Anda di halaman 1dari 34

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.

2013
O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Assuntos tratados: 1 Horrio. Aes Possessrias / Ao de Consignao em Pagamento 2 horrio. Ao monitria / Ao de Usucapio

1 Horrio

2.2. Aes possessrias (continuao) Procedimento

O procedimento especial das aes possessrias serve apenas s chamadas aes possessrias de fora nova, que so aquelas ajuizadas em at um ano e dia da data da violao do direito possessrio (ameaa, turbao ou esbulho). Fora essas hipteses, a ao tramitar pelo rito comum, sumrio ou ordinrio, a depender do valor da causa. As peculiaridades deste procedimento so as seguintes: a) Restrio cumulao de pedidos: o objeto de uma ao possessria de fora nova limitado. Alm da proteo possessria somente possvel requerer-se a indenizao das perdas e danos e o desfazimento de plantao ou construo (art. 921 do CPC).
Art. 921 - lcito ao autor cumular ao pedido possessrio o de: I - condenao em perdas e danos; II - cominao de pena para caso de nova turbao ou esbulho; III - desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento de sua posse.

b) Natureza dplice das aes possessrias: determinados temas podem ser objeto de contra-ataque do ru contra o autor sem a necessidade de ao de reconveno, mas simplesmente por meio de pedido contraposto, a ser feito na contestao (art. 922 do CPC).
Art. 922 - lcito ao ru, na contestao, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteo possessria e a indenizao pelos prejuzos resultantes da turbao ou do esbulho cometido pelo autor.

Observe-se, no entanto, que essa duplicidade tem mbito restrito, de sorte que as nicas alegaes possveis nesse contra-ataque sero: (i) que o ru, por sua vez, pea a proteo da sua posse; (ii) indenizao pelos prejuzos posse do ru.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 1

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Perceba-se ainda o seguinte: verdade que a possibilidade de oferecimento de pedido contraposto elimina o interesse de agir no ajuizamento de reconveno. No entanto, a reconveno ser possvel, mesmo em aes possessrias, contanto que diga respeito a matrias que no se encontrem no mbito da duplicidade. Exemplo: Anulao do contrato que fundamenta a pretenso possessria do autor. c) Requisitos para a proteo liminar da posse (verdadeira antecipao de tutela): Normalmente, para antecipar a tutela, faz-se necessrio demonstrar fumus boni iuris e periculum in mora. Em se tratando de uma ao possessria de fora nova, a tutela liminar da posse depende apenas da demonstrao da posse e de que a sua violao se dera a menos de um ano e dia. Dispensa-se, assim, a demonstrao de periculum in mora. Claro que a prova documental disso muitas vezes se revela dificultosa. Para tanto, existe a audincia de justificao, cujo fim permitir a prova dos requisitos mencionados atravs de testemunhas. Demonstrados os requisitos documentalmente, possvel a obteno da tutela liminar da posse inaudita altera pars, ou seja, antes mesmo da citao e da contestao do ru, com exceo dos casos em que o ru seja o poder pblico, que sempre dever ser ouvido antes da concesso de liminar, em razo de previso legal. Se, contudo, houver periculum in mora que demonstre ser impossvel aguardar o prazo do poder pblico, dever ser demonstrado para fins de relativizao da norma do CPC. comum neste caso a utilizao analgica do procedimento da Lei n. 8.437/92. Ela impede a concesso de liminares inaudita altera pars contra o poder pblico em feitos de tutela coletiva e diz que, em casos de urgncia, intima-se o poder pblico para se manifestar em at 72 horas, e depois decide-se a respeito da liminar. possvel intimar o poder pblico para se manifestar no prazo de 72 horas, findo o qual o juiz poder conceder a liminar, que poder ser combatida no prazo de 60 dias da contestao. Se no for possvel esperar sequer as 72 horas devido a grande urgncia, o juiz pode conceder a liminar, invertendo o procedimento, podendo, inclusive, revog-la a depender do que o poder pblico afirmar no prazo de 72 horas. O mesmo poder ser feito quanto liminar em ao possessria: intima-se o poder pblico para falar em 72 horas, e aps, analisa-se a liminar; sendo a hiptese de tamanha urgncia a ponto de exigir uma tutela de imediato, possvel a inverso do procedimento, de forma que o juiz conceder a tutela para depois intimar o poder pblico para se manifestar em 72 horas. Ouvido o poder pblico, o juiz reapreciar a concesso da tutela, decidindo pela manuteno ou revogao da liminar. Tudo isso com base no art. 5, XXXV da CRFB, que no permite afastar-se leso ou ameaa de leso da tutela jurisdicional.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 2

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Estando a petio inicial em termos, o juiz pode deferir a liminar independentemente de pedido? Tradicionalmente, entende-se que no, haja vista a concesso de antecipao de tutela depender de requerimento do autor. No entanto, h na doutrina entendimento minoritrio (Nelson Nery Jr.) no sentido de que a tutela liminar da posse uma caracterstica intrnseca ao rito especial das aes possessrias de fora nova, sendo decorrncia do mero impulso oficial do processo. Assim, verificada pelos documentos acostados na petio inicial a presena dos requisitos necessrios, o juiz deferir a tutela de ofcio. Veja-se que, nas aes possessrias de fora velha, o autor faz jus a todas as tutelas de urgncia, desde que demonstre todos os requisitos padro para sua concesso constantes do art. 273 do CPC.
Art. 273 - O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: (Alterado pela L-008.952-1994) I - haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru.

Segundo a lei, o juiz pode condicionar a tutela liminar da posse prestao de uma cauo. Tal medida, alis, poderia ser tomada independentemente de previso legal. Isso porque a implementao da tutela de urgncia precria, de forma que, ao final, o juiz pode entender pela improcedncia do pedido, caso em que o autor responder objetivamente pelos danos causados parte contrria. Percebendo indcios de que o autor no ter condies de arcar com essa responsabilidade (periculum in mora inverso), o juiz pode condicionar o deferimento da cautelar ao oferecimento de uma cauo (contracautela). No tendo o autor bens suficientes a oferecer nessa cauo, o juiz poder ainda conceder a tutela, contanto que esteja certo da presena dos seus requisitos, respeitando o princpio da inafastabilidade da jurisdio. Arts. 923 do CPC e 505 do CC de 1916:

O art. 505 do Cdigo Civil de 1916 tinha a seguinte redao:


Art. 505. No obsta manuteno, ou reintegrao na posse, a alegao de domnio, ou de outro direito sobre a coisa. No se deve, entretanto, julgar a posse em favor daquele a quem evidentemente no pertencer o domnio.

Posse e propriedade so coisas diferentes. Posse um poder de fato ou de direito sobre a coisa, sendo que a propriedade direito distinto. Muitas vezes tem-se a
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 3

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

propriedade, mas no a posse, a exemplo da locao. isso que quer dizer a primeira parte do dispositivo. A segunda parte, todavia, parece contradizer tal raciocnio. Se domnio no pode ser alegado para obstar a posse, ento como deferir a posse para quem no tem o domnio? Como solucionar o problema, uma vez que a mesma contradio se observava no art. 923 do CPC? A soluo foi dada pelo STF na smula 487:
Ser deferida a posse a quem, evidentemente, tiver o domnio, se com base neste for ela disputada.

Ou seja, em regra, no se discute domnio, mas, se eventualmente, numa ao possessria, ele for a nica alegao, tanto do autor, quanto do ru em sua defesa, no restar ao juiz outra opo que no verificar quem o verdadeiro proprietrio e conceder-lhe a posse. A smula tem aplicao at hoje. Contudo, a doutrina faz uma observao fundamental no sentido de que essa questo, em verdade, um falso problema, porquanto, se autor e ru disputam a posse com base exclusivamente em alegao dominial, a ao no uma ao possessria, mas sim petitria. Por conseguinte, a posse vista, nesse contexto, apenas, como um dos atributos da propriedade. A redao atual do art. 923 do CPC, por sua vez, impede que, na pendncia de ao possessria, se intente ao dominial sobre o mesmo bem.
Art. 923 - Na pendncia do processo possessrio, defeso, assim ao autor como ao ru, intentar a ao de reconhecimento do domnio. (Alterado pela L-006.8201980)

No entanto, pode ser que haja uma dvida objetiva sobre a propriedade do bem que em nada influencie a ao possessria, razo pela qual a limitao do art. 923 do CPC parece inconstitucional, j que afasta do autor a possibilidade de recorrer ao judicirio para que se declare o direito de propriedade. Se estiver pendente ao petitria, nada impede que seja ajuizada ao possessria. Em resumo: O antigo art. 505 do CC anterior, bem como a regra idntica que constava at 1980 no art. 923 do CPC, foram tentativas frustradas de declarar o bvio: as alegaes de domnio no devem influenciar nas discusses acerca da posse, salvo quando o nico argumento do autor e do ru para a tutela possessria for a existncia de direito dominial sobre o bem. Nesses casos, a posse ser deferida a quem efetivamente pertencer o domnio. o que diz a smula 487 do STF. A atual redao do art. 923 do CPC impede que se intente ao dominial quando pendente discusso possessria sobre o mesmo bem. Aqui, entendemos que a
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 4

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

limitao inconstitucional, pois no se pode obstar o direito de ao e o acesso jurisdio para a discusso legtima do direito de propriedade. O que se pode apenas evitar que essa lide influencie na tutela da posse. Observao1: No houve qualquer declarao acerca da inconstitucionalidade do artigo. Assim, em provas objetivas, a redao do art. 923 do CPC no deve ser contestada. Apenas em provas subjetivas a controvrsia deve ser abordada. Observao2: Apenas a ao petitria fica obstada na pendncia de ao possessria; o contrrio no se verifica. Os arts. 932 e 933 do CPC tratam do interdito proibitrio.
Art. 932 - O possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poder impetrar ao juiz que o segure da turbao ou esbulho iminente, mediante mandado proibitrio, em que se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito. Art. 933 - Aplica-se ao interdito proibitrio o disposto na seo anterior.

