Anda di halaman 1dari 15

A ESPERANA NA FAMLIA: UMA LEITURA PSICANALTICA DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Fernanda Hermnia Oliveira Souza * Eduardo Leal Cunha **


* Psicloga, Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe.

** Psicanalista, Doutor em Sade Coletiva (IMS/UERJ), Professor do Ncleo de Pesquisa e Ps-Graduao emPsicologia Social e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

Resumo: A partir de uma perspectiva psicanaltica, pretendemos discutir o lugar que a famlia ocupa nas polticas pblicas voltadas para a proteo infncia e adolescncia e no discurso daqueles que operam tais polticas, com destaque para as instituies de acolhimento institucional ou abrigo. Por meio da anlise de documentos legais especificamente o Estatuto da Criana e do Adolescente (1990/2009); o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito da Criana e do Adolescente Convivncia Familiar e Comunitria (2006); e a fala de funcionrios de instituies de acolhimento , mostramos que, embora no discurso oficial aparea uma relativizao do modelo de famlia nuclear patriarcal, esse modelo ainda opera, em nvel inconsciente, como principal agenciador das relaes entre crianas, funcionrios de instituies e Estado. Palavras-chave: famlia, acolhimento institucional, estatuto da criana e do adolescente. Abstract: From a psychoanalytical perspective, we intend to discuss the familys place in the public policies aimed at protection of children and adolescents and in the speech of those who operate such policies, with emphasis on institutional care home or shelter. Through analysis of legal documents, specifically the Statute of the Child and Adolescent (1990/2009) and the National Plan for Promotion, Protection and Defense of the Right of the Child and the Adolescent Family and Community Coexistence (2006), and speech of employees of the shelters, we draw attention to the insistence on a patriarchal nuclear family model that operates at an unconscious level as the main agent of relations between children, shelters employees and State. Keywords: family, shelter, Statute of the Child and Adolescent.

Introduo

O abrigo uma medida de proteo prevista pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (2009) que visa a acolher crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade. Podem ser acolhidos em abrigos desde crianas recm-nascidas at jovens com 18 anos de idade, vtimas de maus-tratos fsicos, psquicos, de abuso sexual, de deficincias fsicas e mentais, rfs, abandonadas, e crianas que tenham cometido infrao e no receberam outra medida de proteo. Podero ser encontrados, tambm, nos abrigos, crianas e adolescentes com vivncia de rua para os quais o retorno famlia biolgica se mostre difcil e invivel. Acolhimento institucional, ou programa de acolhimento, significa o mesmo que abrigo em instituio. Pode ser oferecido em diversas modalidades e gerido por diferentes instituies governamentais ou no governamentais, como: acolhimento institucional, casa-lar e casa de passagem. O termo abrigo foi substitudo oficialmente por acolhimento institucional em 2009, a partir de reformulaes feitas pela Lei 12.010, de 3 de agosto de 2009, no Estatuto da Criana e do Adolescente. O acolhimento institucional uma modalidade de proteo infncia e adolescncia cujo principal objetivo reestabelecer o convvio desses jovens com sua famlia de origem ou com famlias substitutas. Tendo em vista a prioridade que o significante famlia recebe nas polticas pblicas voltadas para a proteo infncia e adolescncia, delimitamos como ponto central de nossa investigao a discusso do lugar que a famlia ocupa nos principais documentos que versam sobre essas polticas. So eles: o Estatuto da Criana e do Adolescente (1990) e o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito da Criana e do Adolescente Convivncia Familiar e Comunitria (2006). Nesses documentos, a famlia se apresenta sob dois modelos: famlia nuclear patriarcal, centrada no tringulo pai-me-filhos; e famlia extensa, que corresponde a toda vinculao afetiva que percorre os laos de parentesco e mesmo de convvio. Alm dos textos legais, retomamos depoimentos coletados em pesquisa anterior, realizada em quatro instituies de acolhimento do Municpio de Aracaju, que teve como finalidade descrever o funcionamento institucional a partir do discurso de seus funcionrios (SOUZA, 2009). Chamou-nos a ateno o modo como a prtica dos funcionrios parece sustentarse em uma fantasia familiar, em que esses aparecem ao mesmo tempo como pais das crianas abrigadas e, inclusive, como filhos abandonados do Estado. Fantasia que ao mesmo tempo aparece reafirmada e denegada no texto legal. Em funo disso, focamos o nosso interesse no entendimento da famlia como modelo de organizao social e baseamos nossa argumentao nos trabalhos de Michelle Perrot (1991) e Joel Birman (2007). Procuramos explicar como a constituio do espao privado contribuiu para a delimitao de uma organizao familiar denominada de famlia nuclear patriarcal, que teria como caracterstica principal ser natural. Para discutir essa atribuio

