Anda di halaman 1dari 41

Superlargura

Prof MSc:

Rogrio Lemos Ribeiro

A pista de uma estrada muitas vezes alargada nas curvas, a fim de dar ao motorista as mesmas condies de operao do veculo encontrado em trechos tangentes

EE

BD

GD
P

Trajetria de um veculo em uma curva circular de raio (R):

GA
X Y Z

GC LV
Sendo: EE - Distncia entre eixos do veculo BD Balano dianteiro do veculo LV Largura do veculo GC Gabarito devido trajetria em curva GD Gabarito devido ao balano dianteiro GA Largura adicional devido rigidez do veculo em curva R Raio da curva circular

R R R + GD

O veculo mantm seu eixo traseiro perpendicular trajetria, ou seja, alinhado com o raio de curvatura. A roda dianteira externa descreve uma trajetria circular de raio aproximadamente igual ao do eixo da rodovia (R). Para a distncia entre eixos (EE), o veculo descreve, em curva, um gabarito (GC) dado pela largura do veculo (LV) acrescida da largura adicional (GA), calculada por:

O veculo ocupa, tambm, um gabarito (GD) devido ao balano dianteiro (BD), determinado por: Aplicando a lei dos cossenos no tringulo XZO, com ngulo em Z, tem-se:

Estabelece-se um gabarito lateral (GL), folga lateral livre que deve ser mantida para o veculo de projeto em movimento, fixado em funo da largura de faixa, segundo a tabela:

para compensar as dificuldades de manobras nas curvas e as diferenas entre as caractersticas de operao dos motoristas considera-se, independente do nmero de faixas de trfego, um acrscimo adicional, denominada folga dinmica (FD), cujo valor dado pela frmula atribuda a VOSHEL.

Assim, a largura total necessria em uma curva de uma rodovia com (N) faixas de trfego, considerando que o balano dianteiro do veculo que percorre a faixa externa no exerce influncia sobre o posicionamento dos veculos das demais faixas, podendo ser desconsiderado, pode ser calculada por: L T = N * ( G C + G L ) + ( N 1) * G D + F D

Como a largura nominal da pista em tangente (LN) dada por: LN = N . LF, a superlargura SR pode ser expressa por:

Consideraes adicionais a) Para o veculo CO tem-se: LV = 2,60 m EE = 6,10 m BD = 1,20 m

b) Quando se considera um veculo articulado substitui-se o valor de (EE) por uma distncia entre eixos, equivalente (EEQ) dada por:

Eeq = E + E

2 1

2 2

onde: E1 Distncia entre o eixo dianteiro do veculo trator (cavalo mecnico) e o piv de apoio do semi-reboque, ou 5a roda (m) E2 Distncia da 5a roda ao eixo traseiro ou ao ponto mdio dos eixos traseiros do semi-reboque (m) EEQ - distncia entre-eixos equivalente, para veculos articulados (m) c) Os valores de SR adotados devem ser mltiplos de 0.20 m e limitados inferiormente a 0,40 m.

Para o caso de pista com mais de duas faixas de trfego por sentido, o DNIT recomenda a reduo proporcional dos valores de SR, segundo o critrio abaixo, a partir do valor calculado para o caso bsico com duas faixas de trfego (SR2): - Para pista com 3 faixas: SR3 = 1.25 SR2 - Para pista com 4 faixas: SR4 = 1.50 SR2

e) Em pistas com duas faixas de trfego que disponham de faixa auxiliar seja 3a faixa, faixa de desacelerao ou de acelerao, faixa destinada a converso ou movimento de entrelaamento essa faixa pode ser desconsiderada na determinao da superlargura, principalmente quando h acostamento externo.

Implantao da Superlargura. - Simtrica em relao ao eixo em curva circular com transio. - Do lado interno curva em curvas circulares simples. Neste caso, a sinalizao no coincide com o eixo de projeto.

Prof MSc:

Rogrio Lemos Ribeiro

Introduo bloco
Importncia do DESENHO DO PERFIL; COTAS das sees transversais; REAS das sees transversais; GREIDES das rampas.

Introduo Curva Vertical


O projeto de uma estrada em perfil constitudo de GREIDES retos, concordados dois a dois por curvas verticais; Os greides retos so definidos por sua declividade, que a tangente do ngulo que fazem com a horizontal, dado em %; Nos greides ascendentes, os valores das rampas (i) so considerados positivos e nos greides descendentes, negativos.

Introduo
A interseo entre os greides retos d-se a denominao de PIV (ponto de interseo vertical); Os pontos de tangncia so denominados de PCV (ponto de curvatura vertical);
O PTV (ponto de tangncia vertical), por analogia, ponto de

trmino da curva vertical.

Aspectos tcnicos
Na fase de Projeto Definitivo (ou Locao), importante um nivelamento do eixo com maior preciso; Normalmente empregada a escala horizontal 1:2.000 (ou 1000) e a escala vertical 1:200 (ou 100); O perfil de uma estrada um grfico cartesiano que tem nas abscissas o estaqueamento do eixo da estrada; e Nas ordenadas, as cotas do terreno e do projeto, alm de outros elementos que completam as informaes necessrias construo da estrada.

Aspectos tcnicos Perfil vertical

Tipos de Curvas Verticais

Elementos da Curva Vertical

Elementos da Curva Vertical

Comprimento Crtico de Rampa


O termo Comprimento Crtico de Rampa usado para definir o mximo comprimento de uma determinada rampa ascendente na qual um caminho pode operar sem perda excessiva de velocidade.
Seguem as recomendaes das rampas pelo DNIT

Curvas verticais
Propriedade e elementos da parbola.

Curvas verticais
PIV: ponto de interseo das tangentes;

PCV: incio da curva vertical; PTV: fim da curva vertical; Lv (L): comprimento da curva; i1: inclinao da 1 rampa (+)
ascendente ou (-) descendente;

i2: inclinao da 2 rampa (+)


ascendente ou (-) descendente;

= diferena das inclinaes = i1- i2

Curvas verticais - elementos

Ponto PCV PTV PIV M V

x 0 Lv Lv/2 Lv/2 - i1 . Lv/i

y 0 (i2+ i1). Lv/2 i1 . Lv/2 i . Lv/8 + i1 . Lv/2 - i12 . Lv/(2.i)

Propriedades da Curva Vertical

Exemplo de clculo de concordncia vertical com parbola simples

Exemplo de clculo de concordncia vertical com parbola simples


a) Determinao do comprimento da Parbola (L):

a.1) Critrio do Mnimo Valor Absoluto:

a.2) Critrio da Distncia de Visibilidade (Dp):

Exemplo de clculo de concordncia vertical com parbola simples

Exemplo de clculo de concordncia vertical com parbola simples

Dados extrado da figura exemplar: V = 60 km/h i = -6% = -0,06 (pior situao) f = 0,33 (valor desejvel)
Arredonda

CLCULADO

CLCULO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA CURVA


b) Clculo da Flecha Mxima:
i

c) Clculo das Estacas do PCV e PTV:

d) Clculo das cotas do PCV e PTV:

e) Clculo do Ponto de Ordenada Mxima da Parbola (em relao ao PCV):

e) Clculo do Ponto de Ordenada Mxima da Parbola (em relao ao PCV):

e) Clculo do Ponto de Ordenada Mxima da Parbola (em relao ao PCV): ESTAQUEAMENTO e COTA EST 75 + 50m EST 77 + 10,00m 828,00 + 0,50m 828,50 m

e) Clculo das FLEXAS


i

e) Clculo das FLEXAS e elementos principais da curva vertical

Exerccio de aquecimento

Anda mungkin juga menyukai