Anda di halaman 1dari 6

A histria da msica popular

A Msica popular no sculo XX


1900-1919
O novo sculo comeou com o auge do teatro de variedades. Em 1907, a opereta vienense atingiu seu pice quando A Viva Alegre de Franz Lehar estreou em Londres. Em Nova York, Florenz Ziegfeld montou o primeiro espetculo de suas revistas, as Ziegfeld Follies. Ao mesmo tempo surgia nos EUA o fenmeno do ragtime. As melodias de tempo sincopado (ragged) eram influenciadas pela tradio folclrica, espetculos de menestris e bandas de msica. O Mapple Leaf Rag, de Scott Joplin, vendeu mais de um milho de exemplares de partituras. Em 1911,Irving Berlin iniciava sua longa carreira, com o sucesso Alexander's Ragtime Band. Longe dos palcos, a msica levada para os EUA por escravos africanos era entoada nos bordis de Nova Orleans. Esse ritmo improvisado, influenciado peloblues e pelo ragtime, ficou conhecido como jazz. Sado dos becos, o jazz rompeu fronteiras - um grupo de brancos sulistas formou a Original Dixieland Jazz Band em 1912 e contagiou o resto da cidade. Quando a zona de prostituio de Nova Orleans foi fechada em 1917, a orquestra Dixieland rumou para Nova York. Em pouco tempo, o jazz se tornou o ritmo da moda em todos os EUA e foi difundido na Europa pelas tropas americanas durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil da virada do sculo, compositores do Rio de Janeiro comearam a tocar ritmos estrangeiros de um modo muito particular. Os intrumentos por eles utilizados conferiam s msicas um tom melanclico que deu origem ao nome desse novo estilo, o Choro. A primeira msica a ser assim denominada foiApanhei-te, Cavaquinho de Ernesto Nazar. Outra percusora do Choro foi Chiquinha Gonzaga, que tambm fez enorme sucesso com suas marchas e modinhas, como a clebre Abre alas, considerada a primeira cano carnavalesca carioca.

1920-1929
A comdia musical desenvolvia-se paralelamente ao jazz. A Broadway, zona teatral de Manhattan, atingiu seu auge na dcada de 1920. Canes memorveis tomaram a imaginao do pblico em espetculos leves como Lady be Good (1924) - o primeiro grande musical de George Gershwin. Ele fundia msica clssica, popular e jazz, e criou um novo som, tipicamente americano. No mesmo ano, o chefe de orquestra Paul Whiteman o contratou para compor sua pea musical mais famosa, Rhapsody in Blue. Em 1925, a Broadway contava com 80 teatros, e entre 1927 e 1928 estrearam 280 novas produes, incluindoShow Boat, de Jerome Kern, com trama e caracterizao que estabeleciam novos padres para a cena musical. Nessa mesma dcada, o centro do jazz deslocara-se de Nova Orleans para os barzinhos clandestinos da era da Lei Seca em Chicago, onde Louis Armstrong, Bix Biederbecke e Jelly Roll Morton se tornaram os novos gigantes do gnero. A cantora Bessie Smith realizou com os maiores msicos da poca, inclusive Armstrong, uma srie de gravaes que lhe valeram o

ttulo de "Imperatriz do Blues". Em 1927, Al Jolson estrelou o primeiro filme falado, O Cantor de Jazz, e Bix Biederbecke gravou o clssico gnero "Singin' the Blues". Os padres de musicalidade atingiram o auge, e a dcada se tornou conhecida como a "era do jazz". No Brasil, o choro havia deixado de ser somente instrumental para tambm ser cantado. Influenciado pelo maxixe e pelo samba, passa a ser tocado em ritmo mais veloz e alegra; surge, ento, o chorinho, ou samba-choro, estilo que se espalhou pelos sales de dana cariocas. Um dos fundadores do gnero foi o compositor Pixinguinha, que ao receber o convite para tocar na sala de espera do cinema Palais montou o conjunto Os Oito Batutas. Sucesso absoluto na acirrada concorrncia da sala do Odeon, onde Ernesto Nazar se apresentava no piano, o grupo embarcou, em 1922, para uma temporada no cabar Scherazade, em Paris. O brilhantismo da flauta de Pixinguinha consagrou-o como o primeiro divulgador da autntica msica popular brasileira no exterior.

