Anda di halaman 1dari 50

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA

DEPARTAMENTO DE SISTEMTICA E ECOLOGIA Prof. Tarcisio A. Cordeiro

Disciplina:

ECOLOGIA BSICA
O ambiente fsico <ECOLBAS_3>
Apesar de toda a tecnologia aplicada meteorologia, o clima ainda consegue surpreender a todos. Foto: DesktopWallpaper-s

2012

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A IMPORTNCIA DO CLIMA
Um dos aspectos mais importantes no estudo da Ecologia o clima, pois todos os organismos continentais e boa parte dos marinhos esto inteiramente submetidos s suas variaes. As condies climticas favorecem ou limitam o sucesso de cada espcie e seu estudo ajuda a compreender alguns processos da evoluo. Mudanas climticas do passado moldaram os ecossistemas de hoje. Variaes na temperatura da gua e do ar, o balano entre evaporao e pluviosidade, bem como propriedades fsicas e qumicas do substrato, induzem a uma srie de respostas fisiolgicas e adaptativas nos seres vivos, cujo conhecimento importante para a Ecologia. Uma boa definio de clima, segundo Pielke (2008, apud Stewart, 2009): um sistema constitudo de atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Processos fsicos, qumicos, geolgicos e biolgicos fazem parte das interaes entre os componentes do sistema climtico. Vegetao, umidade do solo e geleiras fazem parte do sistema climtico como o fazem a temperatura e as chuvas. Para se entender um pouco o clima, necessrio conhecer um pouco sobre sua origem e natureza, como veremos a seguir.

3.2

Macropus rufus adaptado ao deserto australiano (KoalaNet).

Aptenodytes forsteri vive no clima polar antrtico (Zastavki.com).

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


NOSSO CLIMA RESULTADO DE UMA SORTE ASTRONMICA

3.3

A existncia da gua lquida, e em menor quantidade mas no menos importante, de vapor e gelo, vital para a manuteno da vida na Terra. Isso s possvel graas a uma combinao de fatores, entre eles esto o tamanho e fase da vida do Sol e a distncia da Terra at ele. A Terra est situada na zona habitvel do sistema solar; se for ligeiramente aproximada ou afastada de sua orbita atual (aprox. 5%, ou 8 milhes de km), as condies que permitem que os trs estados fsicos da gua ocorram simultaneamente seriam improvveis de acontecer; o ciclo da gua e a vida, tal como o conhecemos atualmente, no poderiam mais existir. Alm dessa condio favorvel no sistema solar, a massa da terra produz uma fora de gravidade suficiente para a formao de uma atmosfera. O vapor de gua na atmosfera fornece um efeito estufa que mantm a superfcie da Terra numa faixa de temperatura relativamente constante. Se a Terra fosse menor e com uma atmosfera mais fina, sofreria com temperaturas extremas que impediriam a acumulao da gua na superfcie, exceto em calotas de gelo polares (como em Marte).
Imagem: Wikipedia

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


O AQUECIMENTO DIFERENCIADO DA SUPERFCIE DA TERRA

3.4

Para todos os efeitos, considera-se que os raios solares chegam a toda superfcie do globo em linhas paralelas. Imagine-se uma mscara colocada frente do globo, com uma janela de 1000 km2 colocada sobre o Equador; uma rea equivalente seria aquecida na superfcie. Se movermos a janela para 30 de latitude, veremos a mesma quantidade de energia distribuda agora por aprox. 116 km2. Aos 60 de latitude, a mesma quantidade de energia ir se distribuir por mais de 200 km2. O quadro acima j explicaria a diminuio da temperatura do equador para os plos, mas s Adaptado de Kolars, J. & Nystuen, J. D. 1975. Physical Geography, McGraw Hill, 312 pp. In em parte. Nas latitudes mais altas, os raios Arlinghaus, S. Univ. Michigan. solares precisam percorrer distncias maiores dentro da atmosfera, aonde so parcialmente absorvidos ou refletidos, de qualquer forma, a radiao solar disponvel na superfcie sempre ser menor do que nas regies tropicais. Oceano e atmosfera, a superfcie de contato entre os dois muito extensa e isso d origem a um sistema de interdependncia, o que acontece em um deles ir provocar alteraes no outro. As correntes marinhas superficiais e as ondas so conseqncia direta dos padres dos ventos globais, por outro lado, a maior parte da energia que impulsiona o clima est nos oceanos.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


