Anda di halaman 1dari 47

NORMAS BRASILEIRAS DE ILUMINAO PBLICA Palestrante: Paulo Candura

Coordenador do Comit de Reviso da Norma NBR - 5101

NORMAS BRASILEIRAS DE ILUMINAO PBLICA


Cidade Clara. Cidade mais segura.
PARTE 1

O que NORMA ?
1. Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realizao ou a avaliao de algo. 2. Princpio, preceito. 3. Modelo, padro

O que NORMA ?
Conjunto de preceitos/princpios, resultado da experincia acumulada de diversos profissionais, destinados utilizao pela sociedade em geral impondo um grau/padro mnimo de qualidade e segurana em um determinado contexto .

Uso da NORMA
Cdigo de defesa do Consumidor:
vedado ao fornecedor de produtos ou servios: colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas tcnicas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Conmetro

Uso da NORMA

Profissional

Uso da NORMA

OBRIGATRIO

Uso da NORMA
Ministrio entra com ao contra a Associao Brasileira de Normas Tcnicas 19/Set/05 14:09 A Promotoria de Justia de Proteo ao Meio Ambiente de Curitiba ingressou no dia 9 de setembro com ao civil pblica contra a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). O Ministrio Pblico requer, liminarmente, que a entidade divulgue, em Dirio Oficial e em meio eletrnico, suas Normas Brasileiras Regulamentares (NBRs). Hoje, quem precisa utilizar esses critrios tcnicos, que tem peso de lei, obrigado a pagar ABNT. As NBRs regulamentam questes diversas, em reas como segurana de trabalho, meio ambiente e sade pblica. "Se uma norma, se acaba valendo como lei, tem que ser pblica. No pode haver cobrana, avalia o promotor de Justia Srgio Luiz Cordoni, um dos responsveis pela ao. Ele conta que as NBRs so utilizadas por rgos pblicos, indstrias, universidades e organizaes no-governamentais. "Para qualquer laudo tcnico exigida a NBR. um servio que deve ser gratuito", diz Cordoni. Ele destaca ainda que a ABNT, que edita as normas e exige o pagamento, uma entidade privativa e sem fins lucrativos.Como consta na ao, "A cobrana pelo fornecimento destas (NBRs), alm de dificultar a atividade do Ministrio Pblico e das associaes ambientalistas, ferem o princpio da informao e da participao, princpios basilares do Direito Ambiental, assim como o princpio da publicidade, essenciais para que o Estado, em conjunto com a sociedade civil organizada, promovam o direito difuso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
FONTE: Portal Lumire - www.portallumiere.com.br

ABNT

Comit CB-03: COBEI - Comit Brasileiro de Eletricidade, Eletrnica, Iluminao e Telecomunicaes. Sub- Comit SC-034: Lmpadas e Equipamentos de Iluminao Comisso de Estudo CE-01: Lmpadas eltricas CE-02: Reatores, ignitores, transformadores e controles CE-03: Luminrias e acessrios CE-04: Aplicaes Luminotcnicas e Medies fotomtricas

Normas aplicveis a Iluminao Pblica


NBR 5461 - Iluminao - Terminologia; NBR IEC 60598-1: Luminrias Parte 1: Requisitos gerais e ensaios (07/1999); NBR 15129: Luminrias para iluminao pblica Requisitos particulares (08/2004); NBR 10304: Luminria aberta para IP lmpada VM 80/125W e VS 50/70W (05/1988); NBR 10672: Luminria para IP, fechada para lmpada VM 250/400W (05/1989); NBR 5101: Iluminao Pblica procedimentos (04/1992); NBR 5181 - Iluminao de Tneis.

NBR 10304: Luminria aberta para IP lmpada VM 80/125W e VS 50/70W

CANCELADA 01/01/2006

NBR 10672: Luminria para IP, fechada para lmpada VM 250/400W

CANCELADA 01/01/2006

NORMA???

NBR 15129: Luminrias para iluminao pblica Requisitos particulares

Objetivo da NBR 15129


Fixa requisitos para:

Luminrias com equipamentos auxiliares integrados ou no integrados para IP; Luminrias integradas com coluna com uma altura mnima em relao ao solo de 2,5 metros; Uso de outras fontes eltricas de iluminao com tenses de alimentao no superiores a 1000 V.

NBR 15129 Principais Requisitos


Baseada na IEC 60598-2-3: 2002 Folheto de instrues:


posio de projeto (posio normal de operao); massa; rea mxima projetada sujeita fora do vento; torque Nm a ser aplicado aos parafusos.

NBR 15129 Principais Requisitos


Marcao:

marca ou nome do fabricante; data de fabricao (ms/ano); grau de proteo; tipo de lmpada (smbolo), W, V, Hz nominais; tipo de proteo contra choque eltrico.

Ensaios trmicos, eltricos, mecnicos (vibrao / vidro).

NBR 15129 Principais Requisitos

Grau de proteo mnimo:

IP 55 , para o conjunto tico (luminria fechada); IP 33 , para o compartimento do reator.


Classe de isolamento eltrico:

Classe I ou II

EXEMPLOS: NBR 15129: Luminrias para iluminao pblica Requisitos particulares

NBR 5101 - Iluminao Pblica Procedimento Atual X NOVA

Objetivo Bsico da Atual NBR 5101

Esta Norma fixa requisitos, considerados como mnimos necessrios, iluminao de vias pblicas, os quais so destinados a propiciar algum nvel de segurana aos trfegos de pedestres e veculos.

Objetivo Bsico da NOVA NBR 5101


O objetivo desta Norma servir de base para o projeto luminotcnico de logradouros pblicos, incluindo vias para trfego de veculos e pedestres de forma a proporcionar visibilidade para a segurana do trfego de veculos e pedestres de forma rpida, precisa e confortvel.