1930-1939
Nos EUA, os musicais invadiram a tela do cinema de Hollywood. O astro do rdio Bing Crosby mostrou sua voz alucinante em O Rei do Jazz (1930). O fim da Lei Seca obrigou muitos msicos a trocar a vida noturna pela luz do dia. O jazz adaptou seu estilo, modelando-se dana de salo na forma de grandes orquestras e do suingue. Os chefes de orquestra Count Basie, Duke Ellington e Paul Whiteman lideraram a mudana. Billie Holiday foi a grande diva da dcada com suas interpretaes de msicas populares. Em 1937, Glenn Miller marcava a poca das big bands. A dcada de 1930 a "era de ouro" da msica brasileira. Noel Rosa transforma situaes do cotidiano em poesia nos seus sambas, como em Com que Roupa eu Vou? De 1931. Com o desenvolvimento do rdio, surgiam cantores como Francisco Alves e Orlando Silva, "o cantor das multides", que entoavam sambas compostos por Lamartine Babo, Joo de Barro e Ataulfo Alves. Em 1938, Carmen Miranda canta O que que a Baiana Tem? De Dorival Caymmi, no filme Banana da Terra, e Ary Barroso compe Aquarela do Brasil, gravado em 1939.

1940-1949
Hollywood continuou a revelar astros americanos como Ella Fitzgerald e Frank Sinatra. Em 1942 o gnio musical de Irving Berlin produziu a cano White Christmas. A verso de Bing Crosby vendeu mais de 30 milhes de discos. Frente suavidade do suingue, surgiu um novo estilo de jazz, o bebop, ou o "jazz quente" - uma forma experimental de ritmos e harmonias dissonantes, liderada pelo saxofonista Charlie Parker, o trompetista Dizzie Gillespie e o violinista Charlie Christian - o primeiro a usar amplificao eltrica. Ao mesmo tempo, musicais deWoody Guthrie, como This Land is Your Land, causavam uma discreta revoluo na msica popular americana, expressando os sentimentos do povo sobre a Grande Depresso. Suas letras iriam influenciar Bob Dylan e uma legio de cantores populares 20 anos depois. No Brasil, difunde-se nos centros urbanos o gnero com razes no folclore nordestino, o Baio. msica homnima ao gnero, lanada em 1946, seguiram outros sucessos de Luiz Gonzaga, como Asa Branca e Assum Preto. Em 1947, Nervos de Ao inaugurava a longa galeria dos famosos sambas-cano com temtica "dor de cotovelo" de Lupicnio Rodrigues.

1950-1959
O rhythm and blues, caracterizado pelo violo de Jackie Wilson e o estilo inconfundvel de B.B. King, tornou-se grande sensao nos EUA no incio da dcada de 1950. A country music foi ficando cada vez mais comercial. Johnny Cash comeou a gravar em 1955, e em 1957 Patsy Cline ganhou o concurso de talentos que lanou sua carreira. A mistura do rhythm and blues negro com a country music branca produziu o estilo dominante das dcadas seguintes - o rock n' roll. Rock Around the Clock, de Bill Haley, Tutti Frutti de Little Richard, Bo Diddley de Bo Diddley e Maybellene de Chuck Berry, venderam milhes de cpias. O rock n' rollde Berry e o rhythm and blues de B.B. King tornaram-se as duas mais importantes influncias na msica popular da dcada de 1960. Em 1956, Elvis Presley lanou "Heartbreak Hotel". Com seu gingado, apoderou-se do esprito do rock'n'roll e tornou-se o artista de maior vendagem na histria da msica popular norte-americana. Em 1957, Jerry Lee Lewis lanou os clssicos do rock n' roll "Whole Lotta Shakin" e "Great Balls of Fire". No mesmo ano, Buddy Holly e The Crickets estabeleciam novas tendncias na msica popular, com o lanamento de "Peggy Sue". O sucesso do samba-cano se mantinha nas rdios brasileiras da dcada de 1950, nas vozes de Dalva de Oliveira, Emilinha Borba e Cauby Peixoto. Em 1958, surge um estilo de influncia jazzistica que revolucionou o samba urbano, a Bossa Nova. Seus principais expoentes foram Tom Jobim e Joo Gilberto, que rompeu com a tradio do bel canto dramtico dos cantores de rdio com suas interpretaes sofisticadas e intimistas acompanhadas por violo, como Chega de Saudade.

