Anda di halaman 1dari 4

Plano de estudos Lngua Portuguesa 1 parte: Morfologia ASSUNTO ESTUDEI EM (data) REVISEI EM (data) RELI EM (data) RESOLVI EXERCCIOS

S SOBRE O ASSUNTO EM (data)

1. Fontica e fonologia Consideraes: uma parte da gramtica normativa geralmente explorada por concursos em nvel mdio. Portanto, no perca muito tempo tentando decorar, por exemplo, a classificao das vogais e das consoantes, pois o tipo de conhecimento que raramente ocorre em grandes concursos. Leia (rememorar) sobre os encontros voclicos, encontros consonantais, dgrafos e diviso silbica. Frequentemente uma boa leitura j garante um bom aprendizado. 2. Ortografia oficial Consideraes: o tipo do assunto em que a decoreba pura e simples pouco resolve. Leia, leia e leia... No s o assunto, mas tudo o que for de proveitoso. Provavelmente voc obter bons resultados. Nesse meio, h, entretanto, um assunto de que voc no pode se descuidar: emprego do hfen. Geralmente as bancas cobram esse conhecimento. 3. Acentuao Consideraes: o primeiro assunto com que voc deve realmente se preocupar um pouco, pois recorrente nos concursos de todos os nveis. preciso ficar atento s regras de acentuao das palavras oxtonas e paroxtonas. Tenha cuidado tambm com os hiatos. Com o Novo Acordo Ortogrfico, vrios acentos deixaram de existir. Portanto, tenha cuidado. Por isso, vale a pena reler o assunto assim que terminar de estud-lo pela primeira vez. 4. Significao das palavras Consideraes: um assunto frequentemente cobrado. Bastante tranquilo, voc dever relembrar a diferena entre homnimos e parnimos. Nada de desespero! O assunto bastante fcil. Certamente algumas leituras bastam para um bom aproveitamento. 5. Substantivo Consideraes: No se preocupe tanto com alguns tpicos, como, por exemplo, as tabelas de coletivos e de gnero dos substantivos. Atenha-se a pontos como caracterizao do substantivo e plural dos substantivos compostos. Em gnero dos substantivos, apenas leia com ateno sobre os substantivos comuns de dois gneros e os sobrecomuns. Se j estiver em condies, procure estudar as funes sintticas que so prprias do substantivo. 6. Adjetivo Consideraes: No perca tempo em decorar as tabelas sobre as locues adjetivas, os adjetivos ptrios e os adjetivos eruditos. Estude com afinco as consideraes gerais sobre os adjetivos. Fique muito atento ao plural dos adjetivos compostos e, acima de tudo, estude vrias vezes os graus do adjetivo um assunto recorrente nos concursos. Se estiver em condies, procure estudar o adjetivo em sua forma oracional v at ao captulo de sintaxe de orao e estude as oraes adjetivas.

7. Artigo Consideraes: um assunto com que voc no precisa se preocupar muito, pois as regras sobre o emprego dessa classe gramatical no so muito cobradas. Mas preciso ler o assunto, notadamente os empregos particulares dos artigos definidos e indefinidos. 8. Pronome Consideraes: Eis um assunto que no d para economizar um ponto-chave para o seu estudo. Aqui o segredo estudar tudo. Uma dica: no se preocupe tanto em decorar as tabelas com os pronomes. Preocupe-se em entender o emprego deles. H dois tipos de pronomes que so extremamente cobrados em certames pelo pas afora: os pronomes pessoais e os pronomes relativos. Estude-os mais de uma vez. Fique atento tambm ao emprego dos pronomes indefinidos e dos demonstrativos. 9. Verbo Consideraes: Eis outro assunto bastante longo; mas no se desespere, tentando decorar tudo. As bancas costumam ser pontuais, ou seja, h pontos dos quais no d para se descuidar. Um deles o emprego dos tempos e modos verbais. fundamental conhecer o emprego de cada modo e de cada tempo, tanto dos simples quanto dos compostos. Outro assunto muito cobrado so as correlaes entre os tempos e os modos verbais. De resto, essencial dominar os paradigmas de conjugao dos verbos no se preocupe em decorar todos as conjugaes. Procure entender os paradigmas de cada tempo verbal. Fique atento tambm conjugao dos verbos defectivos. Frequentemente as bancas lanam mo desse tipo de conhecimento. 10. Advrbio Consideraes: um assunto que aparentemente no oferece perigos, mas no se engane: o advrbio uma classe que provoca confuses em concordncia nominal. Portanto, procure entend-lo bem. Procure ler, mais de uma vez, as particularidades de alguns advrbios. 11. Conjuno Consideraes: uma assunto que ter grande relevncia na parte sinttica quando se for estudar Sintaxe do perodo composto. Portanto, no d para passar por cima. Mas tambm no se desespere. No tente decorar todas as conjunes. Procure entender o papel delas. O ideal fazer a conexo com a parte sinttica (sintaxe do perodo composto). Sugiro que leia o assunto umas duas vezes e siga em frente. Quando for estudar sintaxe do perodo composto, voc dever voltar a este assunto. 12. Preposio Consideraes: Eis outro assunto que agora no nos oferece grandes desafios. Lembre-se, porm, de que a preposio ser importantssima para o estudo, em sintaxe, da predicao verbal e das regncias verbal e nominal. Portanto, leia o assunto mais de uma vez. Entenda a razo de ser da preposio. O ideal correlacionar este assunto com o estudo dos termos integrantes da orao e o estudo das regncias verbal e nominal.

