Anda di halaman 1dari 9

DECRETO-LEI N 236, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967.

Complementa e modifica a Lei nmero 4.117 de 27 de agsto de 1962. O PRESIDENTE DA REPBLICA , usando da atribuio que lhe confere o artigo 9, 2, do Ato Institucional n 4, de 7 de dezembro de 1966, DECRETA: Art 1 Respeitadas as disposies da Lei nmero 5.250 de 2 de fevereiro de 1967 no que se referem radiodifuso, a presente Lei modifica e complementa a Lei nmero 4.117, de 27 de agsto de 1962. Art 2 Os artigos 24 e 53 da Lei nmero 4.117, de 27 de agsto de 1962 que instituiu o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes, passaro a ter a seguinte redao: "Art. 24. Das deliberaes do Conselho caber pedido de reconsiderao para o mesmo e, em instncia superior, recurso ao Presidente da Repblica. 1 As decises sero tomadas por maioria absoluta de votos dos membros do Conselho, em exerccio, excludos aqueles que estiverem ausentes em misso do Oficial do CONTEL. 2 O recurso para o Presidente da Repblica ou o pedido de reconsiderao deve ser apresentado no prazo de trinta (30) dias contados da notificao feita ao interessado, por telegrama, ou carta registrada um e outro com aviso de recebimento, ou da publicao desta notificao feita no Dirio Oficial da Unio. 3 O recurso para o Presidente da Repblica ter efeito suspensivo. Art. 53. Constitui abuso, no exerccio de liberdade da radiodifuso, o emprgo dsse meio de comunicao para a prtica de crime ou contraveno previstos na legislao em vigor no pas, inclusive: a) incitar a desobedincia s leis ou decises judicirias; b) divulgar segredos de Estado ou assuntos que prejudiquem a defesa nacional; c) ultrajar a honra nacional; d) fazer propaganda de guerra ou de processos de subverso da ordem poltica e social; e) promover campanha discriminatria de classe, cr, raa ou religio; f) insuflar a rebeldia ou a indisciplina nas fras armadas ou nas organizaes de segurana pblica; g) comprometer as relaes internacionais do Pas; h) ofender a moral familiar pblica, ou os bons costumes; i) caluniar, injuriar ou difamar os Podres Legislativos, Executivo ou Judicirio ou os respectivos membros;

j) veicular notcias falsas, com perigo para ordem pblica, econmica e social; l) colaborar na prtica de rebeldia, desordens ou manifestaes proibidas". Art 3 So revogados os artigos 58 at 99 da Lei nmero 4.117, e 27 de agsto de 1962, os quais so substitudos pelos seguintes novos artigos numerados de 58 a 72: "Art. 58. Nos crimes de violao da telecomunicao, a que se referem esta Lei e o artigo 151 do Cdigo Penal, cabero, ainda as seguintes penas: I - Para as concessionrias ou permissionrias as previstas nos artigos 62 e 63, se culpados por ao ou omisso e independentemente da ao criminal. II - Para as pessoas fsicas: a) 1 (um) a 2 (dois) anos de deteno ou perda de cargo ou emprgo, apurada a responsabilidade em processo regular, iniciado com o afastamento imediato do acusado at deciso final; b) para autoridade responsvel por violao da telecomunicao, as penas previstas na legislao em vigor sero aplicadas em dbro; c) sero suspensos ou cassados, na proporo da gravidade da infrao, os certificados dos operadores profissionais e dos amadores responsveis pelo crime de violao da telecomunicao. Art. 59. As penas por infrao desta lei so: a) multa, at o valor de NCr$10.000,00; b) suspenso, at trinta (30) dias; c) cassao; d) deteno. 1 Nas infraes em que, a juzo do CONTEL, no se justificar a aplicao de pena, o infrator ser advertido, considerando-se a advertncia como agravante na aplicao de penas por inobservncia do mesmo ou de outro preceito desta Lei. 2 A pena de multa poder ser aplicada isolada ou conjuntamente, com outras sanes especiais e estatudas nesta Lei. 3 O valor das multas ser atualizado de 3 em 3 anos, de acrdo com os nveis de correo monetria. Art. 60. A aplicao das penas desta Lei compete: a) ao CONTEL: multa e suspenso, em qualquer caso, cassao, quando se tratar de permisso; b) ao Presidente da Repblica: cassao, mediante representao do CONTEL em parecer fundamentado.