ESTRUTURA DA ATMOSFERA

3.5

Wikipedia

500 km

A atmosfera se modifica com a altitude e so reconhecidas cinco camadas distintas (figura ao lado), identificadas por suas caractersticas em relao temperatura, composio qumica, movimento e densidade. Cada camada separada por transies, um forte gradiente de alguma de suas caractersticas, que recebe o sufixo pausa, isto o equivalente termoclina e haloclina no oceano.
Troposfera, a camada inferior da atmosfera e onde a vida e quase todo o clima ocorrem. A espessura da troposfera varia com a latitude, enquanto no Equador ela mede de 18 a 20 km, chega a apenas 9 km acima dos 50 de latitude, e a 6,5 km nos plos. A concentrao de gases diminui com a altitude, o ar se torna rarefeito e pobre em oxignio, o que limita a aviao comercial aos 11 km de altitude. A temperatura tambm diminui com a altitude, chegando a -50C. A camada de transio entre a troposfera e a camada sobrejacente chamase tropopausa, e ambas so conhecidas como atmosfera inferior. Estratosfera, se estende da tropopausa at 50 km de altitude, contm cerca de 19% dos gases atmosfricos e muito pouco vapor de gua. A temperatura se eleva com a altitude, de aprox. -60 at -15C, junto estratopausa. Na camada inferior da estratosfera, entre 15 e 30 km, o oxignio encontra radiao ultravioleta suficiente para se transformar em oznio, criando uma camada (de oznio) quase opaca ao ultravioleta, responsvel pelo aumento de temperatura. uma camada com ventos calmos, onde os gases se movimentam lentamente. Estratosfera, estratopausa, mesosfera e mesopausa so chamadas coletivamente de atmosfera mdia. Mesosfera, se localiza entre 50 e 85 km de altitude. Aqui os gases so ainda mais rarefeitos que na estratosfera, de forma que o aquecimento produzido pelo acmulo de radiao ultravioleta no se faz mais sentir; assim a temperatura diminui com o aumento da altitude para at -120C, junto mesopausa. No entanto as molculas de gases esto concentradas o suficiente para desacelerar e volatilizar meteoritos.

85 km

50 km

6 - 20 km

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A ATMOSFERA EM AO

3.6

Veja uma semana de atividade da vaporsfera. Se voc no conseguiu visualizar o vdeo, tente este link: earthobservatory.nasa. O satlite que capturou as imagens possui sensores para registrar o vapor da atmosfera e est posicionado sobre o Golfo da Guin, aprox. sobre o encontro da linha do equador com o meridiano de Greenwich (lat 0, long 0). Se quiser ver mais sobre o satlite meteorolgico da ESA clique: EUMETSAT.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


FABRICANDO VENTOS

3.7

A radiao solar aquece a superfcie da Terra, que por sua vez, aquece a atmosfera sobrejacente. O ar aquecido menos denso que o ar frio porque possui menor nmero de molculas por unidade de volume, logo, o ar quente ascende e o espao que ocupava junto superfcie preenchido por ar mais frio, criando uma ou mais clulas de conveco, ao deslocamento do ar junto a superfcie chamamos de ventos. O ar aquecido se resfria novamente ao encontrar ar frio em camadas mais altas da atmosfera, ento o vapor de gua que estava contido no ar quente condensa e forma as nuvens (grfico direita) . Tem muito tempo que a espcie humana sabe que o ar aquecido se eleva na atmosfera e, eventualmente, utiliza esta propriedade (foto).

Esquerda: balo de ar quente (FreeFoto.com). Acima: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


FABRICANDO TEMPESTADES
Ao passar do estado de vapor para o estado lquido, a gua libera enormes quantidades de energia na forma de calor. Em larga escala, toda esta energia pode dar origem a fenmenos climticos mais extremos, tais como furaces, ciclones, trovoadas, trombas dgua, granizo e tempestades eltricas. Um ciclone pode ser iniciado com uma nuvem do tipo cumulo-nimbus, a qual, segundo a hiptese da Hot Tower (Simpson e Riehl, 1958), pode se elevar at 18 km de altitude, adentrando a estratosfera e transportando cerca de 2 milhes de toneladas de gua do mar. A fonte primria de energia dos ciclones justamente a liberao do calor latente de nuvens gigantes, que passam de vapor para cristais de gelo, aquecendo o ar circundante e aumentando seu impulso ascendente. Um ciclone tropical , ao final, um evento trmico gigante.

3.8

Num ciclone se estabelece um mecanismo de retroalimentao que continuar at que seja extrada toda a reserva de calor disponvel; eventualmente liberando o equivalente a 200 vezes a produo mundial de eletricidade. Mais informaes e imagens: Wikipedia

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima

3.9
Imagem: NASA Earth Observatory MODIS 19.06.2010

EFEITO FUJIWARA Sistema de 2 ou mais furaces


(mais em Wikipdia)

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


GEOGRAFIA DOS CICLONES TROPICAIS

3.10

Os ciclones tropicais, como o nome sugere, ocorrem sobre o cinturo trmico dos oceanos, sendo mais freqentes no hemisfrio norte, onde a camada superficial dos oceanos mais aquecida. No hemisfrio sul, os ciclones ocorrem no oeste do oceano Pacfico e no ndico. No Atlntico sul foram registrados quatro eventos, um na costa africana e trs na costa brasileira, de 1991 at 2010. A imagem abaixo mostra a incidncia e trajeto dos ciclones tropicais registrados entre 1985 e 2005 (Wikipedia).