de natural para famlia, utilizamos o trabalho de Jurandir Freire Costa (1992) e sua concepo de tica naturalista. Por fim, discutimos possveis relaes entre o discurso dos funcionrios das instituies de acolhimento, as diretrizes dos documentos oficiais e o cenrio contemporneo das configuraes familiares. Isso com o objetivo de demonstrar que o modelo da famlia nuclear permanece como principal agenciador das relaes entre as crianas, os funcionrio das instituies e o Estado, ainda que o discurso oficial encubra a permanncia desse modelo com a ampliao da noo de famlia. A famlia como modelo de organizao social Birman (2007) prope a descrio da estrutura familiar em sua complexidade social e histrica, destacando os processos polticos e econmicos que nela se condensam. Explica-nos que a famlia pr-moderna foi denominada famlia extensa pelos pesquisadores e cientistas sociais, porque dela faziam parte agregados, alm do casal e seus filhos. Diferentes geraes conviviam no mesmo espao e tinham como figura de autoridade o pai. A famlia moderna ou nuclear nasceu na passagem do sculo XVIII para o XIX. Faziam parte dela somente os pais e os filhos (BIRMAN, 2007). A mudana da famlia extensa para a famlia nuclear se deu em funo da delimitao dos espaos pblico e privado, ficando a famlia inserida dentro deste ltimo. O privado passou a ser relacionado ao que est no mbito da famlia e ligado especialmente ideia de intimidade. A delimitao desse campo como oposto ao pblico propiciou o desenvolvimento de inmeros discursos tericos, normativos e descritivos centrados na famlia. A nfase dada famlia foi fruto de um conjunto de discursos religiosos e econmicos. O religioso a entendia como uma pequena igreja, centro da luta para reformar os hbitos e a moral (PERROT, 1991, p. 56). Homem e mulher nasciam para ocupar papis distintos. Cada sexo seria diferente por natureza e possuiria caractersticas particulares que deveriam ser respeitadas. O econmico contribuiu para a separao entre o pblico e o privado e para a delimitao da famlia atravs de uma maior segregao de tarefas e dos espaos pela diviso do trabalho. A vida profissional foi se afastando da vida familiar. Na arquitetura passaram a ser construdos quartos diferenciados para os filhos, e a natureza foi domesticada para assegurar a tranquilidade da vida em famlia. Sennett explica que quanto mais o contraste entre pblico e privado for se tornando ntido e a partir dele cultura e natureza passarem a se constituir enquanto opostos a famlia ser entendida como um fenmeno natural. Se o natural e o privado esto unido s, ento as experincias das relaes familiares de todos os homens seriam sua experincia da natureza (SENNETT, 1998, p.119).

Nessa famlia, a figura do pai exerce um papel importante. O pai, patriarca, reina como um Deus no tabernculo de sua casa (PERROT, 1991, p. 128). Cabia a ele decidir a vida da famlia, no s no campo pblico, uma vez que ele o nico que tem direitos polticos, mas principalmente no privado. O pai o senhor do dinheiro (PERROT, 1991, p. 123) e de todas as decises econmicas, pedaggicas e matrimoniais. A autoridade paterna se assemelha autoridade do Estado. Entendemos autoridade nos termos designados por Sennett (2001, p. 33).
Autoridade uma tentativa de interpretar as condies de poder, de dar sentido s condies de controle e influncia, definindo uma imagem de fora. O que se busca uma fora slida, garantida e estvel. Buscamos na autoridade um consolo que o tempo nunca permite de fato.

Birman (2007) explica que o poder paterno foi revitalizado em duas dimenses: no incremento de sua autoridade no espao pblico e na revitalizao de seu poder no espao privado, devido permanente evocao de sua autoridade pela figura materna como agenciador de limites e castigos. E a figura materna passou a se constituir com a figura da me-mulher, gestora do espao privado e submetida figura paterna. A autoridade paterna, portanto, dominava o espao pblico e regulava o privado, controlando a vida de sua esposa e filhos. Esse modelo familiar composto por pai, me e filhos que se configura no sculo XIX no campo do privado assentado na natureza e na autoridade paterna, o que estamos denominando de modelo familiar nuclear patriarcal. Nas fotografias da poca podemos visualizar essa famlia, esse ncleo do privado: o pai a encarnao da autoridade; a esposa, do sentimento inato de amor materno; e os filhos, da pureza angelical. Ao mesmo tempo, o privado associado intimidade e famlia no estava totalmente descolado do pblico. A autoridade pblica assumiu uma participao ativa na formao da famlia pela via, por exemplo, do casamento (HUNT, 1991, p. 31). A famlia assim descrita passa a fazer parte do imaginrio da sociedade. Ela ser um modelo, um padro modulador das relaes sociais. A tica naturalista Nesse imaginrio, a famlia nuclear patriarcal passa a se situar no campo do privado e a ser entendida como um fenmeno natural. Suas atribuies, sejam paternas, maternas ou filiais, so dadas pela natureza como propriedades inerentes. Por que natural? A colagem da famlia natureza parece estar inserida no que Jurandir Freire Costa (1992) chama de tica naturalista: tica que busca na natureza os fundamentos da vida moral; assim, as decises encontram fundamento nos imperativos da vida biolgica. A boa vida,

