Anda di halaman 1dari 32

CIMATEC

COMANDOS ELTRICOS

CIMATEC

COMANDOS ELTRICOS

Salvador 2004

Copyright 2004 por SENAI-DR BA. Todos os direitos reservados. rea Tecnolgica de Automao Industrial Elaborao: Umaraci Lzaro Milton Bastos de Souza Reviso Tcnica: Milton Bastos de Souza Reviso Pedaggica: Nilzete Alves de Castro Normalizao: Sueli Madalena Costa Negri

Catalogao na fonte (NIT Ncleo de Informao Tecnolgica) _________________________________________________ SENAI DR BA. Comandos eltricos. Salvador, 2004. 34p. il. (Rev.00)

1. Comandos Eltricos

I. Ttulo

CDD 621.31 __________________________________________________

SENAI CIMATEC Av.Orlando Gomes, 1845 - Piat Salvador Bahia Brasil CEP 41650-010 Tel.: (71) 462-9500 Fax. (71) 462-9599 http://www.cimatec.fieb.org.br

SUMRIO

APRESENTAO 1. 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 3. INTRODUO................................................................................................ 7 DISPOSITIVOS DE COMANDO, PROTEO E SINALIZAO ................... 7 CONTATORES ............................................................................................... 7 RELS DE SOBRECARGA .......................................................................... 11 DISJUNTOR-MOTOR ................................................................................... 12 FUSVEIS TIPO D E NH ............................................................................... 13 BOTOEIRAS ................................................................................................. 13 DISPOSITIVOS DE SINALIZAO .............................................................. 14 DIAGRAMAS ................................................................................................ 15
3.1 - DIAGRAMA UNIFILAR ..........................................................................................................................15 3.2 - DIAGRAMA MULTIFILAR......................................................................................................................15 3.3 - DIAGRAMA FUNCIONAL (ELEMENTAR).................................................................................................16

4. 5.

SIMBOLOGIA ............................................................................................... 18 PROGRAMAO DE CONTATOS .............................................................. 28


5.1- TCNICA POR LINHAS: ..........................................................................................................................28 5.2- TCNICA POR COLUNAS: .......................................................................................................................28

6. 6.1 6.2 6.3 6.4

PARTIDA DE MOTORES ............................................................................. 29 PARTIDA DIRETA ........................................................................................ 29 CHAVE ESTRELA-TRINGULO .................................................................. 30 INVERSO DO SENTIDO DE ROTAO DE MOTORES TRIFSICOS .... 31 COMPENSADOR OU AUTOTRANSFORMADOR DE PARTIDA ................. 32

REFERNCIAS

APRESENTAO

Com o objetivo de apoiar e proporcionar a melhoria contnua do padro de qualidade e produtividade da indstria, o SENAI BA desenvolve programas de educao profissional e superior, alm de prestar servios tcnico e tecnolgicos. Essas atividades com contedos tecnolgicos so, direcionadas para indstrias nos diversos segmentos, atravs de programas de educao profissional, consultorias e informao tecnolgica, para profissionais da rea industrial ou para pessoas que desejam profissionalizar-se visando inserir-se no mercado de trabalho.

Este material didtico foi preparado para funcionar como instrumento de consulta. Possui informaes que so aplicveis de forma prtica no dia-a-dia do profissional, e apresenta uma linguagem simples e de fcil assimilao. um meio que

possibilita, de forma eficiente, o aperfeioamento do aluno atravs do estudo do contedo apresentado no mdulo.

1. INTRODUO

Para o comando, regulao e proteo dos motores eltricos, que constituem os elementos de potncia das instalaes eltricas industriais, empregam-se diferentes dispositivos tais como: contatores, disjuntores, reguladores, rels (proteo, auxiliares), eletroims, sinalizadores, engates eletromagnticos, alarmes, freios mecnicos, etc., interligados por condutores eltricos. Estes dispositivos se conectam eletricamente a uma instalao eltrica em geral destinada a efetuar as operaes requeridas em uma ordem determinada. Os diagramas eltricos so desenhados, basicamente, desenergizados e mecanicamente no acionados. Quando um diagrama no for representado dentro desse princpio, nele devem ser indicadas as alteraes. Os diagramas dividem-se em trs grandes grupos para fins didticos:

2. DISPOSITIVOS DE COMANDO, PROTEO E SINALIZAO

2.1 Contatores
Chave de operao no manual, eletromagntica, com uma nica posio de repouso, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito.