No h qualquer peculiaridade no procedimento do interdito proibitrio em relao s demais aes possessrias. O mais importante saber identificar a sua causa de pedir, a ameaa na posse, distinguindo-a da causa de pedir da ao de manuteno da posse, que a turbao. A turbao significa atrapalhar efetivamente o exerccio do direito possessrio, e d ensejo ao ajuizamento de uma ao de manuteno da posse. J a ameaa um sinal de que futuramente poder ocorrer uma turbao ou mesmo um esbulho, que justifica a propositura de um interdito proibitrio antes mesmo do ato ilcito, o que confere a esse instituto a clara natureza de tutela inibitria. O que se busca no interdito proibitrio a condenao em uma obrigao de no fazer, que ser executada na forma do art. 461 do CPC. O juiz expedir uma ordem de no fazer, acompanhada de uma coao psicolgica (normalmente uma multa). O STJ entende que a tutela possessria visa apenas aos bens corpreos, mveis ou imveis; bens incorpreos no podem ser objeto de tutela possessria (Exemplo: direitos autorais, conforme smula 228 do STJ).
Smula 228, STJ: inadmissvel o interdito proibitrio para a proteo do direito autoral.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

2.3. Ao de consignao em pagamento 2.3.1. Introduo O que diferencia a ao de consignao em pagamento das demais aes? Em primeiro lugar, existe a possibilidade de, antes mesmo da prpria ao, realizar-se o depsito extrajudicial do valor do pagamento com fins de evitar o ajuizamento da ao. Depois, quanto ao em si, h algumas peculiaridades: Trata-se de uma ao que busca uma declarao de que o pagamento est correto e a declarao de extino da obrigao pelo pagamento. Assim, no fundo, a tutela pretendida uma tutela declaratria. Mas esse procedimento poder ter duas fases. Exemplo: Pode ser que o devedor esteja em dvida a respeito de quem o seu credor. Nessa hiptese, ajuizar uma ao de consignao em pagamento colocando os possveis credores no polo passivo. Esse processo ter duas etapas: Na primeira se verificar a idoneidade do pagamento. Constatado o pagamento no valor correto, o devedor exonerado. Na segunda etapa, a demanda continua entre os pretensos credores, para saber quem o verdadeiro titular do crdito. Essa ao tem carter dplice em alguns momentos, no precisando apresentar reconveno. Exemplo: Ru na ao alega ter um crdito maior do que aquele que fora depositado. Nesse caso, poder, na prpria contestao, por meio de pedido contraposto, requerer a condenao do autor em complementar o depsito, sem necessidade de reconveno. Ademais, a ao de consignao em pagamento pressupe uma mora creditria ou mora accipiendi; o credor, por algum motivo, no quer receber o valor. A peculiaridade que vale a pena ser lembrada a seguinte: quando o CC dispe sobre o pagamento, afirma que o devedor ou qualquer terceiro interessado pode pagar; assim, qualquer terceiro interessado tambm legitimado a ajuizar ao de consignao em pagamento. Note-se que o pagamento causa de extino das obrigaes, na forma do art. 304 do CC.
Art. 304. Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor.

Exemplo: Sujeito faz um financiamento de um imvel na CEF e, no meio das prestaes, o transfere a um terceiro por um contrato de gaveta. Quem tem o dever
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 6

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

de pagar aquele que financiou junto CEF. Mas o terceiro, por bvio, estar legitimado a discutir em juzo o valor das prestaes restantes, embora no seja o devedor em si. Ele tem interesse de fazer o pagamento que entende correto, da a necessidade de consignao em pagamento. Importante ressaltar que, em que pese o procedimento especial dos artigos 890 e seguintes do CPC, se o objeto da ao de consignao em pagamento consistir em alugueres, aplicar-se-o as normas especficas constantes da Lei n. 8.245/91, especialmente o art. 67 (Lei do Inquilinato). A principal peculiaridade a inexistncia de duplicidade da ao, vedando o pedido contraposto para fins de cobrana da diferena entre o depsito realizado e o valor que o credor alega ser devido. Ser necessrio, para tanto, o ajuizamento de reconveno.
Art. 67. Na ao que objetivar o pagamento dos aluguis e acessrios da locao mediante consignao, ser observado o seguinte: I - a petio inicial, alm dos requisitos exigidos pelo art. 282 do Cdigo de Processo Civil, dever especificar os aluguis e acessrios da locao com indicao dos respectivos valores; II - determinada a citao do ru, o autor ser intimado a, no prazo de vinte e quatro horas, efetuar o depsito judicial da importncia indicada na petio inicial, sob pena de ser extinto o processo; III - o pedido envolver a quitao das obrigaes que vencerem durante a tramitao do feito e at ser prolatada a sentena de primeira instncia, devendo o autor promover os depsitos nos respectivos vencimentos; IV - no sendo oferecida a contestao, ou se o locador receber os valores depositados, o juiz acolher o pedido, declarando quitadas as obrigaes, condenando o ru ao pagamento das custas e honorrios de vinte por cento do valor dos depsitos; V - a contestao do locador, alm da defesa de direito que possa caber, ficar adstrita, quanto matria de fato, a: a) no ter havido recusa ou mora em receber a quantia devida; b) ter sido justa a recusa; c) no ter sido efetuado o depsito no prazo ou no lugar do pagamento; d} no ter sido o depsito integral; VI - alm de contestar, o ru poder, em reconveno, pedir o despejo e a cobrana dos valores objeto da consignatria ou da diferena do depsito inicial, na hiptese de ter sido alegado no ser o mesmo integral; VII - o autor poder complementar o depsito inicial, no prazo de cinco dias contados da cincia do oferecimento da resposta, com acrscimo de dez por cento sobre o valor da diferena. Se tal ocorrer, o juiz declarar quitadas as obrigaes, elidindo a resciso da locao, mas impor ao autor-reconvindo a responsabilidade pelas custas e honorrios advocatcios de vinte por cento sobre o valor dos depsitos;
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 7

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

VIII - havendo, na reconveno, cumulao dos pedidos de resciso da locao e cobrana dos valores objeto da consignatria, a execuo desta somente poder ter incio aps obtida a desocupao do imvel, caso ambos tenham sido acolhidos. Pargrafo nico. O ru poder levantar a qualquer momento as importncias depositadas sobre as quais no penda controvrsia.

2.3.2. Depsito extrajudicial A partir de 1994, o CPC passou a incluir a possibilidade desse depsito, regulamentado, aps, pela Resoluo BACEN n. 2.814/01. Exige-se o depsito do valor devido numa instituio financeira. Assim, somente as obrigaes pecunirias podem ser objeto de depsito extrajudicial. O depsito se realizar no local do pagamento em instituio oficial. No havendo informao no contrato, o depsito ser realizado no domiclio do devedor. Na ausncia de instituio oficial naquele local, poder ser feito em instituio particular. A Lei n. 6.766/79 diz que prestaes oriundas de compromisso de compra e venda de lote urbano devero ser necessariamente depositadas extrajudicialmente. Deposita-se a primeira parcela e, em caso de prestaes peridicas, depositam-se as demais conforme forem se vencendo, sempre de forma extrajudicial. Problema: O credor incapaz no pode dar quitao, o que afasta, neste caso, a possibilidade de depsito extrajudicial. Tambm no se admite o depsito extrajudicial se houver dvida sobre o credor (credor incerto ou duas pessoas brigando pelo crdito), pois s o juiz seria competente para fixar a titularidade do crdito. O depsito extrajudicial serve para quando se quer pagar a uma pessoa que no quer receber o valor por uma dada razo. Procedimento:

Ao fazer o depsito extrajudicial, a instituio bancria cobrar uma determinada taxa, devendo cientificar o credor, por via postal, com carta registrada com aviso de recebimento, de que existe em seu benefcio o depsito de determinado valor. Da assinatura do AR contar um prazo de 10 dias para que o credor se manifeste. Veja-se a smula 179 do STJ:
O estabelecimento de crdito que recebe dinheiro, em depsito judicial, responde pelo pagamento da correo monetria relativa aos valores recolhidos.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 8

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

A ideia do depsito evitar a mora, de forma que no incidiro os seus consectrios. E, obviamente, o responsvel pela correo monetria o banco, j que ele quem est com a guarda do valor. Observao: As regras sobre depsito judicial e extrajudicial no se confundem. Oferecido depsito extrajudicial, se o credor recusar motivadamente, o devedor ter 30 dias para ajuizar a ao de consignao em pagamento, o que far com que o depsito extrajudicial seja convertido em depsito judicial. Ocorre que o depsito extrajudicial tem regras de remunerao distintas das do depsito judicial. Assim, a converso de um em outro implicar uma mudana de rubrica, de status desse depsito, o que ser feito pela instituio financeira. Mas, para tanto, ela tem que ter cincia da ao. Nesse sentido, decidiu o STJ que, se a pessoa no avisar instituio financeira do ajuizamento da ao, no poder exigir dela a alterao no ndice de correo aplicvel, tendo que arcar com o valor inferior at o momento que se d a cincia da instituio.
AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO. CONVERSO DO DEPSITO EXTRAJUDICIAL EM JUDICIAL. Compete ao depositante o nus de comprovar instituio financeira depositria a efetiva propositura da ao de consignao em pagamento para que o depsito extrajudicial passe a ser tratado como judicial (art. 6, pargrafo nico, da Res. n. 2.814 do Bacen). Isso porque nos depsitos feitos extrajudicialmente incide a correo monetria pela TR e, com o ajuizamento da ao consignatria, passam a incidir as regras referentes s cadernetas de poupana. Assim, o banco depositrio no est obrigado a efetuar a complementao dos depsitos feitos, de incio, extrajudicialmente, para fazer incidir a remunerao conforme os ndices da caderneta de poupana, quando o depositante no o informou da propositura da ao. Portanto, o nus de complementar os valores faltantes cabe ao depositante, pois foi ele quem deixou de cumprir seu dever de notificar o banco. RMS 28.841-SP, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 12/6/2012.

