Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS ENGENHARIA CIVIL

COMPOSIO QUMICA DA DO AO

PEDRO GALVO VANESSA SANTANA

ILHUS - BAHIA 2012

1 INTRODUO

Dentre todos os materiais utilizados na engenharia, talvez o mais utilizado seja o ao, na sua forma estrutural, e isso se deve ao fato de que o ao possui uma alta resistncia, e pode ser moldado, tambm possuindo uma ductilidade considervel. O ao corresponde a uma liga metlica com elemento predominante sendo o ferro acrescido de uma porcentagem de carbono, e ocasionalmente outros materiais como o mangans, titnio, nibio, cromo, enxofre ou fosforo.

Figura 1 Estrutura molecular do ao.

Dentre muitas aplicaes para o ao na engenharia de forma geral, podemos destacar a engenharia civil, que usa o ao como um dos componentes estruturais mais importantes, se no o mais, j que o concreto, apesar de ser de fundamental importncia na engenharia civil moderna, no possui naturalmente uma resistncia a trao, o que normalmente suprido com a adio barras e ou vergalhes de ao, dessa forma formando um material com caractersticas ideais para a construo civil, o concreto armado. Alm disso, o ao possui uma deformao plstica, ou seja, ao sofrer um carregamento, antes da ruptura de suas ligaes, o material comea a sofrer uma deformao plstica, avisando que ir romper.

2 CLASSIFICAO E COMPOSIO

O ao classificado quanto a sua composio qumica, processamento, microestrutura ou aplicaes, contudo, as classificaes mais comuns so em relao ao teor de carbono, podendo ser classificado como: Aos de baixo carbono (abaixo de 0,3%) Exemplos: tubos, fios de arames lisos e farpados, ou telas. Aos de mdio carbono (entre 0,3% e 0,5%) Exemplos: eixos e engrenagens de caminho. Aos de alto teor de C (acima de 0,5%):

Na engenharia civil, comumente os vergalhes de ao so taxados com a sigla CA, que uma abreviao de concreto armado, que onde esses vergalhes sero utilizados como componente. No caso ao CA-50, que o que iremos abordar, tem como composio qumica:

Elementos determinados no ao CA-50 Ferro (Fe) Carbono (C) Mangans (Mn) Fsforo (P) Enxofre (S)

% 98,77 0,26 0,91 0,03 0,026

3 O AO A NIVEL ATMICO
A nvel atmico, o ao apresenta uma organizao cristalina do padro cubica de corpo centrado, que quando um dos tomos da estrutura se concentra no centro e 1/8 dos demais tomos se concentram nos cantos do cubo unitrio.

Figura 2 Estrutura cubica de corpo centrado

Esta organizao, nos fornece um fator de empacotamento atmico em torno de 0,68, que representa a frao do volume da clula unitria ocupada pelos dois tomos. Contudo, como a diferena entre os raios atmicos do ferro e do carbono so notveis, tem-se que eles formam uma soluo solida intersticial, que quando o tomo menor, no caso o carbono, ocupa os espaos ou interstcios adjacentes na estrutura cristalina.

Figura 3 - Arranjo atmico estrutural entre o ferro e o carbono.

Com isso, temos que a resistncia total do ao, ser determinada de acordo com as energias de ligaes entre os elementos constituintes da liga de ao.

4 UTILIZAES NA ENGENHARIA CIVIL

O ao se tornou um dos principais compostos utilizados na engenharia civil, por ser um material com uma alta resistncia a trao e por permitir um regime plstico quando submetidos a cargas acimas do limite, isso uma propriedade que extremamente importante, e o que justifica a substituio do ferro gusa utilizado at o sculo XX como principal composto da engenharia civil ao lado do concreto, j que o ferro no tem esse regime plstico, ou seja no avisa quando ir romper. Nisso, o ao se tornou um constituinte fundamental das peas estruturais de uma construo, em alguns casos sendo usado como estrutura completa feita totalmente de ao, porm mais comumente sendo usado para reforar estruturas de concreto como vigas, nos pontos onde esta ir sofrer uma trao, j que o concreto fraco contra a trao.

5 BIBLIOGRAFIA
SHACKELFORD. F . J, Cincia dos materiais, 6 Ed.

Anda mungkin juga menyukai