Anda di halaman 1dari 12

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

O TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMATICA: O CASO DE MARIA

Mrcio Jos Silveira Machado Rede Estadual de So Paulo maescher@hotmail.com Resumo: O estudo teve como objetivo compreender o trabalho docente realizado pelo professor de matemtica. Buscaram-se, na entrevista realizada com Maria, elementos que destacassem quem esse sujeito e ajudassem a compreender em que condies seu trabalho se realiza. A pesquisa sugere que os professores de matemtica vivem sua profisso em condies desfavorveis. Indica a necessidade de melhorar substancialmente a remunerao e as condies de trabalho dos professores, condio necessria para uma educao matemtica de qualidade socialmente referenciada. Palavras-chave: Trabalho docente; Professor de matemtica; Jornada de trabalho; Condies de trabalho. Introduo Em 1983 iniciei nos estudos em uma pequena escola primaria da rede municipal de ensino. Estudei em uma escola da rede estadual de Santa Catarina no municpio de Imbituba da quinta seria do ensino fundamental at concluir o ensino mdio, sempre com o acompanhamento dos pais, e raramente tive alguma dificuldade. Ao concluir o ensino mdio, assim como a maioria dos meus colegas, fomos para o mercado de trabalho. Fui trabalhar em uma imobiliria e depois em um banco pblico como estagirio. Mas no me sentia realizado com aquelas atividades. Resolvi ento fazer vestibular e ser professor, pois tinha como grande exemplo um professor de matemtica. Resolvi ir morar na capital do estado, Florianpolis, l me estabeleci, comecei a trabalhar durante o dia e freqentava um curso preparatrio para o vestibular no perodo noturno. No final de 1997 prestei vestibular para matemtica na Universidade Federal de Santa Catarina e fui aprovado para o segundo semestre de 2008, que deveria comear em agosto, mas em funo de greves comeamos em outubro. No inicio a trajetria acadmica foi bastante complicada, pois os contedos e a forma de trabalhar dos docentes eram bastante distintos dos que eu havia visto na educao bsica. Depois de trs semestres comecei a caminhar mais tranqilo no curso. Entretanto, senti muita falta de disciplinas pedaggicas, pois a base do curso se aproximava bastante

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

do bacharelado, que jugo ser muito importante, porm necessitava da parte pedaggica para complement-la. Em 2002, mesmo sem ter concludo a graduao, comecei a lecionar, pois alguns de meus colegas j lecionavam. De inicio tinha a ingnua iluso de que realmente poderia ensinar matemtica na escola. Ao nela chegar, percebi que a realidade era um pouco diferente, e no dependia s de mim, pois existia uma srie de fatores que eram indispensveis para que eu pudesse conduzir os alunos apropriao do conhecimento. Em 2003 conclui a graduao, ento estava preparado para vender minha fora de trabalho. Continuei trabalhando em uma escola do estado, mas a renda se tornou insuficiente e fui paralelamente trabalhar na rede privada de ensino. Nesta dupla jornada, com 50 horas semanais, comearam a surgir outros problemas. O cansao logo se refletiu na prtica e na qualidade do ensino que ministrava. Ento em 2005 mudei de cidade e fui morar em Tubaro, pois l est situada a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), onde pretendia fazer mestrado em educao. Em tubaro comecei a lecionar em uma escola particular com 40 horas semanais e nela fiquei at 2007 quando ingressei no mestrado. Para poder me dedicar aos estudos reduzi a carga horria para 10 horas semanais. Neste mesmo ano prestei concurso pblico para lecionar na cidade de Imbituba, no final de 2009 fui chamado pelo concurso, ento voltei a morar em Imbituba. Agora como professor da rede municipal de ensino, trabalho 40 horas semanais por um salrio de R$ 1200, 00. Percebo que ao vender minha fora de trabalho nessas condies apenas poderei sobreviver. No vislumbro possibilidades de me aperfeioar. Porm, o que mais me preocupa nesta situao no s o salrio, mas tambm os inmeros problemas que afetam a escola pblica, e que impossibilitam o professor de oferecer aos alunos acesso ao conhecimento: as precrias condies de trabalho. Na escola at a gua os professores tm que pagar. A extenso da jornada de trabalho. Os professores adentram a madrugada corrigindo provas e preparando aulas, alm dos finais de semana. A intensificao do trabalho. A escola assumiu muitas funes que acabam por intensificar o trabalho do professor. Neste sentido, lecionar na escola pblica se torna uma tarefa bastante complexa, pois o professor tem cada vez menos subsdios para trabalhar e recebe cada vez mais cobrana pelo desempenho dos alunos, sem que encontre condies adequadas de trabalho,
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 2