Objetivo Bsico da NOVA NBR 5101


Os projetos de iluminao pblica devem atender os requisitos especficos do usurio, provendo benefcios econmicos e sociais para os cidados, incluindo: a) Reduo de econmicas; acidentes noturnos e perdas

b) Melhoria das condies de vida das comunidades carentes; c) Auxlio proteo policial, com nfase na segurana pessoal; d) Facilidade do fluxo do trfego; e) Destaque a edifcios e obras pblicas durante noite.

Conceitos Bsicos da Atual NBR 5101


Contempla apenas o leito carrovel; Fixa nveis mnimos mdios de iluminncia para os vrios tipos de vias em funo da densidade de trfego motorizado e de pedestres; Malha detalhada no coincide com as trajetrias definidas pelo trafego motorizado; Malha de verificao projeto/peridica definida em apenas uma parte da rea relevante; Critrio de projeto: ILUMINNCIA;

Conceitos Bsicos da Atual NBR 5101

Classifica as luminrias quanto s distribuies longitudinais (Curta, Mdia, Longa) e lateral (tipo I, II, III e IV) de intensidade luminosa e controle da luz (cutoff, semi cutoff, non cutoff).

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Definies das vias de acordo com o Cdigo de Trnsito; Contempla o leito carrovel e a calada; Fixa nveis mnimos mdios e fatores da instalao para os vrios tipos de vias em funo da densidade de trfego motorizado e/ou de pedestres; Malha para projeto, recebimento da instalao e verificao peridica coincidente com as trajetrias definidas pelo trfego motorizado, e definida para toda a rea relevante; Critrios de Projeto: Iluminncia e Luminncia;

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Classifica as luminrias quanto s distribuies longitudinais (Curta, Mdia, Longa) e lateral (tipo I, II, III, IV e V) de intensidade luminosa e controle da luz (full cutoff, cutoff, semi cutoff, non cutoff); Impe rendimento mnimo 70% (hemisfrio inferior); Obriga a limpeza do sistema (luminria) quando Emd for 70% do valor inicial???; Padronizao da planilha fotomtrica com a definio dos ngulos de levantamento.

Conceitos Bsicos da Atual NBR 5101


Classificao Fotomtrica: Distribuio Longitudinal

curta

Critrio:
Imax

L.Ref.

1.0 LTV
mdia Lado da Calada longa 6.0 LTV
1 AM 2 AM 3 AM LLV

2.25 LTV 3.75 LTV

Lado da Rua

Conceitos Bsicos da Atual NBR 5101


Classificao Fotomtrica: Distribuio Lateral

Tipo I Tipo II Tipo III

Critrio: Linha Isocandela Imax

L.R. AM

- 1.0 LLV

Tipo IV

1.0 1.75 2.75 6.00 Lado da Rua

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Classificao Fotomtrica: Distribuio Lateral

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Classificao Fotomtrica: Controle

Full Cutoff 0 cd @ 90 100 cd/klm@ 80 90 80

90 80

Cutoff 25 cd/klm @ 90 100 cd/klm @ 80

Semi-Cutoff 50 cd/klm @90 200cd/klm @ 80 90 80

Non Cutoff sem restrio

Conceitos Bsicos da Atual NBR 5101


C-90 C-90 Linha de referncia

Critrio de Projeto: ILUMINNCIA - E (lux) Verificao: Emd , U (Emin / Emd) C C


Lado da rua Lado da rua

Lado da casa Lado da casa

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Critrios de Projeto: Iluminncia - E (lux) Luminncia - L (cd/ m2)

Verificao: Iluminncia: Emd , U (Emin / Emd) Luminncia: Lmd , Uo (Lmin / Lmd),UL (Lmin / Lmx) Instalao: G, TI, SR

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Anexos normativos:

Padronizao da planilha fotomtrica com a definio dos ngulos de levantamento (medio) ; Iluminao de faixa de pedestres; Definio de Zonas Ambientais: Controle da Poluio Luminosa;

Anexos informativos:

Guia para um bom projeto de Iluminao.

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101

Planilha Fotomtrica

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101

Faixa de Pedestre

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Poluio Luminosa Brilho celeste

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Poluio Luminosa

ofuscamento/ brilho celeste

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101

Poluio Luminosa

Conceitos Bsicos da NOVA NBR 5101


Brilho celeste Poluio Luminosa

Luz invasora

EXEMPLOS DE APLICAO

EXEMPLOS DE APLICAO

Recomendaes

EXEMPLOS DE APLICAO

EXEMPLOS DE APLICAO

COMO ESPECIFICAR

Luminria para Iluminao Pblica, para lmpada Vapor de Sdio tubular de alta presso de 400 W, refrator em vidro plano ou policurvo, reator de alto fator de potncia, ref:- modelo AZK / fabricante, ou similar; (FORMA INCORRETA) Luminria para Iluminao Pblica em alumnio fundido com alojamento para o equipamento auxiliar, para lmpada Vapor de Sdio tubular de alta presso (VSAP) de 400 W, refrator em vidro plano ou policurvo, construda conforme NBR IEC 60598-1 e NBR 15129; distribuio fotomtrica M-FC-II (mdia, fullcutoff, tipo 2) conforme NBR 5101, rendimento no hemisfrio inferior superior 75%; reator de alto fator de potncia conforme NBR 13593. (FORMA CORRETA)

Obrigado.

Paulo Candura
paulocandura@yahoo.com.br

MDULO NORMAS DE ILUMINAO PBLICA DEBATE Mediador: Rogrio Silva


Eletropaulo Palestrantes: Eduardo Manzano Universidade de Tucumn - Argentina Paulo Candura Coord. do Comit de Reviso da NBR-5101

Anda mungkin juga menyukai