Anda di halaman 1dari 7

Curso de Fisioterapia geral

Apostila 6 Prof. Cleber Luz

CORRENTES DIADINMICAS DE BERNARD


Este documento parte integrante do material didtico da disciplina de Fisioterapia Geral da Faculdade Social elaborado pelo professor Cleber Luz. Livros de referncia para estudo: 1) AGNE, J. Eletreotrermoterapia: Teoria e Prtica. 1 edio, Ed. Orium, Santa Maria RS, 2007. 2) KITCHEN, S; BAZIN, S. Eletroterapia: Prtica baseada em evidncias. 11 edio, Ed. Manole, SP, 2005. O objetivo deste captulo : 1. Apresentar caractersticas das correntes diadinmicas. 2. Discutir e apresentar os efeitos fisiolgicos e teraputicos desta corrente. 3. Demonstrar as indicaes e suas possveis contra-indicaes.

RESUMO
Esta modalidade de eletroterapia tem sido pouco utilizada nas clnicas e servios de fisioterapia. Este fato no desqualifica a corrente que possui caractersticas interessantes que potencializam os efeitos eletroanalgsicos. Esta modalidade composta por 5 correntes, sendo que todas elas surgiram de uma corrente alternada sinusoidal bifsica. Neste captulo iremos estuda cada uma separadamente, levando em considerao seus efeitos teraputicos e fisiolgicos.

INTRODUO
As investigaes de P. Bernard descobriram formas de correntes galvanofardicas eficazes no tratamento de numerosas enfermidades do aparelho locomotor. Estas correntes ficaram conhecidas como correntes diadinmicas de Bernard - CDB. Esta modalidade de eletroterapia composta por cinco correntes de baixa freqncia, alternadas com uma corrente contnua sobreposta. As correntes diadinmicas so: 1. Monofsica Fixa (MF) 2. Difsica Fixa (DF) 3. Curto Perodo (CP) 4. Longo Perodo (LP) 5. Ritmo Sincopado (RS) As trs ltimas correntes correspondem a variaes das duas primeiras.

FORMAS DAS CORRENTES DIADINMICAS DE BERNARD


1 DF: Corrente direta de 100Hz, retificada em onda completa.

Largura de pulso 10 ms

Parmetros Bioeltricos Frequncia - 100 Hz Larg. Pulsos - 10ms, Sem intervalo

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz
2 MF: monofsica fixa, corrente alternada de 50Hz, retificada em semi onda.
Largura de pulso 10 ms

Parmetros Bioeltricos
Intervalo 10 ms

Freq. 50 Hz Larg. Pulso 10 ms Intervalo 10 ms

3 CP: Corresponde a combinao da MF com a DF, sendo ora MF ora DF.

DF = 1 seg

MF = 1 seg

4 LP: Sobre uma corrente MF modula-se outra corrente MF que vai crescendo e decrescendo gradativamente at completar 5 segundos e depois 10 segundos com MF. .

5 seg seg.

10 seg.

5 RS: ritmo sincopado, forma de corrente MF, com intervalos de 1 seg.

2
1 seg 1 seg

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz
Efeitos Fisiolgicos da CDB 1 Limiar lgico As formas de correntes de 50Hz e 100Hz, elegidas por Bernard, so capazes de aumentar o limiar lgico. Sendo a corrente DF particularmente eficaz quanto elevao do limiar de dor, conseqentemente o efeito analgsico temporrio. 2 Vasodilatao Perifrica Particularmente prximo do plo negativo de qualquer uma das cinco correntes ocorrer vasodilatao e hiperemia como conseqncia da liberao de substncias tissulares vasoativas (por exemplo: histamina). 3 Contrao Muscular Melhor produzida na freqncia de 50Hz das correntes RS e MF,

4 Relaxamento Muscular Garantido na freqncia de 100Hz, principalmente na DF e LP.

COMO ESCOLHER A CORRENTE DIADINMICA CORRETA?


