Anda di halaman 1dari 8

setembro 2011

1. Leia com ateno o texto verbal principal da pea publicitria que segue e responda ao que se pede.

a) Qual a funo de linguagem predominante no texto? Justifique. b) Reescreva a frase com os verbos na segunda pessoa do singular, mantendo o mesmo modo.

Para responder s questes 2 e 3 leia o texto que segue.

No d para ser multitarefa. Muita gente j descobriu isso. Pessoas que conseguiram se concentrar em uma atividade por vez diminuram a angstia e ganharam tempo pra curtir a vida. Voc comea a escrever um e-mail de trabalho, mas interrompido pelo toque do celular. Atende ligao e, quando desliga, v avisos de mensagens na telinha. Abre uma delas, mas, antes mesmo de responder, algum colega chama voc para terminar aquela conversa que comearam de manh... E assim voc vai pulando de uma tarefa para outra. Ao final do dia, o desconforto de ter comeado muitas coisas, concludo algumas e produzido bem menos do que gostaria. Vem a angstia de que sobrou muita coisa para o dia seguinte e pouco tempo para aproveitar a vida. Esse comportamento, comum no multitasking, estilo dos que desempenham vrias tarefas ao mesmo tempo, comea aos poucos a ceder espao a um estilo oposto: o monotasking. Ou seja: concentrar em uma coisa de cada vez com a inteno de fazer tudo bem feito, de preferncia passando algum tempo longe da internet. [...] Uma estratgia que vem sendo usada por quem decidiu se concentrar mais seguir o mtodo Pomodoro, criado pelo italiano Francesco Cirillo.

Faa uma coisa de cada vez... e seja mltiplo

Galileu, out. 2011.

2. Explique, com base no texto verbal, o que ser multitasking e o que ser monotasking, e o que cada uma dessas tendncias
pode trazer para uma pessoa na execuo de seu trabalho. (02) (04) (08) (16) (32)

3. D a soma dos nmeros dos itens corretos de acordo com o mtodo Pomodoro.

O mtodo baseia-se na diviso do trabalho em perodos de tempo. Para uma tarefa que pode demandar por volta de trs horas, sero necessrios seis Pomodoros. Um Pomodoro s pode ser interrompido apenas uma vez. No mtodo Pomodoro, o tempo dos perodos de um trabalho deve ser adaptado dificuldade do mesmo. Vinte e cinco minutos de muita concentrao e cinco minutos de descanso. Assim pode ser resumido o mtodo Pomodoro. (64) No h limites para a quantidade de Pomodoros em sequncia, se entre cada um deles houver um descanso de cinco minutos. Leia a tirinha publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

4.

O texto nos remete flexo de grau dos substantivos ao falar em mosqueto (aumentativo de mosquete arma de fogo) e mosquito (diminutivo sinttico). Mas existem alguns aumentativos e diminutivos que, embora apresentem a forma, no expressam o sentido de aumento ou diminuio, como o destacado na frase: a) Trouxe para casa um calhamao para corrigir. b) Vivi sempre naquele vilarejo. c) A flecha acertara em cheio na bocarra da ona. d) O jovem mergulhou e perdeu o calo. e) Seu vozeiro acordou a criana.

5. Leia o texto, analise o grfico e responda ao que se pede.


Pesquisa feita com 80 multinacionais revela: crescimento do Brasil est fazendo disparar os salrios dos diretores e presidentes de empresas.

Executivos brasileiros so os mais bem pagos do mundo

a) b)

Estabelea a relao percentual entre o salrio mdio de um presidente de multinacional em So Paulo e o de Hong Kong, nessa ordem. Considerando que o salrio mnimo brasileiro, em 2011, R$ 545,00, calcule quantos salrios mnimos recebe esse presidente de multinacional em So Paulo.

6. Leio o texto que segue.


No pode ser simples. Miojo fica pronto em 3 minutos, mas a massa frita e o tempero tem sdio demais. A lasanha congelada rica em gorduras saturadas. O suco de caixinha no tem os mesmos nutrientes que os naturais. Comer bem mais ou menos o oposto da praticidade. [...] A alimentao saudvel tem muito pouco de contempornea. Desdenha do freezer, no liga para o micro-ondas, tem horror do semipronto e est pouco se importando se voc tem mais o que fazer antes do jantar. Escrevo esta crnica com fome, ciente de que o melhor a fazer no simplesmente buscar um po de queijo com leite de caixinha na lanchonete para me saciar ao computador. [...] Escolhas saudveis do trabalho e demoram mais. Mesmo quando fazem por voc. Experimente pedir que substituam a batata frita pela salada no combo de fast-food. Crocantes e calricas, as batatinhas esto sempre ali, disponveis no aquecedor, em abundncia, para atender demanda. Mas a saladinha vai tomar alguns minutos adicionais. [...] Pois . Tudo parecia to mais fcil no desenho dos Jetsons, em que bastava pr uma pilulazinha no micro-ondas, para se servir, instantes depois, de uma refeio completa. E ainda havia uma empregada-rob para lavar a loua. Mas, bem, diabetes, hipertenso, obesidade, nada disso prtico, n? Fico com o transtorno de ir feira.
Leandro Quintanilha. O Estado de S. Paulo, 29 set. 2011.

Pensa que fcil?

