Anda di halaman 1dari 5

ESTUDO DA FORMAO E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CONTO A FRONTEIRA DO LIVRO MELHORES CONTOS DE J. J.

VEIGA Larissa Leo Santana1

1. Introduo Jos J. Veiga um grande contista brasileiro, muitos dos que fazem uma anlise apressada de suas obras o classificam como autor de literatura infanto-juvenil, mas seu estilo ldico e refinado faz abordagens poltico-sociais e tratam sobre o desenvolvimento do ser humano utilizando como metfora a passagem da infncia para a adolescncia. Veiga no publicou muito, pois era avesso s badalaes literrias e sentenciava: Sou a favor da economia, falar pouco para dizer mais (TIRODELETRA, 2013). A obra Melhores Contos de J. J. Veiga passeia por vrios terrenos, como crticas sociais, presentes no conto Mquina Extraviada, e narraes fantsticas sobre a infncia, no conto Os Cavalinhos de Platiplanto. Cabe aos protagonistas um olhar atento realidade, passvel de perceber suas estranhezas, e atravs deles o autor capaz de transformar o cotidiano em algo assustador, pois transita entre a fantasia e a realidade. O objetivo desse estudo analisar a formao e o processo amadurecimento do ser humano no conto A Fronteira, onde o personagem principal um garoto, dono de uma sabedoria que o tornou guia dos adultos em suas viagens. O fato de conhecer as estradas fez deste subjugado, pois se sentia responsvel pelos caminhos que os adultos trilhavam e angustiado por no poder se libertar, o nico caminho para tal libertao seria a vida adulta. possvel comparar o conto com a histria do livro O Pequeno Prncipe de Antoine De Saint-Exupry, onde o autor demonstra o conflito entre a viso de mundo infantil e adulta atravs de um aviador que cai no deserto e encontra um principezinho, redescobrindo a si mesmo e resgatando valores perdidos na infncia. Em ambas as obras h um amadurecimento das personagens e uma evoluo espiritual que muda o entendimento que tm sobre o mundo. 2. A infncia Na infncia, o psicolgico dos indivduos ainda est em processo de formao, agregao de valores e percepes das coisas ao seu redor e de si mesmo, possuem uma imaginao com limites bastante expandidos, o que lhes possibilita transitar entre o mundo

1 Estudante do 3 A do curso Tcnico em Informtica Integrado ao Ensino Mdio do Instituto Federal Goiano Cmpus Ipor.

real e o mundo imaginrio. O pequeno prncipe nos passa a ingenuidade e a fragilidade tanto fsica quanto psicolgica de uma criana e mesmo assim descrito como um homenzinho extraordinrio, o personagem do conto tem a pureza, a inocncia e uma percepo simples do mundo, o que possibilitava ao garoto saberes que os adultos ignoravam. 2.1 A Fantasia A criana facilmente afetada pela realidade em que vive, buscando a fantasia como refgio ou como forma de absorver os fatos de maneira mais atrativa e ldica. Nessa fase da vida, segundo Freud, os indivduos agem impulsionados por aquilo que lhes d prazer, uma noo pequena de certo e errado. Os caminhos da imaginao do a criana uma maior segurana, pois estes so traados por ela da maneira que mais lhe agrada. O garoto em A Fronteira se sentia incomodado ao ter que guiar as pessoas adultas pelas estradas, pois estas so incapazes de imagin-los e logo caem em desastre se abandonados para seguir sozinhos.
A estrada cheia de armadilhas, de alapes, de mundus perigosos, para no falar em desvios tentadores, mas eu podia percorr-la na ida e na volta de olhos fechados sem cometer o mais leve deslize. Era por isso que eu no gostava de viajar acompanhado, a preocupao de salvar outros do desastre tirava-me o prazer da caminhada, mas desde criana eu era perseguido pela insistncia, dos que precisavam viajar e tinham medo do caminho, parecia que ningum sabia dar um passo sem ser orientado por mim. (VEIGA, 2000)

