Anda di halaman 1dari 11

Fundo Perptuo de Educao

PESQUISA DE PEDAGOGIA:

Os depoimentos, ensinamentos e metas dos participantes mais bem sucedidos.


Qual foi seu objetivo ao iniciar o curso? Ensino de crianlas ou ensino outra rea? A escolha da escola fez a diferena na sua colocao no mercado de trabalho? Qual o melhor caminho para alcanar sucesso na profisso? Qual perfil do profissional de pedagogia que ajuda no carreira? Onde esto os melhores empregos na rea de pedogogia? Qual of melhor meio de contato para conseguir um trabalho em sua carreira? Favor compartilhar experincias que julge valiosa para ajudar outros alunos.

SUMRIO:

Preparado: Por Elder e Sister Lewis; 9/9/2009

Respostas da pesquisa feito com os participantes de Pedagogia.

Qual foi seu objetivo ao iniciar o curso? Ensino de crianlas ou ensino outra rea? 1. A maioria das pessos pensa que o curso de pedagogia serve apenas para dar aulas para crianas, inclusive a maioria das pessoas que ingressam neste curso. Na verdade a Pedagogia tem como objecto de estudo o processo de ensino aprendizagem, buscando o estudo de tcnicas didticas, de ensino recursos tecnolgicos que possam melhorar a educao, anlise de aprendezagem dos alunos que podem ser crianas, jovens ou adultos. Alm disso, podemos ser gestores administradores das escolas pbicas ou particulares. Meu objetivo no curso de Pedagogia foi melhorar minha forma de ensinar e aprender sobre os processos cognitivos, encontrei muito mais do que isto, pois estudei os fundamentos das principais reas do conhecimento humano, tais como: Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia. Aprendi ainda sobre as leis educacionais polticas e financeiras nacionais e internacionais que controlam a educao a escola e a sociadade. 2. Trabalhar na rea. 3. Alm de ensinar crianas, tambm para administrao escolar (direo, superviso). 4. Outra rea. 5. O objetivo de iniciar o curso de Pedagogia foi por encontrar o curso com nfase em treinamento na rea das Empresas, pois na rea de escola o mercado est saturado. 6. O estudo da pedagogia vai alm de trabalhar com crianas. Existe uma interpretao erada de que pedagogia , deva ser relacionada somente a trabalhar com crianas. A Pedagogia tem a ver com o ensino e todas as questes que envolvem o processo de ensino aprendizagem, tanta em nvel de ensino bsico como tcnico ou superior. Atualmente sou secretrio do um instituto. Meu trabalho tem a ver e muito com a minha rea sim. Mas mantenho contato com instituies tanto de ensino bsico com tcnico e superior, onde realizo trocas e idealizo projetos para a rea educational principamente na construo de um projeto de orentao profissional. 7. Meu objetivo ser diretor de escola, ento fiz o curso que tinha na grande curricular a rea de Administrao Escolar. Acontece que para ser diretor de escola alguns municpios como o meu exigem no mnimo 3 anos de docncia; outros ainda exigem 5 anos...depende do municpio. Eu j sabia que teria que ensinar crianas ao cursar pedagogia, e isso seria uma experincia totalmente nova para mim, mas decidi fazer o curso, pois j estava com 30 anos e a ideia de comear uma carreira numa rea administrativa parecia-me no muito promissora tendo em vista a concorrncia com candidatos mais jovens.