nessa concepo, a resultante da adequao das regras ticas s leis naturais. O imoral ou amoral o antinatural (COSTA, 1992, p. 1). A tica naturalista , portanto, aquela que tem por finalidade descobrir o fundamento transhistrico e universal, capaz de justificar a necessidade das obrigaes morais. Baseados nessa tica, o Estado, os discursos cientficos e os modelos socioeconmicos agenciaram as dinmicas familiares. O discurso mdico higienista, por exemplo, descrevia os comportamentos naturais de uma me e os procedimentos a serem executados por ela para a sade de seus filhos. O discurso legal descrevia os deveres e direitos de pais e filho.
Homem e mulher nasciam para ocupar esferas diversas. Era uma regra da natureza, confirmada pelo costume e pelas relaes sociais. Cada sexo, diferente por natureza, possua suas caractersticas prprias, e qualquer tentativa de sair de sua esfera estaria condenada ao fracasso (PERROT, 1991, p. 59).

Os elementos que contriburam para a passagem da famlia extensa para a famlia nuclear, os discursos religioso, mdico, jurdico e econmico, presentes na histria e produtores de histria, foram cristalizados na tica naturalista. Atualmente, o modelo familiar nuclear patriarcal, centrado na trade pai, me e filho, vem sendo questionado pelo aparecimento de novas configuraes familiares, novas famlias ou novos arranjos familiares. So eles: monoparentalidade, homoparentalidade, adoo, recasamentos, famlias concubinrias, temporrias, de produes independentes. Questiona-se o natural da famlia e se enunciam novas formas de enlaces afetivos. Essas novas configuraes familiares so assim denominadas por se constiturem fora dos padres tradicionais (CECCARELLI, 2007). Sarti (2008) explica que o trabalho remunerado da mulher, somado ao advento da plula anticoncepcional e s tecnologias reprodutivas, como a inseminao artificial e a fertilizao in vitro, contriburam para desestabilizar a associao da famlia ao natural. Roudinesco (2003) tambm afirma que o conceito de famlia nuclear, formada por pai, me e filhos deu lugar famlia contempornea, que se configura por meio das novas formas de casamento, separao, recasamento, fertilizao etc. Nessas novas famlias, o exerccio da parentalidade foge aos padres da famlia nuclear patriarcal, questiona a dimenso de natureza como determinante do parentesco, inclui a dimenso afetiva e a dimenso da escolha. Elisabeth Badinter (1985) percorre a histria da evoluo das atitudes maternas paralelamente histria das famlias e desconstri o que ela denomina mito do amor

materno, sentimento inato, natural que existiria na mulher e que as orientava para a obedincia ao marido e ao cuidado dos filhos. A famlia na letra da lei Examinaremos, agora, como a famlia se enuncia nos principais documentos legais que versam sobre a proteo infncia e a adolescncia: o Estatuto da Criana e do Adolescente (1990) e o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria (2006). Antes da criao do ECA, as aes governamentais e as polticas sociais dirigidas infncia baseavam-se no Cdigo de Menores de 1927, tambm conhecido como Cdigo Mello Matos, e no Cdigo de Menores de 1979. Esses Cdigos preocupavam-se com as crianas consideradas delinquentes e abandonadas, que deveriam ser submetidas a medidas de assistncia e de proteo pelas autoridades competentes. Tinham como objetivo regulamentar as formas de assistncia e de proteo para a populao infantojuvenil que estava perambulando pelas ruas, ameaando o futuro da nao pela desordem e pela pobreza (BULCO, 2002). Enfocavam o abandono, a proteo e a vigilncia de menores em situao irregular, incluindo uma viso teraputica: dever-se-ia curar as mazelas familiares e sociais personificadas no adolescente infrator. A criana pobre e abandonada deveria ser controlada e tutelada a fim de evitar que sua suposta periculosidade e potencialidade delinquentes viessem tona. Aps o regime militar e o incio da abertura poltica no Brasil, surgiram movimentos que reivindicavam mudanas no Cdigo, dentre eles: o Movimento em Defesa do Menor, poltico e no partidrio, criado em 1979; e a Pastoral do Menor, que se fazia presente tambm no Movimento em Defesa do Menor (JUNQUEIRA, 1986). Nesse mesmo ano, a Conveno Internacional dos Direitos da Criana determinou que a UNICEF divulgasse um relatrio anual da situao mundial da infncia (COSTA, 1998). Esses movimentos culminaram na criao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de junho de 1990. Essa lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente:
Gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade (Art. 3).