1960-1969
Nos EUA o rock n' roll deu lugar a uma revivescncia do folk e do puro rhythm and blues. Os cantores Bob Dylan e Joan Baez lideraram o movimento. Blowin' in the Wind, de Dylan, tornou-se um hino dosdireitos civis. Na Gr-Bretanha, os Beatles criaram um estilo prprio musical. Em 1962 o compacto Love Me Doiniciou uma carreira ininterrupta de primeiros lugares nas paradas de sucesso at 1970. O rock continuou a se desenvolver na Gr-Bretanha com a guitarra experimental de Jimi Hendrix e a mistura de rhythm and blues e rock n'roll dosRolling Stones. Em 1968, surgiu um estilo de rock mais pesado na msica do Black Sabbath. No Brasil, as atuaes transgressoras de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes marcaram o surgimento da Tropiclia, no festival da Record de 1967; o primeiro lugar do festival, no entanto, coube a Roda Viva, de Chico Buarque. Longe do clima politizado dos festivais, jovens paulistas se divertiam com o rock n'roll criando a Jovem Guarda, cujos principais integrantes eram Erasmo Carlos, Wanderlia e Roberto Carlos. A dcada de 1960 assistiu, ainda ao retorno do samba tradicional, com as gravaes das msicas de Cartola e Nelson Cavaquinho na voz de Nana Caymmi.

1970-1979
O estilo de rock do Led Zeppelin ficou conhecido como heavy metal, e na dcada de 1970 novos grupos como Van Halen (forma em 1974) e Def Lepard (1977) adotaram o novo som. Uma mistura de rock e pop meldico resultou no glam rock de Elton John e David Bowie. Em 1976, os Sex Pistols atacavam a Gr-Bretanha com a msica Anachy in the UK, inaugurando o punk rock. Ao contrrio, a discoteca ganhou fora internacional, com uma batida pop destinada dana e com nfase na produo de estdio. As elaboradas harmonias vocais do grupo sueco ABBA fizeram sucesso em toda a Europa, com msicas como "Dancing Queen" (1976). Ritmos do Caribe fundiram discoteca e soul na criao do reggae, com uma forte batida sincopada e pesada linha de baixo. O jamaicano Bob Marley popularizou o gnero no mundo todo com Get Up, Stand Up, de 1973. No Brasil, Milton Nascimento lana o lbum Clube da Esquina em 1972; dois anos mais tarde Elis Regina atinge o pice de sua carreira ao gravar com Tom Jobim o disco Elis & Tom, em que canta clssicos como guas de Maro. Surgem compositores voltados para a msica instrumental, como Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal. No rock, Rita Lee, separada dos Mutantes, inicia sua carreira solo, e Raul Seixas torna-se famoso com a cano Ouro de Tolo, de 1973.

1980-1989
O punk sobreviveu durante a dcada de 1980 na Gr-Bretanha e deu origem ao hardcore, rpido, distorcido e no comercial. A new wave toma conta das rdios seja na vertente dark do The Cure ou na mais romntica de Duran Duran. As guitarras foram substitudas por sintetizadores nas msicas do Depeche Mode, e o conjunto eletrnico alemo Kraftwerk ganhou nova popularidade. Nos EUA, os cantores tomaram a dianteira. O lbum de estria de Madonna (Madonna, 1983) produziu hits americanos, como Holiday e Lucky Star. Dois outros vocalistas se destacaram: Prince e Michael Jackson, cujo Thriller (1982) se tornou o mais bem sucedido lbum de todos os tempos, com mais de 100 milhes de cpias vendidas at ento. Nas ruas de Nova York, surgia o rap, canto ritimado a princpio com letras de crtica social, sobre uma trilha de fundo pesada. O estilo fez surgir uma legio de subculturas pop, incluindo o hip hop, que tirava seu efeito percussivo do ato de "scratching" (rodar com a mo) discos de vinil e "sampling" (extrair) frases musicais para criar trilhas novas. Na glriosa dcada de 1980 o Hard Rock e o Heavy Metal dominavam a MTV e as rdios Norte-Americanas e Europias,com nomes como Iron Maide , Twisted Sister, Motley Crue, Accept, Judas Priest, Van Halen, Guns N' Roses, Def Leppard, W.A.S.P., Kiss, etc. Foi na dcada de 1980 que surgiu estilos mais pesados dentro do Heavy Metal como o Thrash Metal, Death Metal, Black Metal e Power Metal (Heavy Metal Meldico), com nomes como Mercyfut Fate, Slayer, Celtic Frost, Destruction, Anthrax, Metallica, Megadeth, Helloween, Sepultura, Nuclear Assault, Testament,Overkill, Death, etc.

