Anda di halaman 1dari 3

Escutem o louco

O homem que empurrou uma passageira nos trilhos do metr desnuda o momento perturbador vivido pelo Brasil
ELIANE BRUM 3 MAR 2014 - 10:09 BRT

De repente, o taxista aumentou o som da pequena TV acoplada no console do carro. No banco de trs, eu parei de ler e afinei os ouvidos. Era meio-dia da sexta-feira de Carnaval (28/2). O homem que, dias antes, havia empurrado uma passageira nos trilhos do metr de So Paulo tinha sido preso. A mulher teve o brao amputado. O agressor sofre de esquizofrenia, destacou o apresentador de TV. Louco, decodificou de imediato o taxista. Doena triste, disse o apresentador na TV. Ao ser preso, continuou o apresentador, o agressor afirmou que a empurrou porque sentiu raiva. Essa parte o taxista no escutou. Algo l fora o havia perturbado. Colou a mo na buzina, abriu a janela do carro e xingou o motorista ao lado, que tentava mudar de pista. Perdigotos saltavam da sua boca enquanto ele empunhava o dedo mdio com uma mo que deveria estar no volante. Fechou a janela, para no perder a temperatura do ar-condicionado, e voltou a falar comigo. A polcia tem de tirar os loucos da rua. A quem ele se refere, pensei eu, confusa, olhando para fora, para dentro. Era ao louco do metr. H algo de trgico nos loucos. E no apenas o que definido como loucura nessa poca histrica. H uma outra tragdia, que a de no ser escutado. Sempre que algum com um diagnstico de doena mental comete um crime, a patologia usada para anular as interrogaes e esvaziar o discurso de sentido. A pessoa no mais uma pessoa, com histria e circunstncias, na qual a doena uma circunstncia e uma parte da histria, jamais o todo. A pessoa deixa de ser uma pessoa para ser uma doena. Se h um histrico, o de sua ficha mdica, marcada por internaes e medicamentos ou a falta de um e de outro. Esvaziada de sua humanidade, o que diz automaticamente descartado como sem substncia. A doena mental, ao substituir a pessoa, explica tambm o crime. E, se no h sujeito, no preciso nem pensar sobre os significados do crime, nem sobre o que diz aquele que o cometeu. Mas o que essa escolha a de reduzir uma pessoa a uma patologia e a de anular os sentidos do seu discurso diz da sociedade na qual foi forjado esse modo de olhar? Se Alessandro de Souza Xavier, 33 anos, o homem que na tera-feira (25/2) empurrou Maria da Conceio Oliveira, 28, no metr, for escutado, h algo de particularmente perturbador na justificativa que confere ao seu ato. Alessandro diz: Fizeram um mal pra mim, e eu descontei. Fiz porque estava nervoso com o pessoal do mundo.

O louco no expressa apenas a sua loucura. Ele tambm denuncia a insanidade da sociedade em que vive
O que h de particularmente perturbador nessa fala que, quando escutada, ela desnuda o atual momento do Brasil. Vale a pena lembrar que o louco tambm aquele que diz explicitamente do seu mundo. Sem mediaes, ao diz-lo ele pode sacrificar a vida de outros, assim como a sua. Vale a pena lembrar ainda que o louco no expressa apenas a sua loucura. Ele denuncia tambm a insanidade da sociedade em que vive. Ao interrogar sobre os sentidos do que Alessandro diz, quando explica por que empurrou Maria, necessrio olhar para os outros crimes que viraram notcia nos ltimos dias.

Nenhum deles, at agora, relacionado a doenas mentais. Torcedores do So Paulo bateram com barras de ferro em um torcedor do Santos que esperava o nibus. Bateram nele at mat-lo. Ao deparar-se com blocos de Carnaval interrompendo o trnsito, na Vila Madalena, bairro de classe mdia de So Paulo, um homem acelerou o carro e feriu dez pessoas. Quem estava perto o arrancou do veculo e passou a agredi-lo. Quando ele conseguiu fugir, destruram o carro. Um casal de lsbicas foi espancado ao sair de um bloco de Carnaval, no Rio. Uma delas teve a roupa arrancada. Apenas uma pessoa na multido ao redor tentou ajud-las. Em Franca, no interior de So Paulo, um adolescente correu atrs de um suspeito de assalto e lhe aplicou um golpe chamado de mata-leo (estrangulamento). O suspeito, de 22 anos, teve um infarto aps ser imobilizado e morreu no hospital. Um morador de rua foi linchado em Sorocaba (SP) por ter pegado um xampu de um supermercado. Teve afundamento do crnio. No Rio, mais um adolescente foi amarrado e agredido depois de furtar um celular. Linchamentos eclodiram em todo o pas depois do caso do garoto acorrentado com uma trava de bicicleta no Flamengo. Nas semanas anteriores, dois manifestantes acenderam um rojo num protesto no Rio, matando um cinegrafista. Na Baixada Fluminense, um homem executou um suspeito de assalto com trs tiros, em plena rua, durante o dia, assistido por vrios. Mais de 40 nibus foram incendiados em So Paulo em 2014.