Art. 61. A pena ser imposta de acrdo com a infrao cometida, considerados os seguintes fatores: a) gravidade da falta; b) antecedentes da entidade faltosa; c) reincidncia especfica. Art. 62. A pena de multa poder ser aplicada por infrao de qualquer dispositivo legal, ou quando a concessionria ou permissionria no houver cumprido, dentro do prazo estipulado, exigncia que tenha sido feita pela CONTEL. Art. 63. A pena de suspenso poder ser aplicada nos seguintes casos: a) infrao dos artigos 38, alneas a, b, c, e, g e h ; 53, 57, 71 e seus pargrafos; b) infrao liberdade de manifestao do pensamento e de informao (Lei nmero 5.250 de 9 de fevereiro de 1967). c) quando a concessionria ou permissionria no houver cumprido, dentro do prazo estipulado, exigncia que lhe tenha sido feita pelo CONTEL; d) quando seja criada situao de perigo de vida; e) utilizao de equipamentos diversos dos aprovados ou instalaes fora das especificaes tcnicas constantes da portaria que as tenha aprovado; f) execuo de servio para o qual no est autorizado. Pargrafo nico. No caso das letras d , e e f dste artigo, poder ser determinada a interrupo do servio pelo agente fiscalizador, " ad referendum " do CONTEL. Art. 64. A pena de cassao poder ser imposta nos seguintes casos: a) infringncia do artigo 53; b) reincidncia em infrao anteriormente punida com suspenso; c) interrupo do funcionamento por mais de trinta (30) dias consecutivos, exceto quando tenha, para isso, obtido autorizao prvia do CONTEL; d) supervenincia da incapacidade legal, tcnica, financeira ou econmica para execuo dos servios da concesso ou permisso; e) no haver a concessionria ou permissionria, no prazo estipulado, corrigido as irregularidades motivadoras da suspenso anteriormente imposta; f) no haver a concessionria ou permissionria cumprido as exigncias e prazos estipulados, at o licenciamento definitivo de sua estao. Art. 65. O CONTEL promover as medidas cabveis, punindo ou propondo a punio, por iniciativa prpria ou sempre que receber representao de qualquer autoridade.

Art. 66. Antes de decidir da aplicao de qualquer das penalidades previstas, o CONTEL notificar a interessada para exercer o direito de defesa, dentro do prazo de 5 (cinco) dias, contados do recebimento da notificao. 1 A repetio da falta no perodo decorrido entre o recebimento da notificao e a tomada de deciso, ser considerada como reincidncia e, no caso das transgresses citadas no artigo 53, o Presidente do CONTEL suspender a emissora provisriamente. 2 Quando a representao fr feita por uma das autoridades a seguir relacionadas, o Presidente do CONTEL verificar " in limine" sua procedncia, podendo deixar de ser feita a notificao a que se refere ste artigo: I - Em todo o Territrio nacional: a) Mesa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; b) Presidente do Supremo Tribunal Federal; c) Ministros de Estado; d) Secretrio Geral do Conselho de Segurana Nacional; e) Procurador Geral da Repblica; f) Chefe do Estado Maior das Fras Armadas. Il - Nos Estados: a) Mesa da Assemblia Legislativa; b) Presidente do Tribunal de Justia; c) Secretrio de assuntos relativos Justia; d) Chefe do Ministrio Pblico Estadual. III - Nos Municpios: a) Mesa da Cmara Municipal; b) Prefeito Municipal. Art. 67. A perempo da concesso ou autorizao ser declarada pelo Presidente da Repblica, precedendo parecer do Conselho Nacional de Telecomunicaes, se a concessionria ou permissionria decair do direito renovao. Pargrafo nico. O direito renovao decorre do cumprimento pela emprsa, de seu contrato de concesso ou permisso, das exigncias legais e regulamentares, bem como das finalidades educacionais, culturais e morais a que se obrigou, e de persistirem a possibilidade tcnica e o intersse pblico em sua existncia. Art. 68. A caducidade da concesso ou da autorizao ser declarada pelo Presidente da Repblica, precedendo parecer do Conselho Nacional de Telecomunicaes, nos seguintes casos:

