Anda di halaman 1dari 7

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE": Relacionamento interpessoal e inteligncia Social.

Bianca Azevedo 1 Wdisley Volpato Maroldi 2

Resumo
Este artigo analisa o filme A procura da felicidade, onde trata da histria, baseada em fatos reais, de um homem que luta para sobreviver e buscar seu lugar no mercado de trabalho, passando por situaes diversas de sobrevivncia junto a seu filho. O objetivo avaliar assuntos referentes ao relacionamento interpessoal e inteligncia social identificados no filme, tais como: autoconscincia,autodomnio, automotivao, empatia, habilidades sociais, aprimoramento da compreenso, orientao para o servio, desenvolver os outros, fomentar a diversidade e percepo poltica. Palavras-chave: Assertividade. Relacionamento Interpessoal; Inteligncia social; Motivao;

1. Introduo
Um dos fatores impulsionadores do sucesso em nossa carreira, a forma pela qual nos relacionamos e interagimos com as pessoas. A medida que estamos comprometidos e envolvidos com nossas atividades permitimos presenciar momentos singulares de relacionamento pessoal e profissional, deixando a verdadeira maturidade e habilidade comportamental presente em cada um de ns. Do mesmo modo temos de entender e desenvolver uma boa comunicao fundamental para expormos com clareza, gerando uma conscincia social, onde expomos o que sentimos em relao aos outros, tendo como consequncia a facilidade social, que o que fazemos com a posse dessa conscincia.

CONTINUAR (BIANCA)
1.1.
Breve explanao sobre o tema

FAZER (BIANCA)
2. O filme
2.1. Ficha tcnica e roteiro
Lanado em 2006, nos Estados Unidos, pelas distribuidoras Columbia Pictures e Sony Pictures Entertainment, o filme "A procura da felicidade" (do original The Persuit of Happynes") tem como roteirista: Steve Conrad; Diretor: Gabriele Muccino; e produtores Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch eTeddy Zee. O filme do gnero drama, com 117 minutos de durao, e tem seu elenco principal constitudo por: Will Smith, como Chris Gardner, Jaden Smith, como Christopher,

2 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

Thandie Newton, como Linda, James Karen, como Martin Frohm, Dan Castellaneta, como Alan Frakesh, Kurt Fuller, como Walter Ribbon, Takayo Fischer, como Sra. Chu, Brian Howe, como Jay Twistle. A estria de A procura da felicidade baseada em uma famlia que inicia sua vida conjugal normal, mas com o passar do tempo instabilidades financeiras a rompe gerando conflitos interpessoais e intrapessoais, onde o filho segue com o pai em uma vida sofrida, passando por necessidades devido ao sonho de seu pai, alcanar um alto modelo de vida em uma conceituada empresa corretora de aes. Com isso o roteirista demonstra vrios aspectos ligados ao crescimento individual e conjunto do pai e do filho, como por exemplo: Autoconfiana; Responsabilidade; Fora de vontade; Competitividade; Acreditar em si mesmo; Potencializao de suas qualidades; Foco nos objetivos; Valores pessoais; Esperana; Liberdade; Superao.

2.2.

Chris Gardner

Chris Gardner um pai de famlia que ganha vida vendendo scanners de densidade ssea, mais encontrava dificuldades, pois o aparelho era caro e os mdicos o achavam um "luxo desnecessrio". Com dificuldades para vender seus aparelhos, sem anlise prvia de mercado e no calculando os riscos sem um devido plano de negcio que visa viabilidade da atividade para apontar suas foras e fraquezas, Chris investiu todas as suas economias em um produto que custava o dobro do preo em relao ao da concorrncia, tornando assim mais difcil de vend-los e com o passar do tempo, a procura foi cada vez menor e a crise financeira abala a relao que tinha com Linda, sua esposa, vivida por Thandie Newton. Diante dos problemas financeiros, Linda dizia estar infeliz pela dura vida que levava e decide ir embora, deixando seu filho Christopher, vivido por Jasen Smith, com seu pai, Sr. Garden. Com o objetivo de oferecer melhores condies a sua famlia, Gardner se inscreve em um programa de estgio em uma conceituada corretora de aes, a Dean Winter. Se por um lado havia uma chance de conquistar uma vaga no estgio, por outro, as dificuldades cercavam-no o tempo inteiro. Gardner foi prezo devido ao excesso de multas de transito, na noite anterior a entrevista passando a noite na cadeia. A competitividade aparece dentro do programa de estgio na qual eram disponibilizadas apenas 20 vagas a cada seis meses efetivando apenas um, este que se destacasse trazendo mais investidores e dentro dos mtodos avaliativos ao final do programa. Sem dinheiro para pagar aluguel, teve de deixar a casa e passou a morar em um quarto de hotel e novamente despejado, mais tarde viria a passar a primeira noite sem um teto

3 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

no banheiro de uma estao de metr, conseguindo depois dormir com seu filho em um albergue. Em meio s dificuldades, Chris sabia se relacionar bem com as pessoas no mbito profissional e isso lhe ajudara para obter contatos e atingir seu objetivo maior que era se tornar um corretor da empresa. Acreditar em si mesmo, potencializar as suas qualidades, fora de vontade, acreditar em um futuro melhor expressava as suas foras internas e tambm externas vindas da sua situao financeira e pela m qualidade de vida dele e de seu filho. Ao fim, a to sonhada e merecida vaga de corretor conquistada com honra e mrito pelo seu trabalho.