A lucidez do louco a de no vestir como razo a nudez do seu dio ou do seu medo
O discurso do louco encarado como uma afirmao (e confirmao) da sua loucura, o que outra forma de no escut-lo. No caso de Alessandro, uma das provas da loucura do louco teria sido ele dizer que jogou Maria nos trilhos do metr por raiva e tambm por vingana. Explcito assim. Outra prova da loucura do louco revelou-se ao afirmar que no a conhecia, que a escolheu de forma aleatria. Desconexo foi o adjetivo usado para definir o discurso de Alessandro. Sua vtima no era torcedora do Santos, no era lsbica, no tinha furtado um celular ou um xampu, as desrazes interpretadas como razes. Por que, ento? O louco confessou: Maria no era Maria, j que no a conhecia nem sabia o seu nome, mas o pessoal do mundo. A lucidez do louco talvez seja a de no vestir como razo a nudez do seu dio ou a nudez do seu medo. Por isso tambm louco. Diante da violncia que irrompe no Brasil em todos os espaos, talvez seja a hora de escutar o louco. Talvez o fato de ele atacar no metr no seja um detalhe descartvel, uma coincidncia destituda de significado. No mesmo dia em que Alessandro foi preso, morreu no hospital Nivanilde de Silva Souza, aos 38 anos. No mesmo dia em que, na Estao da S, Alessandro empurrou Maria, na Estao da Luz um trem atingiu a cabea de Nivanilde. Ela tinha dito a um estagirio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que estava grvida, o que lhe assegurava o direito a entrar no vago especial. O estagirio disse a ela que teria de apresentar um documento comprovando a gestao. Os dois teriam se empurrado, seguranas deram voz de priso Nivanilde. Na confuso, ela teria cado na plataforma. O trem bateu na sua cabea. No incio de fevereiro, a linha-3 vermelha do metr parou por cinco horas depois da falha em uma porta na estao da S, a mesma em que Alessandro empurrou Maria. No vero paulistano mais quente desde 1943, o ar-condicionado foi desligado. Pessoas vagavam pelos tneis, algumas desmaiaram, grvidas e velhos esperaram dentro de vages abafados por horas. Pelo menos 19 dos 40 trens que circulavam na linha foram depredados.

O outro, qualquer outro, tornou-se inimigo e competidor por um lugar no trem que nos engole e nos cospe em seu vaivm automtico
Os protestos de junho de 2013 comearam por causa das tarifas do transporte pblico, em So Paulo os 20 centavos de aumento da passagem. Naquele momento, milhares romperam o imobilismo, no concreto e no simblico, e passaram a andar por cidades em que no se andava, vidas consumidas em nibus e metrs superlotados. O aumento de 20 centavos foi cancelado, mas o pssimo transporte pblico continuou mastigando o tempo, desumanizando gente. Basta parar para esperar o trem nos horrios de pico para ser empurrado, xingado, odiado. O outro, qualquer outro, tornou-se nosso inimigo e nosso competidor por um lugar no trem que nos engole e nos cospe em seu vaivm automtico. Somos passageiros que no passam, e a tenso dessa impossibilidade cotidiana pode ser apalpada. A violncia gestada como uma promessa para o segundo seguinte. Ento o louco vai l e empurra a mulher sobre os trilhos. Rompe o imobilismo e empurra aquela que espera. Porque louco. Caso isolado, nenhuma conexo com nada, desconexo o seu discurso, fora da histria o seu gesto, a insanidade s dele. Basta elimin-lo, tir-lo de circulao, para que a sociedade brasileira volte a ser s. E o metr de So Paulo um espao de convivncia agradvel e pacfico, marcado pela cordialidade. Talvez estejamos todos no loucos, mas no lugar do louco. J no nos subjetivamos, tudo literal. Nos mnimos atos do cotidiano nos falta a palavra que pode mediar a ao, interromper o gesto de violncia antes que se complete. Mas talvez estejamos no lugar do louco especialmente porque nem escutamos, nem somos escutados. E quem no escutado vai perdendo a capacidade de dizer. S resta ento a violncia.

Reprimir os protestos uma forma brutal de no escutar o que dizem aqueles que ainda se preocupam em dizer
Os protestos iniciados em junho pelos 20 centavos e agora centrados na Copa do Mundo so um dizer. Responder a eles com represso seja da polcia no espao pblico, seja em projetos de lei que transformam manifestantes em terroristas, seja anunciando que o Exrcito vai para as ruas em tempos de democracia uma forma brutal de no escutar aqueles que ainda se preocupam em dizer. talvez a maior violncia de todas. preciso ser muito surdo para acreditar que prender todos, deter para averiguao, criminalizar manifestantes suficiente para voltarmos a ser o Brasil cordial e contente que nunca existiu, 200 milhes em ao torcendo pela seleo canarinha. Que o dizer de quem deseja um Brasil diferente seja hoje expressado no campo simblico do futebol mais uma razo para escut-lo, ao mostrar que estamos diante de novas construes do imaginrio. Escutem o louco. Para no colocar aqueles que protestam no lugar do louco, no lugar daquele que no escutado porque no teria nada a dizer. E depois surpreenderem-se com a resposta violenta, convencendo-se de que no tm nada a ver com isso.
Eliane Brum escritora, reprter e documentarista. Autora dos livros de no fico Coluna Prestes, o Avesso da Lenda, A Vida Que Ningum v, O Olho da Rua e A Menina Quebrada e do romance Uma Duas. Email: elianebrum@uol.com.br. Twitter: @brumelianebrum

Anda mungkin juga menyukai