Anda di halaman 1dari 6

Transcrio Anatomia Ossos do crnio

- Faz parte do esqueleto axial. - Caixa fechada que apresenta diversas funes importantes: proteo (encfalo) onde esto localizados os rgos dos sentidos (audio, viso etc). - Formado por uma cavidade praticamente imvel, fechada. Mas existe um osso no crnio que mvel, a mandbula. Graas a presena desta mobilidade e da arcada dentria, o crnio possui a capacidade de mastigao. - Onde est localizada as entradas para o ar (cavidade nasal) e alimento (cavidade oral). - Funes genricas: hematopoiese, reservatrio inico. - Formada por 22 ossos, articulados em sua grande maioria por articulaes fibrosas do tipo sutura (conferem pouca mobilidade essencial!). Diviso do crnio - Neurocrnio (calvria): Composto por 8 ossos: osso frontal, 2 ossos parietais, 2 temporais, occipital, esfenide e etmide. - Viscerocrnio: composto por 14 ossos: mandbula, 2 maxlas, 2 zigomticos (maas do rosto), 2 nasais, 2 lacrimais (canto da rbita), vmer (septo nasal), 2 ossos palatinos (teto da boca), 2 conchas nasais inferiores. - No existe uma diviso perfeita que delimita o neurocrnio e o viscerocrnio. Mas existe uma linha imaginria denominada plano orbitometico ou Plano de Frankfurt linha que vai do meato acstico externo at a borda inferior da rbita. No perfeita. - O plano orbitometico tambm importante para demonstrar o crescimento evolutivo do crnio. O recm nascido apresenta uma desproporo entre o neurocrnio e viscerocrnio. No adulto eles so proporcionais (quase similar). O viscerocrnio do recm nascido pouco desenvolvido (mandbula, arcadas dentrias e seios paranasais que fazem com que o viscerocrnio se desenvolva). - O crnio no recm nascido no est totalmente fechado, os espaos entre os ossos so preenchidos por tecido fibroso. Esses espaos so denominados fontanelas ou fontculos. - As duas fontanelas principais so: a fontanela anterior ou breguimtica e a fontanela posterior ou lambdide. Importncia clnica das fontanelas: facilidade no parto (mobilidade), permite o crescimento do encfalo, fontanelas abauladas so indicativos de aumento da presso intracraniana, fontanela escavada indcio de desidratao. O fechamento precoce da fontanela denominado sinostose, pode levar a microcefalia geralmente apresentam retardo mental. Classificaes do crnio: - Medidas: - Dolicocfalo: dimetro antero-posteior maior que o ltero-lateral. - Braquicfalo: dimetro ltero-lateral maior que o antero-posterior. - Normocfalo: os dois dimetros so equivalentes.

- Tamanho: - Microcfalo: fechamento precoce das suturas associa-se a retardo mental, normalmente. - Macrocfalo: geralmente portadores de hidrocefalia grave. - Normocfalo: Maioria das pessoas. - Os ossos do crnio, em especial os do neurocrnio, possuem 3 pores: - Lmina externa (osso compacto) - Dploe (osso esponjoso): em traumas, pode haver rompimento desta camada indo para a cavidade craniana. - Lmina interna (osso compacto): no tm peristeo. A estrutura que funciona como peristeo a duramter. Importante! o peristeo que remodela o osso quando fraturado, atravs da formao de um calo sseo. Se tivesse peristeo na lmina interna e ocorresse alguma fratura, o calo sseo formado poderia comprimir o encfalo, lesando o sistema nervoso. Classificao das fraturas faciais: - Lefort I: (menos grave) fratura transversa da maxila. - Lefort II: (em pirmide) regio do osso nasal, frontal e transverso nas duas maxilas pegando a rbita. - Lefort III: (mais grave) ocorre praticamente uma disjuno crnio-facial. Prxima ao plano orbitometico. Norma Frontal - 2 cavidades importantes, as rbitas, que abrigam o globo ocular. - Abertura piriforme, que no indivduo vivo coberta pelo nariz cartilaginoso, muscular. - Arcadas dentrias (duas, superior e inferior). Arcada dentria inferior: se articula com os processos alveolares da mandbula (gonfose, onde o dente se encaixa). Arcada dentria superior: articula-se com os processos alveolares das maxilas. - Abertura piriforme: formada pelas duas maxilas. As maxilas se articulam atravs da sutura inter-maxilar. Os ossos zigomticos se articulam com a maxila. - A parte de um osso que se articula com o outro denominada processo. Sempre esse processo recebe o nome do osso com o qual ele vai se articular. - O processo da maxila que se articula com o zigomtico denominano processo zigomtico da maxila. - Maxila: possui uma projeo superior (processo) que se articula com o osso frontal (geralmente em recm nascidos este apresenta uma sutura que o divide em dois, chamada de sutura metcrica) processo frontal da maxila / que se articula com o processo maxilar frontal. - Os ossos nasais se articulam atravs de uma sutura plana. - Na abertura piriforme verifica-se a cavidade nasal, dividida em duas partes pelo septo nasal. Os ossos que fazem parte desse septo so o Vomer e o Etmide. Dentro das cavidades nasais h as conchas nasais.