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

considerando que o professor tem como funo: educar, politizar e cuidar dos alunos (Fanfani, 2007). Aps ter percorrido todo este caminho, resolvi contar para vocs a histria de Maria1, por acreditar que esta histria se aproxima da histria de muitos professores, inclusive da minha, que lecionam matemtica, e que apesar de todos os problemas encontrados no dia-a-dia escolar, carrega em sua prtica o comprometimento com os alunos e com a educao.

A histria de Maria: paixo e dor Busco apresentar a anlise da entrevista realizada com Maria, professora comprometida com a escola pblica, lcus freqentado pela maioria dos estudantes brasileiros. Segundo dados do Inep (2008), dos aproximadamente 55 milhes de alunos matriculados na educao bsica cerca de 49 milhes freqentam a escola pblica e neste contexto est inserida a professora de matemtica Maria.

As condies de trabalho Entende-se que uma das condies necessrias, ainda que no suficiente, para que o trabalho docente se realize so as condies que toda a estrutura da escola deve proporcionar ao professor, independente de que disciplina este lecione. So indispensveis condies adequadas para que o trabalhador docente realize seu trabalho na direo de sua humanizao e que no seja explorado. Pode-se perceber as precrias condies de trabalho relacionadas ao rudo na sala de aula como aponta a fala de Maria:
O barulho demais. Tem que estar parando a aula direto, chamando a ateno. Consegue-se fazer um trabalho porque o professor tem muita garra, as salas de aula para esse nmero de alunos ento deveriam ser ampliadas, e toda a escola tambm, o ambiente fsico da escola est muito aqum do necessrio.

Outros elementos vm dificultando o trabalho docente, tornando as condies de trabalho cada vez mais precrias, na cidade de Imbituba, onde a temperatura elevada em

Maria o nome fictcio que atribu a uma professora da rede pblica de ensino que leciona em Imbituba e que foi um dos sete sujeitos que entrevistei para compor a parte emprica de minha dissertao de mestrado.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 3

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

certos meses do ano. Os docentes e os discentes so desfavorecidos pela pssima ventilao apresentada nas salas de aula, algo que se expressa na fala de Maria:
A ventilao muito precria, existe somente um ventilador sobre o quadro negro, que mais espalha p do que ventila. No mximo ele alcana quem senta nas trs primeiras carteiras, aos demais restam abanar-se.

Os professores, assim como os alunos, precisam de um refugio para pesquisarem e aprofundarem seus estudos, e acredita-se que a biblioteca possa ser utilizada para este fim, mas de acordo com a fala de Maria:
A biblioteca um espao difcil. Acho que em todas as escolas, os livros se amontoam muito. Tm livros que j passaram da validade. Outros que chegam, os alunos usam, e depois de 3 anos no usam mais, e eles tem que ficar ali. Acaba tendo espao para os livros e pouco espao para os alunos. O ambiente dos alunos fica reduzido. O aluno tambm no aprendeu a utilizar a biblioteca, assim como os professores. Acho que os professores deveriam utilizar mais a biblioteca para o aprendizado dentro do espao escolar. Falta essa viso para os professores. Tem um profissional para cuidar da biblioteca, no um bibliotecrio, um profissional que estava sobrando dentro da escola. Eles comeam a jogar funes, j que tem um monte de assistente pedaggico, os profissionais comeam a sobrar, um faz tudo.

Percebe-se o quo distante esta a escola pblica, de proporcionar aos indivduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem as condies necessrias para que este se realize. No prever antecipadamente as condies bsicas para a efetivao do processo de ensino-aprendizagem em funo daquele objetivo ltimo inviabiliza muito do trabalho pedaggico que pretende ser uma atividade mediadora intencional no seio da pratica social global (Oliveira, 1985, p. 101). Desta forma, questiona-se: estaria o Estado interessado em colaborar com a humanizao dos indivduos? O livro didtico tambm aparece como um complicador para o trabalho do professor, pois ou a quantidade insuficiente ou est fora do contexto dos alunos, como suscita a fala de Maria:
Livro didtico agente recebe do governo federal para os alunos, mas um livro como recurso para estar numa biblioteca para os alunos pesquisarem no tem. Livros de literatura associados ao contedo eu sempre peo e nunca vem, pois tem a hora da leitura que eu poderia estar usando esse material e no vem.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

