Anda di halaman 1dari 4

To perto...

To longe
Um o mundo dos felizes, outro o mundo dos tristes. Um o universo de quem padece dores, outro o dos saudveis. Um mesmo fato nunca igual para todos. Cada um interpreta os acontecimentos mesmo os mais simples a partir da perspectiva do seu universo, e isso que faz com que muitas vezes estejamos to perto de pessoas, e ao mesmo tempo to longe delas. Davi e Mical compartilhavam do mesmo leito, mas viviam em mundos distintos. O rico e Lzaro estiveram sempre muito prximos por toda uma vida, mas um era o mundo do rico, outro o de Lzaro. O mundo que o irmo mais velho habitava certamente no era o mesmo do recm-chegado irmo prdigo, apesar de terem o mesmo pai e compartilharem a mesma casa. Pessoas podem conviver prximas umas das outras, mas ainda assim estarem a galxias de distncia. Cada um tem o seu mundo prprio, repleto de sonhos, desejos, possibilidades e valores, que lhe d uma maneira nica de interpretar a realidade sua volta. Alguns possuem matizes de alma que abrangem um variado espectro de cores, e outros vivem aprisionados num empobrecido mundo pintado de cinza escuro e grafite. Cada pessoa um abismo e olhar para dentro delas causa vertigem. Por isso, quando perguntarem quem voc , a resposta no ser o seu nome, profisso e RG. Voc a somatria de valores do seu mundo.

Assisti um filme tocante chamado Mar Adentro que conta a histria verdica de um homem tetraplgico, preso a uma cama h mais de vinte anos, que desistiu de viver. Todos que se aproximaram dele para demov-lo de seu intento de dar fim vida inclusive um padre e seus prprios familiares no conseguiram jamais penetrar no seu universo, at que surge uma mulher que um dia ouviu sua histria pelo rdio resolve conhece-lo. A perspectiva daquele homem moribundo mudou, trouxe-lhe uma brisa refrescante, pois algum conseguiu penetrar no seu mundo e entender sua dor.

S quem tem empatia pode se identificar com outra pessoa, pode sentir o que ela sente, refletir sua alma e ter uma viso do outro sem julgamento ou censura. Carecemos em nosso meio evanglico de pessoas realmente empticas, capazes de tocar o mundo hermtico de cada indivduo e ser capaz de am-lo. Jesus nos ensina a olhar alm das aparncias, alm do comportamento manifesto, alm da doena que somos ns. Jesus olha para o mundo fragmentado do endemoninhado e pode ver ali um pai de famlia e um marido que ainda dar muita alegria aos seus. Aos rejeitados e invlidos que vivem num mundo ausente de companheiros de viagem solidrios, Jesus apresenta Sua companhia e lhe d irmos de verdade. Como bom encontrar pessoas que repartem do seu mundo conosco: a conversa animada e sem cerimnias, o pensamento flui, a risada brota fcil. No justamente isso que procuramos nos irmos, nos amigos? No obstante, muito difcil compartilhar mundos diferentes. De um lado podem no compreend-lo, nem respeit-lo. De outro, prefervel mant-lo hermtico para que no venha a ser ferido. o caso do solitrio que tem

um mundo parte, o qual procura manter salvo. No fundo, revela certo egosmo, pois o solitrio busca o seu prprio interesse (Pv 18.1). To por perto, mas to distante. No incio da era crist havia uma clara separao entre judeus, gregos e gentios, enfim entre pessoas. Mas vem Jesus, derruba o muro da separao, e passa a ser Ele mesmo a ponte que une nossos mundos. Em Cristo, o distante se faz prximo, o estrangeiro chamado de irmo. Bonhoeffer diz que no possvel haver nenhuma aproximao real entre pessoas se no passar por Cristo: Todas as nossas tentativas de lanar uma ponte sobre o abismo que nos separa dos outros havero de falhar. Isso vale para todas as relaes humanas, sejam de laos de sangue, com pai e me e irmos, e no amor conjugal. Ser cristo compartilhar de um mundo que Cristo o centro. Mas quando a Igreja X ou um novo mover o centro, s aceito quem compartilha daquele mundo, por vezes um estranho mundo. Estou farto de ver visionrios de almas enfermias compartilhando suas vises doentias, diga-se de passagem e no Cristo. No me impressiono mais com nenhuma demonstrao de proximidade do Todo Poderoso seja choro, gemidos, lnguas, ou qualquer forma de manifestao do tipo peguei Deus. H muita gente escrevendo livros e fazendo encontros para ensinar como caar o Eterno. Logo surgiro ttulos tipo Te Peguei contando como o piedoso autor conseguiu tal faanha. H muita gente to perto de Deus louvando, orando, comungando mas to longe. Quem s v a face de Deus, mas no v a face do outro, persegue uma miragem. O cristianismo est repleto de cristos que enxergam miragens. Foi a um fugitivo e no piedoso Jac, afastado da famlia, conflitos inominveis no peito, solitrio no deserto, tendo somente a abbada celeste como abrigo

e um duro travesseiro de pedra, sim, foi ali onde Deus parecia to distante, que Ele se mostrou to perto. Numa experincia nica em sua vida, ele diz com a voz trmula: Na verdade, o Senhor est neste lugar, e eu no o sabia. Quo temvel este lugar, Deus est aqui! (Gn 28.16-17). Quando sentimos nossa distncia de Deus, choramos Sua ausncia, no temos foras para orar, o vazio do deserto no corao e um turbilho de sentimentos contraditrios na alma, justamente a que o Senhor estar to perto como nunca esteve. To longe, mas to prximo. Vai se acostumando: s vezes quem est perto est longe, e o que est distante se faz presente ao nosso lado.

Anda mungkin juga menyukai