A escolha da escola fez a diferena na sua colocao no mercado de trabalho? 1. Esta escolha me ejudou muito na profisso que exero, pois a forma como a faculdade estruturou o curso me ofereceu licenciatura plena que permite a docncia no ensino fundamental, modalidade de educao de jovens e adultos, formao de docentes, tenho ainda habilitao em gesto direo e orientao. 2. No. 3. Sim. Fiz concurso pblico nesta rea e fui aprovada. 4. Sim. 5. A escolha da escola sempre faz diferena, h muitos cursos de Pedagogia, at mesmo a distncia que no so de qualidade. A faculdade que escolhe obteve em 2008 a nota 04 no pais, sendo uma das melhores notas do Brasil. No momento de uma avaliao de emprego isso sempre levado em conta, principalmente na rea de educao. 6. Ainda no estou diretamenta na minha rea. Mas ao me formar como Pedagogo (Orientador e Supervisor Educacional) na instituio que no ano de 2006 recebeu o titul de melhor Faculdade de Pedagogia do meu estado, isso ajudou muito sim! Trata-se de uma instituio que mais que um nome, forma e prepara por completo individuos autnomos e capazes de buscar desenvolver-se em sua rea de formao. 7. Sim. Quem faz pedagogia precisa escolher uma escola com afinidade nos objetivos educacionais da rede municipal/estadual em que se deseja atuar. A educao uma rea muito ampla e existem muitas teorias a serem estudadas. Qual o melhor caminho para alcanar sucesso na profisso? 1. No posso dizer que alcancei o sucesso pleno em minha profisso, pois vejo um caminho que preciso trilhar, mas com a ajuda do Papai do Cu, pude trilhar um bom caminho profissional at onde estou. Para ser um bom pedagogo necessrio estar atento as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Dar aulas para as crianas da educao infantil nem sempre ser a melhor forma de se manter financeiramente, a no ser para aqueles que criam escolas. Um Pedagogo pode trabalhar: Na produo de materiais didticos, vrias empresas precisam deste perfil de profissional. Educao a Distncia, esta modalidade precisa de Pedagogos que tenham afinidade com informtica. Abrir uma escola, esta opo muito boa, pois como Pedagogo podemos assinar toda documentao de abertura junto a Secretria de Educao. Trabalhar na rea de Recursos Humanos das empresas criando cursos de capacitao de funcionrios.

Trabalhar em Hospitais, muitos Hospitais criam escolas para atender a necessidade educacional de seus pacientes. Eu trabalho com Educao a Distncia sou responsvel pela parte educacional da rea de informtica e por tudo que envolva tecnologia e educao. Estou criando uma metodologia para capacitar professores na utilizao de vdeos, msicas, imagens e textos dinmicos em sala de aula (tecnologia educacional), e futuramente pretendo criar uma escola que utilize a tecnologia como ferramenta educativa. 2. Continuar estudando, procurar ensinar em todas as faixas etrias pois quando surgir oportunidade j ter experincia, no ter medo de arriscar. 3. Na minha rea, primeira uma habilitao especfica e depois a pedagogia, porque para consiguir uma vaga na administrao (ou pr-requisito para o concurso) deve-se ter experincia em sala de aula, ento mais fcil conseguir aulas em disciplinas especficas. 4. A rea da educao muito carente de professionais competentes e uma dos motivos que o nosso pas valoriza pouco esse profissiional, (podemos ver isso pelos baixos salrios), que os cursos de formao existentes acabaram por se tornar banalizados, ou seja, qualquer um consegue entrar e formar. Para conseguir exito nesse ramo preciso largar a mediocridade e ser o melhor. Penso que um membro da Igreja leva vantagem sobre os do mundo devido ao conhecimento de que A gloria de Deus a inteligencia e que O valor das almas grande aos olhos de Deus. Tendo isso em mente, as boas teorias educacionais associadas ao conhecimento do plano de salvao pode capacitar esse profissional a acreditar que os filhos de Deus podem atingir seu maior potencial. 5. O melhor caminho para alcanar sucesso ter um perfil profissional dinmica, proativo, que vai alm do diploma, hoje no se avalia o candidato apenas pelo curso, muito mais pelo perfil, desempenho, eficincia, etc. Para o Pedagogo ele deve estar sempre pesquizando e estudando estar atualizadoem todos os aspectos. Por exemplo, saber lidar com computador, saber planejar e realizar projetos pedaggicos, saber solucionar problemas de relacionamento entre alunos, professores e pais, encontrar solues para problemas dirios que aparecem em uma escola ou empresa. 6. O sucesso inicia no primeiro dia de aula! O aluno deve ser aplicado e dedicado do inicio ao fim do curso. Isso a ajudara a adquirir as competncias necessrias para desenvolver-se em sua rea. Ter compromisso social, ter o desejo de dar sua contribuio para mudar a si mesmo e a sociadade em que vive. O ganhar dinheiro vir como consequncia do profissionalismo e da dedicao a rea de formao. Vivemos em um pas que muitas vezes falta seriedade em alguns empregadores, e a chance de crescimento pode at demorar. No desistir, por mais saturado que possa parecer o

