Anda di halaman 1dari 6

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV Encontro de Sade Territrio: polticas, prticas e saberes em sade IFRJ Campus Realengo I Encontro de Arte, Cultura

e Sade

EDITAL N 01/2014

CAPTULO I DAS FINALIDADES Art. 1. O concurso de fotografia tem como objetivos fomentar a produo de imagens relacionadas ao Tema Territrio e sade e contribuir para a divulgao da relao entre arte e cincia em sade. CAPTULO II DAS MODALIDADES Art. 2 - O concurso de fotografia dividido em duas modalidades: 1 IMAGENS PRODUZIDAS POR CMERAS FOTOGRFICAS: Em qualquer tipo de ambiente e que represente a temtica proposta 2 IMAGENS PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS (PTICOS, ELETROMAGNTICOS, ELETRNICOS): - Por meio de lupa, microscpio, microscpio eletrnico, telescpio, raios-X, ultrassom, ressonncia magntica e outros instrumentos especiais. 1. As imagens que envolvem pessoas devem ser acompanhas de uma carta digitalizada e assinada com a autorizao do uso da imagem (anexo 1). 2. Nas imagens que contenham obras de arte deve haver a meno do autor em texto explicativo. 3. Sero aceitas imagens com retoques artsticos.

CAPTULO III - DA INSCRIO E DAS INFORMAES Art. 3. O concurso est voltado para estudantes, docentes e servidores tcnico-administrativos do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Art. 4. As inscries esto abertas de 14 de maro de 2014 a 16 de maio de 2014 at s 18:00 h, horrio de Braslia.

Art. 5. A inscrio de carter individual e dever ser efetuada apenas uma inscrio em cada categoria, atravs do e-mail: fotografia.creal@gmail.com. Art. 6. A imagem inscrita dever estar associada ao tema do encontro de sade: Territrio: polticas, prticas e saberes em sade. Art. 7. Cada candidato para se inscrever dever: a) enviar a ficha de inscrio digitalizada e assinada (anexo 2); b) enviar a declarao de cesso de uso da imagem assinada e digitalizada (anexo 1); b) Enviar para o e-mail fotografia.creal@gmail.com, uma imagem digital no formato 20x30 com resoluo de, no mnimo, 300 dpi no mnimo; d) informaes sobre a imagem digital: ttulo da imagem; data; local; tipo de aparelho para a produo da imagem; e) texto explicativo sobre a imagem, com no mximo 400 caracteres, no qual o candidato deve, obrigatoriamente, demonstrar a relao e a relevncia da imagem com o tema central do concurso: Territrio e Sade. Pargrafo nico Os participantes devero observar, obrigatoriamente, os seguintes itens: a) a candidatura tem carter individual e indivisvel; b) a inscrio efetuada na categoria inadequada ser eliminada; c) a ficha de inscrio, textos e imagens no podero sofrer alteraes aps terem sido transmitidos ao e-mail do concurso de fotografia. d) as imagens devem ser inditas, ou seja, nunca terem sido utilizadas para fins de concurso. Art. 8 O IFRJ no se responsabiliza por propostas no recebidas em decorrncia de eventuais problemas tcnicos e congestionamentos de rede, por isso, recomenda-se o envio das propostas com antecedncia.

CAPTULO IV - DA COMISSO JULGADORA Art. 9. A escolha das melhores fotos ser realizada por uma comisso julgadora, composta por 05 (cinco) pessoas oriundas da comunidade cientfica e tecnolgica e/ou por profissionais de reas afins, designados pela Comisso Organizadora do IV Encontro de Sade Territrio: polticas, prticas e saberes em sade.

Art. 10. A comisso poder deliberar com a presena da maioria simples de seus membros. Art. 11. Sero classificados at 20 candidatos, observando a ordem de classificao e os critrios de julgamento. Art. 12. As decises da comisso julgadora no sero suscetveis de recursos ou impugnaes em qualquer etapa do processo.