Anita, 2010

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


Novidade: furaces no Brasil
1. Costa da Bahia, janeiro de 2004 1 2. Furaco Catarina, maro de 2004 3. Furaco Anita, maro de 2010

3.11

Imagens: Wikipdia.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


ORIGEM DAS CLULAS DE CONVECO

3.12

Para facilitar o entendimento, vamos imaginar um planeta que possua uma superfcie homognea e com pouca ou nenhuma rotao. O que observaramos na em termos de circulao da atmosfera seria o resultado do aquecimento diferenciado da superfcie. No Equador o ar seria aquecido e por expanso trmica, aumentaria de volume e diminuiria de densidade. Se tornando mais leve que o ar circundante, ele se eleva para nveis mais altos, criando zonas de baixa presso na superfcie do planeta, para onde o ar circundante ir fluir, se aquecer, se elevar e assim continuar o processo. Nas regies polares vamos observar um resfriamento da atmosfera, a contrao trmica do ar vai aumentar a sua densidade, e o ar ir descer da alta atmosfera em direo ao solo. Nessas reas se criam zonas de alta presso, ou tambm, aonde os ventos nascem. Esses ventos vo correr junto a Lutgens, F. K. & Tarbuck, E. J. 2000. The superfcie, dos plos em direo ao equador, Atmosphere: An Introduction to Meteorology (8 fechando a clula de conveco. ed). Prentice Hall. 512 pp. In John P. Stimac,
East. Illinois University.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A CIRCULAO DA ATMOSFERA
Uma vez adicionada a rotao da Terra, e o efeito de Coriolis no sistema de circulao atmosfrica, vamos encontrar agora trs clulas de conveco em cada hemisfrio: as clulas de Hadley, de Ferrel e Polares. Um cinturo de baixa presso se forma na regio equatorial, a Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT), onde predominam ventos fracos, calmarias e chuva intensa. Na linguagem dos antigos marinheiros, os ventos eram chamados de doldrums, significando agonia, tdio ou melancolia, porque era comum a nave ficar parada no meio do oceano. O perigo no era grande porque a precipitao permitia aos tripulantes das caravelas acumularem gua. Zonas de alta presso se formam nas regies subtropicais, aos 30 de latitude, onde massas de ar frio no alto da troposfera descem superfcie e divergem em todas as direes.

3.13

Lutgens, F. K. & Tarbuck, E. J. 2000. The Atmosphere: An Introduction to Meteorology (8 ed). Prentice Hall. 512 pp. In John P. Stimac, East. Illinois University.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A CIRCULAO DA ATMOSFERA
Aos 30, os ventos tanto podem seguir para a ZCIT, para formar os ventos alsios, que por serem persistentes e confiveis, eram conhecidos por trade winds, ventos do comrcio, como podem seguir para as altas latitudes, formando os westerlies, ventos de oeste, em conformidade com o efeito de Coriolis. Como aos 30 de latitude os ventos no tem direo definida, as caravelas podiam ficar presas e a ausncia de chuvas obrigava a tripulao a jogar os cavalos e outros animais pela borda para economizar gua, da o nome horse latitudes. As frentes polares se formam nas latitudes entre 50 e 60, onde a presso baixa e a precipitao alta, com ventos fortes. A clula Polar possui estrutura simples, massas de ar descem do topo da troposfera at os plos e formam ventos desviados para oeste, chamados de polar easterlies, ventos polares de leste.

3.14

A circulao atmosfrica determina as principais zonas climticas da Terra, imagem: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A CIRCULAO DA ATMOSFERA - O QUADRO REAL

3.15

A somatria de todos os aspectos relacionados com a circulao atmosfrica apresentados at agora produzem um padro extremamente complexo de clulas de conveco. Apesar da sua estrutura em mosaico e de que esta varia significativamente de ano para ano, a circulao atmosfrica global se mantm relativamente constante. Sistemas meteorolgicos isolados, como as depresses das latitudes mdias e as clulas convectivas tropicais, ocorrem ao "acaso" e por isso que o tempo no pode ser previsto com muita antecedncia, at um mximo de um ms, em termos tericos. Na prtica as previses no alcanam mais de 10 dias. Apesar disso, a mdia destes sistemas, ou seja, o clima, bastante estvel.
Ao lado, clulas de Hadley interpretadas a partir do espao. Velocidades verticais mdias em Julho, de 1979 a 2001, a 500 hPa (hectopascal = milibar). O ar ascendente, valores negativos, concentrase junto ao equador trmico, enquanto o ar descendente, valores positivos, mais difuso. Wikimedia

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A CIRCULAO SUPERFICIAL DOS OCEANOS GERADA PELOS VENTOS

3.16

Os principais sistemas de ventos da troposfera so os alsios, os ventos subtropicais de oeste e ventos polares de leste, os quais, em cada hemisfrio, exercem considervel atrito sobre a superfcie do oceano; essa a principal fora motriz da circulao da gua superficial. A circulao gerada pelo vento concentra-se, em mdia, nos primeiros 100 m da coluna de gua, podendo eventualmente chegar a centenas de metros como na Corrente do Golfo; os ventos movimentam de 10 a 20 % de todo o volume de gua do oceano (Lentini, C., pdf e Ocean Motion, NASA).
Alm de movimentar a camada superficial dos oceanos, os sistemas de ventos promovem a distribuio de calor entre latitudes e entre o oceano e os continentes. Enquanto o sistema de alsios leva ar arrefecido em direo ao equador, os sistemas de ventos de oeste levam ar arrefecido em direo s regies subpolares e, o sistema polar leva ar frio at as latitudes mdias. Os grandes giros ocenicos transportam enormes quantidades de gua, sais e energia trmica, Para uma animao mais realista veja a representao para o hemisfrio Sul em Princeton.edu.

