Anda di halaman 1dari 50

TIC B2 - A

Tecnologias da Informao e Comunicao


Operar, em segurana, equipamento tecnolgico diverso

Prof. Nuno Rebelo

TIC B2 - A
Operar equipamento tecnolgico diverso
Quem

nunca usou uma caixa multibanco, quem no tem um telemvel no bolso, quem no v televiso ou usa o microondas?

TIC B2 - A
Operar equipamento tecnolgico diverso
Todos

ns, no dia-a-dia, estamos rodeados por tecnologia, at mesmo sem nos apercebermos, por exemplo, luzes da rua que se ligam automaticamente quando fica escuro, escadas rolantes nos centros comerciais, elevadores no nosso prdio, portas que se abrem automaticamente para passarmos, etc.

TIC B2 - A
Operar equipamento tecnolgico diverso
Antigamente,

tirvamos fotografias e quando as amos revelar, muitas no ficavam boas, ou no gostvamos da foto. Atualmente isto no acontece, com as mquinas fotogrficas digitais tiramos uma foto e j podemos ver se ficou boa ou no ou se gostamos da foto. Depois podemos decidir se a revelamos, se a guardamos s no computador ou se gravamos num DVD para as vermos na televiso. Assim Importante aprender a trabalhar com este tipo de equipamentos.

TIC B2 - A
Botes padro
O

boto On/Off o boto que liga e desliga um determinado aparelho. Est presente, por exemplo, na televiso, telemvel, mquina fotogrfica digital, leitor de DVD, microondas e at na mquina de lavar.

TIC B2 - A
Botes padro
Existem

outros botes que tambm so caractersticos de um determinado tipo de equipamento, tais como os de controlo de vdeo ou udio, que aparecem em leitores de mp3, leitores de DVD, gravadores de voz, auto-rdios, etc.

TIC B2 - A
Mquina Fotogrfica Digital
A

mquina fotogrfica digital revolucionou o mundo da fotografia, contribuindo para a sua popularizao.

TIC B2 - A
Mquina Fotogrfica Digital
A

mquina digital captura imagens e armazenaas em cartes de memria. Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da prpria mquina, podendo ser apagadas caso o resultado no tenha sido satisfatrio. Posteriormente, uma vez que so ficheiros, podem ser transferidas para o correio electrnico, lbum virtual, revelao digital impressa, apresentadas em na televiso ou armazenada em CD, disquete, pen-drive, etc.

TIC B2 - A
Vantagens
Uma

vez que as fotos so armazenadas em formato digital no existe perda de qualidade com o tempo e podem ser feitas cpias perfeitas quantas vezes quisermos. Poder rever e apagar as fotos diretamente na mquina. Poder passar as fotos para o seu computador e imprimir s as que quer. Os cartes de memria que as mquinas digitais usam para guardar as suas fotos podem ser reutilizados infinitamente.

TIC B2 - A
Desvantagens
O

custo, comparativamente com as cmaras tradicionais. Se for um modelo muito barato, a qualidade das fotos ir ser inferior a uma mquina tradicional.

TIC B2 - A
Telemvel
O

telemvel, considerado por muitos como ferramenta indispensvel, faz agora parte do nosso quotidiano. praticamente impossvel andar pela rua sem ver algum a usar um telemvel.

TIC B2 - A
Telemvel

usado tanto como ferramenta de trabalho como para uso pessoal e pode at salvar vidas, visto que basta ter bateria para contactar os servios de emergncia, isto , mesmo um telemvel sem saldo ou mesmo sem carto efetua chamadas para o 112, bastando apenas lig-lo e premir o 112 para efetuar a chamada.

TIC B2 - A
Vantagens
A

possibilidade de estarmos sempre contactveis. A comunicao em tempo real, com possibilidades de visualizar imagens, sem estar dependente de fios. A possibilidade de comunicar com outros mesmo quando e onde no existem equipamentos fixos para o fazer.