2 parte: Sintaxe e parte especial Orientaes gerais: Nesta parte, no d para economizar: os assuntos so igualmente importantes. Fique atento s regras gerais e aos detalhes use marca-texto. Leia tudo atentamente. No pule a sequncia a no ser que esteja pressionado por um concurso de ltima hora aqueles em que o candidato se matricula sem saber direito o porqu de ter se matriculado. Alm do mais, no tente acelerar, pois aqui mais importante aprofundar um assunto do que ter uma viso superficial sobre o todo.

ASSUNTO

ESTUDEI EM (data)

REVISEI EM (data)

RELI EM (data)

RESOLVI EXERCCIOS SOBRE O ASSUNTO EM (data)

1. Sintaxe de orao Consideraes: Eis o que eu chamo de assunto-chave como um pr-requisito. Ele a base para os demais assuntos. Aqui vale a mxima: quanto mais melhor. Estude tudo com afinco. E s mude quando se sentir seguro. Cuidado com o termo sujeito ele dever ser o seu ponto de partida. A partir dele, procure entender os demais termos da estrutura oracional. 2. Sintaxe de perodo Consideraes: Se voc compreendeu bem as funes sintticas, certamente no ter problemas com este assunto. Nele voc encontrar as mesmas funes sintticas, exercidas agora por oraes. Fique muito atento s oraes subordinadas adverbiais. Elas so responsveis pela maiorias das questes. No tente simplesmente decorar as conjunes procure entender, acima de tudo, as relaes estipuladas por elas. 3. Sintaxe de concordncia Consideraes: V com calma aqui. O assunto muito extenso, mas no difcil. O tamanho que o faz difcil. No se desespere com a quantidade de regras. Em geral, as bancas no costumam cobrar regras muito especficas. Em relao concordncia verbal, fique muito atento s seguintes regras: regra geral (aqui vale a pena revisar a identificao do sujeito), concordncia com o sujeito passivo (partcula apassivadora), emprego do ndice de indeterminao do sujeito, concordncia com o sujeito partitivo e coletivo e e mprego dos verbos impessoais (notadamente o verbo haver no sentido de existir.... Obviamente todas as regras devem ser analisadas e estudadas. Ah, no se esquea de estudar a concordncia com o sujeito oracional, pois um ponto bastante cobrado. Em relao concordncia nominal, cuidado com a concordncia do adjetivo tanto com a funo de adjunto adnominal quanto com a funo de predicativo. 4. Sintaxe de regncia Consideraes: Eis outro assunto bastante extenso e bastante importante. Primeiramente, sugiro que releia rapidamente o assunto predicao verbal em sintaxe de orao. preciso tambm relembrar o termo complemento nominal. Depois, siga a sequncia do assunto (sintaxe de regncia) que est na gramtica. H um ponto, entretanto, sobre o qual voc precisa se debruar mais de uma vez: emprego dos pronomes relativos e as regncias verbal e nominal.

5. Crase Consideraes: Outro assunto muito importante. preciso estudar tudo. Se j faz tempo que no viu o assunto, sugiro que estude antes os complementos verbais, o complemento nominal e os adjuntos adverbiais em sintaxe de orao. Ao estudar o emprego do acento grave (crase), fique bastante atento aos casos obrigatrios e facultativos. Ademais, leia vrias vezes as situaes em que o uso do acento grave no autorizado (casos em que nunca ocorre a crase). 6. Colocao pronominal Consideraes: Fique tranquilo aqui, pois o assunto bastante fcil. Sugiro que antes, d uma olhada, em morfologia, nos pronomes pessoais (retos e oblquos). Quando iniciar o assunto de colocao pronominal, sempre revise as regras de atrao do pronome oblquo tono (casos de prclise), notadamente a prclise que se d por causa das conjunes subordinativas e dos pronomes relativos. Leia com ateno sobre a colocao dos pronomes oblquos nas locues verbais. 7. Pontuao Consideraes: Eis outro assunto-chave. preciso ter muito cuidado. Indubitavelmente a vrgula o grande desafio. Preocupe-se com as regras de pontuao dos adjuntos adverbiais, das oraes subordinadas adverbiais e adjetivas explicativas, das oraes coordenadas sindticas e das oraes reduzidas. Procure correlacionar o emprego da vrgula com o emprego do travesso e dos parnteses. preciso praticar bastante, pois ningum aprende pontuao s estudando as regras. Por isso, procure resolver diversas questes. 8. Emprego do infinitivo Consideraes: Fique tranquilo: este no um assunto muito cobrado pelas bancas. Mas no d para se descuidar. Sugiro que entenda e aprenda as duas mximas para o emprego do infinitivo. Fique atento observao que acompanha a segunda mxima. Compreendendo as mximas, ficar mais fcil entender o restante. 9. Particularidades lxicas Consideraes: Eis um captulo para se estudar aos poucos e em correlao com outros assuntos da gramtica normativa. Como afirmo no captulo, no tente estudar tudo de uma vez. Estude uma ou duas lies por vez. 10. Figuras de linguagem Consideraes: um assunto que aparece aqui e acol em alguns editais. Portanto, se no estiver no edital, descarte-o. Se estiver, procure estudas as figuras mais importantes, como a metfora, a metonmia, a perfrase, a catacrese, a anttese, o paradoxo, o eufemismo, a silepse, a ironia e a hiprbole. Leia as demais figuras.

Anda mungkin juga menyukai