a) quando a concesso ou a autorizao decorra de convnio com outro pas, cuja denncia a torne inexeqvel; b) quando expirarem os prazos de concesso ou autorizao decorrente de convnio com outro pas, sendo invivel a prorrogao. Pargrafo nico. A declarao de caducidade s se dar se fr impossvel evit-la por convnio com qualquer pas ou por inexistncia comprovada de frequncia no Brasil que possa ser atribuda concessionria ou permissionria, a fim de que no cesse seu funcionamento. Art. 69. A declarao da perempo ou da caducidade, quando viciada por ilegalidade, abuso do poder ou pela desconformidade com os fins ou motivos alegados, titular o prejudicado a postular reparao do seu direito perante o Judicirio. Art. 70. Constitui crime punvel com a pena de deteno de 1 (um) a 2 (dois) anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, a instalao ou utilizao de telecomunicaes, sem observncia do disposto nesta Lei e nos regulamentos. Pargrafo nico. Precedendo ao processo penal, para os efeitos referidos nste artigo, ser liminarmente procedida a busca e apreenso da estao ou aparelho ilegal. Art. 71. Tda irradiao ser gravada e mantida em arquivo durante as 24 horas subsequentes ao encerramento dos trabalhos dirios de emissora. 1 As emissoras de televiso podero gravar apenas o som dos programas transmitidos. 2 As emissoras devero conservar em seus arquivos os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados pelos responsveis, durante 60 (sessenta) dias. 3 As gravaes dos programas polticos, de debates, entrevistas, pronunciamentos da mesma natureza e qualquer irradiao no registrada em texto, devero ser conservados em arquivo pelo prazo de 20 (vinte) dias depois de transmitidas, para as concessionrias at 1 kw e 30 (trinta) dias para as demais. 4 As transmisses compulsoriamente estatudas por lei sero gravadas em material fornecido pelos interessados. Art. 72. A autoridade que impedir ou embaraar a liberdade da radiodifuso ou da televiso fora dos casos autorizados em lei, incidir no que couber, na sano do artigo 322 do Cdigo Penal". Art 4 Smente podero executar servio de radiodifuso: a) a Unio; b) os Estados, Territrios e Municpios; c) as Universidades Brasileiras; d) as Fundaes constitudas no Brasil, cujos estatutos no contrariem, o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes;

e) as sociedades nacionais por aes nominativas ou por cotas, desde que subscritas, as aes ou cotas, em sua totalidade, por brasileiros natos. Pargrafo nico - Nem pessoas jurdicas, excetuados os partidos polticos nacionais, nem estrangeiros podero ser scios ou participar de sociedade que executem servio de radiodifuso, nem exercer sbre ela qualquer tipo de contrle direto ou indireto. Art 5 As entidades interessadas na execuo de servio de radiodifuso devero possuir, comprovadamente, recursos financeiros para fazer face ao custo das instalaes, equipamentos acessrios e os indispensveis explorao do servio. 1 - A comprovao a que se refere ste artigo, compreendendo especialmente, a origem e o montante dos recursos, ser feita perante o Conselho Nacional de Telecomunicaes, na oportunidade da habilitao para a execuo do servio, segundo normas a serem por le baixadas. 2 - Os financiamentos para aquisio de equipamentos sero considerados como recursos financeiros para os fins do 1, desde que fornecidos pelos prprios fabricantes. Art 6 S os brasileiros natos podero exercer, nas entidades executantes de servio de radiodifuso, os cargos e funes de direo, gerncia, chefia, de assessoramento e assistncia administrativa e intelectual. Art 7 vedado s emprsas de radiodifuso manter contratos de assistncia tcnica com emprsas ou organizaes estrangeiras, quer a respeito de administrao, quer de orientao, sendo rigorosamente proibido que estas, por qualquer forma ou modalidade, pretexto expediente mantenham ou nomeiem servidores ou tcnicas que, de forma direta ou indireta, tenham interveno ou conhecimento da vida administrativa ou da orientao da emprsa de radiodifuso. Pargrafo nico. A vedao a que se refere ste artigo no alcana a parte estritamente tcnica ou artstica da programao e do aparelhamento da emprsa, nem se aplica aos casos de contrato de assistncia tcnica, com emprsa ou organizao estrangeira, no superior a seis messes e exclusivamente referentes base de instalao e incio de funcionamento de equipamentos, mquinas e aparelhamentos tcnicos. Art 8 Depende de prvia aprovao do CONTEL qualquer contrato que uma emprsa de radiodifuso pretenda fazer com emprsa ou organizao estrangeira, que possa, de qualquer forma, ferir o esprito das disposies dos artigos 4, 6 e 7. Pargrafo nico. So tambm proibidas quaisquer modalidades contratuais que, de maneira direta ou indireta, assegurem emprsa ou organizao estrangeira participao nos lucros brutos ou lquidos das emprsas de radiodifuso. Art 9 permitido s emprsas de radiodifuso estabelecer, com pessoas fsicas ou jurdicas nacionais contratos que tenham por objetivo financiamento, emprstimo ou assistncia tcnica, desde que autorizados pelo CONTEL. 1 - Os contratos de assistncia tcnica s podero ser firmados com pessoas fsicas ou jurdicas especializadas no setor especfico para o qual forem contratadas. 2 - A aquisio de equipamento poder ser financiada pelos seus fabricantes ou por estabelecimentos e crditos nacionais, em prazo no superior a 10 (dez) anos.