TIC B2 - A
Desvantagens

Se no tiver cuidado, poder ter de pagar uma conta elevada no fim do ms. Em termos de sade no aconselhvel a sua utilizao, porque pode afectar o desenvolvimento cerebral. utilizado nas aulas, causando faltas de concentrao, gerando conflitos e indisciplina. Por ser um objecto multifuncional, o telemvel acaba por ter um uso excessivo e desequilibrado, criando na maioria das pessoas uma dependncia quase doentia e afastando-as do contacto fsico. Pode provocar acidentes se usado enquanto se conduz, devido falta de concentrao na estrada e ter uma mo ocupada, pala alm de ser proibido e dar multa.

TIC B2 - A
Multibanco

Em qualquer centro comercial, em qualquer bomba de gasolina, em qualquer zona citadina de grande movimento existem caixas de multibanco.

TIC B2 - A
Multibanco

Actualmente, quase todas as operaes que podemos fazer num balco do banco, podemos fazer atravs de uma caixa multibanco, bastando apenas ter um carto vlido e inserir o cdigo correcto. tambm muito til quando vamos as compras, visto que so poucas as lojas que ainda no permitem o pagamento por carto.

TIC B2 - A
Multibanco

Numa caixa multibanco podemos efectuar um conjunto de operaes, tais como: Levantamentos Consulta de saldos e movimentos de conta Requisio de livros de cheques Pagamentos de servios Pagamentos ao Estado Carregamento de telemveis de todos os operadores, etc.

TIC B2 - A
Vantagens
No

ter de andar na rua com grande somas de dinheiro, correndo o risco de ser roubados. Poder pagar gua, luz, gs, telefone, impostos, etc. sem ter de se dirigir a um balco do banco. Ter acesso a dinheiro a qualquer hora do dia e noite, em qualquer dia da semana. No ter de usar cheques. Se perder a carteira, no perde o dinheiro que est na conta. Ao viajar, no ter de levar todo o dinheiro que pretende gastar.

TIC B2 - A
Desvantagens
Ao

usar um carto de crdito, pode gastar mais do que espera e perder o controlo das suas finanas. de situaes embaraosas, caso o carto deixe de funcionar ou esteja sem saldo. de ser assaltado enquanto est a fazer um levantamento.

Possibilidade

Possibilidade

TIC B2 - A
Computador
Um

dos elementos fundamentais da informtica o COMPUTADOR -conjunto de componentes electrnicos que permite a transformao dos dados de entrada em informao de sada e cuja transformao controlada atravs de interveno humana.

TIC B2 - A
Vantagens

Aceder a processadores de texto e de clculo Criar/melhorar filmes e imagens Fazer apresentaes Guardar documentos Ouvir musica Ver filmes Jogar jogos Comunicar com outras pessoas Aceder internet Fazer Pesquisas Download de ficheiros Fcil acesso informao Estudar distncia

Em resumo, tornam mais fceis as nossas tarefas dirias

TIC B2 - A
Desvantagens

So caros Entram rapidamente em desuso Apanham facilmente Vrus Avariam com facilidade Nem sempre tm softwares compatveis Pouca segurana no acesso internet Esto sujeitos a piratas on-line (descodificam passwords, roubam contas bancrias, ) Podem expor crianas e adolescentes a pessoas mal intencionadas.

TIC B2 - A
Conjunto de elementos que constituem um computador
O

computador constitudo pelo seguinte conjunto de elementos:

Teclado, rato (entrada de dados -inputs), processador, leitor de CD/DVD e o disco rgido (armazenamento de dados), monitor e impressora (sada de dados -outputs) alm de um conjunto alargado de outros dispositivos que so denominados perifricos.

