Anda di halaman 1dari 13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques

COMENTRIOS PROVA DE DIREITOS HUMANOS PARA AFT 2013

No que se refere Organizao Internacional do Trabalho (OIT), julgue os seguintes itens. Q42. Na composio dos rgos da OIT, adota-se a regra geral do tripartismo. Comentrios: Conforme vimos na AULA 08, a OIT possui estrutura tripartite (vide quadro abaixo), que tem por finalidade fortalecer o dilogo social e a formulao de normas internacionais. Essa estrutura trao distintivo da OIT em relao aos demais organismos que compem a ONU.

representante das organizaes sindicais

OIT

representantes das organizaes patronais representantes dos pases membros

Portanto, est CORRETA a assertiva.

Q43. Ao Conselho de Administrao da OIT compete centralizar e distribuir as informaes referentes regulamentao internacional das condies dos trabalhadores e do regime do trabalho. Comentrios: Conforme Constituio da OIT, citada e grifada na AULA 08, em seu artigo 10 est previsto: Artigo 10 1. A Repartio Internacional do Trabalho ter por funes a centralizao e a distribuio de todas as informaes referentes regulamentao internacional da condio dos trabalhadores e do regime do trabalho e, em particular, o estudo das questes que lhe compete submeter s discusses da Conferncia para concluso das convenes internacionais assim como a realizao de todos os inquritos especiais prescritos pela Conferncia, ou pelo Conselho de Administrao. Portanto, percebemos que o CESPE inverteu os conceitos, na medida em que centralizar e distribuir as informaes referentes regulamentao internacional das condies dos trabalhadores e do regime do trabalho no constitui competncia do Conselho de Administrao, mas da Repartio Internacional do Trabalho.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

1/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Portanto, est INCORRETA a assertiva.

Q44. Organizao Profissional de Empregados de Estado que tenha ratificado determinada conveno tem legitimidade para apresentar Repartio Internacional do Trabalho da OIT queixa contra qualquer Estado-membro que, tendo tambm ratificado a conveno, no assegure a sua execuo. Conforme Constituio da OIT, citada e grifada na AULA 08, em seus artigos 25 a 27 disciplinam a queixa e a reclamao perante a OIT. Artigo 25 Se nenhuma declarao for enviada pelo Governo em questo, num prazo razovel, ou se a declarao recebida no parecer satisfatria ao Conselho de Administrao, este ltimo ter o direito de tornar pblica a referida reclamao e, segundo o caso, a resposta dada. Artigo 26 1. Cada Estado-Membro poder enviar uma queixa Repartio Internacional do Trabalho contra outro Estado-Membro que, na sua opinio, no houver assegurado satisfatoriamente a execuo de uma conveno que um e outro tiverem ratificado em virtude dos artigos precedentes . 2. O Conselho de Administrao poder, se achar conveniente, antes de enviar a questo a uma comisso de inqurito, segundo o processo indicado adiante, pr-se em comunicao com o Governo visado pela queixa, do modo indicado no art. 24. 3. Se o Conselho de Administrao no julgar necessrio comunicar a queixa ao Governo em questo, ou, se essa comunicao, havendo sido feita, nenhuma resposta que satisfaa o referido Conselho, tiver sido recebida dentro de um prazo razovel, o Conselho poder constituir uma comisso de inqurito que ter a misso de estudar a reclamao e apresentar parecer a respeito. 4. O Conselho tambm poder tomar as medidas supramencionadas, quer ex officio, quer baseado na queixa de um delegado Conferncia. 5. Quando uma questo suscitada nos termos dos arts. 25 ou 26, for levada ao Conselho de Administrao, o Governo em causa, se no tiver representante junto quele, ter o direito de designar um delegado para tomar parte nas deliberaes do mesmo, relativas ao caso. A data de tais deliberaes ser comunicada em tempo oportuno ao Governo em questo. Artigo 27 No caso de ser enviada uma queixa em virtude do art. 26, a uma Comisso de Inqurito, todo EstadoMembro, nela diretamente interessado ou no, comprometer-se- a pr disposio da Comisso todas as informaes que se acharem em seu poder relativas ao objeto da queixa. Da leitura desses dispositivos percebemos dois erros na presente assertiva. Primeiro, a Organizao Profissional de Empregados submete reclamaes Repartio e no queixas como mencionou a assertiva.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