Art 10. O CONTEL baixar normas regulando a transmisso pelas emissoras de radiodifuso de programas de origem estrangeira ou produzidos por emprsas sediadas no pas, cujos acionistas ou cotistas diretores, gerentes e administradores no sejam brasileiros. Art 11. O CONTEL baixar norma sbre a obrigatoriedade da transmisso de programas ao vivo, tendo em conta, entre outros fatres, a localizao, a potncia das emissoras e as condies scio-econmicas das regies em que as mesmas se encontrem instaladas. Art 12. Cada entidade s poder ter concesso ou permisso para executar servio de radiodifuso, em todo o pas, dentro dos seguintes limites: I) Estaes radiodifusoras de som: a - Locais: Ondas mdias - 4 Frequncia modulada - 6 b - Regionais: Ondas mdias - 3 Ondas tropicais - 3 sendo no mximo 2 por Estados c - Nacionais: Ondas mdias - 2 Ondas curtas - 2 2) Estaes radiodifusoras de som e imagem - 10 em todo territrio nacional, sendo no mximo 5 em VHF e 2 por Estado. 1 - Cada estao de ondas curtas poder, fora das limitaes estabelecidas no artigo, utilizar uma ou vrias frequncias, que lhe tenham sido consignadas em leque. 2 - No sero computadas para os efeitos do presente artigo, as estaes repetidoras e retransmissoras de televiso, pertencentes s estaes geradoras. 3 - No podero ter concesso ou permisso as entidades das quais faa parte acionista ou cotista que integre o quadro social de outras emprsas executantes do servio de radiodifuso, alm dos limites fixados nste artigo. (Vide Lei n 10.610, de 2002) 4 - Os atuais concessionrios e permissionrios de servio de radiodifuso, bem como os cotistas e acionistas, que excedem s limitaes estipuladas neste artigo, a le se adaptaro ao prazo mximo de dois (2) anos, a razo de 50% ao ano. 4 Os atuais concessionrios e permissionrios de servios de radiodifuso, bem como os cotistas e acionistas dessas emprsas, que no atendem s limitaes estipuladas neste artigo, devero a le ir-se adaptando, na razo de vinte e cinco por cento (25%) do excesso ao ano, a contar de um ano da data da publicao desta lei. (Redao dada pela Lei n 5.397, de 1968)

5 - Nenhuma pessoa poder participar da direo de mais de uma emprsa de radiodifuso, em localidades diversas, em excesso aos limites estabelecidos neste artigo. 6 - vedada a transferncia direta ou indireta da concesso ou permisso, sem prvia autorizao do Govrno Federal. 7 - As emprsas concessionrias ou permissionrias de servio de radiodifuso no podero estar subordinada a outras entidades que se constituem com a finalidade de estabelecer direo ou orientao nica, atravs de cadeias ou associaes de qualquer espcie. Art 13. A televiso educativa se destinar divulgao de programas educacionais, mediante a transmisso de aulas, conferncias, palestras e debates. Pargrafo nico. A televiso educativa no tem carter comercial, sendo vedada a transmisso de qualquer propaganda, direta ou indiretamente, bem como o patrocnio dos programas transmitidos, mesmo que nenhuma propaganda seja feita atravs dos mesmos. Art 14. Smente podero executar servio de televiso educativa: a) a Unio; b) os Estados, Territrios e Municpios; c) as Universidades Brasileiras; d) as Fundaes constitudas no Brasil, cujos Estatutos no contrariem o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes. 1 - As Universidades e Fundaes devero, comprovadamente possuir recursos prprios para o empreendimento. 2 - A outorga de canais para a televiso educativa no depender da publicao do edital previsto do artigo 34 do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes. Art 15. Dentro das disponibilidades existentes ou que venham a existir, o CONTEL reservar canais de Televiso, em todas as capitais de Estados e Territrios e cidades de populao igual ou superior a 100.000 (cem mil) habitantes, destinando-os televiso educativa. Art 16. O CONTEL baixar normas determinando a obrigatoriedade de transmisso de programas educacionais nas emissoras comerciais de radiodifuso, estipulando horrio, durao e qualidade dsses programas. 1 - A durao mxima obrigatria dos programas educacionais ser de 5 (cinco) horas semanais. 2 - Os programas educacionais obrigatrios devero ser transmitidos em horrios compreendidos entre as 7 (sete) e as 17 (dezessete) horas. Art 17. As infraes ao disposto nos artigos 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 16 desta Lei, ressalvadas as cominaes previstas em Leis Especiais, sero punidas com as seguintes penas, de acrdo com o artigo 59 do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes: a) multa, por infringncia dos artigos 11, 13 e 16;

b) suspenso por infringncia dos artigos 6, 9 e 10; c) cassao, por infringncia dos artigos 4, 7, 8, 12 e 14, e por reincidncia especfica em infrao j punida com a pena de suspenso, ou por no atendimento dos prazos fixados pelo CONTEL para cumprimento desta Lei. Art 18. Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 28 de fevereiro de 1967; 146 da Independncia e 79 da Repblica. H. CASTELLO BRANCO Carlos Medeiros da Silva Este texto no substitui o publicado no DOU de 28.2.1967

Anda mungkin juga menyukai