Anda di halaman 1dari 5

Estratgias de interveno pedaggica para crianas com NEE Estratgias para elevar a socializao Facilitar o contacto com diferentes

diferentes alunos, promovendo o convvio entre os mesmos: na sala de aula, no recreio, no bar, no ginsio, etc. Visitar outras escolas, assim como outros locais onde se propicie o contacto com diferentes pares. Deixar o aluno explorar objetos, alimentos e pessoas. Organizar atividades que desenvolvam o contacto e o convvio. Integrar os alunos multideficientes nas sadas ao exterior, nomeadamente: visitas de estudo, visitas de carcter recreativo e cultural. Proporcionar atividades que facilitem o alargamento de experincias, em diferentes ambientes, tais como: visitar locais da comunidade, ir s compras, caf, mercado, etc. Ter um adulto dentro da sala de aula, a fim de facilitar a participao/interaco do aluno multideficiente no grupo. Ensinar/ estimular a criana a aproximar-se e a tocar nos outros. Realizar atividades prticas/ funcionais na comunidade, tais como: ir biblioteca, levar uma carta ao correio, pagar a gua, etc. Organizar atividades em que haja a participao de diferentes adultos ou crianas nas atividades do grupo. Envolver encarregados de educao e as famlias neste processo, convidando-os a organizar atividades, a colaborar no processo ensino-aprendizagem do aluno, cooperar nas deslocaes, auxiliar na organizao das atividades, etc. Reduzir os tempos e durao de algumas atividades, de forma a aumentar o nvel de participao dos alunos. Construir rotinas de apoio de modo a que os colegas possam colaborar e participar na adaptao do aluno multideficiente s atividades na sala de aula. Realizar intercmbios com outras escolas, instituies e outras entidades, a fim de promover a interao com diferentes pessoas e diferentes ambientes. Utilizar os meios de comunicao pessoal para promover a socializao, como a Internet, telefone, correios, etc.

... Estratgias para desenvolver a comunicao Criar actividades diversificadas que propiciem a informao e originem a necessidade de comunicar - variando os espaos, as actividades, falar de temas de acordo com os seus interesses, etc. Identificar os parceiros com quem comunica atravs do nomes, dum gesto ou de um objecto de referncia - apresentar as crianas uma s outras, colocar questes ao grupo acerca das presenas e ausncias, estabelecer uma rotina clara e com consequncias das aces, dizer o nome da crianas para obter a sua ateno, etc. Estruturar as aces no tempo de forma sistemtica - lavar as mo antes de comer, vestir o casaco antes de ir para casa, etc.

Organizar o calendrio do tempo onde se indiquem as aces dirias e a sua sequncia, utilizado desenhos, objectos e escrita, de acordo com as capacidades do aluno. Utilizar switch sonoros. Ter formas de comunicao variadas de acordo com as capacidades do aluno e para que todos os presentes entendam - representar a mesma actividade de diversas formas, colocar a mo da criana sobre a sua para que esta sinta o que est a realizar e se sinta motivada para imitar, etc. Construir tabuleiros com diferentes texturas (para usar como calendrios, por ex.). Tomar ateno s formas de resposta do aluno (como: movimentos corporais, expresses, posturas, respiraes, etc.). Dar tempo para que a criana responda s iniciativas propostas. Responder ao aluno de acordo com a situao, uma vez que determinados gestos so repetidos, mas dependendo da hora, da situao e do contexto nem sempre querem dizer o mesmo - apontar para a rua de manh pode significar ir passear, se for ao final do dia, pode significar que est a chegar algum para o levar a casa, por ex. Diversificar os contextos e parceiros de comunicao - lev-lo sala de aula, ao recreio, etc. Levar o aluno a pedir materiais em funo das actividades propostas, estimulando assim a comunicao - ao almoo no lhe dar o copo com gua, no colocar o talher, etc. Responder de forma positiva a todas as formas e tentativas de comunicao incentivar, dar pistas. Dar informao verbal acerca da actividade que a criana realiza, utilizando sempre a fala em conjugao com outras formas de comunicao. Mediar a quantidade de informao e a forma como transmitida criana, uma vez que muita informao e mal estruturada podem ser motivo de confuso e mesmo de desmotivao para a criana.

Estratgias para desenvolver a autonomia Promover a participao dos alunos de forma parcial, ou seja, dar a possibilidade ao aluno de realizar algumas passos da tarefa, com ou sem ajuda, na ausncia da capacidade de realizao da mesma. Comer sozinho (ou com pouca ajuda). Diversificar os ambientes de realizao das tarefas. Realizar as actividades de higiene, como lavar a cara, as mos, tomar banho, lavar os dentes, fazer a barba. Ter formas de comunicao que lhes permitam chamar a ateno, pedir ajuda, recusar ou pedir mais. Deslocar-se com pouca ajuda em espaos da sua rotina diria. Conhecer os espaos onde se desloca e move, assim como as pessoas que os compem, com a escola, casa e comunidade. Trabalhar a independncia no uso da casa de banho (ser o mais independente possvel e pedir ajuda quando no consegue ser autnomo).

Visitar espaos da comunidade envolvente a fim de os conhecer e relacionar. Proporcionar actividades que facilitem o alargamento de experincias, em diferentes ambientes, como: visitar locais da comunidade, ir s compras, caf, mercado, ir biblioteca, levar a carta ao correio, pagar a gua. Utilizar meios de comunicao pessoal para promover o desenvolvimento da autonomia, como Internet, telefone, correios, etc.