mercado na rea escolhida. Os dedicados e bons profissionais sempre encontram o seu espao. Estgios e ter a pacincia de inciar muitas vezes ganhando bem pouco (at os mdicos comeam assim) o caminho para adquirir experincia e conseguir melhores colocaes. Realizar cursos na rea (atualizao constante). 7. necessrio entender muito bem a questo da psicognese do aprendizado, ou seja, a maneira que uma criana aprende as coisas, para que o profissional supere os desafios que encontrar ao traballhor com crianas de diversas situaes scio-culturais. Em outras palavras, a questo no apenas ensinar a ler e a escrever, como eu pensava antes de atuar como professor. O sucesso vem ao aplicar as tcnicas de ensino comprovadas pela cincia. Qual perfil do profissional de pedagogia que ajuda no carreira? 1. Ns seres humanos temos a capacidade de aprender, mas nem todos sabermos o que fazer com nosso conhecimento. Vrios Pedagogos so formados, alguns no alcanam sucesso em seu caminho justamente pela falta de percepo do que fazer com seu conhecimento. Ao meu ver um Excelente Pedagogo deve ser critico positivamente quanto ao que acontece ao seu redor, analisar os acontecimentos de forma cientfica, buscar todas as solues posseis para determinados problemas, prezar a liberdade, igualdade e fraternidade. No deve perder oportunidades, deve ser dinmico, inovador, precisa ter um bom relacionamento com as pessoas, deve entender qual o seu papel como Pedagogo. 2. Ser carismatico. 3. Dinmico, ativo, estar sintonizado em tecnologias, comportamentos e viso de mundo expandido para poder ser o diferncial ao seu aluno ou para sua equipe escolar. 4. Penso que nessa rea deve ter pessoas mais experimentadas com a vida, como casamento, filhos e comprometidas em ajudar a mudar os homens por meio do conhecimento. 5. O perfil de profissional mais ou menos o que j citei acima. 6. Alm da boa formao, aquele que acompanha as mudanas e que procura manter-se em uma formao continuada. Os processos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem so muito dinmicos, o pedagogo tradicional fica sem espao ou produz pouco, no ajuda nas necessrias mudanas e manuteno do que bom na educao ou reas administrativas. 7. Precisa ser uma pessoa paciente, com equilbio emocional, que goste muito de crianas e estaja comprometido em ajud-las e compreend-las. Bem como uma pessoa firme e habilidosa em estabilecer relaes de confiana.