Caso o credor fique inerte, considera-se o valor devido, extingue-se a obrigao e o valor fica disponvel para o credor. Se ele aceita o depsito e levanta o valor, tambm fica extinta a obrigao. A obrigao somente no ser extinta na hiptese de o credor comparecer e recusar o pagamento de forma motivada. Da se contar o prazo de 30 dias para que o devedor ajuze ao de consignao em pagamento.

2.3.3. Ao de consignao em pagamento A ao de consignao em pagamento, sob o ponto de vista do autor, uma ao declaratria, porquanto ele busca a declarao da suficincia do depsito e da extino da obrigao pelo pagamento. Todavia, essa ao tem carter dplice, de maneira que, se o depsito for insuficiente, o ru, na prpria contestao, pode
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 9

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

requerer sua complementao, caso em que o autor ser vtima de uma tutela condenatria. Legitimidade ativa:

O prprio devedor ou terceiro interessado. Legitimidade passiva:

Credor. Se o sujeito estiver na dvida sobre quem o credor, dever ajuizar a ao consignatria contra ru incerto, que ser citado por edital. Veja-se que, nessa hiptese, no caber depsito extrajudicial. J se a dvida for sobre a titularidade do crdito, coloca-se todos os pretensos credores no polo passivo. Competncia territorial:

O foro competente ser o foro do local do pagamento. O local do pagamento verificado pelo contrato. Se este nada disser, normalmente ser o domiclio do devedor, que o autor da ao. Isso porque, via de regra, na falta de norma, as prestaes so quesveis. Para que as obrigaes sejam portveis (devedor leva a obrigao ao credor), necessria previso expressa. Em se tratando de obrigao de pagar coisa certa, o local de cumprimento de obrigao ser aquele onde a coisa se encontra. Competncia de justia:

Normalmente esses feitos tramitam na justia estadual. Mas h hipteses em que os feitos tramitaro na justia federal. O mais clssico de todos o muturio que realiza financiamento na Caixa Econmica Federal, mas no concorda com as clusulas a ele impostas e quer pagar valor reduzido. Por ser a CEF empresa pblica federal, a ao ser ajuizada na justia federal. Da mesma forma ao de consignao em pagamento em matria tributria, quando duas entidades tributantes esto cobrando o tributo e uma delas a Unio, a ao ser ajuizada na justia federal. invertida? A ao de consignao em pagamento verdadeira execuo

Uma execuo invertida seria uma execuo do devedor contra o credor. Ocorre que s possvel falar em execuo, quando existente um ttulo executivo, e, ainda, uma obrigao lquida, certa e exigvel, e, na ao de consignao em pagamento, alm de, por vezes, no existir um ttulo, muitas vezes o objeto da ao justamente a discusso do quantum debeatur, ou a titularidade do crdito, o que afasta a obrigao lquida, certa e exigvel.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 10

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Ademais, se houver alguma execuo na consignatria o executado ser o prprio devedor, previamente condenado complementao do depsito. Se o devedor quiser consignar o pagamento de uma dvida que vence em prestaes peridicas, ele ajuizar a petio inicial, e pedir o depsito das prestaes vencidas. Deferido o depsito, conforme forem se vencendo as demais parcelas, da data do vencimento, o devedor ter 5 dias para realizar o depsito. Note-se que o depsito das parcelas vincendas est implcito no pedido, conforme art. 892 do CPC.
Art. 892 - Tratando-se de prestaes peridicas, uma vez consignada a primeira, pode o devedor continuar a consignar, no mesmo processo e sem mais formalidades, as que se forem vencendo, desde que os depsitos sejam efetuados at 5 (cinco) dias, contados da data do vencimento.

At quando essas parcelas podero ser depositadas? Pela lei, at o trnsito em julgado da sentena, mas o STJ tem jurisprudncia no sentido de que, mesmo aps a sentena, possvel o depsito at o trmino da obrigao. Em resumo: Segundo a lei, o depsito de prestaes peridicas que se vencerem ao longo do processo considerado pedido implcito e pode ser efetuado at o trnsito em julgado. Mas, para o STJ, mesmo aps o trnsito, os depsitos podem continuar a ser realizados. Procedimento:

Peculiaridade da petio inicial: o autor deve requerer o depsito ao menos das prestaes j vencidas, e o juiz, deferindo-o, d 5 dias para que seja feito. E se o objeto da obrigao for de coisa indeterminada ou de obrigao alternativa, em que se poderia escolher entre entregar a coisa ou entregar quantia em dinheiro? Normalmente, a escolha caber ao devedor, mas, s vezes, o contrato confere essa escolha ao credor, que, nesse caso, ser citado para escolher em 5 dias. Feita a escolha, o devedor ter cinco dias para fazer o depsito da coisa escolhida. Em regra, no realizado o depsito, o processo extinto sem resoluo do mrito. Mas, se o devedor o faz poucos dias aps o fim do prazo, o STJ entende que o processo no se extinguir, atendendo ao princpio da instrumentalidade das formas. Em suma, em que pese determinao legal em sentido o contrrio, para o STJ, no se extingue, devendo ser aproveitado o depsito extemporneo.

crdito?

E se a consignatria for fundada na dvida quanto titularidade do

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

11

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Nessa hiptese, o devedor far o depsito e pedir a citao de todos os pretensos titulares para que apresentem contestao. Caso possuam advogados distintos, gozaro de prazo em dobro. Feita a contestao, o juiz decidir a respeito da idoneidade do valor depositado, e, definida a suficincia do depsito, exonera-se o autor e o processo prossegue contra os possveis titulares do crdito. Qual o foro competente para essa ao? Regra geral, a competncia da ao ser o domiclio do autor, mas, se a obrigao for portvel, a ao dever ser ajuizada no domiclio do ru. Havendo mais de um, o foro competente ser o de qualquer um deles competncia concorrente (art. 94, 4 do CPC).
4 - Havendo dois ou mais rus, com diferentes domiclios, sero demandados no foro de qualquer deles, escolha do autor.

O que pode fazer o ru a partir do momento em que citado? (i) Concordar com o valor depositado, extinguindo o processo e arcando com os nus sucumbenciais, pois foi ele quem deu causa ao. (ii) Quedar-se inerte, gerando o efeito material da revelia, com o consequente julgamento de procedncia do pedido, caso em que o depsito ficar disponvel para ser levantado pelo credor. (iii) Apresentar contestao. O art. 896 do CPC lista diversas matrias que poderiam ser objeto de contestao, sem trazer rol exauriente.
Art. 896 - Na contestao, o ru poder alegar que: (Alterado pela L-008.9511994) I - no houve recusa ou mora em receber a quantia ou coisa devida; II - foi justa a recusa; III - o depsito no se efetuou no prazo ou no lugar do pagamento; IV - o depsito no integral.

Exemplo: o devedor consigna em pagamento R$ 100.000,00. O credor contesta alegando que a clusula contratual em que se baseia o devedor para fazer tal pagamento uma clausula abusiva que dever ser anulada. Claro que o juiz poder apreciar essa alegao, ainda que fora do rol do art. 896. E note-se que ela ser analisada de forma incidental. Caso o ru queira que ela forme coisa julgada material, dever propor reconveno, porquanto tal matria foge ao mbito da duplicidade. Em resumo: A reconveno possvel na ao consignatria, mas somente quando fora do mbito da duplicidade. Exemplo: Ru busca a anulao de uma clusula abusiva do contrato.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 12