- Na maxila h dois forames, forames infra-orbitais (onde passam os vasos e nervos infraorbitais) e forame frontal (passa o nervo frontal). - Osso nasal: Fino, frgil e fica numa regio da face muito acometida por fraturas. Se articula com o osso nasal do outro lado atravs de uma sutura plana. - Osso lacrimal: pequeno, na parte medial da rbita junto do processo frontal do zigomtico. - rbita: rea nobre. Onde fica o globo ocular e passa um grande numero de vasos e nervos. - O teto da rbita formado pelo osso frontal. - O assoalho formado pelo zigomtico e pela maxila - Parede lateral: zigomtico e frontal - Parede medial: frontal, lacrimal, vmer e maxila. - Parede posterior: esfenide e etmide. - Canal ptico e fissura orbital superior atravessam o esfenide. Fissura orbital inferior: fica entre o esfenide e a maxila. - pelo canal ptico que passa o segundo par craniano (nervo ptico) e tambm a artria oftlmica que vai irrigar o globo ocular. - Na fissura orbital superior passam 3 nervos cranianos, III, IV e VI pares nervos motores oculares inervam os msculos que mexem o globo ocular. - Na fissura orbital inferior, passam estruturas que vo irrigar e invervar as regies ao redor do globo ocular: artria infra-orbital, veia oftlmica, nervo infra-orbital e zigomtico. Norma Lateral - Osso temporal (mais importante desta viso). Verifica-se neste osso uma importante formao ssea que o arco zigomtico formado pela unio do processo zigomtico do temporal com o processo temporal do zigomtico. Ele facilmente palpvel no indivduo vivo. Possui diversas aplicaes: neste processo que se articula a mandbula e tambm onde o msculo temporal e masseter se fixam (maioria dos msculos da mastigao se fixam no arco zigomtico). A rea atrs do arco zigomtico chamada de fossa temporal, onde fica o msculo temporal articulao temporo-mandibular ocorre nessa regio do arco zigomtico. - Nessa regio do temporal tambm que observamos o meato acstico externo. - H vrios acidentes anatmicos importantes, processo estilide e mastide (este facilmente palpvel no indivduo vivo). Servem para fixao de msculos e ligamentos. - Asa maior do esfenide se articula com o temporal. - O osso temporal pode ser dividido em 5 pores: - Escamosa: regio que se articula com o parietal (feito por sutura escamosa). Onde se fixa o msculo temporal (da mastigao). Existe um sulco nesta poro, feito pela impresso da artria meningia mdia ramo da cartida interna e participa da irrigao do encfalo. - Mastide: regio do processo mastide. Serve para fixao de msculos e ligamentos, apresenta espaos areos em seu interior (o maior o antromastoide) fixa vrios grupos musculares. Esses espaos areos podem sofrer processos inflamatrios e levar a uma mastoidite (inflamao das clulas no interior desses espaos areos). Alguns autores classificam esta poro de osso pneumtico. - Estilide: regio do processo estilide (pode variar muito de tamanho). Nesta regio se fixam msculos etc.