No livro O Pequeno Prncipe, o autor consegue levar o leitor a imaginar as situaes fantsticas. A divergncia entre a viso infantil e adulta fica clara em trechos que descrevem como os adultos precisam ouvir um fato para entend-lo e nos deixa a mensagem de que s se v bem com o corao. O essencial invisvel aos olhos. (SAINT-EXUPRY, 2009, p. 70)
Se dizemos s pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gernios na janela, pombas no telhado..." elas no conseguem, de modo nenhum, fazer uma idia da casa. preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos". Ento elas exclamam: "Que beleza!" (...) As crianas tm que ter muita pacincia com as pessoas grandes. (SAINT-EXUPRY, 2009, p. 17-18)

3. A transio O garotinho do conto representa o ser humano, e apesar de ser pequeno e estar perto do cho, tem o desejo de amadurecer como evidenciado no trecho: Minha nica esperana de liberdade crescer depressa para ser como os adultos(VEIGA, 2000). A palavra crescer pode ser interpretada como tamanho, mas tem o sentido principal de conscincia de pequenez diante do mundo e a busca pela evoluo espiritual. No final da narrao a personagem faz a transio de uma fase da vida para outra, um dos motivos que pode ter sido determinante para isso a sabedoria adquirida durante as caminhadas, bem como o aprendizado observando o fracasso das pessoas descritas no texto como adultas. O Pequeno Prncipe tambm demonstra o desejo de amadurecimento perceptvel no trecho As pessoas grandes so mesmo extraordinrias, repetia simplesmente no percurso da viagem. (SAINT-EXUPRY, 2009), e

busca isso em sua viagem pelos planetas, ao mesmo tempo em que se interioriza na tentativa de entender o mundo, as pessoas e a si mesmo. Segundo Durand (2002), toda a descida dentro de si ao mesmo tempo assuno para a realidade exterior.
Mas no se pense que as minhas caminhadas para l e para c fossem uma rotina desinteressante; nada disso. Raro era o dia em que eu no aprendia alguma coisa nova, e embora a descoberta s tivesse utilidade na estrada, eu a recolhia para utilizao futura, ou para ampliao de meus conhecimentos. (VEIGA, 2000)

O processo pode ser definido como um ritual de iniciao vida adulta ou superioridade espiritual, J. J. Veiga comea a descrev-lo no momento em que a personagem faz uma descoberta importante sobre moedas ao fundo do rio. A gua corrente do rio representa a vida, e as moedas que se perde, momentos do passado, sendo a aceitao desses, parte do aprendizado e uma pessoa que para para tentar recuper-los corre o risco de ficar o resto da vida buscando algo que no tem mais retorno.
Foi ao abaixar-me num crrego para beber gua que fiz uma descoberta a meu ver muito importante: descobri que, quando se derruba uma moeda em gua corrente, no se deve pensar em recuper-la. Quem tentar faz-lo poder ficar o resto da vida beira da gua retirando moedas. como se a pessoa sangrasse a areia do fundo da gua e depois no conseguisse estancar o jorro de moedas. (VEIGA, 2000)

Saint-exupery descreve o processo atravs de reflexes e concluses do prncipe ao logo se sua trajetria, aprendendo algo novo a cada planeta visitado, a vida representada pelas tarefas dirias de revolver os vulces, que so como os atos humanos que precisam ser analisados para o aprendizado, e a remoo dos baobs, lembranas e virtudes ruins que precisam ser deixadas. A evoluo pode ser vista como o crescimento de novas sementes.
Mas aquela brotara um dia de uma semente trazida no se sabe de onde, e o principezinho resolvera vigiar de perto o pequeno broto, que era to diferente dos outros Podia ser uma nova espcie de baob.(...) O pequeno prncipe, que assistia ao surgimento de um enorme boto, pressentiu que dali sairia uma apario miraculosa; mas a flor no acabava mais de preparar sua beleza no seu verde aposento. Escolhia as cores com cuidado. Vestia-se lentamente, ajustava uma a uma suas ptalas. No queria sair, como os cravos, amarrotada. Ela queria aparecer no esplendor de sua beleza. Ah! Sim. Era vaidosa Sua misteriosa toalete, portanto, demorara alguns dias. E eis que numa manh, justamente hora do sol nascer, ela se mostrou. (SAINT-EXUPRY, 2009, p. 2829)