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

crdito

Ao de consignao em pagamento fundada na titularidade do

J se viu que nela haver um litisconsrcio necessrio passivo e duas fases: uma para o juiz atestar a suficincia do depsito, e outra para discutir a titularidade do crdito. Pois bem, no momento em que o juiz declarar a suficincia do depsito e liberar o devedor autor da ao, os rus sero condenados nos nus sucumbenciais e os dividiro por igual. Na segunda fase, os pretensos credores brigaro pela titularidade do crdito. Suponha-se dois credores: credor 1 e credor 2, e que o juiz d ganho de causa ao credor 1. Nesse caso, condenar o credor 2 aos nus sucumbenciais. Problema: Na primeira fase, o credor 1 pagou a metade dos nus sucumbenciais devidos ao autor da ao (o devedor) e deve poder cobrar tal quantia do credor 2, que foi quem deu causa ao, ao se arvorar a cobrar crdito que no lhe pertencia. Para o professor, esse clculo pode ser feito no mesmo processo, permitindo ao credor 1 cobrar todo o valor do credor 2. No entanto, conforme o seguinte julgado do STJ, os nus sucumbenciais referentes primeira fase do processo devem ser cobrados do credor 2 em ao autnoma. Resp 109868/MG:
PROCESSUAL CIVIL. AO CONSIGNATRIA. DUPLA FASE. SUCUMBNCIA. EXTINO DA OBRIGAO EM FAVOR DO DEVEDOR PELO PAGAMENTO MEDIANTE DEPSITO EM JUZO. CUSTAS E HONORRIOS REPARTIDOS PROPORCIONALMENTE PELOS RUS. PROSSEGUIMENTO DA LIDE ENTRE ELES EXCLUSIVAMENTE, PARA DEFINIO DA TITULARIDADE SOBRE O CRDITO CONSIGNADO. CPC, ART. 898. CONDENAO DO VENCIDO EM SUCUMBNCIA EM PROL DO CREDOR VERDADEIRO, RELATIVAMENTE SEGUNDA FASE DA LIDE. RESSALVA, AINDA, DE RESSARCIMENTO, MEDIANTE AO PRPRIA, DOS HONORRIOS QUE O CREDOR VENCEDOR PAGOU AO AUTOR, NA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO CONSIGNATRIO.

Qual a natureza da deciso que encerra a primeira fase e qual o recurso cabvel? Seria uma sentena ou uma deciso interlocutria? Majoritariamente, entendese ser deciso interlocutria, numa posio pragmtica. Isso porque, caber agravo por instrumento diretamente no tribunal, o que permitir ao processo prosseguir em sua segunda fase. Fosse sentena, dela caberia apelao, que, ou seria feita por instrumento, ou seria feita nos prprios autos, levando o processo todo segunda instncia, inviabilizando a sua continuidade para fins de discusso da titularidade do crdito em primeira instncia.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 13

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

No entanto, pelo conceito legal, trata-se de verdadeira sentena, porquanto julga pedido do autor em deciso que coloca fim a uma fase cognitiva do processo, liberando o autor da ao. O STJ, sensvel a essa controvrsia, que gera dvida a respeito da natureza da deciso e do recurso cabvel, decidiu na linha da aplicao do princpio da instrumentalidade das formas.
CONSIGNATRIA. HOMOLOGAO. DEPSITO. RECURSO CABVEL. DVIDA OBJETIVA. FUNGIBILIDADE. Na espcie, o tribunal a quo entendeu ser inadmissvel a interposio de agravo de instrumento contra deciso que, em ao de consignao em pagamento, homologou o depsito efetuado pelo autor e declarou extinta sua obrigao, mantendo a lide em relao aos rus a fim de apurar o verdadeiro credor. Contudo, segundo a Min. Relatora, por haver dvida objetiva acerca da natureza jurdica do referido decisum e do recurso contra ele cabvel se agravo de instrumento ou apelao e no sendo o caso de erro grosseiro ou m-f da recorrente, deve ser aplicado o princpio da fungibilidade. Com essas consideraes, a Turma deu provimento ao recurso especial para afastar a preliminar que ensejou o no conhecimento do agravo e determinar o retorno dos autos ao tribunal de origem para que proceda anlise do recurso. Precedente citado: REsp 113.443-PR, DJ 1/7/2004. REsp 914.438-SP, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 26/10/2010.

Em resumo: Havendo dvida sobre a titularidade do crdito, as peculiaridades procedimentais so: (i) Litisconsrcio passivo necessrio entre os pretensos credores; (ii) Procedimento dividido em duas fases, sendo a primeira para declarar a suficincia ou no do depsito e a segunda, para declarar a sua titularidade, (iii) H dvida sobre a natureza jurdica da deciso da primeira fase e, logo, sobre o recurso cabvel. Majoritariamente, deciso interlocutria, por questes pragmticas, mas, a nosso ver, trata-se de sentena, pois tem contedo do art. 267 do CPC e extingue uma fase cognitiva do processo. Quanto ao recurso cabvel, o STJ tem entendido pela fungibilidade entre apelao e agravo. Observao: Claro que o STJ tem requisitos prprios para a aplicao dessa fungibilidade, sendo um deles a interposio do recurso no prazo correto. A condenao do autor complementao do depsito quando o juiz declara a sua insuficincia dependeria de pedido expresso do ru ou seria prpria decorrncia do impulso oficial do processo? Para o professor, esse tipo de deciso seria autoritria, na ausncia de pedido expresso do ru. Muitos autores, contudo, entendem estar expresso na contestao
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 14

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

do ru a respeito do valor a ele devido o pedido da complementao do depsito na diferena alegada. Mas, veja-se que esse um direito disponvel, e o ru pode acabar esquecendo, no devendo o juiz atuar em seu favor. O devedor em mora pode consignar? Pode, desde que consigne j com os encargos decorrentes da mora, salvo casos de inadimplemento absoluto, em que o cumprimento da obrigao fora do prazo no sirva ao credor, resolvendo-se em perdas e danos. Da mesma forma, no caberia ao consignatria se o credor j ajuizou ao buscando o cumprimento da obrigao.

2 Horrio

2.4. Ao monitria Base legal: arts. 1.102-A, 1.102-B e 1.102-C do CPC.


Art. 1.102-A - A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Art. 1.102-B - Estando a petio inicial devidamente instruda, o Juiz deferir de plano a expedio do mandado de pagamento ou de entrega da coisa no prazo de quinze dias. Art. 1.102-C - No prazo previsto no art. 1.102-B, poder o ru oferecer embargos, que suspendero a eficcia do mandado inicial. Se os embargos no forem opostos, constituir-se-, de pleno direito, o ttulo executivo judicial, convertendose o mandado inicial em mandado executivo e prosseguindo-se na forma do Livro I, Ttulo VIII, Captulo X, desta Lei.

A ao monitria est entre uma ao cobrana qualquer e uma execuo. H mais do que o necessrio para uma ao de cobrana: uma prova escrita da dvida, mas menos do que o necessrio para uma execuo, j que essa prova escrita no constitui ttulo executivo. Ela tem uma fase inicial onde se expede um mandado monitrio que incentiva o ru ao pagamento da obrigao. Se o ru paga, faz jus ao benefcio, ficando isento de custas e honorrios do advogado. Se no paga e apresenta resposta, a monitria se converte num rito ordinrio. Se, por outro lado, quedar-se inerte, a ao monitria se converte em mandado executivo, porquanto o mandado reflete um ttulo executivo judicial, passvel de execuo.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 15

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

A base da ao monitria o lastro, a prova escrita da dvida, desde que isso no seja um ttulo executivo.

2.4.1. Prova escrita da dvida Contrato de abertura de crdito em conta corrente: no um ttulo executivo, mas uma prova escrita, servindo ao ajuizamento de uma ao monitria.
Smula 247 do STJ: O contrato de abertura de crdito em conta-corrente, acompanhado do demonstrativo de dbito, constitui documento hbil para o ajuizamento da ao monitria

Cheque prescrito: Os ttulos cambiais perdem a sua natureza executiva depois de prescritos, deixando de ser ttulos executivos, mas no de configurar prova escrita da dvida.
Smula 299 do STJ: admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito.

Duplicata sem aceite: prova escrita da dvida apta a fundar a ao monitria, embora feita pelo credor. Ordem de servio no aceita: Para o STJ apenas um comeo de prova escrita, no dando ensejo a ao monitria. Alienao fiduciria em garantia: H uma alienao fiduciria pela qual se adquire um bem. Interrompe-se, contudo, o pagamento durante o financiamento, e o bem alienado, mas por valor inferior dvida. Note-se que os documentos do saldo devedor e do valor obtido com a venda serviro como prova escrita para fins de propositura da ao monitria. Veja-se a smula 384:
Smula 384 do STJ: Cabe ao monitria para haver saldo remanescente oriundo de venda extrajudicial de bem alienado fiduciariamente em garantia.

Em suma, com base nessa amostra de jurisprudncia, qual seria uma forma geral de documento que permitiria o ajuizamento de ao monitria? A lei fala em prova escrita da dvida, mas, em verdade, esse documento deve ser um documento tal que, mesmo emitido pelo credor, d, no a certeza, mas a plausibilidade de que a dvida existe. Em acrdo recente, o STJ laborou essa frmula, como se pode ver a seguir:
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AO MONITRIA. DOCUMENTAO NECESSRIA PARA A ADMISSIBILIDADE. A prova hbil a instruir a ao monitria (art. 1.102-A, do CPC) no precisa, necessariamente, ter sido emitida pelo devedor ou nela constar sua assinatura ou de um representante, bastando que tenha forma escrita e seja suficiente
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 16

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

para, efetivamente, influir na convico do magistrado acerca do direito alegado. A prova escrita no a prova que deve fazer surgir direito lquido e certo, apta a demonstrar, por si s, o fato constitutivo do direito afirmado, devendo relacionar-se apenas a um juzo de probabilidade quanto ao direito alegado. Com efeito, o que interessa, na monitria, a possibilidade de formao da convico do julgador a respeito de um crdito, e no a adequao formal da prova apresentada a um modelo predefinido. Assim, para a admissibilidade da ao monitria, no necessrio que o autor instrua a ao com prova robusta, estreme de dvida, podendo ser aparelhada por documento idneo, ainda que emitido pelo prprio credor, contanto que, por meio do exame do magistrado, exsurja o juzo de probabilidade acerca do direito afirmado pelo autor. Precedente citado: REsp 1.025.377-RJ, DJe 4/8/2009. REsp 925.584-SE, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 9/10/2012.