CAPTULO V - DOS CRITRIOS DE JULGAMENTO Art. 13. Os trabalhos que atenderem as condies de inscrio, previstos no captulo III, sero avaliados pela comisso julgadora considerando os seguintes critrios: CRITRIOS Impacto visual Adequao da imagem temtica Qualidade tcnica Inovao 25 35 25 15 PONTUAO

Pargrafo nico Para efeitos deste regulamento entende-se: a) Impacto Visual: capacidade de a imagem afetar e surpreender o espectador; b) Adequao da imagem temtica: Importncia da imagem para explicar o tema; c) Qualidade Tcnica: avaliao orientada por critrios tcnicos: composio, profundidade de campo, luz e sombra, granulao da imagem, perspectiva, enquadramento, fotometria; d) Inovao: potencial que a imagem apresenta para estimular novos olhares e entendimentos acerca da temtica. Art. 14. A Comisso Julgadora avaliar os trabalhos at 10 de maio de 2014. CAPTULO VI DA DIVULGAO DOS RESULTADOS Art. 15. A divulgao dos resultados ocorrer no primeiro dia do IV Encontro de Sade. Art. 16. Os classificados de cada categoria tero suas imagens expostas durante todo o IV Encontro de Sa de Territrio: polticas, prticas e saberes em sade.

CAPTULO VII DOS DIREITOS AUTORAIS Art. 17. A comprovao de autoria da imagem de responsabilidade do(a) candidato(a). 1. As imagens inscritas podero fazer parte do banco de imagens cientficas e tecnolgicas do IFRJ Campus Realengo, mediante autorizao na ficha de inscrio. 2. As imagens podero ser objeto de reproduo total ou parcial para fins de divulgao cientfica, sem fins lucrativos, onde constaro os dados dos autores. Fica estabelecida com os(as) vencedores(as), autores(as) das imagens premiadas a assinatura da declarao de cesso dos Direitos Autorais para uso pleno da imagem pelo IFRJ Campus Realengo e o direito de mencionar, sempre que necessrio, a autoria da imagem, para fins de divulgao ou comprovao de capacidade tcnica. No caso de o candidato ser menor de 18 anos, o seu responsvel legal dever assinar a declarao de cesso de uso da imagem. CAPTULO VIII - DISPOSIES FINAIS Art. 18. O envio da inscrio implicar na concordncia e aceitao de todos os termos e condies do presente edital. Art. 19. O no cumprimento de qualquer item deste edital implicar na desclassificao do candidato. Art. 20. Dvidas acerca deste concurso podem ser esclarecidas, via email: fotografia.creal@gmail.com. Art. 21. As dvidas e os casos omissos deste Regulamento sero resolvidos pela Comisso Julgadora, em carter soberano e irrecorrvel.

ANEXO 1
I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV ENCONTRO DE SADE IFRJ TERRITRIO: polticas, prticas e saberes em sade

DECLARAO DE CESSO DE USO DE IMAGEM

Eu, _________________________________________________________, CPF n _______________, RG n _______________________, declaro que possuo os direitos autorais de imagem da fotografia intitulada ______

_______________________________________________________________, enviada ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Realengo, e que autorizo seu uso e veiculao, sem qualquer nus, em quaisquer peas jornalsticas e de divulgao do IFRJ, em qualquer tempo. As imagens podero ser utilizadas para reproduo parcial ou integral, com ou sem edio; distribuio; comunicao ao pblico, tais como exibies e exposies; utilizao no site do IFRJ; e outras modalidades de utilizao existentes ou que venham a ser inventadas. Estou ciente de que a Assessoria de Comunicao do IFRJ dispe da prerrogativa de utilizao ou no das imagens, e de que a mesma no tem responsabilidade pelo uso indevido de terceiros, que venham a utilizar a imagem em outros veculos sem o consentimento do autor ou da Assessoria de Comunicao do IFRJ.

Local: ________________________

Data: ___/___/______

Assinatura:

ANEXO 2
I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IV ENCONTRO DE SADE IFRJ TERRITRIO: polticas, prticas e saberes em sade

FICHA DE INSCRIO
Nome: Data de nascimento: Registro de Identidade: Endereo: Complemento: Estado: Telefone fixo: E-mail: Funo: ( ) Servidor Tcnico-administrativo do IFRJ Campus: ______________________ Bairro: CEP: Celular: Cidade: Sexo: M ( ) F ( ) rgo emissor: UF:

( ) Docente. Cursos: __________________________________ Campus: ______________________ ( ) Aluno. Curso: ____________________________________ Campus: ______________________

Modalidade da inscrio: ( ) Imagens produzidas por cmeras fotogrficas

( ) Imagens produzidas por instrumentos especiais Ttulo da Imagem: Data: Tipo de aparelho para a produo da imagem: Texto explicativo sobre a imagem (mximo de 400 caracteres): Local:

Assinatura:

Anda mungkin juga menyukai