Considera-se criana, para os efeitos dessa Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade (Art. 2).

Vejamos primeiramente como a famlia enunciada no Estatuto da Criana e do Adolescente (1990), em seguida no Plano Nacional (2006) e, por fim, na nova redao do Estatuto dada pela Lei 12.010 de 3 de janeiro de 2009. De acordo com o ECA (1990, Art. 19),
toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.

A famlia prioridade porque as aes propostas tm como finalidade a permanncia, insero e reinsero de crianas e adolescentes em suas famlias. Pertencer a uma famlia um direito assegurado por lei. O prprio Estatuto esclarece o que considera como famlia: entende -se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes (Art. 25). Fica claro que o modelo familiar descrito na lei, apesar de incluir a possibilidade de fam lia monoparental, ainda considera o componente natural, resqucio do modelo familiar nuclear patriarcal. O Estatuto visa proteo integral da criana e do adolescente (Art. 1) e, para atingir esse objetivo, coloca a famlia em primeiro plano, como instituio primria de proteo desses jovens. Em caso de violao dos direitos, existem medidas de proteo previstas na lei e uma delas a colocao em abrigo, ou acolhimento institucional. interessante notar que, mesmo os abrigos sendo legalmente um lugar transitrio, seus digirentes so considerados guardies dos jovens que l se encontram. Um guardio presta assistncia material, moral e educacional criana ou ao adolescente, tendo o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais (Art. 33). Ele teria, portanto, os mesmos direitos que os pais, o ncleo familiar descrito pela lei. Podemos supor que o abrigo se estrutura, ento, como uma famlia. Se a famlia natural ou de origem falha, existe o abrigo para exercer essa funo, evidenciando ao mesmo tempo o fracasso dessas famlias. Diretrizes j propostas pelo ECA foram reiteradas 16 anos depois no Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria (2006). De acordo com este, as crianas e os adolescentes devem ser vistos de forma indissocivel de seu contexto familiar e comunitrio. Seu objetivo favorecer o desenvolvimento pleno das famlias. E ainda: garantir efetivamente os direitos das crianas e adolescentes; romper com a cultura da institucionalizao; fortalecer o paradigma da proteo integral e da preservao de vnculos familiares e comunitrios. No Plano Nacional, a famlia entendida como estrutura vital, lugar essencial humanizao e socializao da criana e do adolescente, espao ideal e privilegiado para o desenvolvimento integral dos indivduos (BRASIL, 2006, p. 19).

Nesse Plano enfatizada a existncia


de vnculos de filiao legal, de origem natural ou adotiva, independentemente do tipo de arranjo familiar onde esta relao de parentalidade e filiao estiver inserida. Em outras palavras, no importa se a famlia do tipo nuclear, monoparental, reconstruda, ou outras (BRASIL, 2006, p. 26).

O foco passaria, ento, a se situar no no natural da famlia, mas nos vnculos. Entretanto, o Plano Nacional primeiro reconhece a existncia de uma famlia natural diferente da adotiva e, posteriormente, aponta para a necessidade de entendimento de novos modelos familiares. Parece-nos que surge a possibilidade de vislumbrar novos arranjos familiares, no entanto, a famlia natural no perde o seu lugar dentro do entendimento de famlia. No s pela preservao do termo natural, mas, tambm, pela necessidade de demonstrao do contexto ideal para o desenvolvimento pleno das famlias. Os discursos que se ocuparam da famlia natural no sculo XVIII parecem ser os mesmos utilizados hoje neste texto legal. Os pais teriam papis designados pela natureza, que deveriam ser cumpridos risca para o bem-estar de seus filhos. Lemos (2010) explica que a concepo de que a famlia seria a base da sociedade, tendo na criana seu elemento central, aparece tambm no discurso e nas prticas do UNICEF.
A questo da proteo resume-se basicamente capacitao dos pais, aquisio de conhecimentos psicopedaggicos de higiene e nutrio. Vigiar atentamente os filhos, estar prximo, cuidar com afeto, mant-los limpos, lev-los escola, impedir que os adolescentes entrem em conflito com a lei, dar-lhes estabilidade e acompanh-los cotidianamente so regras indicadas aos pais pelos assessores da referida agncia multilateral (LEMOS, 2010. p. 7).

