Anda di halaman 1dari 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
2 Srie Teoria Geral do Processo
A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio profissional. Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas. Interpretao e aplicao do Direito. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito. Utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 03 a 07 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Individual e Equipe.

DESAFIO
Voc, como profissional da rea do Direito, juntamente com os colegas de equipe, atua em escritrio da Defensoria Pblica de seu Estado. Durante o ano, os defensores notaram, em seus ncleos especializados, problemas em relao prestao jurisdicional, em relao morosidade dos atendimentos, entre outras ocorrncias. Em conjunto, os defensores decidem realizar, como exerccio, um grupo de estudo abrangente, para desenvolver as habilidades de argumentao, do raciocnio jurdico e de autonomia, frente aos desafios atuais do Direito e do Judicirio brasileiros. O desafio ser, portanto, um estudo investigativo e analtico a respeito da Teoria Geral do Processo, por meio da elaborao de um documento com apontamentos para a melhoria da prestao jurisdicional, considerada sua abrangncia na regio da sede do curso, e que dever ser encaminhado ao Presidente da Subseo local da OAB/SP, de modo a dar publicidade ao resultado e ensejar a discusso para a concretizao de melhorias. Ainda que o desafio seja realizado em Comarcas diferentes pelos membros da equipe, a concluso da pesquisa tende a ser semelhante, uma vez que as dificuldades do Poder Judicirio brasileiro, sobretudo em So Paulo, apresentam caractersticas em comum. Ao trmino do desafio, cada equipe designar um representante para, conjuntamente, redigir o texto final do relatrio, e submet-lo aprovao dos demais colegas de sala.

Objetivo do desafio
O desafio ser, portanto, um estudo investigativo e analtico a respeito da Teoria Geral do Processo, por meio da elaborao de um documento com apontamentos para a melhoria da prestao jurisdicional, considerada sua abrangncia na regio da sede do curso, e que dever ser encaminhado ao Presidente da Subseo local da OAB/SP, de modo a dar publicidade ao resultado e ensejar a discusso para a concretizao de melhorias. Esse documento ser elaborado por meio dos seguintes itens:
Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 3 de 8

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3.

Livro-texto da disciplina:
A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: CARREIRA ALVIM, Jos Eduardo. Teoria Geral do Processo. 15 ed. So Paulo: Grupo Gen, 2012.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas)


Aulas-tema: Desenvolvimento do Direito Processual. Jurisdio. Poder Judicirio. Organizao Judiciria. Esta atividade importante para que voc compreenda a relevante funo do Supremo Tribunal Federal, e algumas das diferentes posturas sobre sua atuao, bem como observar a importncia do desenvolvimento histrico das Instituies Jurdicas e do Judicirio, apreendendo a dinmica de argumentao dos diferentes atores que assinam os textos aqui citados. Para realiz-la, seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler as seguintes entrevistas:

Ministro Jos Celso de Mello Filho - Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2006-mar-15/juizes_papel_ativo_interpretacao_lei>, e compartilhado em: https://drive.google.com/file/d/0BzFrzvUXckHtMWV1WFZJMHk0TVk/edit?usp=s haring. Acesso em: 11 dez. 2013. A histria do Direito a histria do Brasil. Entrevista com o historiador e bacharel em Direito Cssio Schubsky. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-abr26/entrevista-cassio-schubsky-historiador-justica-direito>, e compartilhado em: https://drive.google.com/file/d/0BzFrzvUXckHtUEFjTWNsaHJLSEk/edit?usp=sha ring. Acesso em: 11 dez. 2013.