Fig.1 Contator tripolar

Fig.2 Contator Tripolar

Vantagens do emprego de contatores: Ligao rpida e segura do motor; Nmero de manobras elevado (10 a 30 milhes de vezes) Controle de alta corrente por meio de baixa corrente; Comando manual ou distncia; Tenso de operao de 0,85 a 1,10 vezes a tenso nominal do contator. Possibilidade de construir chaves de partida; Proporciona proteo efetiva do operador; Garantia de desligamento do motor em caso de sobrecarga; Possibilidade de simplificao do sistema de operao e superviso de instalao.

2.1.1- Caractersticas tcnicas

Circuito principal: Formado pelos contatos principais e os terminais. Possui a funo de conduzir a corrente de operao quando os contatos principais estiverem em estado fechado. Circuito auxiliar: Aciona os dispositivos de manobra. utilizado para fins de comando, travamento e sinalizao. Seus principais componentes so: a bobina e o contato auxiliar que acionado mecanicamente pelo contator.

As bobinas so identificadas de forma alfanumrica com A1 e A2; O circuito principal devem ser identificados por nmeros unitrios e por um sistema alfanumrico.

RED E

1L 1 3L 2 5L 3

2T 1 4T 2 6T 3

CARG A

Fig.3 - Padronizao de contatos

Onde: 1L1, 3L2 e 5L3 2T1, 4T2 e 6T3 - Voltam-se para a rede (fonte); - Voltam-se para a carga.

2.1.2- Terminais dos circuitos auxiliares de contatores Devem ser marcados ou identificados nos diagramas (como veremos a seguir), atravs de figura com dois nmeros, a saber: A unidade representa a funo do contato; A dezena representa a seqncia de numerao.
Nmero de funo (NA)

Nmero de seqncia (1 contato)

13 Seqncia (2 contato)

14 Funo (NF)

21

22

2.1.3- Defeitos comuns em contatores 1) SOBREAQUECIMENTO DA BOBINA MAGNTICA As causas para este defeito podem ser: Curto-circuito entre as espiras da bobina de comando. Curto-circuito entre bobina e ncleo. Efeito da saturao magntica do ncleo.

2) QUEIMA OU INTERRUPO INTERMITENTE DA BOBINADE COMANDO A causa para este defeito pode ser: Contator exposto a uma sobretenso contnua.

3) SOBREAQUECIMENTO DOS CONTATOS As causas para este defeito podem ser: Carga ligada excessiva. Corrente circulante maior que o previsto e aumento da dissipao de calor sobre os contatos. Presso inadequada dos contatos dificultando a passagem de corrente sobre os contatos, criando um foco trmico sobre estes.Provoca a solda dos contatos.

Deposio de gordura, poeira e umidade excessiva sobre os contatos (Mais comum em contatores abertos) A oxidao do material dos contatos.Freqente em contatos de cobre.

4) ISOLAMENTO DEFICIENTE As causas para este defeito podem ser: Umidade do ambiente acima do especificado pelo produto. Penetrao de insetos, poeira e outros corpos recobrindo ou perfurando o dieltrico.

2.1.4- Categorias de emprego (segundo norma IEC 947) Para aplicaes em corrente alternada:

10

Para aplicaes em corrente contnua:

2.2 Rels de sobrecarga


Dispositivo de proteo e eventual comando a distncia, cuja operao produzida pelo movimento relativo de elementos mecnicos (termo-pares), sob a ao de determinados valores de temperatura, devido dissipao de calor proveniente de correntes de entrada.

Fig.4 Rel de sobrecarga Seu ajuste feito a partir de console analgico disposto na parte frontal dos rels de sobrecarga. O ajuste de acordo com o percentual da corrente nominal do rel que inicia a abertura de seus contatos. Os rels de sobrecarga podem ser:

11

Diretos ou indiretos Dispositivo de lmina bi-metlica que aquece com a passagem de corrente, abrindo seus contatos atravs da dilatao trmica (Direto) ou utilizando um dispositivo (sensor) que repasse o sinal de calor ao dispositivo bimetlico. Com reteno ou sem reteno Possuem dispositivos que travam as lminas bimetlicas na posio desligada aps sua atuao. Compensados No apresentam alterao na regulagem com a variao da temperatura do ambiente. Diferenciais ou Falta de fase Atuam rapidamente quando h falta de uma das fases do motor, evitando assim seu aquecimento.

