Anda di halaman 1dari 28

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor

Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 1 de 28

DA.IMS.003 Guia de Implantao Winthor

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 2 de 28

1. INTRODUO
Quando o cliente adquire o sistema WinThor, ele na verdade est recebendo uma ferramenta que contm um modelo de gesto para o seu negcio. A sua correta utilizao auxiliar a empresa a alcanar seus objetivos estratgicos. A implantao do sistema consiste em colocar o WinThor em funcionamento de forma a atender as necessidades especficas de cada cliente. Esse servio ser conduzido dentro de uma metodologia de trabalho prpria que define as atividades a serem executadas durante o projeto de implantao do sistema, a sequncia em que essas atividades devem ser realizadas, as pessoas e recursos envolvidos e como sero feitos os controles dessas atividades para garantir os melhores resultados.

2. EQUIPE DE TRABALHO E PAPIS DESEMPENHADOS NO PROJETO


importante lembrar que o projeto de implantao um trabalho feito a duas mos, ou seja, ele desenvolvido pela equipe de implantao da PC Sistemas em conjunto com a equipe do cliente, e em alguns casos com participao de terceiros. O cliente o principal responsvel pelo projeto, pois ele quem busca, atravs do uso do sistema WinThor, incrementar a produtividade de suas operaes cotidianas. Ele divide a funo de gerenciamento com a PC, visto que cabe a ele viabilizar recursos essenciais para o andamento do projeto, como equipamentos, banco de dados, instalaes e usurios. O cliente tambm o responsvel por cobrar de seus usurios os resultados da utilizao do sistema. A PC Sistemas fica responsvel pela transferncia do conhecimento de operao do sistema. Seus consultores conduziro todas as etapas da implantao e orientaro os usurios quanto melhor forma de utilizao do sistema para atender realidade do negcio do cliente. Sendo o cliente o principal responsvel pelo bom andamento do projeto de implantao do sistema WinThor, faz-se necessrio identificar alguns personagens de sua equipe e os papis que eles devem desempenhar dentro da empresa para auxiliar no cumprimento desse objetivo. o O primeiro deles o patrocinador, em geral exercido pelo proprietrio ou por algum membro da alta administrao da empresa. aquele que investiu na ferramenta e que determina as metas estratgicas da empresa. O patrocinador deve ser aquele que cobra os resultados da implantao na forma de melhoria nos processos e de maior qualidade de informaes gerenciais para a conduo dos negcios. tambm responsvel pela motivao de sua equipe e quem d a ltima palavra a respeito de mudanas nas rotinas de trabalho em virtude da utilizao do sistema. Seu envolvimento fundamental para o sucesso do projeto. o Segundo, vem o gerente de projeto do cliente. Ele um facilitador, que vai atuar como elo entre a equipe de implantao da PC e usurios do sistema WinThor. Ele dever acompanhar todas as atividades da implantao, verificando se os resultados de cada atividade esto conforme o planejado, e se for o caso, tomar as decises necessrias para corrigir os desvios.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 3 de 28

Esse papel deve ser exercido por uma pessoa que conhea os processos operacionais, que seja respeitada e com facilidade de trnsito e comunicao com todas as reas da empresa. Em geral, esse papel desempenhado por um gerente administrativo ou algum do departamento de TI. Para o sucesso do projeto, importante que essa pessoa esteja