2.3.

Christopher

Filho do Sr. Gardner, Christopher passou por tudo junto ao pai, perdeu vrios momentos de sua infncia para estar ao lado do pai, passou fome, frio, necessidades, perdeu seus brinquedos, mas a felicidade de estar com quem ele mais ama o fez superar tudo e ter a maior recompensa ao final, o amor e a realizao e felicidade completa do pai.

2.4.

Walter Rubbon

Scio da Dean Winter, o cartola identifica em Chris a capacidade dele dentro de um taxi, e assim o convida-o para o estgio. Diante do esforo de Chris ele consegue fazer do antigo morador de rua um verdadeiro cidado, com alta capacidade de raciocnio e pro atividade, sendo indispensvel pelo sucesso do Sr. Gardner.

3. Relacionamento interpessoal e inteligncia social


3.1. Conceitos a cerca sobre Relacionamento interpessoal e inteligncia social 3.1.1. Relacionamento interpessoal

FAZER (BIANCA)
3.1.2. Inteligncia social
Ao longo do tempo, temos experincias que acabam por formar o cerne de nossa personalidade. Algumas pessoas so mais comunicativas e outras so excessivamente introspectivas, mas isso no quer dizer que no saibam como devem se portar diante do seu crculo de relacionamentos. Desenvolver uma boa comunicao fundamental e isso deve ser lapidado por todos ns. Quanto mais eficiente for nossa comunicao, mais clareza teremos do contexto que estamos inseridos. A Inteligncia Social desenvolvida no decorrer da vida, atravs do contato com as pessoas e da nossa interao com o ambiente onde vivemos. Ela rene dois ingredientes que podem ser organizados em duas categorias amplas: a conscincia social o que sentimos em relao aos outros e a facilidade social o que fazemos de posse dessa conscincia. Segundo Alexandre Bortoletto, instrutor da SBPNL , somos seres biopsicossociais, ou seja, carregamos uma herana gentica (bio), administramos nossas emoes (psiqu) e convivemos com outros no mundo (social). Seria impossvel existir seres humanos na ausncia destes

4 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

elementos. A inteligncia Social se fundamenta pelas respostas adequadas e saudveis em interao com o mundo que nos cerca.

3.2. Conceito real sobre Relacionamento inteligncia social 3.2.1. Relacionamento interpessoal

interpessoal

As relaes interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psiclogo Kurt Lewin. MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psiclogo, afirma que ele chegou constatao de que A produtividade de um grupo e sua eficincia esto estreitamente relacionadas no somente com a competncia de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relaes interpessoais. Schutz, um outro psiclogo, trata de uma teoria das necessidades interpessoais: necessidade de ser aceito pelo grupo, necessidade de responsabilizar-se pela existncia e manuteno do grupo, necessidade de ser valorizado pelo grupo. Tais necessidades formam a trade de que fala MAILHIOT (1976: 67), quando este faz referncia aos estudos de Schutz: necessidades de incluso, controle e afeio, respectivamente. Ao discorrer acerca da humanizao no ambiente de trabalho, COSTA (2002: 21) aponta as relaes interpessoais como um dos elementos que contribuem para a formao do relacionamento real na organizao: mister observar a operao real da organizao, aqui includas as relaes interpessoais, que constituem a sua seiva vital. Os elementos formais (estrutura administrativa) e informais (relacionamento humano, que emerge das experincias do dia-a-dia) integram-se para produzir o padro real de relacionamento humano na organizao: como o trabalho verdadeiramente executado e quais as regras comportamentais implcitas que governam os contatos entre as pessoas esta a estrutura de contatos e comunicaes humanas a partir da qual os problemas de poltica de pessoal e de tomada de decises podem ser compreendidos e tratados pelos administradores. Os autores so unnimes em reconhecer a grande importncia do tema relaes interpessoais tanto para os indivduos quanto para as organizaes, relativamente produtividade e efeito sistmico.

3.2.2. Inteligncia social


Os conceitos de Inteligncia Emocional, Interpessoal e Social revolucionaram o antigo conceito de Inteligncia, tornando obsoletos os testes de QI.