2/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Segundo, a Organizao Profissional de Empregados no precisa ser constituda em Estado-membro que tenha ratificado a Conveno. Nesse sentido, de acordo com a doutrina de Arnaldo Sussekind1, essas organizaes que devem ter personalidade jurdica reconhecida, no podendo ser apenas organizaes de fato podem ser de mbito nacional ou internacional e, ademais, em se tratando de organizao profissional nacional, no necessrio que a reclamao se refira a inaplicao de conveno pelo pas em que tem sede . Portanto, est INCORRETA a assertiva.

Q45. As normas da OIT, compostas de Convenes e Recomendaes possuem natureza jurdica de tratados internacionais, vinculando os Estados que a ratifiquem. Conforme AULA 08, as Convenes da OIT so tratados internacionais multilaterais, de carter normativo, que esto abertos assinatura e ratificao por qualquer Estado interessado. Alm das Convenes, a OIT edita tambm recomendaes, que tm por objetivo auxiliar e orientar os Estados nas polticas e prticas nacionais protetivas do trabalhador. Em razo disso, as recomendaes no possuem natureza imperativa e no necessitam de ratificao. Portanto, est INCORRETA a assertiva.

Q46. A OIT, pessoa jurdica de direito internacional pblico, no possui capacidade para ajuizar aes. Conforme Constituio da OIT, citada e grifada na AULA 08, assim dispe o artigo 39: Artigo 39 A Organizao Internacional do Trabalho deve ter personalidade jurdica, e, precipuamente, capacidade para: a) adquirir bens, mveis e imveis, e dispor dos mesmos; b) contratar; c) intentar aes. Logo, est INCORRETA a assertiva, uma vez que a OIT possui capacidade de ajuizar aes.

luz das normas internacionais de proteo aos direitos humanos, julgue os itens que seguem, acerca do combate ao trabalho forado. Q47 Conforme Conveno n 105 da OIT, que trata da abolio do trabalho forado, no consiste em trabalho forado aquele adotado como medida de disciplina de trabalho.

SSSEKIND, Arnaldo. Direito Internacional do Trabalho. 3 ed. So Paulo: LTr, 2000, p. 266. 3/13

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Questo bastante difcil na medida em que o CESPE exigiu o teor das Convenes da OIT, embora no tenha mencionado os documentos internacionais que exigiria em prova, como o fez, no Sistema Global. De toda forma, para respondermos questo, vejamos o que dispe o artigo 1 da Conveno 105, da OIT: Artigo 1 Qualquer Membro da Organizao Internacional do Trabalho que ratifique a presente conveno se compromete a suprimir o trabalho forado ou obrigatrio, e a no recorrer ao mesmo sob forma alguma; a) como medida de coero, ou de educao poltica ou como sano dirigida a pessoas que tenham ou exprimam certas opinies polticas, ou manifestem sua oposio ideolgica, ordem poltica, social ou econmica estabelecida; b) como mtodo de mobilizao e de utilizao da mo-de-obra para fins de desenvolvimento econmico; c) como medida de disciplina de trabalho; d) como punio por participao em greves; e) como medida de discriminao racial, social, nacional ou religiosa. Logo, o trabalho forado como medida de disciplina de trabalho expressamente vedado nos termos da referida Conveno, o que torna a assertiva INCORRETA. Ademais, poderamos acertar a questo adotando o seguinte raciocnio: embora no se configure como uma punio, eventuais medidas que impute pessoa a disciplina de trabalho constitui forma de cercear a liberdade, de modo que poderamos concluir que a assertiva est incorreta. Pessoal, acreditamos que essa questo seja passvel de recurso, pelo fato de que a conveno mencionada na questo no est contemplada no edital.

