Anda di halaman 1dari 4

Projeto Testes Intermdios 2013/2014

INFORMAO-TESTE MATEMTICA 9. ano


Data do teste: 21 de maro de 2014

Objeto de avaliao
O teste intermdio tem por referncia o Programa de Matemtica do Ensino Bsico, aplicando-se supletivamente as Metas Curriculares de Matemtica (consultar aqui), e permite avaliar a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita de durao limitada. Os temas/tpicos que constituem o objeto de avaliao so os que se apresentam em seguida. Nmeros e operaes Nmeros inteiros Nmeros racionais Geometria Tringulos e quadrilteros Slidos geomtricos Circunferncia (ngulo ao centro, ngulo inscrito e ngulo excntrico) Semelhana Isometrias Teorema de Pitgoras Lugares geomtricos lgebra Sequncias e regularidades Funes Equaes Organizao e tratamento de dados Tratamento de dados Probabilidade De acordo com o Programa, os alunos devem ser capazes de estabelecer conexes entre diferentes conceitos e relaes matemticas e tambm entre estes e situaes no matemticas. Neste sentido, o teste reflete uma viso integradora e articulada dos diferentes contedos programticos da disciplina.

Caracterizao do teste
So disponibilizadas duas verses do teste (Verso 1 e Verso 2). O teste constitudo por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2), sendo o uso da calculadora permitido apenas na resposta aos itens do Caderno 1. Os itens podem ter como suporte textos, tabelas de dados, grficos, mapas ou figuras. A sequncia dos itens pode no corresponder sequncia dos temas do Programa ou sequncia dos seus contedos.

Informao-Teste Matemtica 9. ano

1/4

Os itens podem envolver a mobilizao de contedos relativos a mais do que um dos temas/tpicos do Programa ou dos documentos orientadores. O teste cotado para 100 pontos. A valorizao relativa dos itens do Caderno 1 , aproximadamente, 30% da cotao total do teste. A valorizao dos temas no teste apresenta-se no Quadro 1.
Quadro 1 Valorizao dos temas Temas Nmeros e operaes Geometria lgebra Organizao e tratamento de dados Cotao (em pontos) 10 a 20 30 a 40 30 a 40 10 a 20

A tipologia de itens, o nmero de itens e a cotao por item apresentam-se no Quadro 2.


Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao Tipologia de itens Itens de seleo Itens de construo Escolha mltipla Resposta curta Resposta restrita Nmero de itens 4a8 8 a 15 Cotao por item (em pontos) 3a5 3 a 10

A resposta aos itens de construo pode limitar-se, por exemplo, a uma palavra, a uma expresso, a uma frase ou a um nmero (itens de resposta curta), ou pode envolver a apresentao de clculos, de uma justificao, de uma construo grfica ou geomtrica ou de um raciocnio demonstrativo (itens de resposta restrita). O teste inclui o formulrio anexo a este documento.

Critrios gerais de classificao


A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos.

Informao-Teste Matemtica 9. ano

2/4

Itens de seleo
Nos itens de escolha mltipla, a cotao do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a opo correta. Todas as outras respostas so classificadas com zero pontos.

Itens de construo
Nos itens de resposta curta, a cotao do item s atribuda s respostas totalmente corretas. Podero ser atribudas pontuaes a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critrios especficos. Nos itens de resposta restrita, os critrios especficos de classificao podem apresentar-se organizados por etapas ou por nveis de desempenho. A cada etapa e a cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. Nestes itens, os critrios gerais apresentam situaes passveis de desvalorizao na classificao da resposta. Indicam-se em seguida algumas dessas situaes. Apresentao apenas do resultado final, quando a resoluo do item exige clculos ou justificaes. Ocorrncia de erros de clculo. Apresentao de clculos intermdios com um nmero de casas decimais diferente do solicitado ou com um arredondamento incorreto. Apresentao do resultado final numa forma diferente da pedida ou mal arredondado. Utilizao de simbologia ou de expresses incorretas do ponto de vista formal.

Material
O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. O uso de lpis s permitido nas construes que envolvam a utilizao de material de desenho. O aluno deve ser portador de: Material de desenho e de medio (lpis, borracha, rgua graduada, compasso, esquadro e transferidor); Calculadora aquela com que trabalha habitualmente (grfica ou no), desde que satisfaa cumulativamente as seguintes condies: ter, pelo menos, as funes bsicas +, , , , ,3 ser silenciosa; no necessitar de alimentao exterior localizada; no ter clculo simblico (CAS); no ter capacidade de comunicao a distncia; no ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impresso. No permitido o uso de corretor.

Durao
O teste tem a durao de 90 minutos. Nos primeiros 30 minutos, os alunos s tm acesso ao Caderno 1 do teste. Decorridos 30 minutos, haver um perodo de 5 minutos, em que os alunos no podero sair da sala, durante o qual se proceder recolha das calculadoras e distribuio do Caderno 2. As folhas de resposta relativas ao Caderno 1 s sero recolhidas no final do teste.

Publicado em dezembro de 2013 Informao-Teste Matemtica 9. ano 3/4

Anexo Formulrio

Nmeros Valor aproximado de r (pi): 3,14159 Geometria reas Paralelogramo: Base # Altura Losango: Diagonal maior # Diagonal menor 2

Trapzio: Base maior + Base menor # Altura 2 Superfcie esfrica: 4 r r 2, sendo r o raio da esfera Volumes Prisma e cilindro: rea da base # Altura Pirmide e cone: rea da base # Altura 3 Esfera: 4 r r 3, sendo r o raio da esfera 3 lgebra Frmula resolvente de uma equao do segundo grau
2 da forma ax 2 + bx + c = 0: x = - b ! b - 4 ac 2a

Trigonometria Frmula fundamental: sen 2 x + cos 2 x = 1 Relao da tangente com o seno e o cosseno: tg x = sen x cos x

Informao-Teste Matemtica 9. ano

4/4

Anda mungkin juga menyukai