Veja animao da fig. acima em: Exploring Earth

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


OCEANO MUNDIAL, UM RADIADOR PLANETRIO

3.17

Os grandes giros ocenicos so formados a partir da frico da superfcie do mar com a atmosfera e da rotao da Terra (efeito de Coriolis). No hemisfrio norte o giro no sentido horrio, no hemisfrio sul anti-horrio. O resultado so enormes quantidade de calor sendo transportadas para as latitudes altas e gua arrefecida para as latitudes menores. Este processo tem grande influncia sobre o clima dos continentes.
Imagem: SST 13.02.2012, Space Science and Engineering Center Univ. Wisconsin-Madison

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A SAZONALIDADE
Agora vamos considerar os efeitos da rotao da Terra em torno do Sol. O eixo de rotao da Terra possui um inclinao de 23,5 em relao ao plano da eclptica, o plano no qual a Terra orbita o Sol. Isto significa que as latitudes de 23,5 Norte e Sul recebero a radiao solar num ngulo de 90 em uma determinada poca do ano. Em dezembro o sol estar sobre o Trpico de Capricrnio e ser inverno no hemisfrio Norte; at junho, o Sol ir relativamente se deslocar 47 e at o Trpico de Cncer, deixando o hemisfrio Sul na estao de inverno. As datas nas quais o Sol atinge a latitude dos trpicos de cncer ou capricrnio so conhecidas como os dias do solstcio; se estivermos no hemisfrio aonde acontece o vero, teremos o dia mais longo do ano, no outro hemisfrio acontece o dia mais curto. Este ciclo anual mantm as estaes na Terra.

3.18

ECLPTICA

Imagem adaptada de NOAA

Imagem de: NASA/EarthObservatory

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A SAZONALIDADE

3.19

Ao longo de um ano a Terra completa uma rbita ao redor do Sol, como a rbita elptica, em janeiro ela se encontra no perilio (147 milhes km) e em julho no aflio (152 milhes km). Esta diferena na distncia do Sol, entretanto, praticamente anulada pela inclinao de 23,5 no eixo da Terra e pela distribuio dos continentes na superfcie do planeta. Assim, quando a Terra est no aflio, o hemisfrio Norte, com maior cobertura continental, est recebendo mais energia; em dezembro, no perilio, o hemisfrio Sul, coberto predominantemente por oceanos, recebe mais energia. Mas como vimos acima, continente e oceano tem comportamentos distintos. Veja como cinturo trmico da Terra oscila para o Norte e para o Sul.

Filmes: http://www.earthobservatory.nasa.gov/GlobalMaps/

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima

3.20

A SUPERFCIE TERRESTRE COMPENSA DIFERENAS SAZONAIS NA DISTNCIA DO SOL A radiao solar chega em igual quantidade para continentes e oceanos, entretanto, a gua algo transparente e o Sol acaba penetrando na gua at certa profundidade. J nos continentes a superfcie opaca e somente a camada superficial aquecida. Nos oceanos, o Sol tem de aquecer um volume de material maior do que nos continentes, alm disso, o calor especfico da gua muito menor que a da superfcie dos continentes, o que resulta que os oceanos levam muito mais tempo para aquecer e para resfriar. Como o hemisfrio Sul dominado por oceanos, responde mais lentamente ao aquecimento solar que o hemisfrio Norte.

Hemisfrios Norte e Sul

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


BALANO DE ENERGIA NA SUPERFCIE DA TERRA E a diferenas entre as superfcies do oceano e dos continentes

3.21

Toda energia do Sol que chega at a Terra tem de ser devolvida, caso contrrio os oceanos iriam ferver e a superfcie dos continentes seriam calcinadas. O grfico ao lado mostra de que forma isto ocorre. Em amarelo a radiao de ondas curtas, na sua maior parte no comprimento de onda da luz visvel; em vermelho a radiao de onda longa, na faixa do infravermelho. Como visto no slide anterior, a gua possui grande capacidade trmica (calor latente); demanda maior tempo de exposio ao calor para aquecer e leva mais tempo para resfriar. Por este motivo as regies costeiras sofrem menores oscilaes de temperatura entre o dia e a noite.
Imagem: NOAA-Jetstream