Q48 A Declarao Universal de Direitos Humanos probe, expressamente, a manuteno de pessoas em regime de escravido ou de servido. Conforme quadro-sntese colacionado na AULA 03, um direito expressamente albergado na DUDH a proibio de escravido e de servido. Ademais, conforme a DUDH, grifada e comentada em nosso material: Artigo IV Ningum ser mantido em escravido ou servido, a escravido e o trfico de escravos sero PROIBIDOS EM TODAS AS SUAS FORMAS. Logo, a assertiva est CORRETA.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

4/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Q49 De acordo com o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos, o trabalho exigido de uma pessoa que esteja presa em cumprimento de deciso judicial caracteriza-se como trabalho forado. Na AULA 04 disponibilizamos o seguinte quadro:

TRABALHO FORADO:

REGRA

vedado pases que tenham adotado internamente a prtica a encarcerados prestao de servio militar

EXCEO

NO SE CONSIDERA COMO TRABALHO FORADO

servio exigido em caso de emergncia ou calamidade pblica


trabalho que faa parte de obrigaes cvicas normais

Ademais, vejamos ARTIGO 8 1. NINGUM poder ser submetido escravido; a escravido e o trfico de escravos, em todos as suas formas, ficam proibidos. 2. Ningum poder ser submetido servido. 3. a) Ningum poder ser obrigado a executar trabalhos forados ou obrigatrios; b) A alnea a) do presente pargrafo no poder ser interpretada no sentido de proibir, nos pases em que certos crimes sejam punidos com priso e trabalhos forados, o cumprimento de uma pena de trabalhos forados, imposta por um tribunal competente; c) Para os efeitos do presente pargrafo, no sero considerados "trabalhos forados ou obrigatrios": i) qualquer trabalho ou servio, no previsto na alnea b) normalmente exigido de um individuo que tenha sido encarcerado em cumprimento de deciso judicial ou que, tendo sido objeto de tal deciso, ache-se em liberdade condicional; ii) qualquer servio de carter militar e, nos pases em que se admite a iseno por motivo de conscincia, qualquer servio nacional que a lei venha a exigir daqueles que se oponham ao servio militar por motivo de conscincia; iii) qualquer servio exigido em casos de emergncia ou de calamidade que ameacem o bem-estar da comunidade; iv) qualquer trabalho ou servio que faa parte das obrigaes cvicas normais. Portanto, o trabalho exigido de uma pessoa que esteja presa em cumprimento de deciso judicial no se caracteriza como trabalho forado, o que torna a assertiva INCORRETA.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

5/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques

Q50 A expresso trabalho forado obrigatrio para fins da Conveno n 29 da OIT, refere-se a todo trabalho ou servio exigido de um indivduo sob a ameaa de qualquer penalidade e para o qual ele no tenha se oferecido espontaneamente. Novamente outra questo que julgamos estar fora do previsto no edital na medida em que o CESPE exigiu o teor de Convenes da OIT, embora no as tenha mencionado os documentos internacionais. Vejamos, contudo, o que dispe o artigo 2, 1, da Conveno n 29 da OIT: Artigo 2 1. Para os fins da presente Conveno, a expresso "trabalho forado ou obrigatrio" designar todo trabalho ou servio exigido de um indivduo sob ameaa de qualquer penalidade e para o qual ele no se ofereceu de espontnea vontade. Logo, a assertiva est CORRETA. Questo passvel de recurso, uma vez que a Conveno cobrada no foi mencionada em edital.

Considerando as normas internacionais de proteo da criana no trabalho, julgue os itens que se seguem: Q51 Na Conveno n 182 da OIT, que prev a proibio das piores formas de trabalho infantil, o trfico de crianas e o recrutamento de crianas para a produo de pornografia so expressamente previsto como uma das piores formas de trabalho infantil. Novamente outra questo que julgamos estar fora do previsto no edital na medida em que o CESPE exigiu o teor de Convenes da OIT, embora no tenha mencionado os documentos internacionais. De toda forma, ao tratarmos dos Direitos Humanos e a Auditoria Fiscal do Trabalho mencionamos o Decreto 6.481/2008 que regulamentou a Conveno referida na assertiva, elencando a denominada Lista TIP. Vejamos o artigo 13 da Conveno n 182: Artigo 3 Para efeitos da presente Conveno, a expresso "as piores formas de trabalho infantil" abrange: a) todas as formas de escravido ou prticas anlogas escravido, tais como a venda e trfico de crianas, a servido por dvidas e a condio de servo, e o trabalho forado ou obrigatrio, inclusive o recrutamento forado ou obrigatrio de crianas para serem utilizadas em conflitos armados; b) a utilizao, o recrutamento ou a oferta de crianas para a prostituio, a produo de pornografia ou atuaes pornogrficas;