Essa capacitao dos pais para cuidar de seus filhos tambm aparece no Plano Nacional (2006). Segundo o qual, estritamente necessrio destacar que a capacidade da famlia para desempenhar suas responsabilidades est ligada a seu acesso aos direitos universais sade, educao e aos demais direitos sociais. Por outro lado, sustenta a no concepo de um modelo ideal de famlia quando afirma que a estrutura familiar deve ser ultrapassada e o modelo familiar natural deve ser desmistificado a fim de contemplar a diversidade de arranjos familiares. Passa a considerar os vnculos no de carter legal, mas de carter simblico e afetivo da famlia. Define a famlia extensa como
A famlia que se estende para alm da unidade pais/filhos e/ou da unidade do casal, estando ou no dentro do mesmo domiclio: irmos, meio-irmos, avs, tios e primos de diversos graus (BRASIL, 2006, p. 27).

Ainda que os conceitos estejam se expandindo, o referencial parece continuar a ser o da famlia nuclear patriarcal ligada filiao atravs de lao de sangue. Considera-se a famlia extensa, mas ela definida a partir da unidade pais/filhos e da unidade do casal. No nosso entendimento, a escrita desse documento opera uma contradio quando

afirma, ao mesmo tempo, um modelo ideal de gerenciamento familiar que passa pelas instituies sociais e econmicas e um modelo sustentado pelos laos afetivos. Os afetos no so passveis de regulao pelas orientaes mdicas, psicopedaggicas e legais. Desse modo, o que se apresenta o velho modelo familiar vestido com novos trajes politicamente corretos. Novos arranjos familiares sero permitidos somente se forem enquadrados nos parmetros da sade, da educao e da assistncia social. O Plano (2006, p. 31) afirma que a famlia nuclear tradicional deixa de ser o modelo hegemnico e outras formas de organizao familiar passam a ser reconhecidas, evidenciando que a famlia no esttica e que suas funes de proteo e socializao podem ser exercidas nos mais diversos arranjos familiares e contextos socioculturais. Entretanto, se voltarmos para a lei que versa sobre os direitos das crianas e dos adolescentes, veremos que a famlia natural continua a ser o ponto central da definio de famlia. Em 2009, foram realizadas modificaes no ECA, e um pargrafo nico foi includo descrio da famlia natural.
Entende-se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. (Art. 25.) Pargrafo nico. Entende-se por famlia extensa ou ampliada aquela que se estende para alm da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade.

Considera-se a famlia extensa j citada em 2006 no Plano Nacional, contudo, a referncia famlia natural e filiao sangunea continua igual proposta em 1990, nessa mesma lei. Agora os dois modelos de famlia, natural (ou burguesa) e extensa, passaram a coexistir na letra da lei. O conceito de famlia natural no se extingue, parece se constituir como ponto norteador do entendimento de famlia ou como um elemento presente do imaginrio da sociedade, um modelo, um padro. , a nosso ver, essa dimenso imaginria de famlia que aparece no discurso dos funcionrios como ncleo de sustentao da lei e do funcionamento institucional, a despeito do enunciado manifesto na lei de ampliao do sentido de famlia. A esperana da famlia Retomaremos agora, depoimentos colhidos em pesquisa anterior (SOUZA, 2009) cuja finalidade foi descrever o funcionamento das instituies de acolhimento atravs do discurso de seus funcionrios. A partir das falas dos entrevistados, buscamos compreender o atendimento que est sendo prestado aos jovens abrigados no Municpio de Aracaju (SE), procurando entender se a rede de proteo infncia e adolescncia conseguia se articular e promover a proteo aos abrigados atravs das aes dos Conselhos Tutelares, Abrigos e Juizado da