Estes elementos pertencem parte fsica de um sistema de computador que designada por HARDWARE. A parte lgica (programas, jogos, etc.) que permite que o sistema (HARDWARE) do computador trabalhe

TIC B2 - A
O que se pode fazer num computador?
No

local de trabalho, muitas pessoas utilizam computadores para guardar e analisar dados, fazer investigao e gerir projectos. Em casa, pode utilizar um computador para ligar-se a Internet, procurar informaes, armazenar imagens e msica, jogar e comunicar com outras pessoas; estas so apenas algumas das muitas possibilidades. Eis alguns exemplos das utilizaes mais comuns que pode fazer ou observar com um computador:

TIC B2 - A
Web

A WorldWideWeb (normalmente chamada a Web) um sistema de documentos interligados e disponveis na Internet.

Os documentos podem estar na forma de vdeos, sons, texto e figuras. Para visualizar a informao, pode-se usar um programa de computador chamado browser para descarregar para o seu computador informaes (chamadas "pginas web") e mostr-los no ecr do utilizador.
O utilizador pode ento seguir as hiperligaes (referncia numa pgina Web de outras partes dessa pgina ou a outra pgina.) na pgina para outros documentos ou mesmo enviar informaes de volta para o servidor para interagir com ele. Um Web site um conjunto de pginas Web interligadas. A Web contm milhes de Web sites e milhares de milhes de pginas Web. Navegar na Web significa explor-la. Na Web, poder encontrar informaes sobre praticamente qualquer assunto imaginvel

TIC B2 - A
Processadores de texto
Os

processadores de texto vieram substituir as mquinas de escrever ao permitirem a escrita de vrios tipos de documentos. Os documentos podem ser criados, guardados e alterados em qualquer altura. O mais conhecido o Microsoft Word.

TIC B2 - A
Folhas de Clculo
As

folhas de clculo permitem executar clculos rapidamente e permitem fazer os clculos mais complexos duma forma automtica. So aplicadas em contabilidade, oramentao, clculo econmico-financeiro, engenharia, etc. O mais conhecido o Microsoft Excel. As folhas de clculo permitem guardar e manipular colunas de nmeros e criar grficos a partir dos mesmos.

TIC B2 - A
Correio electrnico
O

Correio electrnico ou ainda e-mail, um modo fcil e conveniente de comunicao, que permite compor, enviar e receber mensagens atravs de sistemas electrnicos de comunicao.

TIC B2 - A
Correio electrnico
Podemos

utilizar o correio electrnico para:

Enviar e receber mensagens de texto. Enviar e receber ficheiros. Enviar mensagens para grupos de pessoas. Reencaminhar mensagens.

TIC B2 - A
Base de dados
A

existncia de bases de dados armazenadas e tratadas em computadores pessoais, tem revolucionado a vida de todas as pessoas e as empresas. As bases de dados permitem guardar grandes volumes de informao e substituem os antigos arquivos. O acesso informao das bases de dados quase instantneo e possvel efectuar pesquisas automticas, clculos e contagens sobre os referidos dados. As bases de dados mais conhecidas so o Access e o SQL.

TIC B2 - A
Imagens, msicas e filmes
Se

tiver uma cmara digital, pode mover as suas fotografias da cmara para o computador. Em seguida, pode imprimi-las, criar apresentaes de diapositivos ou partilh-las com outras pessoas por correio electrnico ou publicando-as num Web site. Tambm pode ouvir msica no computador, importando (transferindo para o computador) msica de CD de udio ou adquirindo-as num Web site. Poder ainda sintonizar uma dos milhares de estaes de rdio que emitem atravs da Internet. Se o computador estiver equipado com um leitor de DVD, poder ver filmes.

TIC B2 - A
Programas grficos
Existem

vrios tipos de programas grficos, estes podem permitir efectuar desenho artstico ou tcnico ou ento retocar fotografias e imagens e criar vdeos. Existem ainda programas para criar diapositivos e apresentaes.