Onde esto os melhores empregos na rea de pedogogia? 1. Os melhores empregos esto nas empresas que capacitam funcionrios internamente, escolas particulares, escolas de educao profissional (Senac, Sesc, Senai, Sesi, etc.). 2. Prefeitura. 3. Servio pblico e particular. 4. Universidades, orgos pblicos. 5. Os melhores empregos na rea pedagogia esto em escolas de educao infantil, escolas de ensino mdio. Porm dificilmente um pedagogo consegue entrar direto como coordenador ou supervisor escolar, normalmente se inicia dando aula e este dentro de uma boa escola pode mostrar seu trabalho e ter chances de se tornar um coordenador pedaggico. Um dos campos que tem crescido o Pedagogo empresarial, rea que me formei, onde o pedagogo trabalha dentro de empresas fazendo recrutamento e seleo ou dentro da rea de desenvolvimento humano, treinamentos internos, etc. 6. Nas insituies de nvel superior! Pagam melhor e exigem uma aplicao melhor do pedagogo. Por isso tenho planos de um dia fazer um metrado e dedicar-me ao ensino e pesquisa de nvel superior voltado para a melhoria do ensino bsico e tcnico e superior. Mas as escolas de ensino municipal e tcnico pagam bem tambm, a primeira o ingresso por meio de concurso pblico, a segunda por meio de rede de contatos ou boa formao. 7. Na rea de administrao escolar, onde os salrios so mais altos. Qual of melhor meio de contato para conseguir um trabalho em sua carreira? 1. Hoje trabalho no Senac, entrei aqui enviando meu currculo, no o melhor meio de contato, mas funcionou. A primeira e melhor forma o estgio, a porta para o mercado de trabalho. Pode-se ainda buscar pessoas que j trabalhem em determinada empresa e indiquem ou informe sobre a existncia de vagas. 2. Concurso e escolas grandes. 3. Para mim, foi minha me. 4. Os proprios professores durante o periodo de formao. Pro exemplo, eu recebi varios convites para ser um profissional de educao na propria faculdade feitos por professores que me conheceram bem. 5. Eu j havia percorrido uma carreira quando me formei, consegui isso graas ao meu perfil busca constante de soluoes e execuo rpida de tarefas e novos projetos. O curso s me solidificou mais no mercado onde j havia me inserido. Mesmo assim, depois que me formei recebi proposta de se tornar coordeado em uma escola particular, acredito que recebi esta proposta por ter feito um bom estgio no

remunerado na instituio, onde puderam conhecer meu trabalho e minha conduta profissional. 6. Estgios, concursos, rede de contatos (professores e colegas da instituio de formao) contato com instituies para entrevistas (insistentemente). 7. Concurso pblico. Quais so os desafios e impedimentos que predjudicou os candidatos na busca do primeiro emprego? 1. Bem, primeiro, geralmente quando estamos desempregados perdemos a autoconfiana, precisamos muito dela neste momento. Segundo, o currculo deve apresentar informaes que atendam as solicitaes da vago, caso uma pessoa busque o primeiro emprego a melhor forma o estgio, isto lhe dar experincia e um currculo. 2. Falta de compromisso. 3. A falta de didtica e metodologias diferenciadas para envolver o aluno e lev-lo a querer o conhecimento. 4. Insegurana. Essa uma profisso para valentes, pois lidar com personalidades diversas e com presso vindo de varios ambientes cheios de tradies contradizentes. Quem nem fizer uma excelente formao no ter capacidade de permanecer e nem de ganhar seu espao. 5. H vrios impecilhos de um primeiro emprego, para facilitar o candidato deve procurar adquirir experincia mesmo sem remunerao, como voluntrio mesmo e se emprenhar o melhor que puder, pois quando fizemos o melhor nos destacamos perante os outros. Mas, muito pessoal de cada um, as vezes tem muitas pessoas que no so lderes ou depajadas para conseguirem alcanar melhores poses. Nem sempre porque somos membros da Igreja temos que achar que vamos nos dar bem, devemos fazer nossa parte e trabalhar o melhor possvel, s assim se ter sucesso, temos que fazer, agir, e planejar. 6. Falta de acompanhamento e a orientao qualificada de algum profissional bem sucedido da rea (tem que ser da rea...no um orientador genrico), falta de perseverana, falta de experincia, desanimo e descrena na rea de formao. Tambm os naturais desafios de um pas de terceiro mundo como o Brasil, fazem com que alguns percam o foco a viso e percam e esperana. 7. A experincia de um professor conta muito e em escola particular ele pode at fazer seu prprio salrio. Assim, interessante ingressar nas redes pbilicas onde geralmente s se exige a conluso do curso para o ingresso, e h muitas vagas disponveis. Depois de obter essa experincia, o profissional pode at montar sua prpria escola.