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

6/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
c) a utilizao, recrutamento ou a oferta de crianas para a realizao para a realizao de atividades ilcitas, em particular a produo e o trfico de entorpecentes, tais com definidos nos tratados internacionais pertinentes; e, d) o trabalho que, por sua natureza ou pelas condies em que realizado, suscetvel de prejudicar a sade, a segurana ou a moral das crianas. Pessoal, acreditamos que, pelo bom senso, poderamos jugar verdadeira a assertiva do CESPE, pois o trfico e recrutamento de crianas para a produo pornogrfica uma prtica odiosa, extremamente deletria do desenvolvimento de toda e qualquer criana. Logo, a assertiva est CORRETA.

Q52 A Conveno sobre o Direito das Crianas assegura criana o direito de proteo contra o desempenho de trabalho nocivo ao seu desenvolvimento espiritual. Conforme vimos na AULA 05 do nosso Curso, de acordo com o artigo 32 da Conveno, as crianas devem ser protegias nas relaes de trabalho perigosas, insalubres ou que possam interferir em sua educao. Para tanto, os Estados-parte devero estabelecer limites mnimos para admisso em determinados empregos; fixar regras apropriadas dos horrios e condies de emprego ; e estabelecer penalidades e sanes para quem violar os dispositivos de proteo ao trabalho do menor.

PROTEO

NAS RELAES DE TRABALHO PERIGOSAS, INSALUBRES OU PREJUDICIAIS EDUO.

estabelecer limites mnimos para admisso em determinados empregos; fixar regras apropriadas dos horrios e condies de empregado; e estabelecer penalidades e sanes para quem violar os dipositivos de proteo ao trabalho do menor.

Para tanto devero os Estados-parte:

Ademais, na referida aula colacionamos, destacamos e grifamos a Conveno sobre os Direitos das Crianas, que no artigo 32, dispe: Artigo 32 1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criana de estar protegida contra a explorao econmica e contra o desempenho de qualquer trabalho que possa ser perigoso ou interferir em sua educao, ou que seja nocivo para sua sade ou para seu desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social. Logo, est CORRETA a assertiva.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

7/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Q53 No Brasil, por fora da incorporao ao direito interno da Conveno n 138 da OIT sobre idade mnima de admisso no emprego por meio de procedimento previsto no 3 do artigo 5 da Constituio Federal de 1988 (CF), permitida pessoa entre treze e quinze anos de idade realizar servios leves que no prejudiquem sua sade ou desenvolvimento, bem como sua frequncia escolar. Outra questo envolvendo Conveno da OIT no exigida no edital, logo, passvel de recurso. Desta vez, foi o artigo 7: Artigo 7 1. As leis ou regulamentos nacionais podero permitir o emprego ou trabalho a pessoas entre treze e quinze anos em servios leves que: a) no prejudiquem sua sade ou desenvolvimento, e b) no prejudiquem sua frequncia escolar, sua participao em programas de orientao vocacional ou de treinamento aprovados pela autoridade competente ou sua capacidade de se beneficiar da instruo recebida. Em que pese o teor acima, a assertiva est INCORRETA, por vrios motivos. Pessoal, essa questo pode ser resolvida pelo que vimos na AULA 00 a respeito da internalizao dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, cumulado com o que vocs estudaram em Direito Constitucional. Vamos l? A Conveno n 138 da OIT foi internalizada no ordenamento jurdico brasileiro pelo Decreto 4.134/2002, com qurum comum de aprovao pelo Poder Legislativo. Em que pese constitua norma de direito fundamental e, portanto, conforme entendimento jurisprudencial atual, a referida Conveno ingressou em nosso ordenamento como norma supralegal, logo abaixo da Constituio da Repblica, que prescreve no artigo 7 limites mnimos de idade para o trabalho mais favorvel ao desenvolvimento das crianas. Portanto, estaria incorreta pela permisso de trabalho a partir dos 13 anos. Ademais, ainda que considerssemos a corrente doutrinria minoritria que entende que todos os tratados internacionais de direitos humanos possuem status constitucional, ainda assim, estaria incorreta a assertiva, na medida em que a CRFB prev patamar civilizatrio mnimo superior norma internacional, no podendo por esta ser flexibilizado em razo da vedao a alternao constitucional prejudicial a direitos fundamentais (art. 60, 4, da CRFB).