Passo 2 (Equipe) Discutir, em grupo, os textos e problematizar a questo sobre o ativismo judicial. Passo 3 (Equipe) 1 Elaborar, em grupo, um relatrio (com o mnimo de 03 laudas), que contenha o resumo das principais ideias dos entrevistados, elencando os argumentos que convergem, e as controvrsias entre eles, concluindo, ao final, com o posicionamento do grupo sobre a discusso e a problematizao.
Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 4 de 8

2 Seguir, para a elaborao do texto, a estrutura descrita no item Padronizao. 3 Entregar o texto ao professor responsvel pela disciplina.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Competncia. Problemtica da Ao e do Processo. Esta atividade importante para que voc aprofunde o conhecimento terico, atravs do estudo de casos concretos, discutindo em grupo as controvrsias encontradas nos diferentes casos. Para realiz-la, seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, nos sites de Tribunais indicados neste passo, 02 (duas) decises para cada um dos seguintes temas: 1. Competncia: conflito de competncia; preveno, conexo e continncia; mandado de segurana contra ato de Juiz do Juizado Especial; acidente de trabalho; residncia autor/ru, etc. Problemtica da Ao e do Processo: Carncia da ao; ilegitimidade ativa/passiva; possibilidade jurdica do pedido; interesse processual; interesse recursal; indeferimento inicial; inpcia; Ao Civil Pblica por associao: (i)legitimidade; legitimidade no direito individual homogneo, etc. Princpios processuais (com nfase nos dispositivos constitucionais): devido processo legal, acesso Justia, isonomia, contraditrio e ampla defesa, juiz natural, inafastabilidade do controle jurisdicional, proibio da prova ilcita, motivao das decises judiciais e administrativas, publicidade, presuno de no culpabilidade, celeridade e durao razovel do processo. Sentena: nulidade, cerceamento de defesa, prova ilcita, coisa julgada material, coisa julgada formal; coisa julgada na ao de alimentos. Paulo. Disponvel Disponvel em: em:

2.

3.

4.

Sites sugeridos para pesquisa

Tribunal de Justia do Estado de So <http://www.tjsp.jus.br/>. Acesso em 13 out. 2012.

Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. <http://www1.tjrs.jus.br/site/>. Acesso em: 13 out. 2012.

Tribunal Regional Federal 3 Regio. Disponvel em: <http://www.jfsp.jus.br/>. Acesso em: 13 out. 2012. Tribunal Regional Federal 5 Regio. Disponvel em: <http://www.trf5.jus.br/>. Acesso em: 13 out. 2012. Tribunal Regional do Trabalho 15 Regio. Disponvel em: <www.trt15.jus.br>. Acesso em: 13 out. 2012.

Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 5 de 8

Superior Tribunal de Justia. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp>. Acesso em: 13 out.2012. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/principal/principal.asp>. Acesso em: 13 out.2012. Demais sites de Tribunais.

Passo 2 (Equipe) 1 Selecionar, prioritariamente, os acrdos em que houve a reforma da deciso a quo. 2 Promover discusso no grupo sobre as razes de reforma. Passo 3 (Equipe) 1 Elaborar, em grupo, um relatrio que contenha o comentrio crtico de jurisprudncia (com, no mnimo, 03 laudas), com os seguintes itens: a) descrio do caso; b) deciso de 1 grau; c) rgo julgador; d) razes de reforma da deciso; e) opinio do grupo sobre a deciso do Tribunal ad quem (concordar ou discordar e fundamentar); e f) independentemente da opinio do grupo, elaborar contra-argumentos reforma, para justificar a manuteno da deciso a quo. 2 Seguir, para a elaborao do texto, a estrutura descrita no item Padronizao. 3 Entregar o texto ao professor responsvel pela disciplina.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Contedo Objetivo do Processo. Composio Subjetiva do Processo. Morfologia do Processo. Dinmica do Processo. Cumprimento, Recurso, Coisa Julgada e Execuo (aspectos gerais). Esta atividade importante para que voc tome conhecimento do trmite processual, das relaes profissionais e das relaes interpessoais dos atores do meio jurdico, buscando, ao investigar essas relaes, compreender os mecanismos de funcionamento e apontamentos para a melhora da prestao jurisdicional. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Escolher um frum estadual ou federal, para visita do grupo. Passo 2 (Equipe)

Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 6 de 8

Investigar, de forma minuciosa, considerando as discusses das etapas anteriores e o aprendizado em sala de aula, os mecanismos de funcionamento do frum, conforme roteiro orientativo que segue: 1) Distribuio da ao, autuao, subida ao cartrio distribudo e procedimentos do cartrio. Diferena de procedimentos: ordinrio, sumrio, especial, cautelar, execuo de ttulo extrajudicial. 2) Citao, defesa do ru, excees, impugnaes e despacho saneador. 3) Produo de provas e audincia. Preferencialmente, acompanhar a realizao de uma audincia com oitiva de testemunhas e depoimento pessoal das partes, ou outras provas. 4) Sentena e recurso. Retorno dos autos e cumprimento de sentena. Preferencialmente, fazer vistas de processos em cartrio, para ver o trmite processual de cada etapa. 5) Principais problemas da prestao jurisdicional, e qual o papel dos advogados, magistrados, promotores e serventurios nesse contexto. Procurar respostas para estas questes: a) Como os advogados veem os juzes, serventurios e promotores? b) Como os juzes veem os serventurios, promotores e advogados? c) Como os promotores veem os advogados, juzes e serventurios? d) Como os serventurios veem os demais atores? 6) Principais virtudes e deficincias da Organizao Judiciria para uma eficaz prestao jurisdicional (estrutura, plano de carreira). 7) Razes da morosidade processual. 8) Acesso justia. 9) Imagine a percepo dos jurisdicionados sobre a prestao jurisdicional: a) Como percebe a postura dos advogados, magistrados, serventurios, em relao a ele, jurisdicionado. b) Se sente a presena do Poder Judicirio na vida social, na discusso de temas de relevncia nacional poltica, religio, cincia (ex.: corrupo, polticas pblicas, aborto, pesquisas com clulas-tronco, etc.) c) Se sente a presena do Poder Judicirio nos problemas cotidianos da populao, nos problemas pessoais, na efetividade das decises para o indivduo. Alternativamente, para aqueles que no puderem realizar a visita ao frum, faculta-se que o roteiro do Passo 2, na medida do possvel e da compatibilidade, seja empreendido junto a advogados, escritrios, rgos pblicos, PROCON, Juizado Especial, jurisdicionados, pessoas e instituies ligadas ao Poder Judicirio. Passo 3 (Equipe) 1 Sistematizar as informaes, em um relatrio do grupo, sobre a prestao jurisdicional e o processo. No texto, necessrio: a) Concluir com a percepo do grupo sobre a investigao de campo. b) Apontar possveis melhorias para a prestao da justia. 2 Seguir, para a elaborao do texto, a estrutura descrita no item Padronizao. 3 Entregar o texto ao professor responsvel pela disciplina.
Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 7 de 8

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Prova, Sentena e Liquidao. Esta atividade importante para que voc, depois de colher informaes sobre o judicirio local, possa exercer o poder de argumentao e fundamentao, utilizando os dados concretos, tais como as provas de um processo, para elaborar um texto reflexivo que contenha apontamentos de melhora da prestao jurisdicional de nosso sistema de justia. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Formatar o documento final da sala, que contenha os principais pontos abordados em todos os relatrios de grupo. 2 Apontar, na verso final deste documento, possveis melhorias para a prestao jurisdicional e para o nosso sistema de justia. Passo 2 (Equipe) 1 Elaborar em equipe a apresentao dos aspectos gerais do documento final, em forma de uma apresentao Power Point. 2 Apresentar o documento, para os demais colegas de sala e para o professor da disciplina e promover a discusso. Passo 3 (Equipe) 1 Seguir, para a elaborao do texto, a estrutura descrita no item Padronizao. 2 Entregar o texto final ao professor responsvel pela disciplina. 3 Como sugesto, encaminhar o documento para o Presidente da Subseo local da OAB/SP; para o Diretor do Frum, com pedido de divulgao para os serventurios; e para a Promotoria, desde que o texto tenha sido aprovado pelo professor.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais): em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade;
Autor: Mrcio de Sessa

Direito - 2 Srie - Teoria Geral do Processo

Pg. 8 de 8

nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=80701 44/2211159>. Acesso em: 23 set. 2013.

Autor: Mrcio de Sessa

Anda mungkin juga menyukai