCADO

Figura 2 - Gro de soja e vagem de soja. Fonte: BMF (2001)

O leo de soja rico em cidos graxos poliinsaturados. Pode ser usado como leo de salada, de cozinha e de fritura. Algumas aplicaes so: para a produo de maionese e margarinas. O leo tambm apresenta aplicaes industriais como tinta de caneta, biodiesel, tintas de pintura em geral, xampus, sabes e detergentes. A produo global de leo de soja em 1997 atingiu aproximadamente 20 milhes de toneladas. A Unio Europia consumiu cerca de 1,9 milhes de tonelada de leo de soja em 1997. A lecitina obtida pela extrao da goma do leo de soja bruto empregada como emulsificador verstil na produo de produtos ricos em gorduras e leos, como o chocolate, a margarina e os produtos de panificao. Pode tambm ser usada como agente estabilizador em banhas e como agente umectante para, por exemplo, cosmticos. A farinha de soja contm 49% de protena. Aps a remoo de carboidratos e minerais solveis com extrao alcolica, obtm-se o concentrado de soja, que possui pelo menos 65% de protenas. Empregam-se a farinha e o concentrado de soja em raes animais especiais. Na indstria alimentar, os importantes ingredientes da produo de cereais, pes, biscoitos, massas, produtos finos de carne etc. Usa-se a protena texturizada de soja como substituto da carne. Os isolados de soja (pelo menos 90% de protena) so ingredientes funcionais empregados em produtos finos de carne e leite. Os usos tcnicos dos ingredientes proticos e da farinha de soja incluem revestimentos de papel e auxiliares de processos de fermentao. A casca da soja retirada durante o descascamento inicial dos gros e contm material fibroso. usada como forragem grossa e tambm como fonte de fibras dietticas de cereais matinais e de certos lanches prontos.

FORMAS DE UTILIZAO DA SOJA A utilizao da soja muito conhecida pela extrao do leo vegetal e de seu subproduto o farelo, porm povos orientais por conhecerem muito melhor o gro e sua utilidade criaram novas formas de utilizao. Neste tpico sero abordadas algumas formas de consumo desse gro. Os gros inteiros da soja podem ser assados ou tostados ou ingeridos como o broto de soja, servem tambm para a produo de leite de soja, sobremesas de soja, iogurte de soja, sorvete de soja, tofu, tempeh, miss e molho de soja. O molho de soja um lquido marrom e saboroso, obtido pela fermentao dos gros de soja. O farelo de soja, com teor protico de 44% a 48% (se o gro for descascado antes da extrao do leo), usado basicamente como suplemento rico em protenas para a criao de gado, sunos e aves domsticas. Empregase ainda o farelo de soja como alimento de peixe na aqicultura, na produo de rao de animais domsticos e como substitutos do leite para bezerros. Ao farelo de soja se chega atravs da torrefao e moagem da torta da soja. A torta em si o que permanece aps a extrao do leo com solventes. No mundo todo se produziu 89 milhes de toneladas de torta de soja em 1997. Nesse ano, o consumo de farelo de soja na Unio Europia girou em torno de 25 milhes de toneladas.

10

MARING MANAGEMENT

Assim como muitas outras plantas, a soja tambm contm alguns fatores antinutricionais. Os inibidores, por exemplo, que impedem a ao de enzimas digestivas, como a tripsina, tornando a digesto da soja crua extremamente difcil. O cozimento e o aquecimento dos gros ou do farelo de soja inativa os inibidores de tripsina. Na prtica, o farelo de soja e os ingredientes proticos originados da soja so sempre cozidos antes do consumo.