disponvel para acompanhar as atividades do projeto, ou seja, os resultados podero ficar comprometidos caso a pessoa no possa exercer de fato a funo. o O terceiro personagem na equipe do cliente o operador do sistema. Ele a pessoa responsvel pela manuteno do funcionamento do sistema dentro da empresa. ele que far a replicao interna dos treinamentos e ser o primeiro contato dos usurios no caso de dvidas ou problemas com a operao do sistema. O operador ser o elo entre a equipe tcnica da PC e usurios do sistema, centralizando e filtrando as solicitaes dos usurios antes de encaminh-las para a PC. Em geral, o operador uma pessoa com bons conhecimentos em informtica e tambm com conhecimentos sobre o funcionamento dos processos de negcio da empresa. o O quarto personagem na equipe do cliente o de usurio chave. Para empresas com maior nmero de usurios, ser realizada em alguns departamentos a escolha de usurios que devero desempenhar papel de usurios chave. Esses usurios devero acompanhar a parametrizao e treinamento de todas as rotinas que tenham relacionamento com suas respectivas reas, de modo a estarem preparados para repassar esse conhecimento e tambm para responder s dvidas de operao em primeira instncia. Geralmente esse papel desempenhado por um supervisor de rea ou encarregado de seo. o Por fim, temos os usurios operacionais, ou simplesmente usurios. Esses so os responsveis pela operao direta do sistema, realizando operaes de entrada de dados e transaes para o cumprimento das tarefas dirias. Cada usurio operacional precisar conhecer em detalhes as rotinas do sistema relacionadas com as atividades que ele desempenha. Para cumprir esse objetivo, essencial que haja comprometimento no aprendizado das informaes passadas pelo operador do sistema durante o treinamento interno. So esses usurios que mantm o sistema em funcionamento, e sua preparao fator crtico para o sucesso do projeto. Agora, representando a PC Sistemas, temos outros cinco personagens: O primeiro deles o gerente de projeto da PC. O trabalho do gerente de projeto da PC Sistemas a gesto do projeto. Suas principais atividades so: Planejar as atividades, monitorar e controlar suas execues verificando se os resultados de cada atividade esto conforme o planejado, e se for o caso, tomar as decises necessrias para corrigir os desvios. Ele tambm o principal contato entre o cliente e a PC Sistemas. dele a responsabilidade pelo sucesso do projeto. Em seguida temos o consultor de implantao da PC. Ele realiza a execuo das atividades do projeto de implantao que so de responsabilidade da PC. Conforme a extenso do projeto pode ser necessria a participao de outros consultores tcnicos, dividindo as atividades do projeto.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 4 de 28

Outro personagem o Analista de Implantao (Help Desk da Implantao). Esse Departamento dispe de consultores para atender o cliente que estiver em processo de implantao do sistema WinThor, no que se refere s dvidas e validao de arquivos de dados a serem migrados, bem como quaisquer orientaes sobre o andamento do projeto. As Sugestes de Melhorias encaminhadas a PC so avaliadas por uma equipe de analistas de negcios que decidem se a sugesto feita tem potencial oportunidade de melhoria para os processos de negcio do WinThor, gerando maior produtividade e controle ao negcio do cliente. Aps o perodo de acompanhamento da implantao, os usurios continuaro a contar com toda a assistncia da PC Sistemas no que se refere a esclarecer suas dvidas, reportar problemas e sugerir melhorias no sistema. Esse trabalho feito pelo Departamento de Suporte que, atravs de um moderno sistema de atendimento eletrnico, denominado 0800net, onde as solicitaes dos usurios so registradas por meio da internet, presta todo o apoio necessrio para garantir o bom funcionamento do sistema na empresa do cliente. O atendimento de todos os chamados de erro sempre ser realizado pelo Departamento de Suporte.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 5 de 28

3. ETAPAS DA IMPLANTAO
Para facilitar o gerenciamento, a implantao do sistema WinThor dividida em etapas. As atividades de cada etapa do projeto de implantao, a serem desempenhadas pela equipe do cliente e pela PC Sistemas, esto descritas no Plano de Acompanhamento de Projeto (DA.IMS.022. x) (recebido juntamente com este guia) e demais documentos utilizados pelo Consultor de Implantao nas etapas: Abertura do Projeto, Visita de Inspeo e Virada. O encerramento de cada etapa caracterizado pelo preenchimento de um relatrio de avaliao que deve ser assinado pelo Patrocinador

(proprietrio/presidente/diretor) e Gerente de Projeto dando aceite na concluso da etapa. O fluxograma a seguir mostra como essas etapas esto relacionadas. Logo aps, apresentamos um resumo das atividades desenvolvidas em cada etapa.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 6 de 28

3.1. INICIAO
Essa etapa marca o primeiro contato da equipe de implantao com o cliente, que recebe diretrizes sobre o que deve ser preparado para iniciar o projeto. Entre os requisitos necessrios esto preparao do servidor de banco de dados, das estaes de trabalho, das impressoras, e tambm da rede lgica e eltrica e a instalao do sistema WinThor no servidor e nas estaes de trabalho. A instalao do banco de dados Oracle no servidor dever ser providenciada pelo cliente.