Infncia e da Juventude. Alm disso, tentamos verificar se a rotina do abrigo estaria de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criana e do Adolescente, especificamente quanto ao tempo de abrigamento e garantias dos direitos desses jovens. Ao falar das instituies e do atendimento prestado aos jovens, os funcionrios forneciam pistas para o entendimento do que sustenta suas prticas. A leitura das entrevistas nos trouxe uma questo: o que congrega o funcionamento institucional? E uma indicao presente nas prprias falas foi: a existncia de uma identificao com as figuras parentais no funcionamento subjetivo desses funcionrios, o que apontava para a existncia de uma famlia oculta na dinmica institucional. A partir dos indicadores que emergiam nas falas, levantamos a hiptese de que o modelo de famlia nuclear opera ainda como principal agenciador das relaes entre as crianas, os funcionrios das instituies e o Estado, a despeito do surgimento de novas formas de vnculo parental e mesmo da impossibilidade de se reproduzir o modelo familiar no ambiente institucional. Foi essa hiptese que nos orientou para a anlise das leis de proteo infncia e adolescncia. A seguir, analisaremos alguns dos depoimentos, considerando exclusivamente seu aspecto qualitativo e reconhecendo as limitaes da amostra, com o objetivo de explorar algumas pistas que aparecem no enunciado de funcionrios das instituies de abrigo e que podem nos ser teis para o entendimento do papel que o modelo da famlia nuclear patriarcal ainda ocupa no imaginrio social e no funcionamento psquico dos sujeitos envolvidos no processo de abrigamento.
, porque elas ficam aqui, a famlia delas a gente, tem meninas que me chamam de me, aqu i eu sou taxada como a mezona, a tia a senhora minha me, ento aqui a gente t sendo como me, que no n? Porque um dia ela vai ter que sair. Ento assim, a gente percebe que poucas meninas entram aqui com aquele afeto pela famlia, poucas (Funcionria). A gente percebe conversando muitos preferem estar aqui do que estar com suas famlias. Isso porque, de acordo com o dilogo que a gente tem, aqui considerada por muitos deles como uma me. Porque aqui eles tem de tudo um pouco. Tem comida, tem roupa, tem material de higiene, tem curso, tem escola, tem os educadores, as pessoas aqui que acabam sendo pais e mes para cada um deles. Querendo ou no ele sentem como uma famlia, sentem como famlia, apesar das dificuldades. Ento diariamente, vrias vezes a gente tem aconselhado alguns que tem condies de ir para casa tranquilamente, podem voltar mas no entanto no tem o interesse justamente porque se sente bem de estar aqui, na verdade o nosso dever que ele se sinta bem com a famlia, que o melhor (Funcionrio).

A instituio se configura, nas falas, como uma famlia que oferece o suporte material e psicolgico para o desenvolvimento dos jovens. Os educadores dos abrigos funcionariam como pais e mes oferecendo casa, alimentao e a possibilidade de vincular-se. O abrigo um ambiente de passagem, mas seus diretores, sendo guardies dessas crianas e

adolescentes, ocupam lugar de pais e parecem estar investidos da ideia de um modelo tradicional de famlia. Ou melhor, de uma fantasia familiar de dupla face, em que esses funcionrios so tanto pais amorosos das crianas quanto filhos abandonados por um pai/Estado incapaz de cumprir seu papel protetor. Apesar da mudana no prprio entendimento do que seja a famlia, a fora do significante e seu poder de funcionar como mito, naturalizando-se, fazem com que, nas falas dos entrevistados, os papis que eles desempenham se circunscrevam ao da famlia nuclear, como se no imaginrio deles estivesse presente uma lgica idealizada de famlia. Idealizada porque as famlias desses jovens em sua maioria no se configuram como nuclear, e se apresentam com configuraes diversas. A configurao do abrigo como lar familiar inserido na lgica da famlia nuclear opera duas contradies: uma no plano da lei, j que a internao no abrigo definida como medida de proteo para crianas e adolescentes, sendo uma medida provisria e excepcional, utilizvel como forma de transio para a colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade (Art. 101 ECA, pargrafo nico). Ou seja, as crianas devem ficar com suas famlias ou com famlias substitutas e no no abrigo. E outra no imaginrio dessas crianas e adolescentes, pois muitas delas passam a ter uma dupla famlia: dentro e fora do abrigo.
Apesar que elas sentem tambm, a gente sente tambm que elas tem assim uma necessidade e desejo de voltar a famlia, uma coisa assim impressionante que a gente sente, elas puxam prum lado mas querem ficar do outro, querem ir pra l assim como se fosse um passeio, no perder esse relacionamento mas ao mesmo tempo querem permanecer. Eu penso assim que mais no sentido daquilo que elas recebem, alm do amor, as outras coisas tambm, so os estudos, os projetos, tudo mais que elas participam dos passeios, as sadas, tudo isso que l fora elas no tem oportunidade (Funcionria).

Nessa medida, acreditamos que a busca pela famlia ideal constituda imaginariamente no abrigo se configura em sintoma, paralisando as possibilidades de transformao subjetiva e o desenvolvimento de novos enlaces afetivos e socias. Octavio Souza (1991), refletindo sobre a extenso dos conceitos e da prtica psicanaltica, a partir de Lacan (1974-1975) e da distino entre psicanlise em intenso e psicanlise em extenso, considera o sintoma uma formao do inconsciente, realizao de um desejo sustentado por uma fantasia. E pensando no que seria uma interveno da psicanlise no social, prope uma tentativa de estabelecer uma diferena entre um sintoma particular a um sujeito e um sintoma social.
Eu diria que um sujeito sofre de seu sintoma por no poder alterar a posio face ao Outro qual o obriga (momentaneamente) sua fantasia, enquanto que na formao de um sintoma social, os sujeitos no ocupam todos a mesma posio, podendo mesmo altern-la entre si sem que o sintoma se altere (SOUZA, 1991, p. 81).

