Anda di halaman 1dari 1

Plano de Aula: Do processo e dos procedimentos - DIREITO PROCESSUAL CIVIL I AULA 11

Tema Do processo e dos procedimentos. Espcies de procedimento (Residuais do CPC de 1939, especiais, comum sumrio e ordinrio, sumarssimo dos Juizados Especiais. Procedimentos da Jurisdio no contenciosa (voluntria).

Objetivos
Compreender a diferena entre processo e procedimento. Compreender os diversos procedimentos existentes no Direito Processual Civil.

Estrutura do Contedo Disposies gerais sobre processo e procedimento. Procedimentos em espcie. Residuais. Especiais e Comum, ordinrio e sumrio. Procedimento Sumarssimo dos Juizados Especiais. Procedimentos da jurisdio no contenciosa (voluntria).

Aplicao Prtica Terica 1a Questo. Paulo pretende mover ao de cobrana de crdito no valor de R$ 10.000,00 em face de Valdemar. Procura um advogado para ajuizar a medida judicial cabvel. Foi orientado a promover uma ao de conhecimento pelo procedimento sumrio, art. 275, I do CPC. Procura outro advogado que o orienta a promover a ao perante um Juizado Especial de Causas Cveis, o que ocorreu efetivamente. Indaga-se: a) Qual dos advogados deu a melhor soluo para o cliente e para a soluo da lide? Justifique. R: Sem duvida o advogado que optou em distribuir a ao pelo procedimento sumarssimo moldado na Lei 9099/95 e estando as provas reunidas para instruir o efeito esse se mostra a escolha mais acertada que atendera a convenincia do autor. J que os critrios que norteiam os processos na referida lei so: Oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, o esprito da lei buscar um acordo, caso o autor necessitasse da dilao probatria conveniente seria distribuir a ao pelo procedimento comum que o sumrio. b) A competncia do JEC absoluta ou relativa? Explique. R: A Lei 9099/95 recepcionou dois critrios no art. 3 em razo da matria e em razo do valor, a competncia que fixa em relao ao valor a competncia relativa e a competncia que fixa em relao a matria a absoluta. No cenrio jurdico muitas discurses tem sido travada pelos doutrinadores e pela prpria jurisprudncia. Mas ao analizarmos a lei em comento no consta expresso que tipo de aes sero processadas pelo procedimento sumarssimo, se assim a regra facultativa podendo o autor optar se quer demandar pelo JEC ou pelo procedimento comum disposto no CPC.O que mais importar nessa opo ser a convenincia do autor, sendo a regra facultativa logo a competncia relativa. 2a Questo ? Objetiva.
Quanto aos procedimentos ordinrio e sumrio, correto dizer: I ? ambos os procedimentos admitem denunciao da lide; II ? ambos os procedimentos permitem a produo de prova pericial; III ? ambos os procedimentos permitem que seja intentada ao declaratria incidental; IV ? ambos os procedimentos admitem o recursos de terceiro prejudicado; V ? ambos os procedimentos permitem a assistncia.

Indique a alternativa correta: a) as proposies III e IV esto incorretas; b) as proposies IV e V esto incorretas; c) as proposies I e III esto incorretas; d) as proposies I e II esto incorretas; e) as proposies II e V esto incorretas.

Anda mungkin juga menyukai