Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ATUAO:DO NUTRICIONISTA NA ATENO BSICA.

CAMPO GRANDE MS 2014

Amanda Campidelli / Kamila da Rocha/ Steffany Faustino

Trabalho de pesquisa

Trabalho de nutrio social , apresentado como requisito parcial para compor a nota da disciplina de nutrio social prof Andria do Curso de Nutrio da Universidade ANHANGUERA UNIDERP

CAMPO GRANDE MS 2014

INTRODUO
A ateno bsica no SUS deve garantir o acesso universal aos servios de sade,sendo,preferencialmente,a primeira forma de atendimento populao. Dessa maneira,dependendo de sua capacidade resolutiva,a ateno bsica pode,por meio de suas aes,resolver grande parte dos problemas e necessidades de sade da populao. A ateno bsica no SUS deve garantir o acesso universal aos servios de sade,sendo,preferencialmente,a primeira forma de atendimento populao. Dessa maneira,dependendo de sua capacidade resolutiva,a ateno bsica pode,por meio de suas aes,resolver grande parte dos problemas e necessidades de sade da populao(ministrio da sade). O nutricionista tem um papel importante na atuao bsica todas aes vinculadas atravs de programa incentivado pelo ministrio da sade,secretria do estado de sade e secretaria municipal da sade que so rgos que da a direo do sistema nico de sade,juntamente com colaboradores que prestam servios de assistncia bsica a sade . O nutricionista est plenamente capacitado para atuar na estratgia sade da famlia,visto que a sua ausncia confronta-se com o princpio da integralidade das aes de sade,j que evidente que nenhum outro profissional da sade possui formao para atuar na rea de alimentao e nutrio dentro das comunidades,e que sua presena s viria a contribuir para a promoo da sade da populao,o que o torna capaz de gerar impactos positivos no perfil epidemiolgicos da populao. No ambiente deste nvel de ateno,a estratgicas sade de famlia (ESF),que iniciou suas atividades em 1994,pretende desenvolver aes de promoo e proteo de indivduo,da famlia e da comunidade,na unidade de sade. De acordo com as aes bsica de alimentao e nutrio visam uma ampliao da qualidade dos planos de interveno,em especial s doenas e agravos no transmissveis no crescimento e desenvolvimento na infncia.na gestao e no perodo de amamentao,evidenciando que a promoo de prticas alimentares saudveis constituem itens importantes em toda face da vida(MAGALHES R,2007).

Portanto,mostra-se fundamental a insero do profissional nutricionista na ESF,com vistas promoo da sade em todos as fases e ciclos da vida,abortando aspectos de alimentao saudvel,a questo da segurana alimentar,da cidadania e do direito humano fundamental alimentao. Da a importncia de organizar e qualificar o cuidado nutricional no mbito da ateno bsica sade.Caso isso no seja feito,o potencial de interveno ser restrito e pouco resolutivo frente magnitude do problema alimentar e nutricional que hoje atinge a populao. O nutricionista tem o papel de orientar determinada populao sobre a alimentao saudvel e seus benefcios que trs a sade, a elaborao de cardpios seria um meio de aproveitar os alimentos que contm todos os nutrientes bsicos, um meio que podemos monitorar juntamente com as mdicas antropomtricas importante para determinar as condies alimentares nutricionais da comunidades( MACHADO, 2006).

Referencias Bibliogrficas

Disponvel em:http://www.scielosp.org/pdf/csc/v17n12/14.pdt MINISTRIO DA SADE. Sistema nico de Sade (SUS): princpios e conquistas. Braslia: Ministrio da Sade, 2000. 44p. il. ISBN 85-334-0325-9. Ferreira VA, Magalhes R. Nutrio e promoo da sade: perspectivas atuais. CAD Sade Publica 2007;23(7):1674-1681. .Brasil Ministrio da Sade. Avaliao da implantao do programa de sade da famlia: relatrio preliminar. Braslia: MS; 1999. Disponvel em: http://www.ccms.saude.gov.br/. MACHADO,N.M.V.Reflexes sobre a sade,nutrio e a estratgia de sadedefamlia.2006.Disponvelem:http//dtr2004.sade.gov.br/nutricao/docum entos/noticia-01-09-06.pdf.

Anda mungkin juga menyukai