Acerca do Programa Nacional dos Direitos Humanos III (PNDH-III), julgue os itens que se seguem: Q54 A diretriz refere garantia dos direitos humanos de forma universal, indivisvel e interdependente, de modo a assegurar a cidadania plena, consta no Eixo Orientador denominado Desenvolvimento e Direitos Humanos do PNDH-III. Conforme colacionado na AULA 07 do nosso Curso a garantia dos direitos humanos de forma universal, indivisvel e interdependente, assegurado a cidadania plena a diretriz 7 do Eixo Orientador

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

8/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
III, nominado como Universalizar direitos em um contexto de desigualdade, e no no Eixo Orientador II, denominado Desenvolvimento e Direitos Humanos. Vejamos as diretrizes pertencentes a cada um dos eixos orientadores mencionados: Eixo Orientador II: Desenvolvimento e Direitos Humanos: Diretriz 4: Efetivao de modelo de desenvolvimento sustentvel, com incluso social e econmica, ambientalmente equilibrado e tecnologicamente responsvel, cultural e regionalmente diverso, participativo e no discriminatrio; Diretriz 5: Valorizao da pessoa humana como sujeito central do processo de desenvolvimento; e Diretriz 6: Promover e proteger os direitos ambientais como Direitos Humanos, incluindo as geraes futuras como sujeitos de direitos; Eixo Orientador III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades: Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisvel e interdependente, assegurando a cidadania plena; Diretriz 8: Promoo dos direitos de crianas e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma no discriminatria, assegurando seu direito de opinio e participao; Diretriz 9: Combate s desigualdades estruturais; e Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade; Logo, a assertiva est INCORRETA.

Q55 prevista como objetivo estratgico do PNDH-III a garantia do trabalho decente, adequadamente remunerado, exercido em condies de equidade e segurana. Ainda sobre o PDNH-III constitui um dos objetivos estratgicos: Objetivo estratgico VI: Garantia do trabalho decente, adequadamente remunerado, exercido em condies de equidade e segurana. Logo, est CORRETA a assertiva.

Com relao ao Direito das Pessoas com deficincia, julgue os seguintes itens: Q56 De acordo com a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa com Deficincia, a colocao competitiva e a promoo do trabalho por conta prpria so modalidades de insero laboral da pessoa com deficincia. Pessoal, essa questo dificlima e, novamente, denota a dificuldade da prova, uma vez que a banca foi extremamente abrangente ao exigir aspectos especficos de cada matria. Aqui, cobrou-se um decreto especfico que instituiu a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa com Deficincia.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

9/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
De acordo com o Decreto 3.298/1999, art. 35: Art. 35. So modalidades de insero laboral da pessoa portadora de deficincia: I - colocao competitiva: processo de contratao regular, nos termos da legislao trabalhista e previdenciria, que independe da adoo de procedimentos especiais para sua concretizao, no sendo excluda a possibilidade de utilizao de apoios especiais; II - colocao seletiva: processo de contratao regular, nos termos da legislao trabalhista e previdenciria, que depende da adoo de procedimentos e apoios especiais para sua concretizao; e III - promoo do trabalho por conta prpria: processo de fomento da ao de uma ou mais pessoas, mediante trabalho autnomo, cooperativado ou em regime de economia familiar, com vista emancipao econmica e pessoal. Considerando esse dispositivo, a assertiva est CORRETA.