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A GUA, SEU CALOR ESPECFICO E A IMPORTNCIA PARA O CLIMA

3.22

O calor especfico (cp) de uma substncia igual a quantidade de energia necessria para aumentar um dado intervalo de temperatura de uma certa quantidade dessa substncia. Usualmente utiliza-se o Joule ou caloria como unidade de energia, o grama como unidade de massa e o intervalo de temperatura de 1C ou 1K. Por exemplo, a gua pode ter a seguinte notao: gua (lquida) cp = 4,1855 J.g-1.K-1 (15C, 1 atm), ou ainda = 1 cal/g/C (15C, 1 atm). De todas as substncias comuns na natureza, a gua tem o segundo maior calor especfico (tabela abaixo). Isto significa que a gua, em relao s demais substncias, requer ou libera uma maior quantidade de energia para fase J/g/K cada C ganho ou perdido. Ao contrrio da substncia sl. 0,790 maioria dos metais, por ex., a gua resiste granito mudanas de temperatura. solo sl. 0,800 Essa propriedade, devida s pontes de areia sl. 0,835 hidrognio, tem uma enorme influncia sobre o dixido de carbono gas. 0,839 clima da Terra, na realidade esse o processo gas. 0,918 que gera todas as intempries, a troca de calor oxignio sl. 0,920 da gua com a atmosfera. Enquanto as regies asfalto mais ridas dos continentes apresentam uma sulf. de hidrognio gas. 1,015 grande variao nictemeral de temperatura, os nitrognio gas. 1,430 oceanos permanecem praticamente inalterados gasolina lq. 2,220 (veja a figura no prximo slide).
Mais em Wikipdia

gua amnia

lq. lq.

4,185 4,700

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


VARIAO NICTEMERAL DE TEMPERATURA NA SUPERFCIE DA TERRA

3.23

Em contraste com os oceanos, os continentes apresentam grande variao de temperatura do dia para a noite, principalmente nas regies ridas, justamente por possurem menos gua.

Imagem: Thurman & Trujillo, 1999. Essentials of Oceanografiy (6 ed.). Prentice Hall. 530 pp.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


INFLUNCIA DOS CONTINENTES

3.24

Como visto anteriormente, a gua e o solo tm capacidade de armazenar calor diferentes. Enquanto no oceano a temperatura varia at 5C entre o dia e a noite, nos continentes a variao pode chegar a 30C. O resultado disso pode ser observado na margens do oceano. Durante o dia o Sol aquece o solo e a gua, mas o solo libera o calor rapidamente, aquecendo a atmosfera que se eleva e produz assim, uma rea de baixa presso. A gua, por sua vez, armazena calor e muito pouco liberado para a atmosfera; o ar sobre o oceano ir se deslocar para a rea de baixa presso originando uma clula de conveco e os ventos conhecidos por virao ou maral. Quando entra a noite o continente j resfriou e no libera mais calor para a atmosfera, a camada superficial do solo se torna mais fria que o oceano. Nessas condies o oceano se torna a parte do sistema com maior calor latente e passa a perder calor para a atmosfera, que se aquece, se eleva e cria uma rea de baixa presso. O ar frio sobre o continente passa a fluir em direo ao mar e d origem aos ventos conhecidos por terral. Este fenmeno ocorre em pequena escala espacial e temporal, todavia este princpio explica a ocorrncia das mones no Indo-Pacfico e os efeitos do El Nio, em escala continental. Modificado de Schmiegelow, O Planeta Azul, 2004.

DIA
VIRAO OU MARAL

NOITE
TERRAL

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


INFLUNCIA DOS CONTINENTES
As imagens ao lado ilustram os padres gerais do vento associados com as mones do inverno e do vero na sia; uma interao climtica complexa entre a distribuio de terras e de guas, topografia, e circulao atmosfrica tropical e de latitudes mdias. Durante o inverno no hemisfrio Norte, a insolao sobre o sul asitico muito fraca, dando origem a um grande centro de alta presso (H). Nas guas aquecidas do Oceano ndico formam-se centros de baixa presso, para onde fluem as massas de ar, passando sobre o continente. O ar frio e seco no propicia a formao de chuvas e sua permanncia determina a durao do perodo de secas na ndia e no sudeste asitico. No vero, devido insolao mais intensa, ocorre o aquecimento do solo e da atmosfera, dando origem a centros de baixa presso (L) no Norte da ndia e do sudeste asitico. Massas de ar quente e mido sobre o Oceano ndico se deslocam para essa regio e do incio ao principal ciclo de chuvas da regio. Os sistemas de vento do tipo das Mones existem tambm na Austrlia, na frica, na Amrica do Sul e na Amrica do Norte.

3.25

Texto e figuras de: Pidwirny, M. 2006. "Local and Regional Wind Systems". Fundamentals of Physical Geography, 2 Ed. Em 09.07.2008, http://www.physicalgeography.net/fundamentals/7o.html

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


CICLOS DE MILANKOVITCH

3.26

A energia solar impulsiona toda a circulao atmosfrica e ocenica, entretanto, a forma esfrica da Terra, variaes em sua rbita e inclinao em relao ao Sol, sua rotao e superfcie com albedo heterogneo, todos estes fatores vo moldar o painel climtico da Terra, sempre em mutao. Alm da conhecida sazonalidade, outros ciclos, bem mais longos, interferem na forma como a Terra aquecida pelo Sol. Excentricidade A orbita da Terra ao redor do Sol regulamente oscila entre mais circular e mais elptica, produzindo variaes de temperatura mdia na superfcie da Terra. O ciclo dura aproximadamente 100.000 anos. Obliqidade o eixo de rotao da Terra tambm apresenta uma oscilao em relao ao plano da rbita (eclptica), variando de 21,5 a 24,5 (no momento a 23,5 ). Este ciclo tem uma durao de aprox. 41.000 anos. Precesso o eixo da Terra oscila de forma a descrever um circulo, apontando para diferentes pontos do espao, ciclo de 25.770 anos.
Vega Polaris

Excentricidade (modificado de: Wikipedia), obliquidade (mod. Portal do Astrnomo) e precesso (PRISMA).