No h um modelo pr-definido, o que importa trazer ao julgador a convico dessa plausibilidade, pouco importando quem emitiu o documento. Suponha-se documento apto a aparelhar uma ao monitria. Ser possvel o ajuizamento, ainda assim, de uma ao de cobrana? Sim, pois a ao monitria no uma imposio, mas uma opo.
PROCESSUAL CIVIL. COBRANA DE DESPESAS DE CONDOMNIO. ART. 275, II, b, CPC. PROCEDIMENTO MONITRIO OU SUMRIO. FACULDADE DO CREDOR. RECURSO DESACOLHIDO. I - O procedimento monitrio, tambm conhecido como injuntivo, introduzido no atual processo civil brasileiro, largamente difundido e utilizado na Europa, com amplo sucesso, tem por objetivo abreviar a formao do ttulo executivo, encurtando a via procedimental do processo de conhecimento. II - A ao monitria tem a natureza de processo cognitivo sumrio e a finalidade de agilizar a prestao jurisdicional, sendo facultada a sua utilizao, em nosso sistema, ao credor que possuir prova escrita do dbito, sem fora de ttulo executivo, nos termos do art. 1.102a, CPC

Tendo um ttulo executivo extrajudicial, mesmo assim, o autor pode abrir mo de uma execuo e ajuizar uma ao monitria? Para o professor, seria difcil identificar o interesse de agir nesse caso, haja vista o procedimento ter mesmo chance de se ordinarizar com a resposta do ru. O STJ, contudo, compreende ser possvel a propositura de ao monitria, conforme deciso destacada de informativo recente:
AO MONITRIA. CONTRATO FACTORING. COMPRA E VENDA A PRAZO. TTULOS EXECUTIVOS. POSSIBILIDADE. CARNCIA DE AO AFASTADA. O credor que tem em mos ttulo executivo pode dispensar o processo de execuo e escolher a ao monitria (REsp n. 435.319-PR). Recurso especial conhecido e provido.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

17

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

A possvel razo de ser dessa posio do STJ que o ttulo executivo extrajudicial possibilita uma execuo um pouco mais fraca do que aquela referente ao ttulo executivo judicial. Por exemplo, para impugnar o cumprimento de sentena, necessria a garantia do juzo, o que no se faz necessrio para responder execuo de ttulo extrajudicial. Ademais, os embargos execuo permitem alegar todo tipo de matria, enquanto no cumprimento de sentena, as alegaes se restringem ao disposto no art. 475-L do CPC.
Art. 475-L. A impugnao somente poder versar sobre: (Acrescentado pela L011.232-2005) I falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia; II inexigibilidade do ttulo; III penhora incorreta ou avaliao errnea; IV ilegitimidade das partes; V excesso de execuo; VI qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, como pagamento, novao, compensao, transao ou prescrio, desde que superveniente sentena. 1 Para efeito do disposto no inciso II do caput deste artigo, considera-se tambm inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, ou fundado em aplicao ou interpretao da lei ou ato normativo tidas pelo Supremo Tribunal Federal como incompatveis com a Constituio Federal. 2 Quando o executado alegar que o exeqente, em excesso de execuo, pleiteia quantia superior resultante da sentena, cumprir-lhe- declarar de imediato o valor que entende correto, sob pena de rejeio liminar dessa impugnao.

Imagine-se um documento que no ttulo executivo, mas o autor acha que , e ajuza ao de execuo. O juiz poder convert-la em monitria de ofcio? No possvel converter de ofcio, porquanto as peties iniciais de uma e de outra so completamente distintas, cabendo apenas a intimao para emenda inicial. Aps a citao do ru, no entanto, impossvel ser a converso, mesmo que por requerimento do autor. Nesse sentido o seguinte acrdo do STJ:
REPETITIVO. EXECUO. CONVERSO. MONITRIA. INADMISSIBILIDADE. Trata-se de REsp sob o regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008- STJ, no qual entendeu-se inadmissvel a converso da ao de execuo em ao monitria, de ofcio ou a requerimento das partes, aps ocorrida a citao, em razo da estabilizao da relao processual a partir do referido ato . Precedentes citados: EREsp 575.855-ES, DJ 19/12/2006; AgRg no REsp 826.208-RS, DJ 15/10/2007, e

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

18

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

AgRg no REsp 656.670-DF, DJe 15/12/2008. REsp 1.129.938-PE, Rel. Min. Massami Uyeda, julgado em 28/9/2011.

2.4.1. Objeto da ao monitria: Que tipo de obrigao pode ser objeto de ao monitria? De acordo com a lei, (i) obrigao de pagar quantia; (ii) obrigao de entregar coisa fungvel (qualidade indeterminada) ou (iii) obrigao de entregar bem mvel determinado (coisa certa). E coisa incerta, pode ser objeto de ao monitria? Sim, pois a coisa incerta s incerta at o momento em que escolhida. A indeterminao da qualidade na coisa incerta temporria, transitria.

2.4.2. Legitimidade Legitimidade ativa: credor. Legitimidade passiva: devedor. Havia discusso se a Fazenda Pblica poderia figurar no polo passivo, por conta do regime de precatrios. O STJ, na smula 339, assentou entendimento no sentido de ser possvel ajuizar monitria contra a Fazenda Pblica.
Smula 339 do STJ: cabvel ao monitria contra a Fazenda Pblica

2.4.3. Procedimento propriamente dito O juiz, na anlise da petio inicial, faz uma cognio sumria a respeito da existncia ou no da dvida, a partir da prova escrita nela apresentada. Concluindo pela plausibilidade da dvida, expedir um mandado monitrio (de pagamento ou de entrega da coisa, a depender da obrigao). Esse mandado, alm da ordem para cumprimento da obrigao no prazo de 15 dias, j implica a citao do ru para oferecer resposta. Citado, portanto, o ru poder fazer trs coisas: (i) Cumprir a obrigao, ficando isento de custas e honorrios advocatcios (art. 1.102-C do CPC). (ii) Apresentar resposta, convertendo a ao monitria numa ao condenatria ordinria qualquer, que tramitar pelo rito comum. (iii) Quedar-se inerte, transformando o mandado monitrio em mandado executivo, e, portanto, ttulo executivo judicial, razo pela qual a ao monitria se converter em cumprimento de sentena. Sendo obrigao de pagar quantia, o
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 19

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

procedimento ser o do art. 475-J do CPC, sendo obrigao de dar coisa certa ou incerta, ser o dos arts. 461 e 461-A do CPC. O prazo para resposta de 15 dias. Problema: a lei resolveu chamar essa resposta de embargos, o que fez com que parte da doutrina entendesse que tais embargos tm natureza de ao autnoma, enquanto outra parcela da doutrina defende ser mera contestao. O STJ, por sua vez, adota a tese que julga ser mera contestao. O resultado prtico desse posicionamento o seguinte: havendo litisconsortes com procuradores distintos, haver prazo em dobro para contestar; em sendo contestao, admite-se reconveno, ao declaratria incidental, bem como interveno de terceiros, o que no seria possvel caso fosse ao autnoma. Veja-se o seguinte acrdo:
MONITRIA. DECISO. CONVERSO. A deciso que converte o mandado monitrio em ttulo executivo judicial tem a natureza de sentena (art. 1.102-C do CPC), pois pressupe uma deciso com resoluo de mrito (art. 269 do mesmo codice). Por outro lado, essa deciso no confere executividade ao documento que acompanha a inicial da monitria. Ela reconhece, sim, que devida a obrigao nele subscrita, na forma em que foi apresentado na inicial da monitria (quantum), constituindo, dessa forma, o ttulo executivo judicial. Assim, no h como dar contornos de cobrana ao monitria. Precedente citado: REsp 712.575-DF, DJe 2/5/2006. REsp 1.120.051-PA, Rel. Min. Massami Uyeda, julgado em 24/8/2010

Explicando a deciso: Significa que a converso do mandado monitrio em executivo, em razo da inrcia do ru em apresentar embargos, implica tutela declaratria e condenatria da existncia da dvida, que vai transitar em julgado e fazer coisa julgada material, que s poder ser atacada por ao rescisria. Noutros termos, enquanto a deciso em que se expede mandado monitrio dotada de cognio sumria, a que o converte em mandado executivo resultado de uma cognio exauriente apta a formar coisa julgada material. Citao:

A princpio esse procedimento comporta todas as modalidades citatrias.