Todo acadmico acaba fazendo esta pergunta por que no sabe como prescrever de forma adequada. A indicao adequada vai depender do quadro clnico do paciente e dos efeitos preconizados por cada uma delas. Veja a seguir um breve resumo sobre isto. Corrente Difsica (DF) Est indicada para tratamento inicial antes da aplicao de outra forma de corrente, bem como, transtornos circulatrios funcionais perifricos. No tem o objetivo de provocar contrao muscular, pois a ferquencia de 100Hz gera relaxamento muscular. Sensao descrita pelo Paciente: Fibrilao e um formigamento, que vai desaparecendo gradativamente (acomodao). O terapeuta dever corrigir a intensidade assim que o paciente relatar este efeito.

Corrente Monofsica (MF) utilizada para estimulao inespecfica muito utilizada para tratamento de dores no espasmdicas com aumento da circulao e do retorno venoso. Tambm no tem o objetivo produzir contrao muscular. Sensao do Paciente: Forte vibrao quando aumenta a intensidade pode gerar contraes.

Corrente Curto Perodo (CP) A CP aumenta consideravelmente o fluxo sanguneo, atua em processos lgicos e estados ps-traumticos com alteraes trficas, porm no aplicar em dermtomos correspondentes a rgos vicerais em espasmos da musculatura lisa. Sensao do Paciente: Troca entre o perodo monofsico e difsico.

Corrente Longo Perodo (LP) Caracteriza-se por seu efeito analgsico particularmente favorvel e persistente. Presta-se a todo o tratamento de mialgias e de diferentes formas de neuralgia .
Sensao no Paciente: Percebe-se uma troca lenta das sensaes entre o perodo monofsico que cresce e decresce e o monofsico simples. Sensao vibratria no Monofsico simples; Sensao de fibrilao e formigamento crescente/decrescente no outro perodo.

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz

Corrente Ritmo Sincopado (RS) Esta forma de corrente est indicada para realizar eletroginstica (efeito dinamgeno). Est indicado para exerccios musculares localizados atravs da estimulao eltrica e para estimulao de msculos plgicos ou particos no espstico. Sensao no Paciente: Contrao muscular

PARMETROS DA CDB
Intensidade de Corrente Os efeitos fisiolgicos e teraputicos das correntes diadinmicas de Bernard no somente dependem da qualidade da corrente, como tambm da sua intensidade, pois deveremos sempre atingir tanto o limiar de excitao sensitivo-motor. Tempo de Aplicao Pequena durao, pois aplicaes longas podem reduzir ou suprimir os efeitos teraputicos. Aconselha-se usar no mximo 4 minutos para cada forma de corrente, e quando for necessrio, mais que uma forma, nunca ultrapassar 12 minutos no total. (Exemplo : 3min DF, 3min MF e 3 min CP perfazendo 9 min de aplicao). Nota: os efeitos eletrolticos sobre a pele, devido polaridade podem levar a queimaduras, caso o tratamento seja mais prolongado. Nmero de Sesses Dica 1: Aps duas ou trs sesses geralmente nota-se uma diminuio significativa da dor e dos sinais inflamatrios; mesmo assim, aplicam-se mais trs ou quatro sesses para estabilizar o quadro lgico. Dica 2: aconselhvel que a pausa entre uma sesso e outra no ultrapasse 48 horas. Nos quadros agudos, tem se preconizado aplicaes dirias e, se necessrio, at duas aplicaes nas primeiras 24 horas. Dica 3: Ao realizar uma srie de sesses superior a sete aplicaes consecutivas, deveremos interromper esta srie por pelo menos seis dias, para evitar o efeito de adaptao e restaurar o tecido cutneo que normalmente torna-se ressecado. Nota: Estas sugestes esto embasadas na prtica clnica e na fundamentao terica, contudo, artigos cientficos que validem estas afirmaes ainda so escassos. A Polarizao da Corrente Diadinmica Plo negativo: Liquefao (acmulo de lquidos nesta regio), com aumento dos lquidos extras celulares e aumento da permeabilidade das membranas lipoproticas, Aumento da excitabilidade tecidual acelerando o metabolismo de forma inespecfica. Plo positivo: Coagulao com derivao dos fluidos desta regio, Diminuio da permeabilidade das membranas lipoproticas, Diminuio da excitabilidade tecidual, diminuindo a taxa metablica do tecido e reduzindo a dor (efeito analgsico por elevao do limiar da dor). NO SE ESQUEAM! Deveremos colocar sempre o plo positivo sobre a regio com quadro inflamatrio agudo e quando o processo se reequilibrar e os sinais inflamatrios no estiverem mais evidentes, trocaremos a polaridade para favorecer a cicatrizao da leso.

