Anda di halaman 1dari 5

Relacionamento Interpessoal Objetivos e Atividades Funcionamento do Grupo Objetivos: Implicar todos os elementos do grupo estabelecimento das regras de funcionamento

Identificar obstculos ao bom funcionamento do grupo. Fomentar o respeito pelos outros.

no

processo

de

Atividades Exerccio: O formador explica o exerccio realando a importncia da definio de regras para o bom funcionamento de um grupo, e a necessidade destas serem claras para todos os seus membros. Durante 10min pretende-se obter o mximo de regras possveis para o funcionamento do grupo. Durante o exerccio no podem fazer comentrios nem criticas ao que os outros dizem. Falar uma pessoa de cada vez sem alguma sequncia estabelecida. Dizer o que vem cabea sem a preocupao de ver se j foi dito. Inicia-se o exerccio com a formulao da pergunta: Quais as regras deste grupo? e a partir da regista todas as ideias expressas pelos formandos num painel/quadro. Aps o tempo dado para a chuva de ideias procede-se anlise do resultado, em que cada formando indica as regras que para ele, tm sentido, discutindo-se as que no so consensuais. Concluso: definem-se as regras do grupo, que devem ser registadas num painel de modo a ser afixado na sala de formao para que o grupo no as esquea.

O Nome do Grupo Objetivos: Desenvolver a coeso entre os membros de um grupo. Atividades Exerccio: Formar grupos de 3-4 elementos seguindo um critrio que tenha a ver com preferncias pessoais ou qualquer outro aspeto previamente combinado. Cada grupo escolhe e adota um nome. Cada grupo vai tentar, atravs de mmica, que os outros formandos consigam adivinhar o seu nome. Comunicar sem Palavras Objetivos:

Refletir sobre as dificuldades inerentes comunicao. Identificar os fatores facilitadores de uma comunicao autntica e eficaz. Atividades Exerccio: O formador comea o exerccio realando a importncia da comunicao e a necessidade de se desenvolver uma atitude facilitadora da comunicao interpessoal. Solicita aos formandos que se agrupem dois a dois e que comuniquem durante 5min sem falar, apenas devem utilizar o gesto, o tacto e o olhar. De seguida, formar pequenos grupos de 4-5 formandos, que devem trocar opinies entre si sobre o que se passou; o que sentiram; se conseguiram perceber os colegas; o que comunicaram; e que dificuldades sentiram. Concluso: voltando ao grupo, continua o debate refletindo sobre as dificuldades inerentes comunicao, os obstculos e bloqueios que se podem verificar e como podem ser ultrapassados. Comunicar Significa trocar ideias, sentimentos e experincias com outras pessoas que conhecem o significado do que se diz e do que se faz. Comunicar implica uma relao entre pelo menos, duas pessoas. De facto, comunicar significa pr em comum, entrar em relao com. Comunicar emitir e receber informao. Neste sentido, ver televiso no comunicar porque a transmisso da informao tem um s sentido e o emissor no pode saber como est a ser recebida a sua mensagem no h feedback, ou seja, retorno ou resposta, um dos aspetos essenciais da comunicao. Elementos verbais e no verbais da comunicao A comunicao envolve sempre uma dimenso verbal e uma no verbal. Os aspetos verbais so o que dizemos e os no verbais, o modo como o dizemos (o tom de voz, expresso facial, os gestos, a postura, o afeto, etc.). A ateno que damos com quem comunicamos fundamental no modo como flui o processo de comunicao. muito importante comunicar com interesse e considerao pelo outro, o que fazemos principalmente atravs da comunicao no verbal. Outro aspeto a ter em conta o acordo ou a sintonia entre o que comunicamos verbalmente e o que no comunicamos verbalmente. Muitas vezes o no verbal atraioa-nos quando mentimos. A comunicao faz-se em diversas situaes e to importante como o ar que respiramos.

Grupos de Consenso

Objetivos: Desenvolver a conduta individual na busca de um consenso coletivo. Atividade: O grupo receber uma situao e dever chegar a um consenso. Situao "Assumiu a gerncia de um departamento de uma firma terrivelmente desorganizada. A sua misso objetiva exatamente corrigir as irregularidades existentes. Para isso tem plenos poderes. Ter como primeira funo, demitir metade dos seus funcionrios. Portanto, dos funcionrios abaixo, escolha 5 que devero permanecer na empresa e 5 que devero ir embora". 1. O Sr. "A" tem cinquenta anos de idade, sendo vinte no emprego. rabugento, mal-humorado e lento. 2. A Sra. "B" secretria, muito bonita, mas de baixssimo QI. Tem vinte e trs anos, assdua e pontual. pssima em informtica. 3. O Sr. "C" jovem, de dezanove anos, de bom potencial, mas bastante indisciplinado e nunca chega a horas. J sofreu vrios castigos, mas comenta-se que apadrinhado de um diretor. 4. O Sr. "D" um sujeito muito competente, apesar de muito nervoso e violento. Tem o mal hbito de gritar com as pessoas. 5. A Sra. "E" excelente em informtica, mas muito faladora. Ocupa o telefone o dia inteiro com conversas fteis. Alm disso, tem muitos problemas de sade, o que a faz ausentar-se com frequncia. 6. O Sr. "F" economista, exmio na rea econmico-financeira. Contudo, tem o vcio da embriaguez, o que faz ausentar-se muito e ser grosseiro com as pessoas. Anda sempre armado. 7. O Sr. "G" ex-toxicodependente, recm-sado de um tratamento. Admitido h menos de um ms, ainda no mostrou as suas qualidades. 8. A Sra. "H", secretria, fala vrias lnguas. No leva o trabalho muito a srio, pois o seu sonho ser atriz de cinema. Nos ltimos doze meses, j mudou de emprego 4 vezes. 9. A Sra. "I" viva de cinquenta e nove anos. Exmia arquivista, mas de pssimo relacionamento. a mais antiga na firma. Tem srios problemas cardacos, por isso no pode ser contrariada. 10. O Sr. "J" passa o dia a contar piadas, ou a fazer brincadeiras de mau gosto. A sua nica vantagem a fora fsica extraordinria que possui, til para trabalhos pesados. muito preguioso. A Mensagem

Objetivos: Mostrar como se pode perder ou alterar uma informao durante a transmisso. Atividades Exerccio: O formador pede aos formandos que formem um crculo ou uma fila. De seguida conta uma pequena histria, com 5/6 frases, ao ouvido de um formando, de modo que s este a oia. Esta histria deve ser contada ao ouvido do colega seguinte, de forma a chegar ao fim do crculo ou linha. Quando chegar ao fim, o formador solicita a este que repita a mensagem em voz alta. O formador diz tambm em voz alta o que disse ao primeiro formando Concluso: por fim comparam-se as duas verses e analisa-se o resultado.

O valor das coisas no est no tempo que elas duram, mas na intensidade em que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecveis, coisas inexplicveis e pessoas incomparveis. (Fernando Pessoa)

Anda mungkin juga menyukai