Smula 292 do STJ: Cabe a citao por edital em ao monitria

Defesas do ru:

Alm dos embargos, admitem-se as demais modalidades, inclusive as excees de incompetncia.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

20

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Veja-se que a smula 292 do STJ, ao admitir reconveno na ao monitria, est admitir que os embargos tm natureza de mera contestao.
Sum 292 do STJ: A reconveno cabvel na ao monitria, aps a converso do procedimento em ordinrio

Se os embargos fossem verdadeira ao autnoma, no comportariam a apresentao da reconveno. Fase executiva:

O procedimento ser o do art. 475-J ou arts. 461 e 461-A do CPC, a depender do tipo de obrigao. Nesse contexto, veja-se o seguinte acrdo:
MONITRIA. CHEQUE PRESCRITO. MENO. CAUSA SUBJACENTE. Trata-se de REsp em que se discute a possibilidade de admitir ajuizamento de ao monitria embasada em cheque prescrito h mais de dois anos, sem meno causa subjacente. A Turma deu provimento ao recurso ao entendimento de que, se o portador do cheque opta pela ao monitria, tal como no caso, o prazo prescricional ser quinquenal, conforme disposto no art. 206, 5, I, do CC e no haver necessidade de descrio da causa debendi. Registrou-se, todavia, que, em tal hiptese, nada impede que o requerido oponha embargos monitria, discutindo o negcio jurdico subjacente, inclusive a sua eventual prescrio, pois o cheque, em decorrncia do lapso temporal, j no mais ostenta os caracteres cambirios inerentes ao ttulo de crdito. Precedentes citados: AgRg no REsp 873.879-SC, DJ 12/12/2007; REsp 1.038.104-SP, DJe 18/6/2009; AgRg no Ag 1.401.202-DF, DJe 16/8/2011; AgRg no Ag 965.195-SP, DJe 23/6/2008; AgRg no Ag 1.376.537-SC, DJe 30/3/2011; EDcl no AgRg no Ag 893.383-MG, DJe 17/12/2010; AgRg no Ag 1.153.022-SP, DJe 25/5/2011, e REsp 555.308-MG, DJ 19/11/2007. REsp 926.312-SP, Rel. Min. Lus Felipe Salomo, julgado em 20/9/2011.

O cheque prescrito no mais guarda sua natureza de ttulo cambial, perdendo, assim, a caracterstica da autonomia em relao s obrigaes adjacentes. Desse modo, podero ser discutidas as causas a ele adjacentes em sede de embargos ao monitria.

2.5. Ao de usucapio Como procedimento especial do CPC, tem-se apenas ao de usucapio descrita nos arts. 941 a 945 do CPC, que a ao de usucapio de terras particulares.
Art. 941 - Compete a ao de usucapio ao possuidor para que se lhe declare, nos termos da lei, o domnio do imvel ou a servido predial.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 21

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Art. 942 - O autor, expondo na petio inicial o fundamento do pedido e juntando planta do imvel, requerer a citao daquele em cujo nome estiver registrado o imvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, observado quanto ao prazo o disposto no inciso IV do Art. 232. (Alterado pela L-008.951-1994) Art. 943 - Sero intimados por via postal, para que manifestem interesse na causa, os representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. (Alterado pela L-008.951-1994) Art. 944 - Intervir obrigatoriamente em todos os atos do processo o Ministrio Pblico. Art. 945 - A sentena, que julgar procedente a ao, ser transcrita, mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais.

A usucapio de bens mveis tramita pelo rito comum, ordinrio ou sumrio, a depender do valor da causa. Em se tratando de bens imveis, tem-se (i) a usucapio ordinria, (ii) usucapio extraordinria e (iii) usucapio constitucional, que divide-se em (a) urbana e (b) rural. A usucapio ordinria e extraordinria regulada pelos dispositivos mencionados. Quanto usucapio constitucional, a rural, tambm chamada de pro labore, regulada pelo procedimento previsto pela Lei n. 6.969/81, que prev o procedimento sumrio, enquanto a ao de usucapio urbana, tanto individual quanto coletiva, regulada Lei n. 10.257/2001, que tambm prev o rito sumrio. Assim, a usucapio constitucional, urbana ou rural, segue o rito sumrio. A usucapio ordinria pressupe justo ttulo e posse ad usucapionem por 10 anos. O art. 1.242, pargrafo nico do CC reduz esse prazo para 5 anos se o imvel for para moradia ou se o possuidor tiver realizado investimentos de interesse social e econmico.
Art. 1.242. Adquire tambm a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa-f, o possuir por dez anos. Pargrafo nico. Ser de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartrio, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econmico.

A usucapio extraordinria, por sua vez, extraordinria porque independe do justo ttulo e a compensao exigir um prazo maior: 15 anos de posse ad usucapionem, que aquela contnua, justa. Se o possuidor morar com habitualidade ou realizar obras de carter produtivo, esse prazo se reduzir a 10 anos.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

22

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

A usucapio constitucional de imveis urbanos, tambm chamada de usucapio pro moradia, diz respeito a imveis pequenos, utilizados para moradia, e exige um prazo de 5 anos. A usucapio constitucional rural, tambm chamada de pro labore, diz respeito a pequenos lotes de terra, utilizados para produo, e tambm exige um prazo de 5 anos. A usucapio forma originria de aquisio de propriedade. Assim, quando se levar a sentena de usucapio a registro, todos os demais registros existentes at ento sero cancelados, o que significa, em termos prticos, que no est havendo transmisso de imvel, excluindo-se o pagamento de ITBI. Note-se, portanto, que a natureza jurdica desta ao de ao declaratria de aquisio de domnio, pois se est na posse com animus domini. No momento em que se reconhece a usucapio, ela passa a existir desde que consumados os requisitos, o que pode ter acontecido anos antes. Ademais, a sentena far coisa julgada inter partes, a princpio, mas poder ser levada a registro para fins de oponibilidade erga omnes. Para que essa sentena possa ser levada a registro, necessrio um rito especial, que implica a formao de um litisconsrcio passivo necessrio entre aquele que figura no registro de imveis como proprietrio e os proprietrios dos imveis confinantes (que com ele fazem divisa); na expedio de edital para citar eventuais interessados (que, caso apaream, integraro o litisconsrcio), e na intimao de todas as fazendas pblicas das esferas federativas (Unio, Estados, Municpio e DF), para saber se o imvel no pblico (imvel pblico no pode ser usucapido). Pergunta-se: Na contestao de uma ao reivindicatria possvel a alegao de usucapio? Sim. Tal alegao, se acolhida, gerar a improcedncia do pedido, reconhecendo a propriedade em favor do ru, e formando coisa julgada material entre as partes. Isso porque toda ao declaratria tem carter dplice. Em que pese tal afirmao, essa sentena no poder ser levada a registro, j que no foram includas todas aquelas pessoas que o seriam numa ao de usucapio. A melhor soluo, por conseguinte, ser a apresentao de reconveno, j que nela ser necessrio observar o rito da ao de usucapio. bem verdade que h quem entenda que a ao reivindicatria no aceita reconvenes que ampliem subjetivamente a lide, ou seja, reconvenes subjetivamente ampliativas, mas no h grandes limitaes legais. Demais disso, h precedentes do STJ autorizando a reconveno na ao reivindicatria.
AO DE USUCAPIO EXTRAORDINRIO E AO REIVINDICATRIA. POSSE INJUSTA. ART. 524 DO CODIGO CIVIL. DESACOLHIDA A AO DE USUCAPIO EXTRAORDINRIO, RESTANDO OS AUTORES DESPOJADOS DE QUALQUER TTULO
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 23

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

OPONVEL AOS PROPRIETRIOS, PROCEDENTE E O PLEITO REIVINDICATRIO FORMULADO PELOS RUS-RECONVINTES, INDEPENDENTEMENTE DA COMPROVAO DA ILICITUDE DA POSSE DE QUEM OCUPAVA O IMVEL, A QUAL RESULTA DA SIMPLES AUSNCIA DE CAUSA LEGAL QUE A FUNDAMENTE. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO, EM PARTE, E PROVIDO PARA JULGAR PROCEDENTE A RECONVENO.

Ateno: Tudo o que foi dito vale para a ao de usucapio ordinria extraordinria. Na usucapio constitucional rural, em razo do disposto no art. 7 da Lei n. 6.969/81, e na urbana, em razo do art. 13 da Lei n. 10.257/2001, a mera alegao em contestao apta a permitir o registro. como se em toda ao em que se discutisse usucapio constitucional houvesse natureza dplice, permitindo ainda um contra-ataque com eficincia na contestao, sem necessidade de apresentar reconveno.
Art. 7 - A usucapio especial poder ser invocada como matria de defesa, valendo a sentena que a reconhecer como ttulo para transcrio no Registro de Imveis. Art. 13. A usucapio especial de imvel urbano poder ser invocada como matria de defesa, valendo a sentena que a reconhecer como ttulo para registro no cartrio de registro de imveis.

Em resumo: A alegao de usucapio constitucional, seja rural, seja urbana, traz sempre carter dplice ao procedimento, de modo que, ainda que alegada em contestao, possibilitar o registro da sentena.

2.5.1. Legitimado ativo aquele que tem posse ad usucapionem. Diferente o detentor, que o mero fmulo da posse, estando no bem a mando do possuidor, da mesma forma o possuidor precrio, que aquele que sabe que tem apenas a posse direta, em razo da concordncia do possuidor indireto, que fez com ele negcio jurdico. O legitimado ativo tem que estar na posse da coisa? A usucapio forma de aquisio originria da propriedade, e a sentena tem efeito declaratrio, reconhecendo situao constituda anteriormente, sendo possvel o ajuizamento da ao mesmo que o autor no se encontre na posse atual do bem. O que o STF exige que se cite tambm o possuidor atual.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 24

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Smula 263 do STF: O possuidor deve ser citado, pessoalmente, para a ao de usucapio.