A escola pblica que Maria trabalha se mostra muito aqum de um espao apropriado a uma educao de qualidade social. Uma das conseqncias imediatas deste processo de condies desfavorveis para a realizao da pratica docente a ausncia de sade do professor, e o quadro com giz tende a contribuir, como suscita Maria: O quadro
de giz. Se a porta est aberta o p vai todo no rosto do aluno. o recurso que mais se usa dentro da escola, o quadro, giz e a voz do professor, que com as salas cheias tambm no ir suportar muito.

Percebe-se na fala de Maria a preocupao com a voz. Salas cheias podem causar inmeros problemas voz dos docentes, pois:
Estes so considerados os profissionais com mais alto risco para o desenvolvimento de distrbios vocais e apresentam maior prevalncia de queixas vocais especificas quando comparados com os outros profissionais. Pelo menos um em cada trs professores refere que dar aula produz efeito vocal adverso e muitos sujeitos reduziram as suas atividades laborais em razo do problema de voz (Assuno & Oliveira, 2009, p. 361).

Na fala de Maria percebe-se pouco interesse do Estado em propiciar condies adequadas a realizao da pratica docente. O professor encontra-se em condies pouco favorveis, e sem que sejam oferecidas condies adequadas de trabalho, pouco tem a contribuir com a camada menos favorecida da sociedade. Maria se v de mos atadas, vendo a impossibilidade de posicionar-se como contraponto ao que est estabelecido. A educao escolar, nesse contexto, tem pequeno papel de transformao na sociedade, pois dada aos professores cada vez menos possibilidade de produzir cidados escolarizados, que possa tornar-se crticos. A escola como lcus que deve proporcionar a cada individuo a possibilidade de acesso ao conhecimento sistematizado, encontra-se em condies pouco favorveis para tal, sendo tratada pelo Estado de maneira secundaria, pois este deve oferecer subsdio financeiro e tcnico, uma vez que para existir a escola no basta a existncia do saber sistematizado. necessrio viabilizar as condies de sua transmisso e assimilao (Saviani 1991, p. 18). E condies adequadas de trabalho so indispensveis para que o docente possa contribuir com este processo. Entretanto, aumenta cada vez mais a distncia entre o que se tem e o que efetivamente essencial para garantir uma educao de qualidade socialmente referenciada para todos. O simples acesso ao recurso de fotocpias

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

no est ao alcance dos professores, somente para os profissionais que no esto em sala, como explicita a fala de Maria:
O estado mandou para as escolas uma copiadora nova, tecnologia de ponta, mas a GERED comunicou as escolas que de uso exclusivo da secretaria, no podendo ser usada por professores. A secretaria tem uma cota de cpias por ms que bem alta, e que na maioria das vezes sobram, mas a diretora no permite que os professores usem. H escolas que a direo libera para os professores, aqui no.

O descompasso dentro do aparelho estatal enorme, e o dicente quem acaba por ser o grande prejudicado neste processo, pois, se o docente no encontra condies adequadas para trabalhar, logo o produto de seu trabalho no poder apresentar grande qualidade.

A extenso da jornada de trabalho Acredita-se que inmeros fatores sejam indispensveis para que o processo de ensino aprendizagem seja socialmente referenciado. O professor precisa de um salrio digno para dedicar-se a uma nica escola, relacionar-se com a comunidade, etc., mas, quando isto no ocorre, muitas vezes o professor convidado a aumentar sua carga horria, ou seja, a ampliar a jornada de trabalho. Maria por no conseguir os meios de subsistncia com uma jornada normal de trabalho viu-se obrigado a ampli-la: No decorrer da minha carreira j dei 60 horas, de manh, de tarde e de noite, por necessidade financeira, dinheiro. Ao ampliar sua jornada de trabalho, o docente pode estar caindo em uma grande armadilha, ainda que involuntrio, pois:
Se o prolongamento da jornada contra as leis naturais (o qual o capital, necessariamente, quer conseguir, em seu impulso desmedido para expandir seu valor) encurta a vida do trabalhador e, com isso, a durao da fora de trabalho, torna-se ento necessria a mais rpida substituio dos elementos desgastados (Marx 1998, p. 307).