Quanto ao final da evoluo, a personagem do conto no valoriza o processo pelo qual passou, nem o passado, fato revelado quando este chega ao topo da montanha, topo do desenvolvimento do homem, onde contempla sua imagem de criana e ao descer do outro lado no sente mais o menor interesse nas coisas de antes e no sente nenhum pesar. J o pequeno prncipe, apesar de saber que a mudana precisa sente medo antes que a serpente lhe ofenda. Narra o quanto fica triste em perder um amigo e como se lembrar dos bons momentos ao olhar as estrelas : Ser lindo, sabes? Eu tambm olharei as estrelas. Todas as estrelas sero como poos com uma roldana enferrujada. Todas as estrelas me daro de

beber...(SAINT-EXUPRY, 2009, p. 87). Ao final do livro a personagem morre, mas essa morte significa o fim de uma fase para que haja o renascimento.
Enxuguei as lgrimas e senti-me como se tivesse acabado de subir ao alto de uma grande montanha, de onde eu podia ver embaixo o menino de cala curta que eu havia deixado de ser, emaranhado em seus ridculos problemas infantis, pelos quais eu no sentia mais o menor interesse. Voltei-lhe as costas sem nenhum pesar e desci pelo outro lado assoviando esfregando as mos de contente. (VEIGA, 2000)

4. Concluso O conto Fronteira apesar de fazer parte de um livro considerado literatura fantstica uma metfora sobre o desenvolvimento e a formao do ser humano, trata de um perodo de iniciao da vida adulta e o fim de um ciclo anterior, a infncia. O ser humano est sempre se transformando, e se analisado do ponto de vista psicanlise a personagem do conto sofre uma transformao em que adquire maturidade e conscincia do mundo em que vive, o garoto deixa de ser o centro das atenes, como acontece com toda criana, e adquire mais autonomia, se aproximando mais da fase adulta. O autor no delimitou espao nem deu nome a personagem, bem como utiliza uma linguagem simples, para possibilitar que todos os tipos de leitores possam refletir e se identificar com a obra

REFERNCIAS Biografia Jos J. Veiga. TirodeLetra.com.br. <http://www.tirodeletra.com.br/biografia/J.J.Veiga.htm> Retirado 11, 2013, de

Comentrio do conto Fronteira de J. J. Veiga. OfantasticoLiterarionaWeb.blogspot.com.br. Retirado 11, 2013, de <http://ofantasticoliterarionaweb.blogspot.com.br/2012/04/comentario-do-conto-fronteira-dej-j.html> DURAND, G. As estruturas antropolgicas do imaginrio: introduo arquetipologia geral. Traduo de Hlder Godinho. So Paulo: Martins Fontes, 2002. Fronteira, de Jos J. Veiga. TrapicheDosOutros.blogspot.com. Retirado em 11, 2013, de <http://trapichedosoutros.blogspot.com.br/2009/09/fronteira-de-jose-j-veiga.html> Jos J. Veiga. Ccon.go.gov.br. Retirado 11, 2013, <http://www.ccon.go.gov.br/homenageados_detalhes/Jos%C3%A9+J.+Veiga/6> O Pequeno Prncipe. MicheleChristine.wordpress.com. Retirado <http://michelechristine.wordpress.com/o-livro/o-pequeno-principe> 11, 2013, de de

O Pequeno Prncipe (Anlise sob o olhar da Psicanlise). SingrandoHorizontes.blogspot.com.br Retirado 11, 2013, de <http://singrandohorizontes.blogspot.com.br/2008/06/o-pequeno-prncipe-anlise-sob-o-olharda.html>

Pequeno Prncipe Anlise do livro. Lagcast.com.br. <http://lagcast.com.br/pequeno-principe-analise-livro/>

Retirado 11, 2013, de

SAINT-EXUPRY, Antoyne. O Pequeno Prnipe. Traduo de Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro: Agir, 2009. Os melhores contos de J.J. Veiga. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Melhores-Contos-De-j-j-Veiga/43440196.html>

Anda mungkin juga menyukai