2.5.2. Ao publiciana possvel pleitear a posse como um dos atributos da propriedade. possvel, portanto, pleitear a posse em razo do preenchimento dos requisitos da usucapio. A ao correspondente a esse pedido chamada de ao publiciana. Em resumo: A ao publiciana ao ordinria em que se procura defender a posse com base na propriedade, demonstrando-se o preenchimento dos requisitos da usucapio.

2.5.3. Competncia Competncia territorial (art. 95 do CPC):


Art. 95 - Nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova.

Competncia territorial absoluta (j que definida pela matria) do foro de situao de imvel. Competncia de justia:

Deve ser observado o art. 109 da CRFB. Nessa linha, a interveno da Unio desloca o feito para justia federal. Observao: Se na usucapio especial (constitucional), no foro da comarca no houver vara federal, delega-se essa competncia para justia estadual. Em resumo: Ainda que a Unio intervenha no feito, na usucapio constitucional existe delegao de competncia para processamento pela justia do Estado, se na comarca que abrange o local da coisa no houver vara federal. Nesse sentido, veja-se a Smula 11 do STJ:
Smula 11 do STJ: a presena da Unio ou de qualquer de seus entes, na ao de usucapio especial, no afasta a competncia do foro da situao do imvel.

Ainda sobre o tema, o art. 109, XI da CRFB diz o seguinte:


Art. 109 - Aos juzes federais compete processar e julgar:
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 25

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

XI - a disputa sobre direitos indgenas.

Aes que tm por objeto terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indgenas esto inclusas nessa hiptese. Porm, se o imvel estiver sobre aldeamento indgena j extinto, a competncia ser da justia estadual. Nesses termos, smula 650 do STF:
Smula 650 do STF: Os incisos I e XI do art. 20 da CF no alcanam terras de aldeamentos extintos, ainda que ocupadas por indgenas em passado remoto.

2.5.4. Petio inicial O art. 942 do CPC traz as peculiaridades da petio inicial. Dentre elas os documentos essenciais. O documento essencial bsico a planta do imvel, mas a jurisprudncia vem permitindo a apresentao de mero croqui, desde que ao longo do processo se traga especificaes do imvel. Ademais, necessrio pedido de citao daquele registrado como proprietrio, citao dos confinantes (proprietrios dos imveis vizinhos) e, por edital, citao de outros eventuais interessados. Salvo os casos de regime de separao total de bens, se o autor for casado, ter de trazer a outorga uxria, se o ru for, os cnjuges tero de ser citados. Suponha-se que, por equvoco, no se forme o litisconsrcio necessrio entre o proprietrio constante do registro de imveis e os proprietrios dos imveis confinantes e a ao seja julgada procedente, ficando provada, no entanto, a ausncia de prejuzo para os confinantes, porquanto respeitados os limites territoriais. Para o professor Nelson Luiz Pinto, esse vcio de citao se d secundum eventum litis, ou seja, s ser declarado, anulando a sentena, se demonstrada a existncia de prejuzo a partir do resultado da lide. No caso de usucapio de apartamento, o confinante o dono do terreno vizinho, e no o vizinho de porta, j que se est a adquirir frao ideal do terreno. Observao: A ausncia de matrcula no implica a presuno de que o imvel pblico. Apenas quer dizer que no existe proprietrio anterior, devendo-se citar apenas os proprietrios confinantes e a intimar as fazendas pblicas. Sobre as intimaes obrigatrias, realizam-se pela via postal, na forma do art. 943 do CPC; enquanto as citaes so feitas pelos meios citatrios previstos na lei. Exemplo: Sujeito alega existncia de justo ttulo, pedindo o reconhecimento de usucapio ordinria. Ocorre que ele no possui justo ttulo, mas est na posse do bem h 20 anos, preenchendo os requisitos para a usucapio extraordinria. Pergunta-se:
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 26

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

h fungibilidade entre essas modalidades? Entende-se que h sim fungibilidade entre a usucapio ordinria e extraordinria. Em resumo: Entende-se que h fungibilidade entre o tipo de usucapio pleiteado e o efetivamente verificado nos autos. Exemplo: Pede-se a ordinria, alegando-se justo ttulo, mas no h justo ttulo, no entanto, o juiz reconhece a existncia de posse ad usucapionem por 20 anos, declarando a usucapio extraordinria.

2.5.4. Efeitos materiais da revelia: Tais efeitos se operam na ausncia da contestao? Em relao aos rus incertos, citados por edital, no se operaro os efeitos materiais. Em relao aos rus certos, se no contestarem, e se a usucapio tiver por fundamento o tempo, possvel o seu reconhecimento, mas nada impede que o juiz exija que o autor faa prova do cumprimento deste requisito. O que o efeito material da revelia jamais substituir ser o justo ttulo.

2.5.5. Papel do MP (art. 944 do CPC): O MP intervm em todas as aes de usucapio. No intervir, todavia, se a usucapio for arguida em sede de contestao em ao reivindicatria.

2.5.6. Sentena: Coisa julgada no caso de improcedncia por falta de tempo e repropositura: Ajuizada ao de usucapio extraordinria antes de se completarem os 20 anos, o pedido ser julgado improcedente. Terminado o processo, quando efetivamente se completarem os 20 anos, ser possvel ajuizar nova ao? Sim. Para parte da doutrina, por haver nova causa de pedir, o que para o professor, no est correto, haja vista o autor j ter trazido outrora os mesmos fatos e os mesmos fundamentos jurdicos. A razo da possibilidade do ajuizamento de nova ao reside no fato desta relao ser uma relao continuativa, que se protrai no tempo, dando ensejo a uma sentena que transita em julgado rebus sic stantibus. Em resumo:

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

27

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

A repropositura da ao outrora julgada improcedente por falta de tempo de posse quando agora implementou-se o requisito possvel por tratar-se de relao jurdica continuativa decidida por sentena que transita em julgado, mas com clusula rebus sic stantibus, ou seja, permitindo uma nova deciso adequada nova realidade. Possibilidade de registro no cartrio de registro de imveis:

Art. 945 do CPC:


Art. 945 - A sentena, que julgar procedente a ao, ser transcrita, mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais.

Art. 167, I, n. 28 da Lei 6.015/73 (LRP):


Art. 167 - No Registro de Imveis, alm da matrcula, sero feitos. (Renumerado do art. 168 com nova redao pela Lei n 6.216, de 1975). I - o registro: (Redao dada pela Lei n 6.216, de 1975). 28) das sentenas declaratrias de usucapio; (Redao dada pela Medida Provisria n 2.220, de 2001)

Como se trata de aquisio originria, o registro da sentena de usucapio cancela os registros anteriores, havendo uma nica matrcula e registro: da usucapio. O que constitui a propriedade, veja-se, a sentena; o registro d apenas publicidade. Se o autor foi beneficirio da gratuidade de justia durante o processo de usucapio, o registro tambm ser gratuito.

2.5.7. Outras questes O condmino pode usucapir a frao ideal dos demais?

A priori no, pois o art. 1.234 sempre coloca um condmino como representante do outro, como se fossem mero detentores. Contudo, nada impede que, em algum momento, ele passe a atuar com animus domini, repelindo o acesso dos demais. Acessio temporis

a possibilidade de o atual possuidor que tem a posse ad usucapionem somar o seu tempo de posse com o dos possuidores anteriores, desde que haja continuidade. Exemplo: Posse transmitida aos herdeiros pela saisine.

2.5.8. Jurisprudncia Muturio da CEF realiza um compromisso de compra e venda com terceiro. Quinze anos depois, a CEF executa a hipoteca, em razo da interrupo no pagamento
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 28

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

do financiamento. Isso no impede aquisio de propriedade via usucapio pelo promitente comprador.
USUCAPIO. PROMITENTE COMPRADOR. IMVEL HIPOTECADO. Em preliminar, no h bice ao conhecimento do recurso especial quando o artigo indicado como violado do Cdigo Civil de 2002, mas a controvrsia se restringe a artigo do Cdigo Civil de 1916, desde que aquele reproduza, em essncia, a antiga legislao. No mrito, julgou-se procedente o REsp para declarar a prescrio aquisitiva usucapio de imvel em favor do promitente comprador, mesmo havendo penhora e hipoteca constituda sobre o empreendimento em benefcio do agente financeiro, por emprstimo contrado pelo promitente vendedor. No entendimento da Turma, o ajuizamento de execuo hipotecria pelo recorrido contra o recorrente, por no interromper o prazo prescricional da usucapio, no constitui resistncia posse ad usucapionem de quem pleiteia a prescrio aquisitiva, no se podendo falar em falta de justo ttulo e boa-f do usucapiente. Este ter a propriedade originria do imvel de forma livre e desembaraada de quaisquer gravames. REsp 941.464-SC, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 24/4/2012.