Com a ampliao, consequentemente tende-se a reduzir a qualidade de seu trabalho, ou seja, aulas com menor qualidade, o que implica menos acesso dos alunos ao conhecimento sistematizado, logo, um individuo com defasagem na construo de seu capital cultural, resultando em mo de obra barata para ser explorado pelo capital. Mesmo de forma involuntria est o professor contribuindo com o processo capitalista. O Estado,
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 6

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

assim como o capital no se preocupa com a durao da vida da fora de trabalho. Interessa-lhe exclusivamente o mximo de fora de trabalho que pode ser posta em atividade (Marx 1998, p. 307). A ampliao tende a provocar reflexos sobre a qualidade de vida dos docentes, pois o Estado,
Ao prolongar o dia de trabalho, no causa apenas a atrofia da fora humana de trabalho, qual rouba suas condies normais, morais e fsicas de atividade e desenvolvimento. Ela ocasiona o esgotamento prematuro e a prpria fora de trabalho. Aumenta o tempo de produo do trabalhador num perodo determinado, encurtando a durao da sua vida (Marx, 1998, p. 307).

As polticas educacionais podem estar colocando em risco a sade dos docentes ao negar uma qualidade de vida digna a esses profissionais como suscita a fala de Maria:
Trabalhar 40 horas cheias s vezes prejudica, na parte da manh at no, voc acorda mais disposto, mas na parte da tarde voc est mais cansado, no est com tanta pacincia, ento acho que prejudica, principalmente os alunos.

A ampliao reflete sobre o trabalho pedaggico e este, por sua vez, sobre o discente, que ao deparar-se com um professor mal remunerado, convidado a trabalhar mais do que sua capacidade permite. Para Maria o professor da escola pblica para proporcionar aulas de qualidade aos alunos da camada mais desfavorecida da sociedade, necessita de uma carga horria que lhe possibilite preparar-se, qualificar-se, e esta jornada seria: De 20 horas, e a tu tens um tempo livre para preparar a aula, planejar melhor as tuas aulas, fazer experincias, porque eu gosto de usar muito a prtica. A jornada de trabalho do docente se mostra diferente do trabalhador da fabrica que ao fim de sua jornada de trabalho bate seu carto e esquece do trabalho. O docente vai para casa corrigir provas, preparar aulas, ou seja, tambm estende sua jornada para casa, seu local de descanso, como nos mostra a fala de Maria:
Eu levo bastante trabalho para casa, eu j tentei fazer dentro da escola, mas eu no consigo, sempre sou interrompida. Sbado tarde, noite, fao, gasto umas 20 horas em casa. Acho um pecado que queiram que o professor cumpra a hora atividade na escola, ele j trabalha demais em casa, a hora atividade deveria ser cumprida se a carga horria reduzisse e tivesse os recursos na escola.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 7

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

Num determinado perodo da histria, o proletariado revoltou-se e foi lutar pela reduo da jornada de trabalho:
Quando a rebeldia crescente da classe trabalhadora forou o Estado a diminuir coercitivamente o tempo de trabalho, comeando por impor s fabricas propriamente ditas um dia normal de trabalho, quando, portanto, se tornou impossvel aumentar a produo da mais-valia, prolongando o dia de trabalho, lanou-se o capital, com plena conscincia e com todas as suas foras, produo da mais-valia relativa, acelerando o desenvolvimento do sistema de mquinas. (Marx 1998, p. 467).

Ao desenvolver a maquinaria o capitalista reduziu a jornada de trabalho sem a reduo de seu lucro, ou seja, em conseqncia desta reduo surge outro fenmeno denominado intensificao do trabalho (Marx 1998).

A intensificao do trabalho docente Acredita-se que a incluso na escola pblica de alunos com necessidades educativas especiais possa estar contribuindo com a intensificao, uma vez, que o Estado no qualifica e no proporciona condies adequadas para a efetivao da incluso. Algo que aparece na fala de Maria:
O estado no d suporte, a lei de incluso j est a a vrios anos. Eles comearam a falar de incluso bem antes de ns recebermos esses alunos, falaram e no nos deram suporte. Nem o espao fsico da escola preparado para isso, no temos banheiro com adaptao, a maioria das escolas no tem rampa de acesso e se no tem o espao fsico e o humano no est preparado, no tem uma parada nas aulas para fazer o curso de capacitao, ou o profissional que venha na escola para dar suporte, ensinar, no temos material. Realmente fica difcil, imagina uma sala com 40 alunos e mais 1 cadeirante para se locomover, no tem como.