O sampling digital, com o uso da informtica, abriu novos caminhos para a msica danante, como os estilos house e garage. No Brasil, o rock, o punk e a new wave tiveram alta receptividade entre os jovens dos centros urbanos, e as rdios foram invadidas por msicas inglesas e norte-americanas. Em pouco tempo, surgiram diversas bandas de rock nacional, algumas das quais se mantiveram nas paradas ainda na dcada seguinte, tais como Tits, Legio Urbana e Paralamas do Sucesso. Outro expoente do rock brasileiro da dcada de 1980 foi Cazuza, cujas msicas traziam letras poticas e de crtica social, como no lbum Ideologia, de 1988.

1990-1999
No incio da dcada de 1990 em Seattle, da mistura do heavy e do punk rock surgiu o grunge - rock com matizes meldicos. Teve como principal expoente o Nirvana, cujo lbum Nevermind (1991) popularizou mundialmente o grunge.Os anos 90 tambem marcaram a estria internacional de Alanis Morissette. O lbum Jagged Little Pill se tornou o lbum de estria mais vendido da histria. Ex-backing vocal de Michael Jackson, a cantora Sheryl Crow tambem estria em 1993 emplacando nas rdios americanas com o sucesso All I Wanna Do. Na Gr-Bretanha, surgiu o tpico som do Britpop. Os grupos Oasis, influenciado pelos Beatles, e Blur - influenciado por conjuntos britnicos como Madness The Kinks - disputavam o sucesso. Durante os anos 90 tivemos diversas 'Divas do Pop' recem surgidas na dcada,mas nenhuma foi to emblemtica quanto Mariah Carey. A 'Diva' teve pontos autos na carreira durante os anos 90 que comeou pelo seu 'debut' na msica com o disco autotitulado Mariah Carey que teve como primeiro single o hit mundial Vision of Love e a consagrao dela com o disco Music Box ,e com a cano One Sweet Day,do elogiado Daydream, que at hoje mantem o ttulo de cano que ficou mais tempo em primeiro lugar na Billboard (16 semanas) e que mostrou o comeo da transio para o cenrio R&B/Hip Hop que completou-se com o aclamado Butterfly, alm dela ter ganho honras como 'Artista do Milnio' e 'Artista Feminina que mais vendeu nos anos 90 no EUA' e consequentemente no mundo. A msica danante e o rap continuaram a gerar novos estilos. No fim da dcada de 1980, o som minimalista eletrnico do techno, nascido em Detroit, alcanou a Europa. Ali, revigorado por batidas e linhas de baixo mais fortes, evoluiu para o jungle. O rap evoluiu para o ragga - rap no dialeto jamaicano. Nas listas de mais vendidos da msica pop, destacam-se os vocalistas solo e conjuntos de adolescentes. Em 1997, a cantora canadense Celine Dion alcanou fama internacional com a cano My Heart Will Go On, msica-tema do filme Titanic. No Brasil, a dcada de 1990 viu o estrondoso sucesso comercial de grupos de pagode romntico, duplas sertanejas, de forte influncia da country music norteamericana, e da ax music. No incio da dcada o Mangue Beat fundiu ritmos brasileiros com a embolada, o maracatu e o forr - com os estilos como o rock, rap e msica eletrnica. Deflagrado no Recife, foi amplamente difundido por artistas como Chico Science & Nao Zumbi. No final da dcada de 1990, a imprensa britnica condecorou a cantora, atriz e apresentadora Cher com o ttulo de "Goddess of Pop" (em ingls, Deusa do Pop), por sua grande influncia em todos os ramos da cultura pop (msica, cinema, TV e teatro) e legado

musical. Com o lbum Believe (1998), Cher trouxe o retorno o gnero dance, alcanando o primeiro lugar em 23 pases simultaneamente. O efeito de distoro no vocal da msica, criado pela prpria cantora e batizado de Cher Effect, foi bastante popularizado na msica popular contempornea da dcada de 2000. Cher a nica artista solo de todos os tempos a conseguir um nmero um nos charts da revista Billboard nas dcadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Os anos 90 tambm foi marcado pelas boy bands, como Hanson, Backstreet Boys e 'N Sync e pelas girl groups, como Spice Girls, Sugababes e Destiny's Child. As Spice Girls e os Backstreet Boys foram os grupos teens que mais atingiram os bons resultados e posies marcantes da histria da Billboard nos anos 90. Tambm surgiram as artistas da Disney como Britney Spears e Christina Aguilera.

Anda mungkin juga menyukai