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


PALEOCLIMA DA TERRA

3.27

Os ciclos de Milankovitch afetam o clima, os perodos glaciais e interglaciais tm se alternado em conformidade com eles nos ltimos 400 mil anos.

Imagem: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


ORIGENS DA ESTRUTURA EM MOSAICO DO CLIMA

3.28

A superfcie terrestre no homognea, apresentando diferentes respostas luz solar. A refletividade se altera em funo do tipo de solo, da cobertura vegetal, presena de corpos de gua, inclinao em relao aos raios solares e condies atmosfricas. Logo, o clima regional ser influenciado pelo ALBEDO da paisagem.

Imagem: Earth Observatory, NASA

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima

3.29

ALBEDO a capacidade de uma superfcie refletir a radiao solar, geralmente expressa em porcentagem.
Imagem: Climatepedia.org

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A PRESENA DE NUVENS E O EFEITO ESTUFA

3.30

O efeito estufa um processo natural, produzido principalmente pelo vapor de gua e que pode influenciar fortemente o clima regional. Na imagem da esquerda (a), uma grande parte da radiao luminosa (ondas curtas) do Sol refletida de volta para o espao na parte superior das nuvens, abaixo das nuvens, a radiao solar que chega superfcie muito atenuada e difusa. Neste caso, as nuvens podem diminuir o efeito estufa. Na imagem da direita, as nuvens tm um papel diferente e que aumenta o efeito estufa. A radiao infravermelho emitida pela superfcie aquecida do terreno absorvida pelas nuvens, parte dela emitida para o espao e parte devolvida para a superfcie da Terra, gerando o efeito estufa.
Imagem: Scripter, S.M.W. at Univ. Idaho

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


COMO DIFERENTES TIPOS DE NUVENS MODIFICAM O BALANO DE ENERGIA LOCAL.
RADIAO SOLAR RADIAO SOLAR

3.31

NUVENS CIRRUS NUVENS CUMULUS

EMISSO DE CALOR

EMISSO DE CALOR

Imagem: http://www.nasa.gov/audience/forstudents/postsecondary/features/tropics_feature.html

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


EFEITO DA COBERTURA DE NUVENS SOBRE A TEMPERATURA ATMOSFRICA NA SUPERFCIE TERRESTRE

3.32

- 3,9 C

1,7 C

7,2 C

Imagem: Siddons, A. 2011. Negative-feedback cooling effect of clouds. The Hocckey Schtick

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


EXEMPLOS DE TIPOS DE NUVENS.
cirrus stratus

3.33

cumulus

Wikipedia.org

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


EFEITOS DO DESMATAMENTO SOBRE O CLIMA

3.34

O clima determina aonde e como os seres vivos podem viver, por outro lado, os seres vivos tm o poder de influenciar o clima. O adensamento e o tipo de vegetao regulam a intensidade de radiao solar que chega at o solo, atenua o vento e regula o volume de gua a ser transferida para a atmosfera atravs da evapotranspirao. Uma mata sadia possui pequeno albedo, mas a energia solar transformada em atividade biolgica pela fotossntese, produzindo vapor para a atmosfera. Um terreno n possui albedo elevado e pouca umidade para transferir para a atmosfera. Sem rvores, o clima regional se torna mais quente e mais seco.

Imagem: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp.

Veja mais: More plants make more rain

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


A HIPTESE DE CLAW

3.35

Em seu metabolismo, plantas, bactrias e fungos produzem gazes (ex. dimetilsulfureto, ou DMS), os quais, ao chegarem atmosfera, atraem molculas de gua e se a quantidade de vapor for suficiente, formam gotas de chuva. O nome CLAW o acrnimo do sobrenome dos cientistas que propuseram esta hiptese em 1987: Robert Charlson, James Lovelock, Meinrat Andreae e Stephen Warren. Segundo estes autores, a atividade biolgica influencia o clima na medida em que favorece a formao de nuvens, chuvas e at mesmo tempestades. Um aumento da atividade biolgica ir aumentar a cobertura de nuvens e o albedo da Terra, contrabalanando o aquecimento global. Mais recentemente, um dos autores da hiptese, James Lovelock, luz de novas investigaes, admite a possibilidade de que o efeito seja contrrio ao inicialmente esperado, aumentando o aquecimento global, uma vez que o aquecimento da camada superficial dos oceanos ir limitar a atividade biolgica. Cada vez mais vem sendo estudado o papel dos DMSs sem que se tenha uma resposta definitiva, exceto a de que a atividade biolgica, de fato, influencia o clima da Terra.
Mais em: Seafriends.org.nz e Earth Observatory
Imagem: Charlson et al. (1986; Nature 326, 655-661)

