Anda di halaman 1dari 3

QUMICA

Aula

PROF.: RIKARDO COIMBRA

GEOMETRIA MOLECULAR
Curso Motivao O melhor Pr-Vestibular do Mundo

Curso MotivAO 2010


www.curso-motivacao.blogspot.com

Geometria molecular o estudo de como os tomos esto distribuidos espacialmente em uma molcula. Esta pode assumir vrias
formas geomtricas, dependendo dos tomos que a compem. As principais geometrias que o aluno deve saber so :

Linear,Angular, Trigonal Plana,Piramidal e Tetradrica.


Para descobrirmos a geometria da molcula devemos ter em mente 2 coisas: 1) Os tomos procuram se manter o mais distante possvel um do outro. 2) Os pares de eltrons que sobram iro promover a repulso das ligaes.Essa a Teoria da repulso dos pares eletrnicos. Ah! Professor no entendi....!!! Calma monguinho!!!.Vamos igual ao Jack ...por partes. . Preste ateno nos exemplos e nas explicaes e entenda melhor... Voc dever seguir 2 passos: 1)Colocar um elemento no centro(o que tiver em menor quantidade) e rode-lo com os outros tomos restantes o mais longe possvel 2)Observar se h ou no pares de eltrons sobrando . Molcula com

2 tomos

1)HCl = 2 TOMOS.( H Cl ).Toda molcula formada por 2 tomos(Diatmica) ser sempre LINEAR.

Molcula com

3 tomos

2)CO2 = 3 TOMOS. Essa molcula formada por 3 tomos (1 carbono + 2 oxignios).Vamos dispr esses 3 atmos o mais
distante possvel um do outro.Pegamos o elemento em menor quantidade (nesse caso o carbono,porque s temos 1) e colocamos os outros tomos restantes (2 tomos de oxignio)ao redor desse elemento, de forma que fiquem o mais longe possvel um do outro. O carbono um elemento da Famlia 4A,logo possui 4e- na ltima camada, precisando portanto de mais 4e- para ficar com 8e- e se estabilizar.O Oxignio um elemento da Famlia 6A,logo possui 6e- na ltima camada,precisando portanto de mais 2e- para ficar com 8e- e se establizar.Desse modo o carbono far 4 ligaes,sendo duas com cada oxignio,ficando todos os elementos estabilizados.Agora vamos ver se est sobrando eltrons no tomo central(o Carbono).Como o C possui 4e- na camada de valncia e ele est usando todos os 4e- para fazer ligaes,logo no est sobrando eltrons,e portanto a molcula fica com essa geometria LINEAR.

LINEAR
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------

3)H2O = 3 TOMOS.Essa molula formada por 3 tomos (1 Oxignio + 2 Hidrognios).Vamos dispor esses 3 tomos o mais
distante possvel um do outro.Vamos pegar o Oxignio(est em menor quantidade) e colocar os outros 2 tomos de Hidrognio ao redor do Oxignio, de forma que fiquem o mais longe possvel um do outro. O Oxignio um elemento da Famlia 6A,logo possui 6e- na ltima camada,precisando portanto de mais 2e- para ficar com 8e- e se estabilizar.O H no tem famlia como vocs sabem (Oh dozinha!) mas tem 1e- na ltima camada,e precisa receber mais 1e- para ficar com 2e- e se estabilizar(lembrando que o H se estabiliza com 2e- ao invs de 8e-).Assim, o Oxigenio faz uma ligao com um H que se estabiliza , depois faz outra ligao com outro H.Desse modo percebemos o O faz 2 ligaes e cada H faz 1 ligao ficando todos estabilizados.Fazendo isso a molcula de H 2O ficar da seguinte forma:

Contudo observe que sobraram dois pares de eltrons no Oxignio que no esto fazendo ligaes.Esses 2 pares de eltrons vo promover a repulso das ligaes do Oxignio com o Hidrognio,empurrando-as para baixo.Fazendo isso a molcula de H2O ficar da seguinte forma:

ANGULAR
Observe que formou-se um ngulo entre as ligaes.Essa geometria chamada de ANGULAR.

QUMICA
Aula

PROF.: RIKARDO COIMBRA

GEOMETRIA MOLECULAR
Curso Motivao O melhor Pr-Vestibular do Mundo

Curso MotivAO 2010


www.curso-motivacao.blogspot.com

Molcula com 4 tomos

4) BF3 = 4 TOMOS.(1Boro + 3 Flor).Vamos Colocar o B(elemento em menor quantidade) no centro e os trs F restantes ao
redor do B de forma que os F fiquem o mais longe possvel um do outro.Fazendo isso teremos a seguinte disposio dos tomos.

