Anda di halaman 1dari 7

DECRETO N 2.108, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1996.

Altera dispositivos do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto n 52.795, de 31 de outubro de 1963, e modificado por disposies posteriores. O PRESIDENTE DA REPBLICA , no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto na Lei n 4.117, de 27 de agosto de 1962, e na Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, DECRETA: Art. 1 Os arts. 1, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16, do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto n 52.795, de 31 de outubro de 1963, e modificado por disposies posteriores, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 1 Os servios de radiodifuso, compreendendo a transmisso de sons (radiodifuso sonora) e a transmisso de sons e imagens (televiso), a serem direta e livremente recebidas pelo pblico em geral, obedecero aos preceitos da Lei n 4.117, de 27 de agosto de 1962, do Decreto n 52.026, de 20 de maio de 1963, deste Regulamento e das normas baixadas pelo Ministrio das Comunicaes, observando, quanto outorga para execuo desses servios, as disposies da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. Pargrafo nico. Os servios de radiodifuso obedecero, tambm, s normas constantes dos atos internacionais em vigor e dos que no futuro se celebrarem, referendados pelo Congresso Nacional." "Art. 10. A outorga para execuo dos servios de radiodifuso ser precedida de procedimento licitatrio, observadas as disposies legais e regulamentares. 1 O processo de outorga, nos termos do edital, destina-se a garantir tratamento isonmico aos participantes e observar os princpios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da publicidade. 2 A deciso quanto abertura de edital de competncia exclusiva do Ministrio das Comunicaes. 3 Havendo canal disponvel no correspondente plano de distribuio de canais, o interessado dever submeter ao Ministrio das Comunicaes estudo demonstrando a viabilidade econmica do empreendimento na localidade em que pretende explorar o servio. 4 No havendo canal disponvel, alm do estudo mencionado no pargrafo anterior o interessado dever submeter ao Ministrio das Comunicaes estudo demonstrativo de viabilidade tcnica, elaborado segundo normas vigentes, relativo incluso de novo canal no correspondente plano de distribuio, na localidade onde pretende explorar o servio. 5 A elaborao de estudos relativos viabilidade econmica do empreendimento e viabilidade tcnica da incluso de canal para uma determinada localidade, no correspondente plano de distribuio, no assegura ao interessado qualquer direito ou vantagem sobre outros que, com ele, se candidatarem ao processo de licitao para a execuo do servio.

6 O Ministrio das Comunicaes no elaborar estudo de viabilidade tcnica para execuo do servio de radiodifuso por solicitao de interessados, limitando-se a examinar os estudos a ele apresentados. 7 So considerados tipos de servio de radiodifuso os de onda mdia, curta, tropical, de freqncia modulada e de televiso." "Art. 11. Os servios de radiodifuso, a fim de permitir, no edital de licitao, a adoo de critrios de julgamento que melhor atendam ao interesse pblico, so enquadrados conforme a seguir: I - Radiodifuso Sonora: 1. Onda Tropical ................................... Grupo A 2. Onda Curta ...................................... Grupo A 3. Onda Mdia: 3.1. Local e regional .............................. Grupo A 3.2. Nacional ...................................... Grupo B 4. Freqncia Modulada: 4.1. classes C e B (B1 e B2) ....................... Grupo A 4.2. classe A (Al, A2, A3 e A4) .................... Grupo B 4.3. classe E (E1, E2 e E3) ........................ Grupo C II - Radiodifuso de Sons e Imagens: 1. classes A e B ................................... Grupo B 2. classe E ........................................ Grupo C 1 O enquadramento previsto neste artigo poder ser alterado pelo Ministrio das Comunicaes. 2 No ser permitida alterao de caractersticas do servio concedido ou permitido que resulte em modificao do seu enquadramento, salvo situaes em que a modificao vise a, exclusivamente, melhor atender a comunidade da localidade para a qual o servio destinado." "Art. 12. O Ministrio das Comunicaes, antes de iniciar o procedimento licitatrio para outorga de concesso ou permisso para execuo de servios de radiodifuso, se entender necessrio, determinar a publicao, no Dirio Oficial da Unio, de consulta pblica prvia acerca do servio pretendido." "Art. 13. O edital ser elaborado pelo Ministrio das Comunicaes, observados, dentre outros, os seguintes elementos e requisitos necessrios formulao das propostas para a execuo do servio: I - objeto da licitao;

