Anda di halaman 1dari 4

RESPOSTAS DAS SUGESTES DE AVALIAO HISTRIA 9o ANO Unidade 2

1. a) Pode-se citar o processo abolicionista, que culminou com o fim da escravido em 1888. Esse processo coincidiu com a expanso da lavoura cafeeira, que demandava cada vez mais mo de obra. Assim, os imigrantes vieram para suprir essa necessidade. Alm disso, por influncia das ideologias racistas do sculo XIX, a imigrao seria estimulada para promover o aumento da populao branca no Brasil. b) Na prtica da imigrao subvencionada, as passagens eram financiadas pelas autoridades brasileiras e os contratos j estabeleciam os locais e as condies de trabalho, alm dos alojamentos nos quais os imigrantes ficariam. 2. Os cafeicultores do Oeste Paulista passaram a defender uma nova organizao poltica para o Brasil, que assegurasse mais poder para as provncias e, na prtica, um controle maior dessa camada social sobre as instituies do Estado. Ex-donos de escravos e insatisfeitos com a abolio, eles abraaram o movimento republicano em protesto contra a aprovao da Lei urea. Nos setores urbanos, a repblica tinha o apoio de profissionais liberais e das alas mais jovens do exrcito, que combatiam a extrema centralizao do regime monrquico. 3. Alternativa C. Aps a Guerra do Paraguai, o exrcito saiu fortalecido como corporao. E por terem sido vitoriosos no conflito, muitos oficiais queriam desempenhar um papel central na vida poltica, alm do de defensores das instituies e da soberania nacional, atribuies impostas pela Constituio. 4. a) A charge refere-se proclamao da repblica. Nota-se que o personagem ajoelhado entrega a coroa, smbolo do poder monrquico, mulher que representa a repblica. Essa mulher segura em uma das mos a bandeira do Brasil. O personagem que aparece ao fundo, montado em um cavalo, o marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a repblica e se tornou o primeiro presidente do Brasil. b) O papel desempenhado pelo exrcito na proclamao da repblica assegurou aos militares a chefia do novo governo, sendo que os dois primeiros presidentes foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto; por isso o nome Repblica da Espada. c) O distanciamento em relao a Londres faz referncia ao sistema poltico adotado na Inglaterra, que era monrquico. J a aproximao em relao a Washington faz referncia ao sistema poltico dos Estados Unidos, que era republicano.

5. A Constituio de 1891 exclua a maior parte dos brasileiros pelo fato de ter estabelecido o voto direto e universal apenas para os cidados maiores de 21 anos e alfabetizados. Os mendigos e os praas no podiam votar. A Constituio no fazia meno s mulheres, o que, implicitamente, as exclua do direito ao voto. 6. Alternativa C. As antigas provncias adquiriram uma relativa autonomia, que lhes permitia tomar algumas decises sem consultar o governo federal. Por exemplo, os estados podiam contrair emprstimos no exterior, instituir impostos sobre suas exportaes e organizar uma fora militar prpria. 7.
O governo do paulista Prudente de Moraes (1894-1898), um representante dos cafeicultores, inaugurou a chamada Repblica das Oligarquias. O termo oligarquia bastante apropriado para nomear o Brasil do incio da repblica. Nesse perodo, o poder esteve nas mos das grandes famlias latifundirias, filiadas ao Partido Republicano de cada estado, sob a direo, na maior parte do tempo, dos cafeicultores paulistas. A frmula para o controle seguro do poder foi o arranjo poltico conhecido como poltica dos governadores. O objetivo desse arranjo era evitar os choques entre os governos estaduais e a Unio e garantir o poder para os grupos mais fortes no interior de cada estado. Dessa forma, os grupos dominantes em cada estado apoiariam o governo central e, em troca, este no reconheceria, nos estados, a vitria dos candidatos Cmara ligados oposio. Para esse acordo funcionar, era preciso que esses grupos dominantes sempre vencessem nos estados. A sada foi criar a Comisso de Verificao dos Poderes, controlada pelo poder executivo federal. A comisso, encarregada de examinar as atas das eleies, fazia a degola dos candidatos da oposio que tivessem vencido, ou seja, os exclua da lista de eleitos.

8. Alternativa A. A ltima sentena incorreta. Ao contrrio do que est sendo afirmado, com a instaurao da repblica o coronelismo se fortaleceu e a manipulao do eleitorado foi facilitada. 9. Observa-se que h uma cadeira com os dizeres presidncia da repblica e dois personagens ao lado dela. No chapu de um deles est escrito S. Paulo e no do outro, Minas. Abaixo esto outros personagens com nomes de estados escritos em suas roupas e chapus. A charge faz referncia poltica do caf com leite, que pode ser definida como a hegemonia de paulistas e mineiros na presidncia da repblica. Os cargos polticos federais mais importantes, como o de presidente da repblica e o de ministro da Fazenda, eram dominados pelas oligarquias paulista, mineira e gacha. Particularmente So Paulo e Minas Gerais, economicamente mais poderosos, conseguiam impor uma poltica de favorecimento aos seus interesses.