3.2. ABERTURA DO PROJETO


Essa etapa contempla as atividades de coleta de informaes sobre o ambiente do cliente, seus processos de negcio e equipe de trabalho. A principal atividade dessa etapa a Reunio de Abertura do Projeto, momento em que a equipe de implantao da PC se rene com o corpo diretor do cliente e os principais usurios do sistema. Por meio de um questionrio orientado, os usurios so requisitados a fornecer detalhes sobre cada processo de negcio da empresa, facilitando o trabalho de anlise de aderncia do sistema aos processos da empresa. O produto mais importante dessa etapa o Cronograma Geral do projeto de implantao do sistema WinThor. Ele identifica o incio e trmino de cada etapa, e destaca as pessoas que devero participar de cada uma delas. Na etapa Abertura do Projeto realizado o Treinamento de Parametrizao que a entrada de dados do cliente nos cadastros bsicos do sistema. Essa atividade realizada na empresa do cliente. obrigatria a participao no curso de Parametrizao do gerente de projeto e dos usurios escolhidos para participar dos treinamentos na PC: Bsico e Avanado. obrigatria a participao do responsvel pela tributao ou o Contador no treinamento de tributao do curso de Parametrizao. O treinamento tem carter prtico, pois o prprio usurio vai aprendendo as rotinas e preenchendo os cadastros com os dados da sua empresa. Esse treinamento feito em at trs dias teis. Aps o Treinamento de Parametrizao, responsabilidade do cliente a Execuo da Parametrizao, conforme as atividades descritas no Plano de Acompanhamento de Projeto na seo Plano de Execuo da Parametrizao. Na etapa Abertura do Projeto tambm so definidas as atividades de Migrao de Dados, que correspondem a importao dos dados do sistema atual do cliente para o banco de dados do WinThor e realizada em duas partes. A primeira parte, que consiste na gerao dos arquivos de dados a serem migrados, de inteira responsabilidade do cliente. Ele dever conduzir essa operao obedecendo ao layout descrito nos documentos (DA.IMS.010 - Layout para Migrao de Dados e DA.IMS.011 - Layout Migrao SPED PIS
COFINS).

Qualquer ajuste que se fizer necessrio para atender esse layout dever ser feito pelo prprio

cliente. Os arquivos gerados devero ser enviados para o Analista de Implantao (Help Desk da Implantao) responsvel pela Migrao.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 7 de 28

A segunda parte, que consiste na importao dos arquivos com os dados a serem migrados para dentro do banco de dados do WinThor, de responsabilidade da equipe de implantao da PC Sistemas. Os arquivos sero validados quanto obedincia ao layout do sistema. Caso haja algum problema com o layout ou consistncia dos dados nos arquivos, um email ser enviado ao cliente informando onde o problema foi localizado, para que seja feita a devida correo e nova tentativa de importao. A PC no se responsabiliza pela exatido, qualidade e integridade dos dados que forem migrados para o banco de dados do WinThor. Oferecemos os meios para que o cliente aproveite os dados j existentes e os coloque no Sistema sem necessidade de nova digitao. Para isso, necessrio seguir fielmente o layout disponibilizado. Em geral, os seguintes registros so migrados para o novo sistema: Clientes, Fornecedores, Produtos, Contas a Receber e Recebidas, Contas a Pagar, Estoque e Custos. O cliente dever fazer uma avaliao sobre quais registros devero ser migrados e quais sero digitados novamente. Nesse ponto vale uma observao. Grande parte dos problemas enfrentados nas mudanas de sistemas de gesto est relacionada com dados migrados sem consistncia. Dessa forma, fundamental que todos os dados migrados sejam criteriosamente validados pelos usurios responsveis de cada setor da empresa do cliente, minimizando os problemas quando o WinThor entrar em produo. O treinamento para operar o sistema (Bsico e Avanado) somente poder ser realizado aps a concluso da Parametrizao e Migrao dos Dados, pois os dados parametrizados e migrados sero usados no treinamento interno dos usurios.