II - valor mnimo da outorga de concesso ou permisso; III - condies de pagamento pela outorga; IV - tipo e caractersticas tcnicas do servio; V - localidade de execuo do servio; VI - horrio de funcionamento; VII - prazo da concesso ou permisso; VIII - referncia regulamentao pertinente; IX - prazos para recebimento das propostas; X - sanes; XI - relao de documentos exigidos para a aferio da qualificao econmicofinanceira, da habilitao jurdica e da regularidade fiscal; XII - quesitos e critrios para julgamento das propostas; XIII - prazos e condies para interposio de recursos; XIV - meno expressa quando o servio vier a ser executado em localidade situada na Faixa de Fronteira. XV - nos casos de concesso, minuta do respectivo contrato, contendo suas clusulas essenciais. 1 dispensvel a licitao para outorga para execuo de servio de radiodifuso com fins exclusivamente educativos. 2 A documentao referente aos interessados na execuo do servio mencionado no pargrafo anterior ser, no que couber, a mesma prevista no art. 15 deste Decreto, acrescidas das exigncias constantes de normas especficas." Art. 14. O procedimento licitatrio ter incio com a publicao de aviso no Dirio Oficial da Unio, que dever conter a indicao do local e as condies em que os interessados podero obter o texto do edital, bem assim o local, a data e a hora para a apresentao das propostas para fins de habilitao e julgamento. 1 O aviso de edital dever ser publicado com antecedncia de sessenta dias da data marcada para a apresentao das propostas. 2 Qualquer modificao no edital exige a mesma divulgao que foi dada ao texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. 3 A mesma entidade ou as pessoas que integram o seu quadro societrio e diretivo no podero ser contempladas com mais de uma outorga do mesmo tipo de servio de radiodifuso na mesma localidade." "Art. 15. Para habilitao, exigir-se- dos interessados documentao relativa a:

I - habilitao jurdica; II - qualificao econmico-financeira; III - regularidade fiscal; IV - nacionalidade e outras exigncias relacionadas com os scios e dirigentes. 1 A documentao relativa habilitao jurdica consistir em: a) ato constitutivo e suas alteraes, devidamente registrados ou arquivados na repartio competente, constando dentre seus objetivos a execuo de servios de radiodifuso, bem assim, no caso de sociedade por aes, cpia da ata da assemblia geral que elegeu a diretoria e a relao de acionistas em que conste a quantidade, o valor e o tipo de aes de cada scio; b) comprovante de que obteve o assentimento prvio do rgo prprio se a localidade, objeto do edital, estiver situada na Faixa de Fronteira; c) declarao firmada pela direo da proponente de que: 1. no possui a entidade autorizao para executar o mesmo tipo de servio, na localidade objeto do edital e que, caso venha a ser contemplada com a outorga, no exceder os limites fixados no art. 12 do Decreto-Lei n 236, de 28 de fevereiro de 1967; 2. nenhum scio integra o quadro social de outra entidade executante do mesmo tipo de servio de radiodifuso, na localidade objeto do edital, nem de outras empresas de radiodifuso, em municpios diversos, em excesso aos limites fixados no art. 12 do Decreto-Lei n 236, de 1967. 2 A documentao relativa qualificao econmico-financeira consistir em: a) balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, j exigveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios; b) certido negativa de falncia ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica. 3 A documentao relativa regularidade fiscal consistir em: a) prova de inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes - CGC; b) prova de inscrio no cadastro de contribuintes, estadual ou municipal, se houver, relativo sede da entidade; c) prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS; d) prova de regularidade para com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal da sede da entidade, ou outra equivalente, na forma da lei.