Q57 No mbito da OIT, exige Conveno especfica destinada reabilitao profissional de pessoas com deficincia. Exato, trata-se da Conveno 159 denominada de Conveno sobre Reabilitao Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes. Assim, est CORRETA a assertiva. Infelizmente, outra questo no abrangida expressamente pelo edital. Pessoal, a partir do momento que o CESPE traz um edital extenso, bastante detalhado citando Convenes e diplomas internacionais, acredita-se que ele fosse se restringir a tais questes, caso contrrio estamos sujeito a qualquer tipo de coisa. Foi o que aconteceu nesta prova. Novamente, impugnvel a questo, a nosso juzo, porque no contemplada no edital.

Q58 Nos termos da Conveno Internacional dos Direitos das Pessoas com deficincia, o indivduo que tenha impedimento de longo prazo de natureza sensorial que possa obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade considerada pessoa com deficincia. Vejamos o que dispe o artigo 1 da referida Conveno: Artigo 1 - Propsito O propsito da presente Conveno promover, proteger e assegurar o exerccio pleno e eqitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficincia e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

10/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Isto posto, CORRETA a assertiva. O interessante dessa assertiva que o edital expressamente mencionou os seguintes documentos internacionais: 22.2 Declarao universal de direitos humanos. 22.3 Pacto internacional de direitos civis e polticos. 22.4 Pacto internacional de direitos econmicos, sociais e culturais. 22.5 Conveno internacional sobre a eliminao de todas as formas de discriminao racial. 22.6 Conveno sobre a eliminao de todas as formas de discriminao contra a mulher. 22.7 Conveno contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes. 22.8 Conveno sobre os direitos da criana. 22.9 Conveno internacional sobre a proteo de direitos de todos os migrantes trabalhadores e membros de suas famlias. Contudo, cobrou outra Conveno, a Conveno Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficincia, no prevista! Novamente, passvel de recurso, em especial, por no estar disposta na ementa.

Acerca da proteo dos Direitos Humanos no mbito do MERCOSUL julgue os itens a seguir. Q59 A livre circulao de trabalhadores direito fundamental dos cidados dos Estados integrantes do MERCOSUL. Questo bastante especfica e lastreada em discusses doutrinrias, uma vez que no h, no mbito do MERCOSUL diploma que trate do assunto. A quem defensa que comparando o tratamento dado no mbito da Unio Europeia a respeito da temtica da livre circulao de trabalhadores, no mbito do MERCOSUL esse direito no seria assegurado, uma vez que no h previso expressa em documento internacional. Contudo, a doutrina defende que a circulao de trabalhadores um direito a ser assegurado no mbito do MERCOSUL, devido finalidade do pacto. Em razo disso, acreditamos que o CESPE julgar essa alternativa como CORRETA.

Q60 A eventual adoo de medida consiste na suspenso de direitos e obrigaes de Estado-membro do MERCOSUL onde estejam ocorrendo violaes graves e sistemticas dos Direitos Humanos depende de consenso entre os Estados do bloco, no podendo o Estado afetado participar do processo decisrio pertinente. Na AULA 06, colacionamos o Protocolo de Assuno sobre Compromisso com a Promoo e Proteo dos Direitos Humanos do Mercosul, que assim dispe no artigo 3: ARTIGO 3 O presente Protocolo se aplicar em caso de que se registrem graves e sistemticas violaes dos direitos humanos e liberdades fundamentais em uma das Partes em situaes de crise institucional ou durante a vigncia de estados de exceo previstos nos ordenamentos constitucionais respectivos. A tal efeito, as demais Partes promovero as consultas pertinentes entre si e com a Parte afetada.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

11/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Logo, INCORRETA a assertiva.

