Anda di halaman 1dari 2

COESO = Aderncia; fora que une entre si as diversas molculas ou partes de um lquido ou de um slido.

a resistncia ao cisalhamento de um solo quando no h nenhuma presso e terna so!re ele. Exemplo: areia no coesiva; ar"ila coesiva.

ADENSAMENTO = Concreto: #a feitura de colunas ou pilares$ ao de a"itar o concreto por meio de varas de ferro ou de aparelho vi!rador para que ele se distri!ua corretamente$ ocupe todo o espao das formas$ aderindo adequadamente %s varas metlicas da estrutura. Geotecnia: a reduo do ndice de va&ios no solo$ tornando'o mais compacto$ mais denso. DENSO = (ais compacto. COMPACIDADE RELATIVA = um ndice utili&ado para determinar o "rau de compactao de um material "ranular$ no coesivo$ como as areias. )uando o solo apresenta compacidade relativa *+ = ,--.$ si"nifica que ele est em sua m ima compactao e conseq/entemente com ndice de va&ios mnimos$ por outro lado se *+ = -. a compactao mnima e o ndice de va&ios m imo$ ou se0a amostra est o mais fofa possvel.

PROCTOR NORMAL = 1 ensaio consiste em compactar uma poro de solo em um cilindro com volume conhecido$ fa&endo'se variar a umidade de forma a o!ter o ponto de compactao m ima no qual o!tm'se a umidade tima de compactao.

PIT (Pile Integrity Test) = uma tcnica no destrutiva que permite avaliar a qualidade de funda2es profundas$ identificando a presena de eventuais defeitos. (ais comumente utili&ado em estacas moldadas in loco$ o ensaio tam!m encontra aplicao em estacas pr' moldadas. Observao: A qualidade de estacas moldadas in loco pode ser pre0udicada devido % contaminao do concreto com solo e "ua$ ocorrncia de redu2es de seo ou mesmo de interrup2es dos fustes. #o caso de estacas pr-fabricadas$ danos podem ocorrer durante a cravao$ como conseq/ncia da "erao de tens2es para as quais o elemento no foi dimensionado. A inte"ridade de uma fundao profunda pode ainda ser pre0udicada aps sua e ecuo ' por e emplo$ nas opera2es de arrasamento$ nos tra!alhos do canteiro de o!ras 3trfe"o de veculos pesados4 ou ainda devido a movimenta2es do terreno.

PROVA DE CARGA DINMICA = A prova de car"a din5mica uma tcnica rpida e econ6mica para a determinao da capacidade de car"a de estacas$ com utili&ao crescente em todo o mundo.

AGREGADO GRADO = 7efine ainda a"re"ado "ra8do como pedre"ulho ou !rita proveniente de rochas estveis$ ou a mistura de am!os$ cu0os "ros passam por uma peneira de malha quadrada com a!ertura nominal de ,9: mm e ficam retidos na peneira A;#< de =$> mm.

AGREGADO MIDO = a"re"ado mi8do como areia de ori"em natural ou resultante da !rita"em de rochas estveis$ ou a mistura de am!as$ cu0os "ros passam pela peneira A;#< de =$> mm e ficam retidos na peneira A;#< de -$-?9 mm. Observao: 1 racho !eneficiado define'se como o material o!tido diretamente do !ritador primrio e que retido na peneira de ?@ mm. A areia de brita ou areia artificial$ se"undo *A*BCD+A<1 3:---4$ o material passvel de ser o!tido em pedreiras a partir de instala2es de !eneficiamento a 8mido$ apresentando uma "ranulometria entre =$> mm e -$-?= mm. A bica corrida o con0unto de !ritas$ pedrisco e p de pedra$ sem "raduao definida$ o!tido diretamente do !ritador$ sem separao "ranulomtrica 3AE;A)AD+)AD$ ,FF=4.

Anda mungkin juga menyukai