grande maioria de gros modificados geneticamente, e no Brasil j temos uma participao na safra nacional de aproximados 20% deste tipo de gro. Verificar a fonte destes dados (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO, 2006). O nvel de aceitao pela populao desta oleaginosa para consumo pode ser considerada como um fator de diferenciao de preos num tempo futuro e no distante, pois diversos mercados j tm demonstrado uma preocupao com os resultados da utilizao ao longo do tempo deste produto, e notado que grandes naes do mercado europeu liberaram a pesquisa com este tipo de gro, porm a comercializao vedada. Como exemplo disto tem a Frana que trabalha apenas no campo da pesquisa. Vale ressaltar que ainda no existe uma diferenciao concreta dos preos a nvel global, porm alguns exportadores, que tm uma certificao de que a soja comercializada no est contaminada por gros geneticamente modificados, recebem uma bonificao pela qualidade diferenciada. A China tida como outro fator determinante de oscilaes neste mercado, que, segundo os dados da USDA - (UNITED STATE DEPARTAMENT OF AGRICULTURE-USDA, 2005), tem produo estimada em 17,4 milhes de toneladas e deve importar em torno de 22 milhes, ou seja, cada vez que este pas for a mercado negociar a compra de produto ou cancelar algum contrato, age de forma direta nas cotaes exercidas na CBOTChicago Board of Trade em 2005. Vale ressaltar que no ano de 2004 a China recusou diversas cargas de soja de diferentes pases, pela alegao que havia constatado que os carregamentos haviam sido contaminados com gros geneticamente manipulados para plantio, no meio da soja pronta para utilizao na indstria ou para alimentao humana e animal, e isto fez com que um mercado que j vinha de diversas altas

MERCADO DA SOJA

Descrio do Mercado Geral


O sucesso da cultura da soja um dos principais exemplos dos resultados positivos alcanados pelo agronegcio nacional em anos recentes. As lavouras com a oleaginosa, que contaram com novas cultivares, desbravaram novas reas agrcolas pelo Brasil, levaram progresso a pequenos municpios, tornaram-se o motor da economia de vrias regies e tm sido um dos maiores responsveis pela expanso da receita cambial do Pas. No mbito nacional o mercado da soja, como j mencionado, tem uma sistemtica prpria de operao. Este mercado regido pelos preos internacionais balizados pela volatilidade do mercado de comodites na Chicago Board of Trade (CBOT), levando-se em conta tambm as alteraes devidas quebra de safras, e tambm pela necessidade da demanda dos pases consumidores, principalmente pelo mercado chins. Este um mercado que sofre com diversos fatores que fazem com que possa oscilar para cima ou para baixo seus preos, dentre estes fatores podem-se destacar que os pases produtores: USA, BRASIL E ARGENTINA, que so os grandes fornecedores de matria-prima, e seguem nessa ordem em volume de produo, lembrando que o primeiro e o terceiro contam uma produo em sua

Maring Management: Revista de Cincias Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

11

MARING MANAGEMENT

SOJA: ORIGEM, CLASSIFICAO, UTILIZAO E UMA VISO ABRANGENTE DO MERCADO

em razo de uma quebra de safra americana e brasileira, que estava num patamar prximo de USD 20.00, viesse retroagir para a casa dos USD 10.50 / 11.00. Em questo de dias esta ao chinesa fez com que houvesse uma desvalorizao dos preos internacionais e aqueles que ainda tinham soja armazenada, quisessem comercializar urgentemente seus estoques. Um outro fator que gera sempre expectativas e pode causar impacto nos preos internacionais, a demanda ou no pelo setor da alimentao animal. Vale lembrar os ltimos acontecimentos como o da vaca louca e da gripe asitica. No caso da vaca louca, mesmo tendo uma reduo da quantidade de animais para consumir, no caso o subproduto farelo de soja, h uma substituio do farelo de osso que era utilizado na rao animal, e no local deste passou a ser inserido uma maior quantidade de farelo de soja, ou seja, a procura fez com que houvesse uma valorizao nas cotaes do produto oriundo do esmagamento da soja em gros. Neste caso tivemos uma agregao de valor substancial no apenas no farelo, mas tambm no gro que o responsvel pela origem do farelo. J no caso da gripe asitica existiu um impacto inverso, pois o farelo fator protico na alimentao das aves, e com a reduo do plantel das aves, por conseqncia houve uma diminuio no consumo do farelo. Isto gerou uma situao de diminuio das cotaes do chamado complexo soja, pois, tendo uma menor utilizao do subproduto, gerou impacto tambm no gro. V-se assim que, neste mercado, existe a correlao de diversos fatores que impactam diretamente nos preos internacionais, os fatores citados so

os primeiros a serem lembrados nesta cadeia, pois estes fatores so de extrema importncia para aumento ou diminuio das cotaes internacionais.