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


O EFEITO ESTUFA NATURAL

3.36

O Sol responsvel por praticamente toda energia que alcana a superfcie da Terra. Fora da atmosfera, a radiao solar (ou a constante solar1) assume valores altos, na ordem de 1353 a 1366 W/m2, contudo, as substncias e aerossis que constituem a alta atmosfera absorvem ou refletem a maior parte desta energia. Como resultado dessa atenuao, temos uma radiao mdia anual que 492 chega baixa atmosfera na ordem de 235 W/m2. Se essa fosse toda a energia Imagem: Robert A. Rohde, Wikipdia disponvel na superfcie da Terra, a temperatura mdia do planeta seria de apenas -18C. Isto no acontece porque a atmosfera armazena e recicla grandes quantidades da energia irradiada pelo Sol e pela superfcie. Como resultado temos um adicional de 324 W/m2 que vem da atmosfera para a superfcie, suficiente para que a temperatura mdia da superfcie do planeta chegue aos 14C.
1Constante Solar

= 1.353 W/m2 = 1,94 cal/cm2/min

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


PLUVIOSIDADE

3.37

Assim como a temperatura, a quantidade e a freqncia de chuvas um fator importante na definio do clima de regies continentais e, por conseqncia, na sua capacidade de produzir biomassa, de fato, a combinao de temperatura e pluviosidade vai determinador a distribuio dos biomas da Terra. Globalmente, as chuvas obedecem a um padro j bem conhecido, como mostrado na figura abaixo, nas zonas brancas as chuvas so eventos raros e quando esto sobre os continentes, do origem aos desertos. A maior precipitao ocorre ao longo da ZCIT, j a oeste dos continentes ocorrem zonas de alta presso, que pouco favorecem a formao de nuvens e por conseguinte, de chuvas. A regio nordeste brasileira se encontra no limite de uma regio de alta presso do Atlntico Sul, a maior parte da umidade que chega ao continente precipita na sua margem, dando origem ao que chamamos de Zona da Mata e Agreste.

Precipitao mdia anual global entre 1998 e 2010. Imagem: NASA

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


PADRES GLOBAIS DA PLUVIOSIDADE
A maior parte das chuvas ocorre entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio, devido principalmente ZCIT, nessas latitudes predominam reas de baixa presso e a ascenso das massas de ar carregadas de umidade. Em latitudes entre 30 e 40, os sistemas de alta presso subtropical prevalecem, aonde o ar seco de camadas superiores da troposfera descendem at a superfcie. Em latitudes mais altas, em torno de 60, o encontro de massas de ar com propriedades muito distintas produz frentes frias que favorecem as chuvas. Prximo aos plos, a precipitao diminui por conta da pequena umidade contida no ar frio. Esse quadro bem geral e no leva em conta particularidades regionais, tais como a direo dos ventos, cadeias de montanhas e propriedades do terreno, como por exemplo a presena ou ausncia de cobertura vegetal.

3.38

Imagens: acima, distribuio latitudinal das chuvas; abaixo, variao sazonal de ventos e presso. In Ritter, M.E. 2006. The Physical Environment: an Introduction to Physical Geography.

ECOLOGIA BSICA. . A Natureza do Clima


PRECIPITAO
Dependendo da altitude, a gua na atmosfera pode se encontrar na forma de vapor ou de cristais de gelo. Quando existem condies para a nucleao (por ex. a presena de DMS, slide 3.34) e formao de gotas de chuva ou de gros de gelo, a gua precipita. Dependendo da temperatura das camadas atmosfricas que a gotcula ou partcula de gelo atravessa, podemos ter muita variao do que convencionamos chamar de chuva. Granizo, neve, chuva de gelo e chuvas torrenciais so eventos que podem produzir muita destruio em ecossistemas, os quais podem levar dcadas para se recuperar. Tais fenmenos ocorrem Grfico: Gay, D.A. and Davis, R.E. principalmente em 1993. Freezing rain and sleet regies temperadas. climatology of the southeastern
USA. Clim. Res. 3 : 209-220. pdf

3.39

Uma chuva de gelo pode destruir florestas e bens. Imagem: Wikipdia

Detalhe da acumulao do gelo sobre o substrato. Imagem: NOAA

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


PLUVIOSIDADE GLOBAL

3.40

A cada ano, cerca de 500 km3 de gua caem da atmosfera na forma de chuvas, desse total, aprox. 400 km3 precipitam sobre os oceanos. Considerando a rea da superfcie da Terra, caem em mdia 990 mm/m2/ano de chuvas no planeta. Todavia a distribuio desigual, por definio, nas florestas pluviais chove mais de 1700 mm, enquanto que nas regies semi-ridas chove algo entre 750 e 1200 mm, abaixo destes valores esto os desertos.