4 A documentao relativa aos scios consistir em prova da condio de brasileiro nato ou naturalizado h mais de dez anos, feita mediante certido de nascimento ou casamento, certificado de reservista, ttulo de eleitor, carteira profissional ou de identidade, ou comprovante de naturalizao ou de reconhecimento de igualdade de direitos civis, para os portugueses. 5 A documentao relativa aos dirigentes consistir em: a) prova da condio de brasileiro nato ou naturalizado h mais de dez anos, feita mediante qualquer dos documentos prprios mencionados no pargrafo anterior; b) certido dos cartrios Distribuidores Cveis e Criminais e do de Protestos de Ttulos, dos locais de residncia nos ltimos cinco anos, bem assim das localidades onde exeram, ou hajam exercido, no mesmo perodo, atividades econmicas; c) prova do cumprimento das obrigaes eleitorais, mediante documento fornecido pela Justia Eleitoral; d) declarao de que: 1. no participam da direo de outra executante do mesmo tipo de servio de radiodifuso, na localidade objeto do edital, nem de outras entidades de radiodifuso, em municpios diversos, em excesso aos limites fixados no art. 12 do Decreto-Lei n 236, de 1967; 2. no esto no exerccio de mandato eletivo que lhes assegure imunidade parlamentar ou de cargo ou funo do qual decorra foro especial. 6 Os documentos mencionados no pargrafo anterior, com exceo dos que tenham validade predeterminada e dos comprovantes de nacionalidade, devero ser firmados, expedidos ou revalidados em data no superior a noventa dias, anteriores data de sua expedio. 7 Ser inabilitada a proponente que deixar de apresentar qualquer dos documentos indicados nos 1 a 6 deste artigo, ou que, em os apresentando, no atendam s exigncias do edital ou estejam com falhas ou incorrees. 8 Ultrapassada a fase de habilitao das proponentes e abertas as propostas, no cabe inabilit-las por motivo relacionado com a habilitao, salvo em face de razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o seu trmino." "Art. 16. As propostas sero examinadas e julgadas em conformidade com os quesitos e critrios estabelecidos neste artigo. 1 Para a classificao das propostas, sero considerados os seguintes quesitos: a) tempo destinado a programas jornalsticos, educativos e informativos mximo de quinze pontos; b) tempo destinado a servio noticioso - mximo de quinze pontos; c) tempo destinado a programas culturais, artsticos e jornalsticos a serem produzidos e gerados na prpria localidade ou no municpio qual pertence a localidade objeto da outorga mximo de trinta pontos;

d) prazo para incio da execuo do servio objeto da outorga, em carter definitivo mximo de quarenta pontos. 2 Considerando caractersticas especficas do servio, podero ser previstos no edital outros quesitos para fins de exame das propostas, cuja pontuao no devera ser superior vinte pontos, situao em que as pontuaes estabelecidas no 1 sero proporcionalmente reduzidas de modo que seja mantido o total de cem pontos. 3 Para cada quesito, o edital de licitao estabelecer: I - condio mnima necessria a ser atendida; II - critrios objetivos para a gradao da pontuao, vedada a comparao entre propostas. 4 Somente sero classificadas as propostas que, alm de atenderem ao estabelecido no inciso I do 3, obtiverem, pelo menos, a seguinte pontuao: I - cinqenta pontos para os servios enquadrados no Grupo A; II - sessenta pontos para os servios enquadrados no Grupo B; III - setenta pontos para os servios enquadrados no Grupo C; 5 A classificao das proponentes far-se- de acordo com a mdia ponderada da valorao obtida pela aplicao do disposto nos 1 a 4 deste artigo e da valorao da proposta de preo pela outorga, de acordo com os pesos preestabelecidos no edital, observado o que segue: I - o critrio de gradao para a valorao do preo pela outorga ser estabelecido em edital, de modo objetivo, vedada a comparao entre propostas, determinando pontuao mxima de cem pontos; II - para os servios enquadrados no Grupo A, o peso relativo valorao obtida pela aplicao do disposto no inciso II do 3 deste artigo preponderar sobre o peso relativo valorao obtida pelo preo pela outorga; III - para os servios enquadrados no Grupo B, os pesos relativos valorao obtida pela aplicao do disposto no inciso II do 3 deste artigo e valorao obtida pelo preo pela outorga sero equivalentes; IV - para os servios enquadrados no Grupo C, o peso relativo valorao obtida pelo preo pela outorga preponderar sobre o peso relativo valorao obtida pela aplicao do disposto no inciso II do 3 deste artigo. 6 Ser desclassificada a proposta que contiver oferta de pagamento de valor inferior ao mnimo fixado em edital. 7 No caso de empate entre duas ou mais propostas, a seleo far-se-, por sorteio, em ato pblico, para o qual todas as proponentes classificadas sero convocadas. 8 O valor da outorga de concesso ou permisso para executar os servios ser o proposto pela entidade vencedora, que dever observar as condies mnimas estabelecidas no edital objeto da licitao, concernentes, entre outras, carncia, prazos de pagamento, multas e encargos de mora, devendo ser recolhido pela entidade vencedora ao FISTEL.

9 Do contrato de concesso ou da portaria de permisso constar, como condio obrigatria na execuo do servio, o cumprimento do indicado pela entidade vencedora nos itens de sua proposta, relativos s alneas do 1 deste artigo, bem assim os preceitos estabelecidos no art. 28. 10. As outorgas a Estados e Municpios sero deferidas mediante atos de autorizao pelo Presidente da Repblica ou pelo Ministro de Estado das Comunicaes, conforme o caso, e sero formalizadas por meio de convnio a ser firmado no prazo de sessenta dias."

Art. 2 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 24 de dezembro de 1996; 175 da Independncia e 108 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Srgio Motta Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 26.12.1996

Anda mungkin juga menyukai