3.3. TREINAMENTO (BSICO E AVANADO)


Essa etapa contempla as atividades de treinamento dos usurios chave e operacionais nos diversos mdulos do sistema. aqui que a equipe de implantao vai transferir o conhecimento de como o usurio poder utilizar, de forma adequada, cada rotina do sistema para o seu negcio. Para iniciar essa etapa imprescindvel que as atividades de Parametrizao e Migrao j tenham sido concludas. Caso essas atividades sofram atrasos, ser necessrio alterar o Cronograma Geral, transferindo a atividade de treinamento para data futura. O treinamento dividido em duas etapas. A primeira etapa composta de cursos ministrados nas instalaes da PC Sistemas para o operador do sistema. J a segunda etapa consiste na replicao das informaes aprendidas nos cursos para os usurios da empresa, ou seja, aqueles que participaram dos cursos ministrados na PC ficaro responsveis pelo treinamento de todos os demais usurios. So dois os cursos oferecidos nos Centros de Treinamento da PC: Operacional Bsico e Operacional Avanado. Cada curso dispe de material didtico, com apostilas tericas e de exerccios. O instrutor apresenta a teoria explicando os detalhes do funcionamento do sistema. Na sequncia, os participantes fazem exerccios prticos para fixao do que foi explicado, podendo tirar suas dvidas com o instrutor.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 8 de 28

A PC sugere que para esses cursos sejam escolhidos pelo menos dois participantes, sendo um o operador do sistema e o outro o gerente de projeto ou outra pessoa que apresente facilidade de aprendizado e com conhecimento dos processos de negcio da empresa. So eles que faro o repasse do treinamento visto nos cursos para os outros usurios. Sugerimos tambm que entre os participantes escolhidos no estejam proprietrios da empresa, visto que, em geral acumulam muitas responsabilidades e certamente tero mais dificuldade em disponibilizar tempo para replicar o treinamento a outros usurios. Cada um dos cursos oferecidos possui um sistema de avaliao do participante, atravs de provas dirias que certificam se o participante realmente absorveu o contedo ministrado no dia. A PC exige que o participante alcance uma mdia mnima igual ou superior a 8,0 (oito) para garantir um desempenho satisfatrio na replicao do treinamento aos outros usurios. Caso essa mdia no seja atingida, o participante dever assistir novamente ao curso a fim de revisar os pontos nos quais ainda existem dvidas. O cliente ficar sujeito disponibilidade de turmas e horrios, bem como dever arcar com os custos de uma nova participao. Um alerta para a direo da empresa: para o sucesso do projeto, essencial que todos os usurios estejam comprometidos com o aprendizado da operao do novo sistema. Como essa a etapa que consome mais tempo de cada um, muito comum haver falta de disponibilidade das pessoas para receber o treinamento, e tambm para praticar o que aprendeu nos dias seguintes s aulas. Dessa forma, sugerimos que a direo da empresa faa uma reunio com todos os usurios antes de iniciar o treinamento interno, para prestar informaes sobre o processo de mudana de sistema, e tambm para solicitar empenho e comprometimento com os resultados do novo sistema. Em sntese, para a etapa de treinamento elegem-se duas pessoas para fazer na PC os cursos, Bsico e Avanado. Essas pessoas ficaro responsveis pelo treinamento dos outros usurios da empresa. Sugerimos que seja preparada uma sala de treinamento na empresa, a fim de isolar os usurios no momento do treinamento, visando maior produtividade. A durao dessa etapa vai depender do tempo que a empresa gastar para replicar o treinamento adquirido nos cursos para todos os usurios.

3.4. VISITA DE INSPEO


Aps a concluso da replicao do Treinamento Bsico, Avanado ou Mdulo Adicional para todos os usurios da empresa, a PC realiza uma Visita de Inspeo junto ao cliente com o propsito de conferir toda a parametrizao do sistema, cadastros e dados migrados e o aprendizado dos usurios quanto ao treinamento replicado. operacionais da empresa. Ao final dessa etapa, o responsvel da PC apresentar um relatrio de avaliao que indicar se a empresa est preparada para passar para a prxima etapa do projeto. Caso o resultado da avaliao seja REPROVADO ser necessria uma nova Visita de Inspeo, o que implicar em adiamento da data de Virada ou prximo treinamento se houver. Caso o resultado seja APROVADO a empresa ser autorizada a seguir para a prxima etapa. avaliada tambm a adequao das rotinas do WinThor aos processos