A falsa incluso vem a contribuir com a intensificao do trabalho docente, pois o Estado sobrecarrega-o, atribuindo-lhe esta tarefa, que pelo contedo da entrevista, notrio a falta de estrutura oferecida para que o docente possa trabalhar com estes sujeitos. A jornada do professor tambm se intensificou com a ampliao do ensino fundamental de oito para nove anos. O reflexo disto se torna evidente quando os docentes comeam a trabalhar com esses alunos a partir do sexto ano, como sugere a entrevistada:
Gosto de trabalhar com 5 srie, eles vem para uma mudana brusca que ocorre na vida deles, no nmero de professores, eles tem uma defasagem enorme, eles so muito dependentes do professor, no sei como so feitos com o contedo, eles chegam como analfabetos funcionais no tm uma leitura de mundo, no sabem interpretar.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 8

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

H indcios que os docentes esto sendo usados pelo Estado na promoo da equidade social, buscando a reduo das desigualdades sociais, por meio da oferta educativa s populaes em situao vulnervel (Assuno & Oliveira, 2009, p. 350). A intensificao da jornada tambm conseqncia da superlotao das salas de aula. Ao se deparar com uma sala com aproximadamente quarenta alunos, e com boa parte deles com defasagem em relao aos contedos, o docente busca de todas as maneiras alcanar o mximo de alunos possvel, e nesta busca incansvel conduzido, ainda que involuntrio, a intensificar seu trabalho, como suscita a fala de Maria:
muito complicado trabalhar com as salas como elas esto com 42, 43 alunos como esto as stimas, bastante complicado. Imagina uma aula com quarenta e cinco minutos, em uma turma com 43 alunos, voc tem aproximadamente 1,04 minuto por alunos, impossvel alcanar todos, uma verdadeira correria, e mesmo assim uns ficam para traz, sem contar a carga de provas e trabalhos para corrigir. s vezes penso em fazer uma aula diferenciada, mas com as salas desta maneira acabo desanimando.

A ausncia da famlia tambm parece estar contribuindo com a intensificao do trabalho do professor, como aponta a fala de Maria:
Os pais na verdade so poucos que vo escola e se interessam, sempre vo aqueles que os filhos so melhores e que no precisam tanto. Quando eles vo voc coloca o que est acontecendo, tem que dar a real, mas no pode s falar as coisas ruins, se no da mesmo que eles no aparecem na escola. Tem que conversar direito, dar um elogio, eles no participam muito das tarefas dos filhos, a maioria diz que trabalha o dia todo, sai de manh e s volta a noite e que no tem muito tempo, na verdade eles deixam mais para a escola.

Neste contexto, onde boa parte das famlias encontram-se alheia a vida escolar de seus filhos, que est inserido o trabalho do professor, que busca de todas as formas superar a ausncia da famlia, mas que na maioria das vezes no obtm xito e v seu trabalho ser intensificado ao mximo e, cada vez mais distante est de chegar ao seu objetivo: oferecer acesso a uma educao de qualidade. Para Duarte (2008, p. 7):
No se deve exigir da escola o que no dela, superando a concepo de uma educao salvfica e redentora. A instituio escolar e os docentes no vo solucionar aquilo, que as sociedades e as famlias no possibilitam s crianas e aos jovens (Duarte, 2008, p. 7).

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

O professor e a escola so conduzidos a assumirem inmeras tarefas que no condizem com sua formao e estrutura. As funes de enfermeiro, psiclogo, etc. no podem estar atribudas ao professor, pois:
Nenhuma categoria profissional pode responsabilizar-se por demandas to vastas, como estas que chegam s salas de aula. A indeterminao e a gravidade dos problemas apresentados ultrapassam tanto a formao do professor, que no possui recursos terico-metodologicos que lhes permitam atend-los, como a instituio escola que no conta com recursos humanos, financeiros e materiais para intervir (Duarte, 2008, p. 7).