TRIANGULAR ou TRIGONAL PLANA


O ngulo entre as ligaes ser de 120. O Boro um elemento da famlia 3A,logo possui 3e- na ltima camada.O Flor da famlia 7A,logo possui 7e- na ltima camada,precisando portanto de mais 1e- para ficar com 8eltrons e se estabilizar.Preste ateno aluno, o Boro uma exceo regra do octeto,ou seja, ele no se estabiliza com 8e-,mas sim com 6e-.Portanto,ele para ficar estvel precisa ganhar mais 3e- para ficar com 6e- e se estabilizar.Desse modo o Boro faz uma ligao com cada Flor,fazendo com que todos os tomos fiquem estveis.Agora vamos ver se h eltrons sobrando no tomo central(o Boro).O Boro tem 3e- na ltima camada, e veja que ele est usando todos os 3e-,portanto no sobra eltrons.Logo a molcula ficar nessa geometria Triangular ou tambm chamada de Trigonal plana,por se parecer com um tringulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5)NH3 =4 TOMOS (1 Nitrognio+3 Hidrognios).Vamos colocar o N (porque est em menor quantidade) no centro e os trs H ao redor do N de forma que os H fiquem o mais longe possvel um do outro.Fazendo isso a molcula de NH 3 ficar da seguinte forma:

O Nitrognio da famlia 5A,logo possui 5e- na ltima camada,precisando de mais 3e- para ficar com 8e-, e se estabilizar.O H tem apenas 1e e precisa receber mais 1e- para ficar com 2e-, e se estabilizar.(lembrando que o H se estabiliza com 2e- porque fica com a mesma configurao do He que um gs nobre).Desse modo o N faz uma ligao com cada H,fazendo com que todos os tomos fiquem estveis(veja o desenho acima).Se no tivesse eltrons sobrando no Nitrognio,a molcula ficaria com a geometria trigonal plana.Contudo, sobra 1 par de eltrons.Mas porque sobrou?...VejamoS por qu: O Nitrognio da famlia 5A ,logo possui 5 e- na ltima camada,Como ele usou 3e- dos 5e- que possuia para fazer as 3 ligaes com o H,logo restaram 2 eltrons( 5 3 =2). Esse par de eltrons que sobrou ir promover a repulso das ligaes para baixo,de tal forma que o par de eltrons e os tomos de H se disponham o mais longe possvel uns dos outros.Fazendo isso a molcula de NH 3 ficar da seguinte forma:

PIRAMIDAL PIRAMIDAL

=
Com a repulso das ligaes a molcula adquire uma forma de uma pirmide.Desse modo a geometria do NH 3 PIRAMIDAL.

Molcula com

5 tomos

6)CH4 = 5 TOMOS.(1 Carbono + 4 Hidrognios).Vamos colocar o C(menor quantidade) no centro e rode-lo com os quatro H de forma que fiquem o mais longe um do outro.Fazendo isso a molcula CH 4 ficar,simplificadamente,da seguinte forma:

TETRADRICA
Como o carbono da famlia 4A , ele possuir 4 eltrons na camada de valncia.Na molcula CH 4, o carbono usa seus 4 eltrons para fazer 4 ligaes.Desse modo no sobra eltrons para promover repulso das ligaes, e a molcula ficar ento com essa geometria que chamada de TETRADRICA.

QUMICA
Aula

PROF.: RIKARDO COIMBRA

GEOMETRIA MOLECULAR
Curso Motivao O melhor Pr-Vestibular do Mundo

Curso MotivAO 2010


www.curso-motivacao.blogspot.com

| TABELA RESUMO |

E o monguinho..... Ah Professor!!! Continuo no entendendo ainda...Ser que voc no teria um resumo do resumo do resumo do resumo resumido???

I ) Molcula com 2 tomos LINEAR LINEAR II) Molcula com 3 tomos ANGULAR (sobra eltrons no elemento central)

TRIGONAL III) Molcula com 4 tomos PIRAMIDAL (sobra eltrons no elemento central) IV) Molcula com 5 tomos TETRADRICA

A Dois passos da Geometria Molecular

TOMOS

2 3 3 4 4 5

SOBRA ELTRONS? No Sim No Sim No

GEOMETRIA Sempre Linear Linear Angular Trigonal Plana Piramidal Tetradrica

EXEMPLOS H2 , O2, HCl, CO2,BeH2, H2O,SO2, O3 BF3,SO3 NH3 , PH3 CH4, CCl4

Estou a dois passos da Geometria Molecular(2x). Eu vou perguntar e vocs vo me falar. Se eu tiver 2 tomos. LINEAR. Se eu tiver 3 tomos. LINEAR ou ANGULAR(2x) ...ou angular. Se eu tiver 4 tomos. TRIGONAL ou PIRAMIDAL(2x) ...ou piramidal Se eu tiver 5 tomos. TETRADRICA(2x) ... tetradrica.

Que o seu caminho para o sucesso seja como uma molcula com dois tomos: Sempre LINEAR.

(RC)

Anda mungkin juga menyukai