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 9 de 28

3.5. VIRADA
a etapa onde o sistema comea a ser utilizado no cliente. Em geral a equipe tcnica da PC, responsvel pela virada do sistema, chega empresa do cliente na semana que antecede o fim de semana programado para a virada. A virada geralmente feita no sbado. Nesse dia a empresa no dever funcionar, porm todos os usurios do sistema devero comparecer aos seus postos de trabalho para realizar a conferncia da migrao final dos dados, checando relatrios do sistema antigo com os do WinThor. A equipe de implantao vai deixar tudo preparado para que a empresa possa iniciar sua operao na segunda-feira utilizando o sistema WinThor. Aps a Virada do Sistema, iniciada a atividade de Acompanhamento. A equipe de implantao acompanhar a utilizao do sistema pelos usurios, avaliando o funcionamento dos processos crticos, far a apresentao dos relatrios gerenciais e avaliar as operaes de manuteno do sistema WinThor. Concludas as atividades de Acompanhamento o atendimento ser transferido para o Suporte, onde o cliente continuar a contar com todo o apoio do corpo tcnico da PC Sistemas para tirar suas dvidas, reportar problemas e sugerir modificaes no sistema.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 10 de 28

4. RESPONSABILIDADES
Apresentamos abaixo uma tabela com as responsabilidades da PC e do cliente para o sucesso do projeto de implantao do sistema WinThor.

Etapa Iniciao

PC Enviar Guia de Implantao WinThor Distribuidor Fornecer DVD de instalao do WinThor para o servidor e estaes de trabalho Fornecer layout das tabelas a serem migradas Liberar arquivo de controle de licenas do sistema WinThor Aprovar instalao do servidor e estaes de trabalho Marcar reunio de Abertura do Projeto

Cliente Fazer leitura completa do Guia de Implantao WinThor Eleger gerente de projeto e operador do sistema Adquirir servidor de banco de dados e configurar estaes de trabalho Preparar instalao eltrica e lgica para servidor e estaes Providenciar acesso internet de banda larga Instalar banco de dados Oracle no servidor Instalar WinThor no servidor e estaes Configurar acesso ao 0800net Instalar ferramenta para o acesso remoto: Terminal Server, UltraVNC, ShowMyPC ou similar

Abertura do Projeto

Realizar Reunio de Abertura do projeto Avaliar os processos operacionais do cliente Detalhar o processo Implantar Soluo Treinamento Parametrizao: Ministrar treinamento das rotinas dos cadastros bsicos do sistema WinThor (realizado nas instalaes do cliente) Configurar layouts de arquivos de remessa Validar boleto bancrio laser e remessa eletrnica de cobrana bancria Elaborar Cronograma Geral de Implantao do WinThor Fornecer layout das tabelas a serem migradas Validar layout e consistncia dos dados fornecidos pelo cliente

Participao dos usurios chaves na Reunio de Abertura do projeto Fornecer detalhes de funcionamento dos processos operacionais da empresa Fornecer modelos de documentos impressos (notas fiscais, boletos, etc) Realizar todos os cadastros necessrios preparao do sistema WinThor Fornecer os arquivos de texto com os dados a serem migrados Conferir todo o contedo dos dados migrados, aferindo exatido, qualidade e integridade das informaes migradas

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 11 de 28

Etapa Treinamento Bsico e Avanado

PC Ministrar treinamentos aos usurios (realizados nos Centros de Treinamento da PC Sistemas) Fornecer material didtico para acompanhamento do treinamento Esclarecer dvidas no perodo de replicao de treinamento por meio do Analista de Implantao (Help Desk da Implantao)

Cliente Participar do Treinamento Bsico aps cumprir, obrigatoriamente, todos os prrequisitos da Parametrizao e Migrao. Assistir todas as aulas dos cursos: Bsico e Avanado Atingir mdia 8,0 nas avaliaes dos cursos Bsico e Avanado Preparar ambiente separado para treinamento dos usurios Elaborar cronograma de replicao do treinamento para todos os setores da empresa Replicar treinamento a todos os usurios da empresa Disponibilizar material didtico a todos os usurios da empresa Entrar em contato com o Help Desk da Implantao, via telefone ou 0800net, para dirimir dvidas a respeito do uso das rotinas do sistema