Favor compartilhar experincias que julge valiosa para ajudar outros alunos. 1. Quando retornei da Misso, fez curso tcnico em informtica e depois comecei trabalhar num banco a ganhou muito experincia. O banco foi privatizado e fique sem emprego. Depois um tempo fui convidado a fazer parte da equipe de Educao a Distncia do Senac e escolhi o curso de Pedagogia. Aproveitei cada minuto de curso de Pedagogia e este me trouxe grandes vantagens de conhecimento no trablaho juntamente com a base educacional em technolgica, a qual me d destaque na funo que desempenhar. 2. Fazer seu trabalho com amor e dedicao, evitar faltar pois diferente de um escritrio a escola precisa do professor sempre, ser criativo e dedicado. Hoje trabalho na prefeitura de SP e tenho uma escola de educao infantil. 3. Faa concursos pblicos, assine revistas peridicas de educao (tipo revista nova escola, super interessante, etc.) visite vrias instituies de ensino para saber qual o pblico que se identifica. 4. A melhor pedagogia ensinada pela Igreja, em seus cursos e treinamentos, pois nela se encontra a pura inteligencia de Deus vinda dos profetas. 5. Acredito que o curso do CASP muito bom, s devem aplicar os princpios ali ensinados. 6. Acredito que se fosse formada uma grande rede de troca de informaes entre os profissionais da mesma rea (como esse questionrio), muitos alunos teriam o devido acompanhamento e ficariam por dentro da realidade do mercado de trabalho especificamente de sua rea. O grande desafio que muitos jovens no recebem um acompanhamento qualificado e personalizado e ao invs de serem abenoados com o uso do emprstimo educacional, apenas adquirem uma formao e partem para outra rea por questo de sobrevivncia. 7. J decidi que no quero passar o resto da vida ensinando crianas e vou fazer ps graduao para mudar esta situao.

SUMRIO:

Como comear
1. A escolha vai ajudar muito na profisso, pois a forma como a faculdade estruturou o curso vai permitir a docncia no ensino fundamental de jovens e adultos. 2. A escolha da escola sempre faz diferena, h muitos cursos de Pedagogia, at mesmo a distncia que no so da mesma qualidade. 3. Escolha a escola que tem um bom nome. Isto vai ajudar muito durante o perdo de porcura de trabalho pois valoriza o aluno.

4. Quando se alia um bom currculo na uma instituio de ensino de renome reconhecida no pas todo, as chances de sucesso so aumentadas. 5. Escolha uma escola com afinidade nos objetivos educacionais da rede municipal/estadual em que se desja atuar.

O melhor caminho
1. Para ser um bom pedagogo necessrio estar atento as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Um pedagogo pode trabalhar: Na produo de materiais didticos, vrias empresas precisam deste perfil de profissional. Educao a Distncia, esta modalidade precisa de Pedagogos que tenham afinidade com informtica. Abrir uma escola, esta opo muito boa, pois como Pedagogo podemos assinar toda documentao de abertura junto a Secretria de Educao. Trabalhar na rea de Recursos Humanos das empresas criando cursos de capacitao de funcionrios. Trabalhar em Hospitais, muitos hospitais criam escolas para atender a necessidade educacional de seus pacientes. 2. Continuar estudando, procurar ensinar em todas as faixas etrias pois quando surgir oportunidade j ter experincia, no ter medo de arriscar. 3. Para consiguir uma vaga na administrao (ou pr-requisito para o concurso) deve-se ter experincia em sala de aula, ento mais fcil conseguir aulas em disciplinas especficas. 4. Para conseguir exito nesse ramo preciso largar a mediocridade e ser o melhor. Penso que um membro da Igreja leva vantagem sobre os do mundo devido ao conhecimento de que A gloria de Deus a inteligencia e que O valor das almas grande aos olhos de Deus. 5. Para o Pedagogo ele deve estar sempre pesquizando e estudando estar atualizadoem todos os aspectos. Por exemplo, saber lidar com computador, saber planejar e realizar projetos pedaggicos, saber solucionar problemas de relacionamento entre alunos, professores e pais, encontrar solues para problemas dirios que aparecem em uma escola ou empresa. 6. Ter compromisso social, ter o desejo de dar sua contribuio para mudar a si mesmo e a sociadade em que vive. O ganhar dinheiro vir como consequncia do profissionalismo e da dedicao a rea de formao. 7. A questo no apenas ensinar a ler e a escrever, como eu pensava antes de atuar como professor. O sucesso vem ao aplicar as tcnicas de ensino comprovadas pela cincia.