5 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

Na dcada de 30, Robert Thorndike sugeriu a possibilidade de que as pessoas pudessem ter "inteligncia social" - uma habilidade de perceber estados internos, motivaes e comportamentos de si prprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepo. Na dcada de 80, o professor Howard Gardner apresentou a Teoria das Inteligncias Mltiplas, que envolvia sete formas de inteligncia, dentre elas as inteligncias intrapessoal e interpessoal. Na dcada de 90, o pesquisador John Mayer, juntamente com seus colaboradores David Caruso e Peter Salovey, torna-se uma referncia para a pesquisa cientfica sobre "Inteligncia Emocional". Inteligncia Emocional definida como a capacidade de raciocinar sobre emoes. Ela inclui a capacidade de perceber emoes com preciso, de acessar e gerar emoes, de entender emoes, e regular as emoes de forma reflexiva, de modo a promover o crescimento emocional e intelectual. A expresso Inteligncia Emocional ganhou popularidade com a publicao do livro Inteligncia Emocional de Daniel Goleman, em 1995, mas este tema j alvo de pesquisas desde o incio da dcada de 90, com a publicao de artigos em jornais acadmicos, por Peter Salovey e John D. Mayer. Em seu artigo de 2000, John Mayer e seus colaboradores apresentam quatro tipos de habilidades envolvidas com a Inteligncia Emocional: habilidade para a percepo das emoes; habilidade no uso das emoes; habilidade no entendimento das emoes; habilidade de controle e transformao das emoes; Onde: A habilidade de percepo das emoes inclui habilidades envolvidas na identificao de sentimentos por estmulos, atravs da voz ou expresso facial, por exemplo. A pessoa que se sobressai nessa habilidade percebe facilmente a variao e mudana no estado emocional de outra; A habilidade no uso das emoes implica a capacidade de empregar as informaes emocionais para facilitar o pensamento e o raciocnio A habilidade no entendimento das emoes consiste em captar variaes emocionais nem sempre evidentes; A habilidade de controle e transformao das emoes.

6 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

Salovey e Mayer propuseram ainda cinco domnios ou competncias da Inteligncia emocional (Salovey e Mayer, Emotional Intelligence. apud Goleman, 1995, p.55):
1) 2) 3) 4) 5)

Autoconscincia; Autodomnio; Automotivao; Empatia; Habilidades sociais.

Autoconscincia - Conhecer as prprias emoes; Autodomnio - Controlar os sentimentos nos mais variados momentos e situaes; administrar as emoes. Lidar com os sentimentos apropriadamente. Significa lidar com as prprias emoes de forma que facilitem a realizao de suas atividades, em vez de interferir com elas. Desenvolver equilbrio emocional para recuperar-se de aflies emocionais. Automotivao - envolve utilizar os sentimentos de entusiasmo, perseverana e tenacidade para conquistar os seus objetivos e metas de uma forma bem direcionada e segura, com o intuito de ter iniciativa e ser altamente eficaz; perseverar sempre, mesmo diante de revezes e frustraes. com perseverana, entusiasmo e motivao que se consegue aperfeioamento e xito nas realizaes. Direcionar as emoes e ateno para determinado objetivo ou meta essencial para concentrar a ateno e promover realizaes. Habilidades sociais - a arte do relacionamento , em grande parte, a aptido de lidar com as emoes dos outros; interagir com facilidade; utilizar essas habilidades para liderar; negociar e solucionar divergncias, bem como para a cooperao e o trabalho em equipe; ter alegria no convvio com as pessoas, evitando ver a vida apenas como um observador.

4. Anlise de fatores de Relacionamento interpessoal e


inteligncia social identificados no filme

(IDENTIFICAR CENAS DO FILME QUE CONTENHAM ESSES ELEMENTOS BIANCA)


4.1. Aprimoramento da compreenso

7 AZEVEDO, B. , MAROLDI W. V.

Anlise do filme "A PROCURA DA FELICIDADE"

4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. 4.8. 4.9.

Orientao para o servio Desenvolver os outros Fomentar a diversidade Autoconhecimento Empatia Assertividade Cordialidade tica

5. Concluso FAZER (BIANCA) Referncias


MAILHIOT, G. B. Dinmica e gnese dos grupos. 3. ed. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976. COSTA, W. S. Resgate da humanizao no ambiente de trabalho. Caderno de Pesquisas em Administrao, So Paulo: PPGA/FEA/USP, v. 09, n. 2, p. 13-23, abr.-jun. 2002. BCCIA, M. de M. A inteligncia emocional no contexto organizacional. Integrao: ensino, pesquisa, extenso, So Paulo: Centro de Pesquisa da Universidade So Judas Tadeu, ano III, n. 10, p. 203-205, ago. 1997. CAMPOS, D. L. de. tica, direito e tica empresarial. In: MARTINS, I. G. (Coord.). tica no direito e na economia. So Paulo: Pioneira/Academia Internacional de Direito e Economia, 1999. cap. XIII, p. 211-216.

Anda mungkin juga menyukai