Anda di halaman 1dari 2

3/7/2014

Segunda Guerra Mundial (1): Conflito matou milhes de pessoas - Educao - UOL Educao

HISTRIA GERAL

Segunda Guerra Mundial (1): Conflito matou milhes de pessoas


Ana Paula Corti, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao 31/07/2005 09h13

A Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, possibilitou o desenvolvimento pleno de tendncias sociais latentes no mundo, aps a Primeira Guerra Mundial (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u61.jhtm). Envolveu interesses econmicos, mas foi marcada tambm pela defesa de interesses ideolgicos que punham em disputa vrias vises sobre a poltica, o homem e a sociedade. O mundo estava tomado pelas doutrinas do fascismo, na Itlia, do nazismo (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm) e do anti-semitismo na Alemanha e do comunismo (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u37.jhtm) na Unio Sovitica. A guerra refletiu a disputa econmica e poltica dos grandes pases industrializados, mas tambm um confronto em torno do melhor modelo ideolgico capaz de orientar, naquele momento histrico, o desenvolvimento da humanidade. Em campos diferentes se defrontavam trs sistemas polto-econmicos: as democracias liberais capitalistas (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u41.jhtm), os nazifascistas e os comunistas. No mbito das relaes exteriores o mundo apresentava um equilbrio precrio, desde o fim da Primeira Guerra, em 1918. Este foi testado ao extremo diante da poltica expansionista alem liderada por Hitler (http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u103.jhtm), ao mesmo tempo em que se consolidava o regime comunista na Unio Sovitica. Em 1938, a Alemanha ocupou a ustria e, posteriormente, a regio de Sudetos na Tchecoslovquia, deixando claro que os planos militares de Hitler no se limitavam aos territrios de lngua alem. O nazismo, que at ento era visto como uma possvel defesa contra o comunismo pelas democracias liberais, comeava a revelar-se uma faca de dois gumes. Conferncia de Munique Diante dessa ofensiva, os chefes de Estado da Inglaterra, da Frana, da Itlia e da Alemanha reuniram-se na cidade de Munique (Conferncia de Munique). O resultado dessa negociao foi o reconhecimento do direito alemo de anexar a regio dos Sudetos, cuja populao tinha origem germnica em sua maioria. Assim, o nazismo parecia estar com o caminho aberto para seus objetivos expansionistas e nacionalistas. H historiadores que analisam a Conferncia de Munique como uma forma de a Frana e a Inglaterra "empurrarem" a Alemanha contra a Unio Sovitica, j que a reunio legitimou a invaso alem de um territrio que dava passagem Rssia. Ao perceber a complacncia francesa e inglesa, Hitler ganhou mais confiana. Ao mesmo tempo, assinou um pacto de no-agresso com o ditador russo Josef Stlin (http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u354.jhtm). Em setembro de 1939, tropas alems invadiram a Polnia, dando incio guerra que, at seu final, em 1945, mataria cerca de 40 milhes de pessoas. As ideias racistas e de superioridade germnica difundidas pelo nazismo desde 1933, quando Hitler subiu ao poder, foram o fermento ideolgico que uniu fortemente o povo alemo em torno dessa verdadeira cruzada, empreendida em nome da construo de um imprio ariano.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/segunda-guerra-mundial-1-conflito-matou-milhoes-de-pessoas.htm 1/2

3/7/2014

Segunda Guerra Mundial (1): Conflito matou milhes de pessoas - Educao - UOL Educao

Aes de extermnio A Polnia foi o exemplo mais trgico dos objetivos e das disposies da poltica nazista. Cerca de 5,8 milhes de poloneses foram exterminados pelos alemes, e destes apenas 123 mil eram militares. Ou seja, o alvo dos alemes eram principalmente os civis judeus, que formavam parte significativa da populao polonesa. Assim, desde a invaso da Polnia de 1939, ficou claro que, para a Alemanha, essa seria uma guerra de extermnio dos povos que o nazismo considerava inferiores ou indesejveis: alm dos judeus, os eslavos e ciganos, sem falar em homossexuais e nos deficientes fsicos e mentais. Para eles, foram criados campos de concentrao, como Treblinka, Auschwitz (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u33.jhtm), Birkenau e Sobibor, onde os "indesejveis" eram exterminados em ritmo industrial. Havia, inclusive, a preocupao das autoridades alems em criar mtodos mais eficientes e baratos de matar um maior nmero de pessoas no menor tempo possvel. Vale lembrar tambm que o dinheiro e os bens dessas pessoas - em especial dos judeus - eram expropriados pelos nazistas, que tentaram lucrar inclusive com os cadveres, fabricando sabo com gordura humana e botes com ossos. A guerra na Europa Depois da rpida vitria sobre a Polnia, as tropas alems no pararam mais. Atacaram primeiramente a Frana, que tambm sucumbiu em poucos dias, e depois a Inglaterra, que resistiu heroicamente e enfrentaria os alemes e seus aliados, italianos e japoneses, at o fim da guerra, na Europa, no norte da frica e no Oriente. O primeiro-ministro britnico Winston Churchill (http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u181.jhtm) foi o primeiro estadista ocidental a perceber a ameaa nazista e a ela se opor tenazmente, malgrado, Hitler, a princpio, manifestasse interesse num armistcio com os ingleses. Em meados de 1941, rompendo o acordo com Stlin, Hitler decidiu atacar a Unio Sovitica. Contrariando as estratgias de seus generais, que queriam primeiro tomar Moscou, fez questo de invadir Leningrado, smbolo da Revoluo Russa (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u24.jhtm) de 1917. No entanto, Leningrado resistiu bravamente, embora a cidade tenha ficado sem luz e sem suprimentos, sob um cerco que durou 900 dias. Os russos, porm, no se rendiam e contaram com a aliana com seu inverno austero, ao qual os alemes no estavam acostumados. Ainda assim, as tropas nazistas chegaram a 30 quilmetros de Moscou, decididos a tomar a cidade. Foi quando se deu a virada no chamado front oriental europeu. O general Zukhov, comandante do exrcito vermelho, conevenceu Stlin a trazer para a Europa as tropas russas estacionadas na sia, o extremo oriente da Unio Sovitica, por temor a uma invaso japonesa. Esses reforos tiveram um papel decisivo na conteno dos nazistas.

Leia mais

Segunda Guerra Mundial (2) - O Dia D e o ataque americano a Hiroshima (http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u64.jhtm)


Ana Paula Corti, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Mestre em Cincias Sociais e assessora da ONG Ao Educativa. co-autora dos livros "O Encontro das Culturas Juvenis com a Escola" e "Dilogos com o Mundo Juvenil: subsdios para educadores".

1996-2014 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/segunda-guerra-mundial-1-conflito-matou-milhoes-de-pessoas.htm

2/2

Anda mungkin juga menyukai