2.3 Disjuntor-motor
Desempenha o papel de proteo do circuito eltrico e partida do motor, respeitando as caractersticas eltrico-magnticas de uma partida direta.

Fig.5 Disjuntor motor

12

2.4 Fusveis tipo D e NH


Segundo a norma DIN 57636 e VDE 0636, os fusveis so componentes de circuito de alimentao de cargas diversas, tendo como funo principal a proteo dos equipamentos e fiao (barramentos) contra curto-circuito, atuando tambm como limitadores das correntes de curto-circuito.

Fig.6 Fusveis NH e D 2.4.1- Algumas caractersticas tcnicas dos fusveis

Classe gL-gG - 500Vca; Elevada capacidade de ruptura: Correntes de ruptura de fusveis tipo D de at 50kA; Correntes de ruptura de fusveis tipo NH de at 120kA Material cermico de baixa conduo

2.5 - Botoeiras
So dispositivos que tm por finalidade interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando para iniciar,interromper ou continuar um processo de automatizao. 2.5.1 Tipos de botoreiras Fixas

13

Tm a finalidade de efetuar um comando a distncia ou substituir os painis quando da instalao ao ar livre pois as mesmas so estanques poeira, gua, leo, etc... Pendentes Destinam-se ao comando de pontes rolantes, talhas eltricas ou ainda, mquinas operatrizes em que o operador tem de lig-las de vrios pontos diferentes ou ter que acompanhar o movimento da mquina. 2.5.2- Informao de cores das botoeiras Vermelho: parar; ligar; desligar-emergncia. Verde ou Preto: partida; ligado; toques. Amarelo: partida de retrocesso fora das

condies normais de operao Branco ou Azul-Claro: Outras funes

2.6 - Dispositivos de sinalizao


So elementos utilizados para indicar a condio de funcionamento de uma carga ou de dispositivos de proteo. Para facilitar a comunicao, foi criado o cdigo de cores para os sinalizadores abaixo descritos: Vermelho: condies anormais. Mquina parada por falha ou atuao da proteo. Verde: mquina pronta para operar. Amarelo: condio de ateno ou perigo. Branca: Funcionamento normal de um equipamento Azul: outras funes

14

3. DIAGRAMAS

Os elementos de diagramas de comandos so dispostos de forma a facilitar sua interpretao e no seguindo a disposio espacial real. Isto quer dizer que diversos elementos condutores de corrente e os dispositivos de comando e proteo esto representados conforme a sua posio no circuito eltrico e independente da relao construtiva destes elementos. Os diagramas esquemticos so classificados em 3 tipos:

3.1 - Diagrama Unifilar - Representao simplificada, geralmente unipolar das ligaes, sem o circuito de comando, onde s os componentes principais so considerados. Em princpio todo projeto para uma instalao eltrica deveria comear por um diagrama unifilar. Ao lado, segue exemplo de um diagrama unifilar: Fig.7 Diagrama Unifilar 3.2 - Diagrama Multifilar - a representao da ligao de todos os seus componentes e condutores. Em contraposio ao unifilar, todos os componentes so representados, sendo que a posio ocupada no precisa obedecer a posio fsica real em que se encontram. Como ambos os circuitos, (principal e auxiliar) so representados simultaneamente no diagrama, no se tem uma viso exata da funo da instalao, dificultando, acima de tudo a localizao de uma eventual falha, numa instalao de grande porte. Segue abaixo um exemplo de diagrama multifilar:

15

Fig.8 Diagrama Multifilar 3.3 - Diagrama Funcional (Elementar) - medida que os diagramas multifilares foram perdendo a utilidade, foram sendo substitudos pelos funcionais. Este tipo de diagrama representa com clareza os processo e o modo de atuao dos contatos, facilitando a compreenso da instalao e o acompanhamento dos diversos circuitos na localizao de eventuais defeitos. Segue abaixo um exemplo de diagrama funcional:

Fig.9 Diagrama Funcional

16

* Basicamente o Diagrama Funcional composto por 2 circuitos: Circuito Principal ou de Fora: onde esto localizados todos os elementos que teminterferncia direta na alimentao da mquina, ou seja, aqueles elementos por onde circula a corrente que alimenta a respectiva mquina. Circuito Auxiliar ou de Comando: onde esto todos os elementos que atuam indiretamente na abertura, fechamento e sinalizao dos dispositivos utilizados no acionamento da mquina, em condies normais e anormais de funcionamento. Layout de Montagem constitui um documento importante para orientar a montagem, localizao e reparao de falhas em todos os equipamentos que constituem uma instalao eltrica. O layout que envolva mquinas, equipamentos eltricos, instalaes, etc., deve refletir a distribuio real dos dispositivos, barramentos, condutores, etc., e seus elementos separados, como indicar os caminhos empregados para a interconexo dos contatos destes elementos.