Por isso, segundo ele, essa interveno da psicanlise requereria tanto a identificao de um sintoma social quanto a indicao da fantasia que o sustenta. Desse modo, ao indentificarmos o sintoma (reproduo do modelo de famlia nuclear no abrigo) e indicarmos a fantasia que o sustenta (famlia ideal a famlia nuclear composta de pai, me e filhos), temos como inteno o possvel deslocamento da cristalizao sintomtica que se constitua em torno da fantasia (p. 82), que viabilizar tanto o luto da famlia nuclear patriarcal quanto a possvel construo de novos modelos de lao afetivo no ambiente institucional. Os funcionrios trazem como causas do abrigamento a ausncia dos pais e a ausncia do Estado. H uma demanda de garantia decorrente da generalizao do abandono que promove uma duplicao dele: crianas e funcionrios esto abandonados pelos pais e pelo Estado.
Negligncia dos pais, os pais no so negligentes porque so, porque querem ser, mas porque tiveram isso, porque eles no conseguem suprir algumas necessidades, porque eles no tem um suporte do Estado, Estado quando eu falo o Estado maior mesmo e no Estado governo mas Estado instituio. Eles no tem o aparato de polticas pblicas para que eles possam garantir o seu papel de pai, n? (Coordenadora).

Podemos notar nesse excerto a duplicao do abandono. As crianas so abandonadas pelos pais e esses pais so abandonados pelo Estado. Ao falarmos dos pais, estamos nos referindo tanto aos pais biolgicos quanto aos pais afetivos desses jovens. Esto todos abandonados, inclusive os funcionrios dos abrigos, porque o pai (Estado) que poderia lhes dar garantias e sustentar a proteo tambm est desacreditado. Um Estado que no pai no pode sustentar os abrigos, nem no nvel da estrutura fsica nem no nvel do imaginrio. Se a meta das instituies de acolhimento a reinsero familiar ou insero em famlia substituta, a viso do abrigo como famlia nuclear dificulta a efetivao das propostas da lei. Ou a lei no tem fundamento ou o abrigo no precisa ser pensado como um lar familiar. Pensar o abrigo como lar familiar opera uma desqualificao das famlias. Uma famlia no exerce adequadamente sua funo e por isso a criana e/ ou adolescente necessita ir para o abrigo. esse o fundamento das propostas do Plano Nacional e do UNICEF. como se o Estado retirasse das pessoas a capacidade de constituir uma famlia e exigisse delas essa capacidade. Por outro lado, os funcionrios dos abrigos deveriam dar assistncia s crianas e adolescentes atravs do acolhimento institucional e proporcionar-lhes o desenvolvimento sadio no seio de uma famlia, entretanto, a prpria instituio se constitui enquanto famlia para esses jovens. Como reinseri-los em suas famlias ou em famlias substitutas se o abrigo j uma famlia?

A insistncia desses funcionrios no modelo de configurao familiar tradicional pode ser um indicador das dificuldades de efetivao das polticas pblicas de atendimento criana e ao adolescente. Nem o abrigo precisa ser uma famlia no modelo tradicional nem preciso ter uma famlia acima de todo o custo. A precariedade material e simblica de muitas famlias fazem do abrigo um ambiente mais efetivo que a famlia de origem. Diversos trabalhos indicam que os abrigos assumem um lugar central na vida das crianas e dos adolescentes abrigados. As instituies de acolhimento aparecem como marca de um momento de suas histrias de vida, como uma experincia que possibilitou a construo de vivncias mais positivas que o ambiente familiar e como principal fonte de apoio social e afetivo para esses jovens. A famlia e o abrigo so as redes constituidoras de apoio das crianas e dos adolescentes institucionalizados (DELLAGLIO, 2006; ARPINI, 2003; SIQUEIRA, TUBINO, SCHWARZ, DELLAGLIO, 2009). O resgate da famlia perdida e o vislumbre da que poder se constituir nos aprisiona no antigo modelo de lugar ideal de desenvolvimento e nos modelos ideais de famlia. Se no cenrio contemporneo das novas configuraes familiares so os laos afetivos que garantem a constituio familiar, e se nas instituies de acolhimento laos afetivos so produzidos, essas instituies poderiam ser pensadas como alternativas a um modelo de famlia. E uma possibilidade pensar a ligao afetiva que se realiza nessas instituies como fraterna. Assim, pode-se compreender as instituies de acolhimento como um ambiente no qual possvel se vincular afetivamente sem a necessidade de estar remetido a uma fantasia familiar. Birman (2006) se refere existncia de diferentes modalidades de fraternidade que no podem ser restringidas a uma dimenso estritamente familiar. De acordo com ele, a fraternidade implica, pois, a igualdade dos agentes soci ais, representada pelo valor idntico e permutvel entre a figura dos irmos (BIRMAN, 2006, p. 132). Assim, uma possibilidade entender a ligao afetiva dentro das instituies de acolhimento como fraterna e, nela, o lao social estaria marcado pela horizontalidade e no pela verticalidade. A fraternidade poderia ser um encaminhamento possvel para a prtica institucional, funcionando como alternativa ao modelo de famlia nuclear vigente nessas instituies.