Baseando-se no texto relacione as colunas. (1) comer mal ( ) planejamento (2) massa frita ( ) lasanha (3) gorduras saturadas ( ) suco de caixinha (4) super calricas ( ) diabetes, hipertenso, obesidade (5) sem nutrientes naturais ( ) batatinhas (6) comer bem ( ) miojo

Analise o texto verbal e no verbal da pea publicitria para responder s questes 7 e 8.

No trnsito a lgica outra. Baixe o novo aplicativo para iPhone e smartphones com Android. Mapas, rotas alternativas, cmeras ao vivo das estradas, notcias atualizadas em tempo real e tudo o que voc precisa para fugir do trnsito.

7. O que determina a lgica a que o texto se refere? 8. Explique a frase No trnsito a lgica outra. 9. Analise com ateno a imagem e o texto verbal da propaganda e responda questo.
A Coleo Folha Cine Europeu traz um clssico de Ingmar Bergman: Morangos silvestres. Um dos filmes mais profundos e poticos do diretor sueco. Ele traz personagens complexos e humanos e uma fotografia de plasticidade intensa, em que cenas expressionistas e freudianas passam do real para o imaginrio sem avisar o espectador. Ao mesmo tempo em que trata de assuntos como morte, f e solido, um dos filmes mais otimistas de Bergman, indicado ao Oscar de melhor roteiro original e vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Mais uma grande obra que mudou a maneira de assistir a filmes e que deve estar na sua coleo. No d para no colecionar. Nas frases em destaque, o emissor faz um jogo entre palavras expressionista e impressionar remetendo o receptor a dois movimentos artsticos que estabeleceram uma oposio esttica. Explique essa afirmao, identificando os movimentos citados.

10. Leia com ateno o texto e o pacoto de dicas, publicado na Folha de S. Paulo, 7 de setembro de 2011.

D
rea de trabalho Para minimizar todas as janelas e exibir a rea de trabalho no Windows, pressione Win+D

Operaes matemticas possvel resolver desde operaes simples, como adio e subtrao, at logaritmos. Tente 2 + 2 ou raiz quadrada de 256

Horrios de cinema Se voc procurar no Google pelo nome de um filme em cartaz (Melancolia, por exemplo), ver horrios em cinemas da sua cidade

Converso de moeda Tente formulaes como 50 dlares em reais e 284 ienes em coroas dinamarquesas na caixa de busca do Google

Condies climticas Digite tempo So Paulo, por exemplo, para obter as condies climticas atuais e previses para os prximos trs dias

F11
Tela cheia Nas verses mais recentes do Internet Explorer, do Firefox e do Chrome, pressione F11 para ativar o modo de tela cheia

Ctrl

Shift

Shift

Del
Antivrus gratuito A Microsoft oferece um antivrus gratuito para Windows, o Security Essentials (www.microsoft.com/ security_essentials)

Abas Se voc fechou uma aba do seu navegador de web acidentalmente, pressione Ctrl+Shift+T imediatamente para reabri-la

Lixeira No Windows, para remover um arquivo definitivamente, sem que ele precise passar pela lixeira, pressione Shift+Del

Teste seu conhecimento completando os espaos vazios: a) Voc no quer passar pela lixeira e quer eliminar um arquivo definitivamente, clique:____________. b) O GOOGLE pode ajudar voc, alm das buscas comuns, para: _____________________________________________. c) Acidentalmente fechou-se uma aba do seu navegador, para reabri-la s pressionar _______________. d) Pressionando o Win+D, voc ________________________________.

Expectativa de respostas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.
a) A funo predominante a funo conativa (ou apelativa) prpria da linguagem da propaganda, cujo objetivo influenciar o receptor. Por isso, inclusive, o uso dos verbos no modo imperativo. b) Vai alm da velocidade. Abre caminho para a inteligncia. Ser multitasking ser capaz de desempenhar vrias tarefas ao mesmo tempo. Devido interrupo constante do trabalho, ocorre pouca produo, o que traz a angstia de deixar tarefas para o outro dia. Ser monotasking concentrar em uma coisa de cada vez, sem se deixar distrair com o excesso de informaes e estmulos que recebemos a cada momento. Somatria: 38 (02 + 04 + 32). d a) Aproximadamente 256%. b) mais de 147 salrios mnimos. A sequncia dos parnteses, de cima para baixo, : 6 3 5 1 4 2. A lgica a que o texto se refere diz que a menor distncia entre dois pontos uma reta. Esta lgica no funciona porque nem sempre o caminho mais curto o mais rpido. No trnsito, o caminho mais curto entre um ponto ou outro aquele em que voc consegue fugir de situaes que o impeam de prosseguir e para isso existem os mapas, rotas alternativas, cmeras ao vivo de estradas, etc... O caminho mais curto pode ser o mais longo. Os dois movimentos artsticos so Expressionismo e Impressionismo. Enquanto o Impressionismo preocupou-se apenas com sensaes, luz e cor, no se preocupando com sentimentos humanos e com os problemas da vida moderna, o Expressionismo procurou expressar as emoes humanas e interpretar as angstias prprias do homem do sculo XX. b) operaes matemticas / horrios de cinema / converso de moeda/ condies climticas. c) Ctrl+Shift+T. d) Fecha todas as janelas e exibe a rea de trabalho.

10. a) Shift+Del .

Anda mungkin juga menyukai