O perfil do profissional de Pedogogia


1. Vrios Pedagogos no alcanam sucesso em seu caminho justamente pela falta de percepo do que fazer com seu conhecimento. Ao meu ver um Excelente Pedagogo deve ser critico positivamente quanto ao que acontece ao seu redor, analisar os acontecimentos de forma cientfica, buscar todas as solues posseis para determinados problemas, prezar a liberdade, igualdade e fraternidade. 2. Ser carismatico.

3. Dinmico, ativo, estar sintonizado em tecnologias, comportamentos e viso de mundo expandido para poder ser o diferncial ao seu aluno ou para sua equipe escolar. 4. Penso que nessa rea deve ter pessoas mais experimentadas com a vida, como casamento, filhos e comprometidas em ajudar a mudar os homens por meio do conhecimento. 5. Alm da boa formao, aquele que acompanha as mudanas e que procura manter-se em uma formao continuada. Os processos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem so muito dinmicos. 6. Precisa ser uma pessoa paciente, com equilbio emocional, que goste muito de crianas e estaja comprometido em ajud-las e compreend-las. Bem como uma pessoa firme e habilidosa em estabilecer relaes de confiana.

Onde esto os melhores empregos 1. Os melhores empregos esto nas empresas que capacitam funcionrios internamente, escolas particulares, escolas de educao profissional (Senac, Sesc, Senai, Sesi, etc.). 2. Prefeitura. 3. Servio pblico e particular. 4. Universidades, orgos pblicos. 5. Os melhores empregos na rea pedagogia esto em escolas de educao infantil, escolas de ensino mdio. Porm dificilmente um pedagogo consegue entrar direto como coordenador ou supervisor escolar, normalmente se inicia dando aula e este dentro de uma boa escola pode mostrar seu trabalho e ter chances de se tornar um coordenador pedaggico. 6. Nas insituies de nvel superior! Pagam melhor e exigem uma aplicao melhor do pedagogo. 7. Na rea de administrao escolar, onde os salrios so mais altos.

O melhor meio de contato


1. 2. 3. 4. 5. A primeira e melhor forma o estgio, a porta para o mercado de trabalho. Concurso e escolas grandes. A rede de contatos comeceu com a minha me. Os proprios professores durante o periodo de formao. Faz um bom estgio no remunerado na instituio, onde outros puderam conhecer meu trabalho e minha conduta profissional. 6. Estgios, concursos, rede de contatos (professores e colegas da instituio de formao) contato com instituies para entrevistas (insistentemente). 7. Concurso pblico.

Quais so os desafios e impedimentos que predjudicou os candidatos

1. Quando estamos desempregados perdemos a autoconfiana, precisamos muito dela neste momento. Segundo, o currculo deve apresentar informaes que atendam as solicitaes da vaga. 2. Falta de compromisso. 3. A falta de didtica e metodologias diferenciadas para envolver o aluno e lev-lo a querer o conhecimento. 4. Insegurana. Essa uma profisso para valentes, pois lidar com personalidades diversas e com presso vindo de varios ambientes cheios de tradies contradizentes. 5. O candidato deve procurar adquirir experincia mesmo sem remunerao, como voluntrio mesmo e se emprenhar o melhor que puder, pois quando fizemos o melhor now destacamos perante os outros. 6. Falta de acompanhamento e a orientao qualificada de algum profissional bem sucedido da rea (tem que ser da rea...no um orientador genrico), falta de perseverana, falta de experincia, desanimo e descrena na rea de formao 7. A experincia de um professor conta muito e em escola particular ele pode at fazer seu prprio salrio. Assim, interessante ingressar nas redes pbilicas onde geralmente s se exige a conluso do curso para o ingresso, e h muitas vagas disponveis. Depois de obter essa experincia, o profissional pode at montar sua prpria escola.

Anda mungkin juga menyukai