Referncias bibliogrficas
ARPINI, D. M. Repensando a perspectiva institucional e a interveno em abrigos para crianas e adolescentes. Psicologia Cincia e Profisso, Braslia, v. 23, n. 1, p. 70-75, 2003. Disponvel em: <http://pepsic.bvs-

psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932003000100010&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 14 agosto 2009. BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BIRMAN, J. Laos e desenlaces na contemporaneidade. J. psicanal, v. 40, n. 72, p. 47-62, 2007. _____. Arquivos do mal-estar e da resistncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criana e do Adolescente. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 10 janeiro 2011. BRASIL. Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes convivncia familiar e comunitria . Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasil-DF: CONANDA, 2006. BULCO, I. A produo de infncias desiguais: uma viagem na gnese dos conceitos criana e menor. In: NASCIMENTO, L. M. (Org.). Pivetes: a produo de infncias desiguais. Niteri: Intertexto; Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 2002. CECCARELI, P. R. Novas configuraes familiares: mitos e verdades. Jornal de Psicanlise, So Paulo, v. 40(72), p. 89-102, jun., 2007. COSTA, J. F. Os impasses da tica naturalista: Gide e o homoerotismo. In: _____. A Inocncia e o Vcio. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1992. COSTA, A. C. G. O Estatuto da Criana e do Adolescente. In: DINIZ, A.; LOBO, A. P. (Orgs.). A Criana e o Adolescente em situao de risco em debate . Rio de Janeiro: Litteris/ Ed.: Kroart, 1998. HUNT, L. Os atores. ARIS, P.; DUBY, G. Histria da vida privada, 4: da Revoluo Francesa Primeira Guerra. So Paulo: Companhia da Letras, 1998. JUNQUEIRA, L. Abandonados. So Paulo: cone Editora LTDA, 1986. LACAN, J. O seminrio: livro 22 R.S.I. Indito (1974-1975). LEMOS, F. C. S.; NOBRE, D. da S.; BENGIO, F. C. dos S.; PAULO, F. C.; FEREIRA, F. B. Prticas de governo da famlia pelo UNICEF no Brasil. Mnemosine, v. 6, n. 1., p. 57-70, 2010.

PERROT, M. Os atores. ARIS, P.; DUBY, G. Histria da vida privada, 4: da Revoluo Francesa Primeira Guerra. So Paulo: Companhia da Letras, 1998. ROUDINESCO, E. A famlia em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. SARTI, C. A. Famlias enredadas. In: COSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. (Orgs.). Famlias, redes, laos e polticas pblicas. So Paulo: Cortez/ Instituto de Estudos Especiais-PUCSP, 2008. SENNETT, R. O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade . So Paulo: Companhia das Letras, 1998. _____. Autoridade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. SIQUEIRA, A. C; TUBINO, C. L.; SCHWARZ, C.; DELLAGLIO, D. D. Percepo das figuras parentais na rede de apoio de crianas e adolescentes institucionalizados. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 61, n. 1, 2009. Disponvel em: <http://146.164.3.26/seer/lab19/ojs2/index.php/ojs2/article/viewArticle/175>. Acesso em 12 dezembro 2009. SIQUEIRA, A. C.; DELLAGLIO, D. D. O impacto da institucionalizao na infncia e na adolescncia: uma reviso de literatura. Psicol. Soc., v. 18, n. 1, p. 71-80, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822006000100010>. Acesso em: 12 dezembro 2009. SOUZA, F. H. O. Um olhar sobre o abrigamento de crianas e adolescentes . Universidade Federal de Sergipe, 2009. SOUZA, O. Reflexo sobre a extenso dos conceitos e da prtica. In: ARAGO, L. T.; CALLIGARIS, C.; COSTA, J. F.; SOUZA, O. Clnica do social ensaios. So Paulo: Escuta, 1991. Recebido Aceito para publicao em 20/09/2011 em 28/06/2011

Anda mungkin juga menyukai