TIC B2 - A
Jogos

Existem milhares de jogos de computador, de todas as categorias imaginveis. Podemos sentar-nos num volante de um automvel de competio, lutar com criaturas assustadoras ou controlar civilizaes e imprios. Muitos jogos permitem competir com outros jogadores espalhados por todo o mundo atravs da Internet.

TIC B2 - A
Factores de risco e precaues
Estamos

to habituados a usar diverso equipamento tecnolgico que raramente paramos para pensar nos riscos que estamos a correr diariamente.

TIC B2 - A
Computador
Se

trabalhamos sentados frente do computador, uma boa cadeira fundamental. Como regra, procure um modelo que possibilite o maior nmero possvel de ajustes (altura do assento, dos apoios dos braos e do encosto e ngulos entre estes) e preparado para eventuais adies (encosto para a cabea, apoio para os ps e braos, etc.).

TIC B2 - A
Computador
Uma

boa postura fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira; os ngulos entre os antebraos e os braos e entre as pernas e o tronco devem ser de 90; os ps devem estar completamente apoiados no cho ou num suporte para o efeito; os olhos devem estar a uma distncia entre 50 a 70 centmetros do ecr, fazendo com este um ngulo entre 10 a 20.

TIC B2 - A
Computador

TIC B2 - A
Computador

O teclado e o rato, em conjunto com o monitor, so os dispositivos informticos que mais vo influenciar a sua sade e provocar uma maior ou menor fadiga. Uma grande parte dos teclados ergonmicos do mercado inclui j apoio para os pulsos, que de utilizao obrigatria. No entanto, os utilizadores intensivos devero ir um pouco mais longe e adquirir um teclado ergonmico, que diminui a fadiga e aumenta a velocidade de digitao. Um rato ergonmico tambm aconselhado, sendo recomendvel optar por um modelo baixo, que exige um menor esforo do pulso.

TIC B2 - A
Computador

TIC B2 - A
Telemvel
Os

telemveis emitem radiaes que, embora baixas, esto muito perto do corpo. Assim, se usar o telemvel com muita frequncia opte por usar auriculares ou sistema de mos livres, de forma a manter o telemvel afastado da cabea e do corpo enquanto fala.

TIC B2 - A
Telemvel
Como

as crianas tm uma massa cerebral mais leve do que os adultos so mais sensveis s radiaes. Crianas com idade inferior a oito anos no devem utilizar o telemvel. menores com idades entre os oito e os catorze anos devem fazer um uso bastante restrito, aconselhando-se sistemas de mos livres ou o uso de mensagens de texto de forma a evitar que os telemveis fiquem muito perto da cabea.

Os

TIC B2 - A
Telemvel
O

telemvel emite mais radiaes:


Quando existe pouca rede evite telefonar nessas situaes; Quando se marca um nmero e se faz uma ligao, enquanto esta se estabelece deve aguardar uns segundos antes de aproximar o telemvel do ouvido.
No transporte o telemvel nos bolsos da camisa ou calas (prximo do corao ou virilhas); Durante a noite ou quando no estiver espera de chamadas, mantenha o telemvel desligado. Apesar de em menor quantidade, mesmo sem falar o telemvel emite radiaes quando est ligado.

Proteja-se:

TIC B2 - A
Multibanco
Como

sabe, existem alguns riscos ao usar o seu carto multibanco, sendo um dos mais graves a fraude ou burla do seu carto, dando assim ao ladro o acesso sua conta e ao seu dinheiro. evitar isto podemos tomar algumas precaues de segurana, sendo uma das principais nunca ter o cdigo do carto escrito quer no carto, quer em qualquer lado na sua carteira.

Para

TIC B2 - A
Multibanco
No

multibanco, verificar se o terminal e o leitor de cartes (ranhura) no apresentam sinais de terem sido vandalizados ou modificados.