Em caso de conexo entre ao de usucapio e de reintegrao de posse do mesmo imvel, haver a reunio de feitos conexos no juzo prevento. Observao: O STJ aqui parece ter ignorado a existncia de competncia absoluta em ambas as aes.
Informativo n 0480 Perodo: 1 a 12 de agosto de 2011. Quarta Turma USUCAPIO. REINTEGRAO. POSSE. Trata-se de REsp em que se discute se h conexo, a justificar a distribuio por dependncia dos feitos, entre as aes de usucapio e de reintegrao de posse envolvendo as mesmas partes e o mesmo bem imvel. A Turma entendeu que, sendo a usucapio forma de aquisio de propriedade pela posse prolongada no tempo, a sentena proferida no respectivo processo deve guardar a necessria coerncia com aquela prolatada na ao possessria relativa ao mesmo bem imvel ajuizada posteriormente, sob pena de emisso de decises judiciais conflitantes relativa ao fundamento que constitui a mesma causa (remota) de pedir. Consignou-se que deve ser reconhecida a existncia de conexo entre aes mesmo quando verificada a comunho somente entre a causa de pedir remota. Assim, deu-se provimento ao recurso para reconhecer a conexo suscitada na hiptese e determinar a reunio dos feitos no juzo que recebeu a primeira ao, ou seja, a de usucapio. Precedente citado: CC 49.434-SP, DJ 20/2/2006. REsp 967.815-MG, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, julgado em 4/8/2011.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

29

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

Questes de Concurso
1. VUNESP - 2011 - TJ-SP - Titular de Servios de Notas e de Registros - Critrio Provimento Nas questes de nmeros 49 e 50, leia as afirmaes e assinale a alternativa incorreta. a) Na ao de consignao em pagamento fundada na dvida sobre o legtimo credor, havendo disputa do crdito pelos rus, o juiz declarar extinta a obrigao do autor e a demanda prosseguir apenas entre os credores, observando-se o rito ordinrio. b) Nas aes possessrias, licito ao autor cumular o pedido possessrio com perdas e danos, cominao de multa para o caso de nova turbao ou esbulho e desfazimento de construo ou plantao. O ru poder formular pedido para tutela de sua posse e que poder abranger a indenizao resultante da turbao ou esbulho imputado ao autor. c) A ao de diviso poder ser cumulada com a ao de demarcao, porm, nesta hiptese, dever ser processada primeiramente a diviso, citando-se condminos e confinantes. d) Os embargos de terceiro podem servir para a defesa da posse de bens atingidos por arrolamento de bens em que o embargante no era parte. Gabarito: C

2. VUNESP - 2012 - SPTrans - Advogado Pleno - Cvel Entende-se por carter dplice da ao possessria: a) a possibilidade do juiz determinar a reintegrao de posse, ainda que a ao ajuizada verse sobre sua manuteno. b) a possibilidade de cumulao dos pedidos de proteo posse e condenao em perdas e danos. c) a incumbncia do autor de provar que tem a posse do bem e a existncia de turbao ou esbulho. d) a discricionariedade do juiz de deferir a liminar para reintegrao ou designar audincia de justificao prvia. e) a possibilidade do ru, na contestao, demandar a proteo possessria e, eventualmente, indenizao. Gabarito: E

3. CEPERJ - 2012 - CEDAE-RJ - Advogado Em se tratando de aes possessrias, consoante a regu- lamentao estabelecida pelo Cdigo de Processo Civil correto afirmar:

a) ilcito ao autor cumular pedido com desfazimento de plantao feita em


detrimento da sua posse.
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 30

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

b) O possuidor tem direito de ser mantido na posse em caso de esbulho e, reintegrado em caso de turbao. c) Determinada a citao caso a liminar tenha sido indeferida, o autor providenciar a citao do ru em dez dias. d) Contra as pessoas jurdicas de direito pblico no ser deferida a reintegrao liminar sem prvia audincia dos respectivos representantes judiciais. e) Estando a petio inicial devidamente instruda, o Juiz designar audincia de justificao sem a expedio do mandado liminar de manuteno. Gabarito: D

4. FCC - 2012 - MPE-AL - Promotor de Justia Na ao de reintegrao de posse, a) no pode o autor cumular ao pedido possessrio o de cominao de pena para o caso de nova turbao ou esbulho, devendo valer-se, oportunamente, do interdito proibitrio. b) o ru s pode voltar-se contra o autor, pleiteando proteo possessria e indenizao, atravs de reconveno. c) o autor no pode cumular ao pedido possessrio o de desfazimento de construo feita em detrimento de sua posse, devendo valer-se, oportunamente, da ao demolitria. d) o juiz no pode conceder tutela possessria diversa daquela pleiteada na inicial, pois isso violaria o princpio da adequao da sentena ao pedido. e) defeso, assim ao autor como ao ru, na pendncia do processo possessrio, intentar ao de reconhecimento do domnio. Gabarito: E

5. FCC - 2012 - MPE-AL - Promotor de Justia A respeito da ao monitria, INCORRETO afirmar: a) Se o ru cumprir o mandado de pagamento ou de entrega da coisa, ficar isento de custas e honorrios advocatcios. b) admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito. c) No cabe citao por edital em ao monitria. d) cabvel a reconveno na ao monitria, aps a converso do procedimento em ordinrio. e) O ru poder oferecer embargos, que independem de prvia segurana do juzo e sero pro- cessados nos prprios autos, pelo procedimento ordinrio. Gabarito: C

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

31

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

6. CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Judiciria luz do Cdigo de Processo Civil e da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), assinale a opo correta com relao aos procedimentos especiais. a) No se admite reconveno no mbito da ao monitria. b) A sentena proferida no curso do procedimento de jurisdio voluntria produz coisa julgada formal e material. c) Nas aes possessrias, o pedido de indenizao por benfeitorias deve ser pleiteado j na resposta ao pedido inicial, sob pena de precluso desse direito. d) No processo de inventrio em que toda a herana seja dividida em legados, o legatrio no ser parte legtima para manifestar- se sobre as dvidas do esplio. e) Os embargos de terceiro constituem meio idneo para o reconhecimento de eventual fraude contra terceiros. Gabarito: C

7. FAURGS - 2012 - TJ-RS - Analista Judicirio Assinale a alternativa que apresenta a afirmao correta no que tange s aes possessrias no Cdigo de Processo Civil. a) A propositura de uma ao possessria em vez de outra obsta a que o juiz outorgue a proteo legal correspondente quela. b) A pendncia do processo possessrio no obsta a propositura de ao de reconhecimento do domnio. c) O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbao. d) Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, desde que ouvido o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou de reintegrao. e) Contra as pessoas jurdicas de direito pblico, no se defere a manuteno ou a reintegrao liminar sem prvia audincia dos respectivos representantes judiciais. Gabarito: E

8. FCC - 2012 - TRF - 5 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria Sobre os procedimentos processuais abaixo correto afirmar: a) Os embargos de terceiro podem ser opostos somente pelo proprietrio que, no sendo parte no processo, sofrer turbao ou esbulho em seus bens, como penhora ou arresto.

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

32

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

b) As aes possessrias so fungveis, ou seja, a propositura de uma em lugar da outra no obstar a que o juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados. c) A ao monitria compete a quem quiser, com base em prova escrita com eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa infungvel ou de determinado bem mvel. d) Como regra geral, as medidas cautelares so determinadas judicialmente sem a audincia das partes. e) Conceder-se- mandado de segurana quando se tratar de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo. Gabarito: B

9. FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justia No tocante s aes possessrias, em nosso direito processual civil, correto afirmar: a) Pode-se discutir o reconhecimento do domnio na pendncia do processo possessrio, tanto ao autor como ao ru. b) No admitem a concesso de liminar seno aps a audincia de justificao prvia. c) Da liminar concedida em ao de manuteno ou de reintegrao de posse, aps audincia de justificao, cabe agravo, no cabendo qualquer recurso da deciso que denegue tal liminar. d) So de natureza dplice, isto , a proteo possessria pode ser pleiteada tambm pelo ru, em contestao, sem necessidade de oferecimento de reconveno. e) Admitem a cumulao da proteo possessria com o desfazimento de construo ou plantao feitas em detrimento da posse, mas no com perdas e danos, que devem ser objeto de ao autnoma. Gabarito: D

10.FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico Considerando as disposies referentes aos procedimentos especiais de jurisdio contenciosa regulados pelo Cdigo de Processo Civil, a) a ao de embargos de terceiro no admissvel se fundada em alegao de posse proveniente de compromisso de compra e venda de imvel desprovido do respectivo registro. b) de igual maneira ao que ocorre no procedimento ordinrio, a utilizao da reconveno na ao monitria pressupe a apresentao dos embargos ao mandado judicial de pagamento ou de entrega. c) o Superior Tribunal de Justia passou a entender que, inobstante disponha o credor de ttulo executivo extrajudicial, possvel o ajuizamento de ao
Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br 33

Mdulos de A a Z - Mdulo de Processo Civil Data: 12.03.2013


O presente material constitui resumo elaborado por equipe de monitores a partir da aula ministrada pelo professor em sala. Recomenda-se a complementao do estudo em livros doutrinrios e na jurisprudncia dos Tribunais.

monitria, desde que a opo no venha prejudicar o direito de defesa do devedor. d) a presena do fator urgncia condio inarredvel para a concesso da liminar possessria de reintegrao ou manuteno, que poder, conforme a discricionariedade do julgador, ser precedida da realizao de audincia de justificao. e) o julgamento de ao possessria anterior, com deciso transitada em julgado, inibe a propositura de ao demarcatria sobre o mesmo bem imvel em razo do obstculo intransponvel da coisa julgada material, reconhecidamente um pressuposto processual negativo. Gabarito: C

Centro: Rua Buenos Aires, 56 - 2, 3 e 5 andares Tel.: (21) 2223-1327 Barra: Shopping Downtown Av. das Amricas, 500 - bl. 21, salas 157 e 158 Tel.: (21) 2494-1888 Conhea nossa loja online: www.enfaseonline.com.br

34

Anda mungkin juga menyukai