- Poro timpnica: regio do osso temporal onde se forma as paredes do conduto auditivo externo onde est o meato acstico etc. - Poro petrosa (parte interna): onde se localiza estruturas responsveis pela audio (martelo, bigorna, estribo, labirinto etc). nessa regio tambm que fica o meato acstico interno. Ficam localizadas estruturas do ouvido mdio e interno na regio petrosa. Norma Posterior - Osso mais importante, que ocupa grande parte desta regio o occipital. - Observa-se ainda os processos estilide, processo mastide, ossos parietais, sutura sagital (inter-parietal) e sutura parieto-occipital tambm denominada de sutura lambidide. - No osso occipital existe uma grande massa ssea chamada de protuberncia occipital externa. - Acima desta protuberncia h linhas, as linhas nucais. Essas linhas e a protuberncia so importantes porque prximo a elas ocorre a fixao de estruturas importantes. Norma Superior - Sutura lambidide e sutura sagital. - Sutura coronal ou coronria (entre o frontal e os parietais). - Observa-se 4 ossos e suas suturas. - No crnio h vrios ossos que vo irrigar as meninges, o encfalo etc e muitos desses vasos deixam impresses nos ossos da calota craniana. EX: impresso da Artria Meninga Mdia na poro escamosa do temporal. Normal Inferior - Regio importante porque por ela que ir passar estruturas importantes (vasos) que irrigam o encfalo etc. - Plato: Forma o teto da cavidade bucal e o assoalho da cavidade nasal. Nesta regio h a arcada dentria superior e 4 ossos que vo formar o palato (2 maxilas e 2 palatinos). A parte da maxila que participa da formao do palato o processo palatino da maxila, ele se articula com o processo maxilar do palatino. Na parte posterior do palato h uma projeo do osso palatino que a espinha nasal anterior. Forames: Forame incisivo: na regio anterior do palato, por ele passa o nervo naso-palatino. Forames palatinos menores e maiores (2 de cada): nervos e artrias do mesmo nome. - Esfenide: Articulado com o Vomer (importante na formao do septo nasal). Alguns autores o assemelham a um morcego, ele apresenta asas maiores e asas menores. Projees nas asas menores so chamadas processos piterigoides do esfenide, so importantes para fixao dos msculos da mastigao. mulo pterigide: insero de msculos. - Forame Magno (regio do osso occipital). Ao redor do forame magno h duas massas sseas que so os cndilos do osso occipital, que vo se articular com o atlas. atravs desta articulao (sinovial plana) que h movimentao do crnio. Transio do bulbo para a medula espinhal. Passa por este forame: medula, artrias vertebrais, meninges, artria espinhal anterior, razes espinhais do XI par craniano (do nervo acessrio) importante plexo venosovertebral.

- Abaixo do cndilo do osso occipital h um canal (canal do hipoglosso) passa um nervo nessa regio. - Canal Cartico: na frente do estilide, canal cartico e forame jugular importantes aberturas do crnio. O canal cartico atravessado pela artria cartida interna (irriga SNC) junto com plexos venosos e plexo nervoso. - Forame jugular: Passa por ele o seio sigmide origina a veia jugular interna; IX, X, XI pares cranianos. - Corte transverso do crnio (sem a calota craniana), fossas cranianas: - Fossa anterior: Formada pelo etmide e frontal. O etmide nessa regio apresenta uma elevao chamada de Crista Galli e vrios orifcios que formam a lmina crivosa do etmide - que passam os filetes que vo originar o nervo olfatrio (I par craniano). - Fossa Mdia: Formada pelo esfenide e temporal - Fossa posterior: formada pelo occipital e parte do temporal - O esfenide na parte intra craniana apresenta muitos acidentes relevantes. - Cela trcica do esfenide: cavidade bem no meio do esfenide, abriga a glndula hipfise intima relao com o cruzamentos das vias pticas, quiasma ptico. Importante nas tumoraes, disfunes da hipfise. - Dorso da Cela - Processos crinides anteriores: importante no trajeto do nervo ptico. - Processos crinides posteriores: partes laterais do dorso da cela. - 3 Forames importantes do osso esfenide: - Oval: Nervo mandibular - Redondo: Nervo maxilar - Espinhoso: Artria meningia mdia (irriga a duramter). - Corte sagital do crnio (acidentes importantes): - Spto nasal: limite inferior: Vomer; limite superior: lmina perpendicular do etmide. - Seio Frontal - Seio esfeinoidal: ntima relao com a cela trcica processos inflamatrios nessa regio podem acometer a cela trcica. - Concha nasal inferior (parede lateral da cavidade nasal) osso a parte. So duas, uma de cada lado. - Mandbula: nico osso mvel do crnio. Graas ela existe o processo da mastigao, por ela entra os alimentos etc. Ela apresenta um corpo e dois ramos (ramo lateral direito e esquerdo). Entre o corpo e o ramo fica localizado o ngulo da mandbula (2 direito e esquerdo). A parte da mandbula que se articula com o arco zigomtico o processo condilar, acidente do ramo da mandbula. So 3 acidentes que merecem destaque: processo condilar (que se articula com a fossa temporal da mandbula ATM sinovial biaxial / triaxial possui uma cpsula que permite esses movimentos); processo coronide e a incisura mandibular. - A parte anterior do corpo chamada de mento, acima do mento h dois forames mentorianos por onde passam os nervos mentorianos. Dentro da mandbula h 2 fossas: sublinguar (glndula sublinguria) e a fossa submandibular (glndula submandibular). - Forame mandibular: onde passa o ramo do nervo mandibular, nervo alveolar inferior protegido pela lngula da mandbula (espcula ssea).

- Osso Iide: Osso do pescoo, no se articula com nenhum outro osso do corpo, possui forma de ferradura ou letra U. Apresenta dois cornos maiores, dois cornos menores e um corpo. Ele fica solto no pescoo, mas de grande importncia porque um grande nmero de ligamentos e msculos se fixam nesse osso. EX: une msculos que se ligam na mandbula e nele, e no esterno e nele.

Anda mungkin juga menyukai