No que concerne Conveno Internacional sobre a Proteo dos Direitos de Todos os Migrantes Trabalhadores e membros de suas Famlias, julgue os itens que se seguem. Q61 Em regra, a referida conveno no se aplica aos refugiados, podendo, entretanto, ser-lhes aplicada caso haja disposio da legislao nacional pertinente do Estado membro interessado prevendo sua aplicao. Conforme vimos na AULA 05, o artigo 3 da Conveno elenca uma srie de pessoas s quais no se aplica a Conveno, quais sejam: 1. pessoas enviadas por organizaes internacionais ou para realizao de funes oficias; 2. pessoas enviadas pelo Estado para programas de desenvolvimento e de cooperao; 3. pessoas que se instalam em Estados estrangeiros na qualidade de investidores; 4. refugiados e aptridas, exceto previso em contrrio da legislao nacional; 5. estudantes e estagirios; e 6. martimos. Vejamos ainda o artigo 3: ARTIGO 3 A presente Conveno NO se aplicar: a) s pessoas enviadas ou empregadas por organizaes e organismos internacionais, nem s pessoas enviadas ou empregadas por um Estado fora do seu territrio para desempenharem funes oficiais, cuja admisso e estatuto estejam regulados pelo direito internacional geral ou por acordos internacionais ou convenes internacionais especficas; b) s pessoas enviadas ou empregadas por um Estado ou por conta desse Estado fora do seu territrio que participam em programas de desenvolvimento e noutros programas de cooperao, cuja admisso e estatuto estejam regulados por acordo celebrado com o Estado de emprego e que, nos termos deste acordo, no sejam consideradas trabalhadores migrantes; c) s pessoas que se instalam num Estado diferente do seu Estado de origem na qualidade de investidores; d) Aos refugiados e aptridas, SALVO disposio em contrrio da legislao nacional pertinente do Estado Parte interessado ou de instrumentos internacionais em vigor para esse Estado; e) Aos estudantes e estagirios; f) Aos martimos e aos trabalhadores de estruturas martimas que no tenham sido autorizados a residir ou a exercer uma atividade remunerada no Estado de emprego.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

12/13

Curso de Direitos Humanos para AFT COMENTRIOS PROVA DE AFT Professor: Ricardo Torques
Logo, est CORRETA a assertiva.

Q62 Membro da famlia de trabalhador migrante no pode ser privado de autorizao de residncia pela nica razo de o trabalhador no ter cumprido obrigao decorrente de contrato de trabalho, ainda que a execuo dessa obrigao constitua condio da autorizao. Conforme colacionados e destacamos da referida Conveno, vejamos o que dispe o artigo 20: ARTIGO 20 1. NENHUM trabalhador migrante ser detido pela nica razo de no poder cumprir uma obrigao contratual. 2. Nenhum trabalhador migrante ou um membro da sua famlia poder ser privado da sua autorizao de residncia ou de trabalho, nem expulso, pela nica razo de no ter cumprido uma obrigao decorrente de um contrato de trabalho, salvo se a execuo dessa obrigao constituir uma condio de tais autorizaes. Logo, est INCORRETA a assertiva.

Q63 Deve ser conferido aos trabalhadores migrantes tratamento no menos favorvel que aquele concedido aos nacionais do Estado do emprego, no que tange a condies de trabalho relativas a descanso semanal, frias remuneradas, trabalho suplementar e horrio de trabalho.

Conforme colacionamos na AULA 05, assim dispe o art. 25 da referida Conveno: ARTIGO 25 1. Os trabalhadores migrantes devero desfrutar de um tratamento no menos favorvel que aquele que concedido aos nacionais do Estado de emprego em matria de retribuio e: a) Outras condies de trabalho, como trabalho suplementar, horrio de trabalho, descanso semanal, frias remuneradas, segurana, sade, suspenso do vnculo empregatcio e quaisquer outras condies de trabalho que, de acordo com o direito e a prtica nacionais, se incluam na regulamentao das condies de trabalho; b) Outras condies de emprego, como a idade mnima para admisso ao emprego, as restries ao trabalho domstico e outras questes que, de acordo com o direito e a prtica nacionais, sejam consideradas condies de emprego.

Logo, est CORRETA a assertiva.

ricardotorques@concurseiro24horas.com.br www.concurseiro24horas.com.br

13/13

Anda mungkin juga menyukai