Anda di halaman 1dari 3

O que podemos fazer ao que sobra do bacalhau na indstria de pesca e transformao que tem como produtos no aproveitados 40%

da produo? Vocs tm conscincia que este valor significa milhares de toneladas de espinhas que no so aproveitadas anualmente?

Preocupados com isto, surge uma parceria entre a empresa Pascoal e Filhos e uma unidade de investigao da universidade catlica do Porto que encontrou uma soluo. Alis, vrias As investigadoras Paula Castro e Manuela Pintado, entre outras, colocaram em estufa as espinhas do bacalhau a temperaturas que vo desde os 600 aos 1250 graus Celsius, queimando as espinhas. Este mtodo de calcinao permite a eliminao da matria orgnica presente nas espinhas, restando no final da queima um p branco precioso que se distingue pelos elevados nveis de brancura, pureza e cristalinidade. Este composto branco obtido com esta tcnica a hidroxiapatite.

E o que a hidroxiapatite? Qual o seu interesse em ser produzida? E Onde se pode utilizar? A hidroxiapatita um composto formado por fosfato de clcio cristalino e o maior constituinte dos ossos humanos e dentes. Sabendo que ela pode constituir cerca de 70% dos ossos e dentes, atualmente utilizada como revestimento de proteses meta icas para promover a iga ao entre o material implantado e o tecido vivo. s suas caracter sticas qu micas e estruturais possibi itam o seu uso na area medica como materia biocompat ve ou seja bem aceite pe o organismo

Ao ser inserido no corpo humano, o mineral demora no mximo dois anos para ser completamente absorvido e substitudo por tecido sseo natural. E antes da descoberta da hidroxiapatite nas espinhas onde se encontrava esta substncia para produzir as proteses sseas e dentrias? A hidroxiapatita ocorre raramente na natureza e pode ser produzida sintticamente de vrias formas nomeadamente a partir de corais e de minerais presentes em varias rochas gneas e metamorficas e especia mente em ca carios cristalinos .

Devido dificuldade de extrair este produto sinttico, importado de pases como Japo e Estados Unidos, pioneiros na rea de enxertos sseos.

E a hidroxiapatite da espinha de bacalhau igual que se produz de forma sinttica? Testes realizados com estes materiais biolgicos de espinhas revelaram um nvel de biocompatibilidade igual aos produtos comerciais sintticos produzidos base de hidroxiapatite. Ento qual vantagem de utizar a hidroxiapatite das espinhas? Primeiro aproveitamos uma matria-prima abundante em Portugal que habitualmente usada para fazer raes para animais e farinha de peixe . Segundo, da maneira como a sociedade tem usado de forma crescente o fsforo e calico da hidroxiapatite, est tambm a colocar em causa a sua disponibilidade no futuro. Portanto, h tambm a vantagem de reutilizar esta substncia a partir de uma fonte natural Terceiro, como fcil de se obter o produto, temos capacidade de o produzir industrialmente a baixo custo para a utilizao de prteses de ossos e dentes. A investigao portuguesa demonstra ainda que, tratando as espinhas com solues apropriadas antes da calcinao na estufa, possvel obter diferentes materiais com composies diferentes e dirigidas a aplicaes especficas. Falemos de alguns Exemplos? Podemos introduzir o fluoreto na composio da hidroxiapatite e ento teremos um material que mais apropriado para aplicao na prtese dentria; Se o ingrediente adicionado na receita for o cloreto, conseguimos um composto adequado para uso na rea electrnica. E se juntarmos titnio teremos uma aplicao mais voltada para o ambiente.

Se juntarmos magnsio ou sdio, conseguimos algo capaz de favorecer o crescimento sseo. Concluindo, alm da aplicao na sade, a hidroxiapatite pode ser tambm utilizada no tratamento de guas residuais, incluindo a remoo de metais

pesados, como o chumbo, ou a degradao de poluentes orgnicos, como corantes. Assim, um subproduto da indstria alimentar pode agora ser convertido num composto de elevado valor acrescentado graas s suas aplicaes comerciais diversificadas. Falta acrescentar.. Que Os Resduos de sardinha podem ser transformados em colagnio, gelatina ou pptidos Que tm aplicao biomdica, alimentar e ambiental.

Anda mungkin juga menyukai