Dimensionamento do Mercado
A cadeia da soja brasileira o exemplo que melhor ilustra esse movimento mundial de aumento na procura por gros, tanto como fonte de nutrientes para uso na alimentao quanto para aplicao na gerao energia. Constando no Relatrio 2006 da Conab, os anos safra de 1999/2000 a 2006/2007 as exportaes do setor projetam um crescimento aproximado de 114,47%, fato que est impulsionando a sojicultura, atraindo investidores e produtores ligados a outras reas, caso da pecuria e demais culturas de vero. Esse fato contribuiu sobremaneira para elevar a produo, que saltou de 27,327 milhes de toneladas em 1996/97, para 51,452 milhes de toneladas na safra 2004/05; com um crescimento mdio aproximado de 11,04% ao ano e perspectivas de superar a marca de 54,8 milhes de toneladas na colheita 2006/07.

Grfico 1 Crescimento da Produo de soja. Fonte: Conab (2006). (1) Estimativa para 2007 (2) Projeo para 2007

12

MARING MANAGEMENT

No que concerne ao volume de rea colhida, os levantamentos da Conab mostram tambm uma expanso territorial significativa, em igual perodo, passando de 13,1 milhes de hectares no ano safra de 1997/98, e 22,2 milhes de hectares no ano safra 2005/06 projetando-se ainda para o ano safra 2006/07 em 20,5 milhes de h (COMPANHIA NACIONAL DO ABASTECIMENTO-CONAB, 2006)1. Essas previses so reforadas continuamente por especialistas de mercado e representantes polticos que apostam que os nmeros da atualidade podem ser facilmente ampliados dada a conjuntura favorvel para esse gro no mercado para diferentes fins industriais. A soja expandiu-se por todo o cerrado brasileiro, chegando hoje aos distantes Estados do Maranho e do Piau. Exemplo da competitividade do Brasil no mercado mundial, o sucesso da soja decorre, antes de tudo, do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias inovadoras adaptadas regio tropical: novos cultivares e agro-qumicos, modos de mecanizao, tcnicas de plantio direto, etc.
Tabela 1 Mundo: Quadros de Suprimento.

No entanto, apesar do contnuo crescimento da soja desde os anos 70, foi a partir de meados da dcada de 90 que a produo de soja apresentou seu melhor desempenho. At ento havia restries fundamentais para o crescimento da oleaginosa, principalmente no que se refere escassez e elevado custo de capital, tanto de curto prazo - para financiamento da produo e comercializao - como de longo prazo -, para promoo de investimentos em mquinas, implementos, benfeitorias, estrutura de armazenagem e outros. O mercado internacional conta com uma considervel participao brasileira, ultimamente na disputa pelo posto de primeiro lugar como exportador mundial da soja, segue quadro demonstrando a evoluo do quadro de suprimento da soja no Mundo e no Brasil. No caso da situao mundial do ano safra 1999/00, houve uma produo de 160,7 milhes de toneladas, sendo que para ano safra 2004/05 houve uma produo de 216,0 (34,41%) milhes de toneladas. Este crescimento se deve aos aumentos de rea de plantio no Brasil e Argentina, contando tambm com duas super safras americana sendo a safra 2003/2004 na casa de 81 milhes de toneladas e 2005/2006 sendo de 80,9 milhes de toneladas.

Maring Management: Revista de Cincias Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

13

MARING MANAGEMENT

SOJA: ORIGEM, CLASSIFICAO, UTILIZAO E UMA VISO ABRANGENTE DO MERCADO

No Brasil, no mesmo perodo, houve um crescimento muito maior que o nvel global. Numa comparao, enquanto no globo houve um crescimento na ordem de 41,13%, a produo brasileira cresceu 66,84%. O fator de contribuio para este crescimento se deve ao aumento da rea e tambm uma melhor produtividade, fruto de tcnicas corretas de plantio e rotao de cultura.
Tabela 2 Brasil: Quadros de Suprimento.

o creme de soja, um tipo de creme de leite s que vegetal desenvolvido pela cooperativa COCAMAR de Maring-Pr (2005). Sob a tica dos preos, segundo dados da CONAB, existem dois fatos que vm contribuindo para que os preos da soja estejam sofrendo presso de alta, fazendo com que no curto prazo, no haja indicadores de baixa.