Estratgias de estimulao sensorial Proporcionar rea de seguranna para a aprendizagem e para a brincadeira. Criar um ambiente controlado e pouco confuso onde o aluno possa aprender e concentrar-se nas actividades propostas. Utlizar landmarks e cores com texturas para auxiliar a orientao e organizao do aluno. Arrumar os materiais e objectos em locais prprios, desenvolvendo a orientao e a consistncia ambiental. Utilizar materiais/ objectos de diferentes texturas, tamanhos, formas, pesos, etc Aplicar objectos da vida diria. Usar little room ou pequenos ginsios onde o aluno possa desenvolver as suas capacidades e habilidades. Empregar materiais que activem e desenvolvam os sentidos: visual, auditivo, olfactivo, tctil e gustativo do aluno (como o ouso de objectos produtores de vibraes, ressonncias, ritmos, pesos e temperaturas para desenvolver estes sistemas sensoriais). Utilizar switch sonoros. Aplicar pistas sonoras e tcteis que permitam encontrar objectos ou explicao para algumas situaes. Usar texturas secas, hmidas e molhadas. Realizar actividades de estimulao sensorial em ambientes controlados e mud-los gradualmente para ambientes naturais. Organizar actividades rotineiras a fim de proporcionar experincias sensoriais e encorajar a sua utilizao em situaes especficas. Deixar o aluno explorar objectos, alimentos e pessoas. Tocar primeiro a mo do aluno antes de apresentar o objecto. Apresentar primeiro as texturas nas costas da mo do aluno e s depois na palma da mo. Apresentar objectos/ materiais nas partes do corpo da criana menos sensveis (joelhos, cotovelos e ombros). Ensinar/ estimular o uso das mos como ferramentas de explorao e experimentao. Permitir que os objectos estejam ao alcance do aluno. Efectuar a estimulao sensorial de forma cuidada, sistemtica e gradual (para no criar confuso ao aluno).

Explorar objectos/ materiais em conjunto com o aluno (mostrar como se segura, utiliza e explora os objectos). Ensinar/ estimular a criana a aproximar-se e a tocar nos outros.

Estratgias para desenvolver a motricidade Aplicar materiais/ objectos surpresa durante as actividades para auxiliar no desenvolvimento de skills. Realizar actividades variando os espaos de realizao das mesmas. Aproveitar materiais/ equipamentos que permitam o trabalho de habilidades motoras, como: puxar, largar objectos. Utilizar materiais estimuladores e diversificados. Realizar actividades que promovam e desenvolvam a conscincia do prprio corpo, a lateralidade, coordenao geral, o equilbrio, organizao do esquema corporal e organizao espacial. Trabalhar skills que promovam o desenvolvimento global da criana com multideficincia no sentido de lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida. Realizar actividades que auxiliem o desenvolvimento da motricidade fina e grosseira. Ter em conta os posicionamentos da criana (recorrer ajuda de um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, se necessrio). Realizar actividades de carcter individual e em grupos. Planificar actividades tendo em conta as capacidades e as limitaes do aluno, realizando as devidas adaptaes, assim como as progresses pedaggicas.

Estratgias para desenvolver a cognio Utilizao do jogo como instrumento de desenvolvimento da cognio: esconder objectos pode ensinar criana que os objectos permanecem; despejar o contedo de uma caixa pode aprender a relao causa-efeito; empilhar peas pode aprender a relacionar forma, tamanho, etc. Utilizar as rotinas dirias significativas para a criana como momento de aprendizagem. Proporcionar criana experincias significativas, organizadas e diversificadas. Proporcionar actividades onde o princpio, meio e fim sejam claros e onde ambos (aluno/ professor) possam realiz-la em conjunto. Proporcionar espaos seguros para a aprendizagem e para a actividade ldica. Dar oportunidade ao aluno de experimentar vrias situaes onde tenha controlo sobre o seu ambiente, de forma a generalizar skills aprendidos. Garantir a generalizao das aprendizagens realizadas com todas as situaes significativas. Criar um ambiente controlado e pouco confuso, onde o aluno possa aprender, praticar e concentrar-se nas actividades propostas.

Aplicar jogos/ objectos/ materiais que propiciem o desenvolvimento da cognio. Definir dentro do ambiente do aluno diferentes reas de realizao de actividades. Arrumar os materiais e objectos em locais prprios, desenvolvendo a orientao e a consistncia ambiental. Utilizar materiais/ objectos de diferentes texturas, tamanhos, formas, cores, pesos, etc. Deixar o aluno explorar objectos, alimentos e pessoas. Permitir que os objectos/ materiais estejam ao alcance do aluno. Use objectos simples de forma a facilitar a sua explorao por parte da criana e que sejam significativos para ela. Garantir que a informao fornecida e as competncias a desenvolver sejam teis e contribuam para aumentar a sua independncia na vida futura. Motivar o aluno para a aprendizagem e saber qual o tipo de esforo mais efectivo para a criana (prmio social, comida, brinquedo preferido...). Conhecer as condies para a criana aprender, assim como as estratgias que esta utiliza para explorar o seu ambiente.

Anda mungkin juga menyukai