Imagem: Earth Observatory at NASA

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


PORQUE A CAATINGA TO RIDA

3.41

A regio nordeste brasileira, dentro do sistema atmosfera-oceano, est situada numa regio onde a evaporao prevalece sobre a precipitao durante a maior parte do ciclo sazonal, essa regio conhecida como o Polgono da Seca. As massas de ar que chegam at a regio normalmente contm pouca umidade, ou quando a umidade est presente, no existe condies para a condensao e precipitao.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima

3.42

Driest area in Brazil

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


CLASSIFICAO DE CLIMA SEGUNDO KPPEN

3.43

1 letra maiscula, representa a caracterstica geral do clima de uma regio: A: climas megatrmicos (temperatura mdia do ms mais frio superior a 18C) B: climas secos (chuvas anuais abaixo de 500mm) C: climas mesotrmicos (temperatura mdia do ms mais frio inferior a 18C e superior a -3C, ao menos um ms com mdia igual ou superior a 10C) D: climas microtrmicos (temperatura mdia do ms mais frio igual ou inferior a -3C, ao menos um ms com mdia igual ou superior a 10C) E: climas polares (temperatura mdia de todos os meses do ano inferior a 10C) 2 letra minscula, representa as particularidades do regime de chuva (apenas valem para os casos "A", "C" e "D"): f: sempre mido (ms menos chuvoso com precipitao superior a 60mm) m: monnico e predominantemente mido s: chuvas de inverno (ms menos chuvoso com precipitao inferior a 60mm) w: chuvas de vero (ms menos chuvoso com precipitao inferior a 60mm) 2 letra - maiscula, apenas caso "B": S: clima semi-rido (chuvas anuais entre 250 e 500mm) W: clima rido ou desrtico (chuvas anuais menores que 250mm) 2 letra - maiscula, apenas caso "E": T: clima de tundra (pelo menos um ms com temperaturas mdias entre 0C e 10C) F: clima de calota de gelo (todos os meses do ano com mdias de temperatura inferiores a 0C) 3 letra - minscula, representa a temperatura caracterstica de uma regio (apenas valem para os casos "C" e "D"): a: veres quentes (ms mais quente com mdia igual ou superior a 22C) b: veres brandos (ms mais quente com mdia inferior a 22C) c: frio o ano todo (no mximo trs meses com mdias acima de 10C) 3 letra - minscula, apenas caso "B": h: deserto ou semi-deserto quente (temperatura anual mdia igual ou superior a 18C) k: deserto ou semi-deserto frio (temperatura anual mdia inferior a 18C)

Wladimir Peter Kppen 1846 - 1940


Nasceu em So Petersburg, Rssia, e morreu em Graz, ustria. Criou o sistema de classificao de clima em 1900. Utilizando letras maisculas e minsculas, seu sistema ainda a base de todas as classificaes usadas atualmente. Desenvolveu a utilizao de climatogramas, grfico onde so comparadas a temperatura e a pluviosidade mdias mensais.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


CLIMATOGRAMAS
O uso de climatogramas nos permite predizer o tipo de bioma que podemos encontrar em uma dada regio. Apesar da pequena distncia geogrfica, Joo Pessoa e Cabaceiras no podem pertencer ao mesmo bioma. Enquanto Joo Pessoa tem um climatograma semelhante ao de Manaus, Cabaceiras tem um dficit de chuvas em pelo menos metade do ano.
Abaixo, tabela com pluviosidade mdia anual temperatura mdia anual. local Cabaceiras Curitiba Joo Pessoa Moscou Punta Arenas mm 300 1407 1720 590 390 a e C 24 17 25 4 6
-10 0 50 100 150 200 250 300 -5 30

3.44

Cabaceiras, janeiro

Joo Pessoa, janeiro

25

20

Temperatura mdia mensal (C)

Curitiba, janeiro
15

10

Punta Arenas, janeiro


5

Moscou, janeiro

Segundo dados de Weatherbase


350

Precipitao mdia mensal (mm)

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


CLASSIFICAO DE CLIMAS

3.45

Imagem: Wikipdia

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


BIOMAS DA TERRA, EM CONSEQNCIA DO CLIMA

3.46

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


DIAGRAMA CLIMTICO DOS BIOMAS

3.47

Como dito anteriormente, o clima define a distribuio dos biomas na superfcie terrestre. Se forem ajustados os o climatograma dos diversos biomas em um grfico, o resultado ser a figura abaixo.

In: Cain, Bowman e Hacker, 2011. Ecologia. Artmed. 640pp.

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


BIOMAS VERSUS DOMNIOS MORFOCLIMTICOS A que se refere o termo bioma? E domnio morfoclimtico? Pesquisar e trazer as respostas em uma folha A4 para a prxima aula.
OS BIOMAS
Imagem: Biodiversidade.rs.gov.br

3.48

Imagem: Geografia CEFET.blogspot

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima


O CLIMA NA SUPERFCIE DOS OCEANOS

3.49

CONCENTRAO DE CLOROFILA

SST

JANEIRO A DEZEMBRO DE 2004


Imagens: Earth Observatory -> http://earthobservatory.nasa.gov/GlobalMaps/

ECOLOGIA BSICA. A Natureza do Clima

3.50

FIM

Anda mungkin juga menyukai