Fig.10 Layout de Montagem

17

4. SIMBOLOGIA

Existem diferentes simbologias que so tratadas pelo universo dos comandos eltricos, onde estas se diferenciam de acordo com a norma padronizada a que seguem. Abaixo, segue tabela ilustrativa da simbologia de dos principais dispositivos utilizados num projeto de comandos, seguindo o rege cinco diferentes norma,s, as quais so: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas DIN Deutsches Institut fur Normung (Alemanha) ANSI American National Standards Institut (EUA) JIS Japanese Industrial Standards Comite (Japo) IEC International Electrotechnical Comission (Europa)

18

19

20

21

22

23

24

25

26

77

27

5. PROGRAMAO DE CONTATOS

A programao de contatos a tcnica utilizada nas representaes esquemticas de circuitos eltricos funcionais, para que se identifique, rapidamente, os contatos que so acionados por um contator (potncia ou auxiliar) e onde eles se encontram na representao esquemtica. So duas tcnicas para realizar a programao de contatos: Tcnica por linhas Tcnica por colunas

5.1- Tcnica por linhas: Representao esquemtica dividida em linhas. Todos os elementos devem ser colocados em posio vertical. Cada conjunto de contatos, ou somente um contato, representa uma ligao do esquema Abaixo dos contatores do esquema, so colocadas cruzetas que representam os contatores daquela linha. Na cruzeta esto indicados os nomes dos contatos abridores (A ou NF) e fechadores (F ou NA) bem como a linha onde est o contato daquele contator. Cada contato do circuito identificado pelo cdigo do seu contator e o nmero da linha na qual se encontra o contator Um trao na cruzeta indica que h contatos disponveis na funo.

5.2- Tcnica por colunas: Diagrama dividido em colunas numeradas a partir do nmero 1 Elementos e componentes identificados segundo o cdigo prprio

28

6. PARTIDA DE MOTORES
6.1Partida Direta

Em quase todas as concessionrias de fornecimento de energia eltrica permite-se partida direta para motores at 5 HP (3,72 kW). Entende-se por partida direta, a partida com a tenso de abastecimento. 6.1.1 - Seqncia Operacional Estando sob a tenso os bornes R, S e T , e apertando-se o boto b1, a bobina do contator c1 ser energizada. Esta ao faz fechar o contato de selo c1, que manter a bobina energizada; os contatos principais se fecharo, e o motor funcionar. Circuito de Fora Circuito de Comando

Fig.11 Diagrama de fora e comando da partida direta Para certas aplicaes que utilizam motores acima de 5 HP, usam-se dispositivos de partida que diminuem a tenso aplicada aos terminais dos motores e desta maneira limita-se a corrente de partida. Tais dispositivos sero dispostos abaixo:

29

6.2-

Chave estrela-tringulo

Fig.12 Diagrama de fora e comando da partida Estrela -Tringulo

30

6.3-

Inverso do sentido de rotao de motores trifsicos

7. Partida a partir de autotransformador (compensada) Fig.13 Diagrama de fora e comando da inverso de sentido de giro em motores trifsicos Descreva, sucintamente, o papel de cada dispositivo de comando presente no respectivo diagrama: b0________________________________________________________________ b1________________________________________________________________ b2________________________________________________________________ c1________________________________________________________________ c2________________________________________________________________

31

6.4-

Compensador ou autotransformador de partida

Fig.14 Diagrama de fora e comando da partida compensada Descreva, sucintamente, o papel de cada dispositivo de comando presente no respectivo diagrama: b0________________________________________________________________ b1________________________________________________________________ c1________________________________________________________________ c2________________________________________________________________ c3________________________________________________________________ d1________________________________________________________________

32

REFERNCIAS SENAI Dendenzeiros. Comandos.. Salvador, 1998 (Curso Tcnico de Tecnlogo) MANUAL de Comando e Proteo WEG. 2001. (Curso de Comando e Proteo) WEG. Manual de Equipamentos para Comandos. 2001.

33

Anda mungkin juga menyukai