CONSIDERAES FINAIS O mercado da soja ainda tem muitos caminhos a serem percorridos, pois no caso brasileiro, ainda existem reas a serem desbravadas com um alto potencial de utilizao de espao fsico. No que tange aos aspectos botnicos sabese que houve um grande estudo sobre esta planta, tanto que surgiu a variedade Roundup Ready, que um organismo geneticamente modificado, e este representa os estudos biolgicos avanados do setor. Outra rea que sofre ao de estudos diretos e incansveis da alimentao humana, onde durante tempos foram desenvolvidos molhos, queijos, temperos e uma das ltimas evolues, que

O primeiro fato a colheita da safra nos Estados Unidos que, segundo vrios analistas e instituies independentes, devero apresentar resultado final para o ano safra 2006/07 de 87,1 milhes de toneladas. Para o ano safra posterior estima-se uma reduo de 9,41% na produo americana. O segundo fato a gripe aviria na sia ocorrida entre os anos de 2005 e 2006, nos pases do leste da Europa, regio com participao significativa na produo de aves, principalmente frango. O avano da doena deve resultou, na reduo do consumo de farelo de soja, afetando diretamente as cotaes do gro na CBOT- Chicago Board of Trade. Outro fato colaborador a indicao do rgo americano USDA-United State Departament of Agriculture (2007), que projeta o Brasil no

14

MARING MANAGEMENT

ano 2008 superando as exportaes americanas, tornando-se o maior exportador mundial de gros de soja. As perspectivas para os preos para a soja na safra 2006/07 favorecem os produtores. Para ter melhor rentabilidade os produtores devem procurar o melhor rendimento possvel de suas lavouras, utilizando-se de tcnicas inovadoras, estando atentos a todos os fatores relacionados, como a logstica e mais atentos ainda s informaes de mercado no momento de comercializao de sua safra.

LOPEZ, J. M. C. Os custos logsticos do comrcio exterior. So Paulo: Aduaneiras, 2000. MANUAL de commodities. So Paulo: Bisordi, 1985. ORGANIZAO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO PARAN-OCEPAR Disponvel em: <http://www.ocepar. org.br>. Acesso em: 12 out. 2005.

REFERNCIAS ATLAS Geogrfico. Disponvel em: <http://www.worldatlas.com/>. Acesso em: 10 out. 2005. BOLSA DE MERCADORIAS & FUTROS. Soja. So Paulo: BM&F, 1996. BRASIL. Ministrio da Agricultura. Disponvel em: <http://www.agricultura.gov.br/>. Acesso em: 11 out. 2005. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio-MDIC. Disponvel em: <http://www.mdic.gov.br/>. Acesso em: 12 out. 2005. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO-CONAB. Quinto levantamento de avaliao da safra 2004/2005. Disponvel em: <http://conab.gov.br/safra04-05>. Acesso em: 25 out. 2006. COMPANHIA NACIONAL DO ABASTECIMENTO-CONAB. Disponvel em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em: 10 out. 2005. EMBRAPA. Disponvel em: <http://www.embrapa.gov.br>. Acesso em: 10 out. 2005.

RATTI, B. Comrcio internacional e cmbio. 10. ed. So Paulo: Aduaneiras, 2001, SILVA, C. F. da; PORTO, M. M., Transportes, seguros e a distribuio fsica internacional de mercadorias. So Paulo: Aduaneiras, 2000. SILVA, L. M. da. Mercado de opes. Rio de janeiro: Halip, 1996. SOJA no mercado. Disponvel em: <http:// www.panoramasetorial.com.br/produtos/ detalhe.asp?id=917&cod=EE%20-%20 0561>. Acesso em: 24 out. 2005. UNITED STATE DEPARTAMENT OF AGRICULTURE - USDA. Disponvel em: <http://www.usda.gov/>. Acesso em: 12 out. 2005. VIEIRA, G. B. B. Transporte internacional de cargas. So Paulo: Aduaneiras, 2001.

Maring Management: Revista de Cincias Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

15

Anda mungkin juga menyukai