TIC B2 - A
Multibanco

Tentar garantir a mxima privacidade quando inserir o seu cdigo pessoal e no introduza sem que lhe seja pedido no ecr. Em caso de anomalia (por exemplo, o carto ficou preso ou ser engolido), no aceitar ajuda de terceiros, nem voltar a marcar o cdigo. Comunicar o mais rapidamente a anomalia ao banco, fornecendo os dados da conta associada ao carto e o nmero deste. Nos terminais de pagamento nunca perder de vista o carto e certificar-se de que passado apenas num equipamento.

TIC B2 - A
Multibanco

Confirmar sempre o valor a pagar e tentar garantir a mxima privacidade quando introduzido o cdigo secreto, tendo em conta que nos estabelecimentos existem habitualmente meios de vigilncia. Se lhe pedirem para repetir a operao, verificar se a anterior foi anulada. No final, exigir um comprovativo de pagamento. Caso, apesar das precaues, tenha sido vtima de fraude, contacte de imediato o seu banco. Este responsvel pelos movimentos e despesas realizados com o carto aps o seu cancelamento. Alguns cartes tm um seguro de utilizao fraudulenta, que tambm cobre os movimentos realizados, regra geral at 24 ou 48 horas da comunicao do incidente ao banco. Por fim, avise as autoridades e pea uma prova da participao. Alguns emissores podem exigi-la.

TIC B2 - A
Usar o telemvel

Hoje em dia, quase todas as pessoas usam um telemvel, seja para telefonar, receber chamadas, mandar mensagens, jogar, ir internet, etc. Mas muitas no sabem usar algumas das primeiras e mais bsicas funcionalidades deste equipamento. Os telemveis passaram a fazer parte integrante da nossa sociedade visto que j se torna difcil nos dias de hoje passar sem ele. Grande percentagem de pessoas possui pelo menos um telemvel. O telemvel possui agenda, lista de contactos, rdio, consola de jogos, entre outras funes So de fcil utilizao e cada vez

TIC B2 - A
Usar o telemvel

Para introduzir um contacto num telemvel, salvo alguns modelos, comeamos por introduzir o nmero de telefone. Aps a verificao deste nmero pode aparecer no ecr a opo Guardar, se no aparecer, verifique no menu se existe essa opo. Neste passo o telemvel vai pedir o nome do contacto, para o poder organizar na Lista de Contactos. O prximo passo depende do modelo do telemvel, que pode pedir uma localizao para guardar o contacto (carto ou telemvel), se o nmero de um telemvel, de casa ou do trabalho, etc. Aps confirmar todos estes dados o nmero que introduziu vai ser guardado na lista de contactos, ou seja, sempre que quiser falar com essa pessoa, basta ir lista de contactos procur-la e telefonar, eliminando assim a necessidade de saber de cor os nmeros de telefone das pessoas que conhece.

TIC B2 - A
Usar o telemvel
Quando

no podemos falar nesse momento, ou a mensagem muito curta e talvez no necessite de resposta, o ideal enviar uma mensagem de texto. Estas podem ter um tamanho mximo de 160 letras ou 255 letras, dependendo do modelo do telemvel e da operadora (TMN, Vodafone, Optimus). tambm teis para sabermos informao que enviada automaticamente, por exemplo, quando carregamos o telemvel recebemos uma mensagem a confirmar o carregamento e a informar o saldo disponvel.

So

TIC B2 - A
Usar o telemvel

Na imagem do lado, o teclado de alguns modelos de telemveis no tem uma tecla para cada letra, sendo que cada tecla tem pelo menos 3 letras associadas. Este teclado funciona do seguinte modo, cada vez que prime uma tecla aparece uma letra diferente, ou seja, se carregar uma vez no 2 aparecer a letra a, mas se carregar duas vezes seguidas no 2 aparecer a letra b e se carrega 3 vezes aparece a letra c Por exemplo, para escrever sms ter de premir as seguintes teclas: 777767777.

Anda mungkin juga menyukai