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz

TCNICA DE APLICAO DOS ELETRODOS


A escolha do tipo de eletrodo a ser utilizado vai depender do quadro clnico de paciente: Tcnica Bipolar Indicado para sedao e analgesia em processos patolgicos. Para esta tcnica o eletrodo (+) e (-) so do mesmo tamanho e quanto menor a rea a ser tratada, menores devero ser os eletrodos. Os eletrodos mais utilizados nas correntes diadinmicas so: esponjas com placas de silicone condutor, alm dos eletrodos de copo e de suco; todos possuem vrios tamanhos e formas. Tcnica Unipolar Indicado para atuar em regies focais com efeitos mais trficos e estimulantes. Neste caso os eletrodos (+) e (-) tero tamanhos diferentes, sendo o menor denominado de eletrodo ativo e o maior denominado eletrodo dispersivo. A depender do objetivo teraputico, tanto o (+) quanto o (-) podero ser o eletrodo ativo. Este dever ser colocado sobre o foco do tratamento e o dispersivo num campo prximo para fechar o circuito.

LOCAIS DE APLICAO DOS ELETRODOS


So recomendados os seguintes locais de aplicao: 1 Aplicao no Ponto Doloroso 2 Aplicao no Tronco Nervoso 3 Aplicao Paravertebral 4 Aplicao Gangliotrpica Especfica Aplica-se eletrodos pequenos a uma curta distancia de separao (2 a 5 cm) com o plo negativo sobre o gnglio vegetativo (por exemplo: gnglio estrelado). 5 Aplicao Vasotrpica Os eletrodos so aplicados seguindo o trajeto da corrente vascular, nos transtornos circulatrios perifricos. 6 Aplicao Mioenergtica Os eletrodos so aplicados sobre ambas as extremidades do msculo, de forma que a corrente atravesse o msculo em toda sua extenso. 7 Aplicao Transregional Nesta aplicao, utilizam-se eletrodos do mesmo tamanho, posicionados de forma que a corrente atravesse a rea de interesse (por exemplo: aplicao atravs de uma articulao); aplicam-se eletrodos de cada lado da articulao, de forma que os eletrodos tenham tamanho proporcional ao da articulao evitando que se toquem.

CONTRA INDICAES E OBSERVAES IMPORTANTES


A corrente diadinmicas de Bernard no deve ser aplicada em : Prteses metlicas; Marcapassos; Genitlias Tumor maligno e reas cardacas Pacientes com idade inferior a 8 anos; Pacientes psiquitricos; Solues de continuidade; Sobre dermtomo de tero gravdico; Pacientes idosos com tecido cutneo desidratado; Paciente com diminuio da sensibilidade e integridade cutneas.

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz
Curso de Fisioterapia Disciplina - Fisioterapia Geral Professor - Cleber Luz Aluno - ____________________________________________________________________ Assunto Correntes Diadinamicas de Bernard Data - _____/______/__________ Atividade Complementar Quais so as cinco correntes que compe as correntes diadinmicas de Bernard? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais destas cinco correntes originam as demais outras? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Qual a freqncia e a Largura de pulso da corrente MF e da DF? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Desenhe o grfico das cinco correntes?

O controle lgico predominantemente realizado por qual corrente diadinmica? Por qu? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Qual a melhor corrente para contrao muscular? Justifique. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Curso de Fisioterapia geral


Apostila 6 Prof. Cleber Luz

Descreva a sensao drmica que o paciente dever relatar ao aplicarmos: MF:_____________________________________________________________________________________________ DF:______________________________________________________________________________________________ RS:______________________________________________________________________________________________ LP:______________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ CP:______________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais so os benefcios teraputicos da corrente LP? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais so os benefcios teraputicos da corrente CP? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais so os benefcios teraputicos da corrente RS? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Qual o tempo de aplicao sugerido para as correntes diadinmicas? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais os efeitos fisiolgicos no plo positivo? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Quais so as tcnicas de aplicao dos eletrodos? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ Cite algumas contra-indicaes das correntes diadinamicas: ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

Faculdade Social Curso de Fisioterapia | Professor Cleber Luz | Todos os direitos reservados www.cleberluz.com

Anda mungkin juga menyukai