Visita Inspeo

Configurar os layouts de impresso Realizar inspeo nos cadastros bsicos registrados na execuo da Parametrizao Realizar inspeo nos dados migrados Avaliar como foram feitas as adaptaes dos processos operacionais da empresa para a utilizao do sistema WinThor Avaliar o conhecimento de cada usurio na operao das rotinas do WinThor pelas quais seja responsvel Gerar e enviar a PC Sistemas relatrio de avaliao certificando ou no o cliente a passar para prxima etapa do projeto que pode ser a Virada ou prximo Treinamento Avaliar customizaes identificadas pelo cliente no perodo de replicao do treinamento consideradas como necessrias para a Virada.

Validar os layouts de impresso configurados pelo consultor de implantao Apresentar todos os cadastros realizados Gerar novos arquivos texto com dados para migrao Agendar os horrios para realizao das avaliaes do treinamento com as equipes de cada departamento Caso seja necessrio, apresentar as customizaes identificadas como necessrias para a Virada do sistema WinThor Realizar os ajustes necessrios identificados pelo consultor da PC durante a inspeo

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 12 de 28

Etapa Virada

PC Efetuar a carga dos dados do sistema antigo para o banco de dados do sistema WinThor, usando os arquivos fornecidos pelo cliente Fornecer os relatrios do WinThor para realizao da conferncia Apoiar os usurios na operao diria do WinThor, orientando quanto ao uso das rotinas e manuteno do sistema Apresentar diretoria da empresa ou as pessoas indicadas pela diretoria os conceitos dos principais relatrios gerenciais do sistema WinThor para acompanhamento das operaes

Cliente Gerar arquivos texto para migrao definitiva de dados do sistema antigo para o WinThor Conferir todos os dados migrados atravs de cruzamento de relatrios do sistema antigo com o WinThor Efetuar lanamentos de vales, saldos bancrios, pedidos de compra e venda, e de verbas Assumir a operao das rotinas do sistema WinThor para apoiar os processos operacionais da empresa Emitir relatrios do sistema e validar suas informaes Agendar perodo para participao ativa da diretoria ou pessoas indicadas pela diretoria na apresentao dos conceitos dos principais relatrios gerenciais do sistema WinThor

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 13 de 28

Roteiro Para Instalao Do Sistema Winthor No Servidor

DA.IMS.003 Guia de Implantao Winthor

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 14 de 28

5. ROTEIRO PARA INSTALAO DO SISTEMA WINTHOR NO SERVIDOR

Estes so os procedimentos necessrios para configurar o diretrio de arquivos e utilitrios para o uso do sistema WinThor. 1. Numa estao de trabalho, mapeie o drive P: direcionando para a pasta compartilhada onde sero instalados os executveis do sistema WinThor. 2. Insira o DVD de Instalao do WinThor Estao Servidor numa unidade de DVD de uma estao de trabalho. Caso o programa de instalao no se inicie automaticamente, abra o Windows Explorer e inicie o arquivo InstalarServidor.exe que se localiza no DVD.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 15 de 28

3. A tela inicial do instalador solicita o nome do local onde sero instalados os programas. Confirme P:\. Caso deseje instalar em outro local, clique no boto Procurar....

4. Clique em Prximo. Ser iniciada a instalao do sistema WinThor no servidor.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 16 de 28

5. Encerrada a instalao do sistema WinThor no servidor exibida a tela de finalizao. Para concluir clicar no boto Finalizar para encerrar a instalao do sistema WinThor no servidor.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 17 de 28

A Estrutura do WinThor composta por diretrios que so armazenados dentro do P:\, os quais identificam os mdulos do sistema: MOD-000 Neste diretrio est contido os executveis PCINF000.EXE(rotina de inicializao do sistema) e PCINFTAB.EXE(Executvel de Atualizao da estrutura interna das tabelas utilizadas pelo Banco de Dados) MOD-001 Todos os executveis que compe o Mdulo 1 Plano de Vo, PCINF100.EXE, PCINF101.EXE, PCINF102.EXE,... MOD-002 Todos os executveis que compe o Mdulo 2 Compras, PCINF200.EXE, PCINF201.EXE, PCINF202.EXE,... E assim por diante at o mdulo 18. Na Raiz do P:\ ainda esto localizados arquivos internos necessrios para o funcionamento do sistema, como: configurao de layout de banco (*.rtm), help (*.hlp), (*.cnt), bibliotecas (*.dll) e arquivos de conexo com o banco oracle (*.ini).