10. Alternativa E. O Convnio de Taubat visava preservao da produo agrcola de caf, estabelecida em grandes latifndios monocultores. 11. a) A foto, ao contrrio do que diz o militar, evidencia a fragilidade das pessoas que viviam em Canudos. b) Em Canudos os conselheiristas organizaram uma economia de base comunitria, em que todos deviam trabalhar para o sustento do grupo. A comunidade religiosa de Canudos era independente das regras da Igreja Catlica e do poder dos coronis. Alm disso, Canudos tinha polcia e presdios prprios, e na comunidade a palavra do beato tinha mais fora que a dos bispos e padres. Assim, Canudos se tornou uma ameaa ao poder dos coronis e da Igreja Catlica. 12. a) O cangao se originou em um ambiente de extrema pobreza e violncia. (V) b) O cangao se caracterizou pela ao concreta do banditismo social. (V) c) Embora no Nordeste houvesse concentrao da propriedade rural, secas e mandonismo dos coronis, no possvel relacionar esses fatos ao surgimento do cangao. (F) d) Com a ampliao do fenmeno do cangao, pessoas de diferentes classes sociais se uniram a esse grupo. (F) e) Tinha apoio popular e representava uma forma de resistncia opresso dos grandes proprietrios rurais. (V) 13. a) Inicialmente estimulados a vir para o Brasil para substituir a mo de obra escrava, os imigrantes encontravam trabalho nas reas rurais, especialmente nas plantaes de caf em So Paulo. Mas muitos imigrantes que comearam a trabalhar nos cafezais logo se sentiram descontentes com as condies de trabalho nas fazendas. Isso fez que alguns deles abandonassem as fazendas e partissem em direo s cidades em busca de melhores oportunidades. L, ocuparam-se na construo civil, no setor porturio, nas indstrias de bens de consumo domstico e nos transportes urbanos. b) No sculo XIX, a cidade mais populosa era o Rio de Janeiro e, no sculo XX, So Paulo. c) Embora no Rio de Janeiro em 1920 a populao tivesse praticamente duplicado e fosse maior que a de So Paulo, foi esta ltima que sofreu maior impacto com o aumento populacional, pois a quantidade de habitantes aumentou aproximadamente oito vezes entre 1890 e 1920. 14. a) As vilas operrias eram conjuntos de moradias oferecidas aos funcionrios das indstrias. Era uma iniciativa dos patres para conservar a mo de obra das fbricas, garantindo o controle, a produtividade e a disciplina do trabalhador. A maioria delas ficava em reas distantes das regies centrais.

b) Cortio era um tipo de habitao onde viviam vrias famlias. Os trabalhadores das maiores cidades da poca, como So Paulo e Rio de Janeiro, viviam constantemente endividados em virtude do alto preo dos aluguis. Por isso, acabaram vivendo em moradias precrias, sem condies de higiene, em ambientes favorveis proliferao de epidemias. 15. a) As condies de vida dos trabalhadores nas fbricas brasileiras eram muito difceis. As jornadas de trabalho se estendiam por at 16 horas e os salrios eram baixos. No havia regulamentao das condies de higiene e de segurana, assim, os acidentes e as doenas eram comuns. Nessa poca, no existiam polticas sociais de assistncia ao trabalhador, como licena-sade, licena-maternidade, frias remuneradas ou segurodesemprego. b) As primeiras formas de organizao operria no Brasil surgiram na segunda metade do sculo XIX, com as sociedades beneficentes. Nessas sociedades, os operrios tinham auxlio em casos de doena e de incapacitao por causa de acidentes, alm de custear despesas em caso de desemprego, funeral etc. No incio do sculo XX surgiram no Brasil os primeiros sindicatos, que lutavam pela reduo das jornadas e pela melhoria das condies de trabalho, pelo aumento dos salrios e pela definio das formas de pagamento. c) As principais correntes que representavam os trabalhadores urbanos no incio do sculo XX eram os reformistas, os revolucionrios e os militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB). Os sindicalistas reformistas consideravam a greve um ltimo recurso, que deveria ser considerado depois de encerradas todas as possibilidades de negociao com os patres. Aceitavam a participao poltica, chegando a lanar candidatos operrios s eleies. J para os sindicalistas revolucionrios, a greve era a principal forma de luta dos trabalhadores. Recusavam as negociaes por conquistas parciais e a organizao partidria. Influenciados pelos anarquistas italianos, acreditavam em uma sociedade futura sem a opresso dos patres. Os sindicalistas revolucionrios ficaram conhecidos como anarcossindicalistas. Por sua vez, os membros do Partido Comunista do Brasil, fundado em 1922, aceitavam participar das eleies como forma de divulgar suas propostas. Consideravam as greves um instrumento para obter conquistas e aceitavam participar das negociaes com os patres.

Anda mungkin juga menyukai