Com a possvel ampliao de funes pode-se esta caindo em outra armadilha, pois existe o risco de se perder o foco, o ensinar pode assumir lugar secundrio em seu trabalho, como nos alerta Oliveira (2005) ao apontar que esta situao vem contribuindo com a perda da identidade do docente e, em certos casos, levados a constatao de que o ensinar no o mais importante. Inmeras funes tm encontrado amparo na escola, e estas por sua vez, contribuem com o processo de desescolarizao dos alunos, e, sobretudo, intensificando o trabalho do professor. E este por sua vez, envolve-se com a aprendizagem do aluno, como expressa a fala de Maria:
Todos os professores acabam assumindo esse papel de psiclogo. Ns conversamos sobre os problemas dos alunos que ficamos sabendo, ou eles mesmos vm e contam. Tu notas quando o aluno teve uma mudana de comportamento, mesmo no querendo se envolver, agente acaba misturando ate com as avaliaes, acaba colocando aquilo ali no meio do processo avaliativo, tirando o foco principal.

Com a intensificao de seu trabalho o docente pode estar contribuindo de forma involuntria com a desescolarizao de seus alunos, pois o docente no consegue realizar um trabalho de qualidade sendo conduzido a este fim. Entretanto a capacidade de operar da fora de trabalho est na razo inversa do tempo em que opera. Por isso, dentro de certos limites, o que se perde em durao, ganha-se em eficcia (Marx 1998, p. 468), pois com a intensificao do trabalho o docente reduz a qualidade do mesmo, produzindo no discente defasagem na sua formao. Com esse entendimento, pergunta-se: onde est o ganho em eficcia? Ser que o Estado est interessado em formar cidados desescolarizados?
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 10

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

A intensificao do trabalho vem assombrando a humanidade h anos. De acordo com Dal Rosso (2009, p. 33):
A intensificao do trabalho um fenmeno antigo na histria do capitalismo ocidental. Foi descrito por Marx, que se valeu da metfora da porosidade do trabalho para explic-la. Tanto menos recortado por paradas, interrupes, tempos de descanso, intervalos de qualquer ordem genericamente chamados de tempos mortos mais intenso o trabalho, mais energias so consumidas do trabalhador e mais resultados produz.

O docente muitas vezes se v obrigado a abrir mo de seu trabalho, pois a sobrecarga acaba incapacitando-o de executar suas funes. Acredita-se que na rede estadual o absentesmo no esteja mais difundido em funo do enorme desconto financeiro que estes profissionais sofrem com o afastamento, como suscita a fala de Maria:
Eu tomo remdio ainda para crise de pnico, sai de licena ano passado, estou fazendo tratamento, estou dando aula por conta prpria porque o mdico no queria que eu retornasse. Estou fazendo o mximo possvel, esse problema de sade foi gerado pelo trabalho. Foram quase 2 meses de afastamento, tive reduo do salrio, agente perde bastante coisa, perde o prmio educar, o vale refeio, regncia, reduz bastante.

Consideraes Finais As falas de Maria sugerem a dificuldade de se tornar professor, de se sentir atrado por esta profisso. A precarizao da remunerao e das condies de trabalho foi explicitada e aponta para condies no condizentes com as funes do professor que, cada vez mais desvalorizado, torna-se vitima de um sistema contraditrio, gerador de diferenas.

Referncias

ASSUNO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificao do trabalho e sade dos professores. Educao & Sociedade, v. 107, p. 77-99, 2009. DAL ROSSO, S. Jornada de trabalho: durao e intensidade. Cincia e Cultura (SBPC), v. Ano 58, p. 31-34, 2006. DUARTE, A. O Trabalho Docente na Educao Bsica: Novas Configuraes e Formulaes Terico Conceituais. VII Seminrio REDESTRADDO Nuevas Regulaciones em Amrica Latina, Buenos Aires, Julio, 2008.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda 11

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

FANFANI, E. T. Consideraciones sociolgicas sobre profesionalizacin docente. Educao & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 99, maio/ago. 2007. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA (INEP). Matricula na educao bsica 2007. Disponvel em:

http://www.inep.gov. MARX, Karl; O Capital: crtica da economia poltica. 25 ed. Rio de Janeiro: Editora Record Ltda, 2008. OLIVEIRA, B. A Prtica Social Global como Ponto de Partida e de Chegada da Prtica Educativa, in OLIVEIRA, B. & DUARTE, N., Socializao do Saber Escolar. So Paulo, Cortez e Autores Associados, 1958, pp. 91-104. OLIVEIRA, D. A. Regulao das polticas educacionais na Amrica Latina e suas conseqncias para os trabalhadores docentes. Educao e Sociedade, Campinas - SP, v. 26, n. 92, 2005. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histrico-Crtica: primeiras aproximaes. 9.ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Mesa Redonda

12

Anda mungkin juga menyukai