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 18 de 28

Roteiro Para Instalao Do Client Oracle

DA.IMS.003 Guia de Implantao Winthor

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 19 de 28

6. ROTEIRO PARA INSTALAO DO CLIENT ORACLE


Antes de realizar a instalao do sistema Winthor nas estaes de trabalho, necessrio instalar o Cliente do banco de dados Oracle nas mesmas. Siga os procedimentos abaixo:

1. Executar o instalador da nova verso do client, porm se no possuir o instalador favor fazer o download no seguinte endereo: http://www.oracle.com/technetwork/database/10203vista-087538.html Informo que para realizao do download ser necessrio realizar cadastro no site da Oracle.

2. Download: Marcar as opes abaixo circuladas para realizar o download.

3. Instalao: Clicar no boto Prximo:

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 20 de 28

4. Marcar a opo: Runtime (462MB)

5. Marcar a opo: Verificando requisitos do pacote de servios

6. Clicar no boto Instalar

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 21 de 28

7. Clicar no boto Permitir acesso

8. Clicar no boto Prximo

9. Clicar no boto Finalizar

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 22 de 28

10. Clicar no boto Sair

11. Clicar no boto Sim

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 23 de 28

Roteiro Para Instalao Do Sistema Winthor Nas Estaes

DA.IMS.003 Guia de Implantao Winthor

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 24 de 28

7. ROTEIRO PARA INSTALAO DO SISTEMA WINTHOR NAS ESTAES

Estes so os procedimentos necessrios para configurar e instalar o WinThor nas estaes de trabalho (microcomputadores dos usurios).

1. Numa estao de trabalho, mapeie o drive P: direcionando para a pasta compartilhada onde sero instalados os executveis do sistema WinThor. 2. Utilize o programa P:\winthor SetupWinThor\WinThorInstall

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 25 de 28

3. Aparecer a tela inicial do instalador, conforme abaixo, clique em Prximo:

4. O Instalador far uma verificao da configurao atual conforme tela abaixo:

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 26 de 28

5. Para configurar os parmetros do instalador das estaes do WinThor conforme ser solicitado pela tela abaixo solicite ao DBA (Responsvel pela instalao do banco de dados) para preencher os dados abaixo:

String de Conexo: TNS Nome do Servio: IP do Servidor B.D: Porta BD: Padro:1521 Caminho do WinThor na rede: Drive mapeado do WinThor:

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 27 de 28

6. Exemplo de preenchimento configurador:

7.

Exemplo de uso dos dados de conexo com o banco de dados Oracle no arquivo TNSNAMES.ORA com a tela de configurao dos parmetros do instalador do WinThor:
WINT = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.1.1)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = WINT) ) )

O texto WINT = : o campo String de Conexo.

O texto (SERVICE_NAME = WINT): o campo TNS Nome do Servio.

O texto (HOST = 192.168.1.240): o campo IP do Servidor B.D.

O texto (PORT = 1521): o campo Porta BD.

Metodologia de Implantao do WinThor Distribuidor


Sistema de Gesto da Qualidade

DA.IMS.003 V.1.0
Pgina 28 de 28

8. Clicar no boto Instalar para iniciar a instalao do sistema WinThor. O instalador executar as seguintes operaes: Ocorre a verificao e instalao do BDE Alterao do arquivo TNSNames.ora para incluir a String de Conexo Cpia do arquivo DBExpOra.dll para pastas Windows\System Mapeamento da unidade de rede para acessar o menu do WinThor Cpia do arquivo SqlOra8.dll para a pasta do BDE Atualizao das configuraes regionais Criao do atalho para o menu do WinThor na rea de Trabalho Criao das pastas do Winthor Verificao da conexo com o banco de dados usando as tecnologias BDE, DBExpress e ODAC

Anda mungkin juga menyukai