Anda di halaman 1dari 20

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO I (TCC I)

ENGENHARIA I!I" # $% PER&'D'


AULA 03 PESQUISA CIENTFICA E PROJETO DE PESQUISA (INTRODUO, HIPTESES, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA) Prof. Daniel Miranda Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

CONTEDO PROGRAMTICO
A PESQUISA CIENTFICA;
INTRODUO; ETAPAS DA PESQUISA CIENTFICA; DICAS PARA LEITURA E REDAO;

O PROJETO DE PESQUISA:
O QUE ? ESTRUTURA;

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO):


INTRODUO; PRESSUPOSTOS/HIPTESES; OBJETIVOS GERAL E ESPECFICOS; JUSTIFICATIVA.

A PESQUISA CIENTFICA INTRODUO


A pesquisa cientfica constitui uma rotina acadmica, seja na graduao, na ps-graduao ou na extenso;

Para o desenvolvimento de qualquer pesquisa, h a necessidade de se elaborar um projeto (PUC, 2010): Alunos de graduao: projetos de monografia ou de Iniciao Cientfica; Alunos de ps-graduao: monografia de especializao ou projeto para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado; Professores: projetos de pesquisa para serem apresentados a agncias de fomento (ex: CAPES, CNPQ), afim de pleitear recursos financeiros.

A PESQUISA CIENTFICA ETAPAS DA PESQUISA CIENTFICA


Escolha do tema; Elaborao da pesquisa bibliogrfica e seleo das obras relevantes; Justificativa da escolha do tema da pesquisa; Formulao do problema; Traado dos objetivos da pesquisa (geral e especficos); Escolha da metodologia; Coleta de dados; Tabulao dos dados; Anlise, comparaes e discusso dos dados; Concluso; Redao, digitao e normalizao do trabalho.

A PESQUISA CIENTFICA DICAS PARA LEITURA E REDAO


Fazer um levantamento bibliogrfico e selecionar as obras relevantes que ir ler; Antes da leitura, anotar os dados bibliogrficos das fontes; Depois da leitura, anotar as principais ideias do autor, assim como o nmero da pgina onde esta est descrita, para fins de citaes diretas; Todas as fontes utilizadas para fazer o trabalho devem ser referenciadas, mesmo que no estejam citadas no corpo do texto; Evitar utilizao de informaes obtidas verbalmente ou textos no publicados (passvel de no comprovao);

A PESQUISA CIENTFICA DICAS PARA LEITURA E REDAO


Evitar o excesso de citaes de citao (apud); Evite o uso excessivo de notas de rodap. Quando as utilizar, que estas sejam sucintas; Evite utilizar siglas e abreviaturas, principalmente jarges especficos da rea. As abreviaturas devem ser feitas por extenso na sua primeira ocorrncia no texto; Observar concordncia verbal e correo gramatical; O texto cientfico deve ser redigido de forma IMPESSOAL (ex: observa-se, observou-se, observaram-se, observam-se etc).

A PESQUISA CIENTFICA DICAS PARA LEITURA E REDAO


Todas as figuras, fotos, tabelas e grficos devem ser identificados com ttulo e a sua fonte;

Caso tenham sido produzidas pelo autor ou seja construda a partir dos resultados da pesquisa, deve-se utilizar como fonte as expresses: dados da pesquisa, arquivo pessoal, fotos do autor etc).

O PROJETO DE PESQUISA O QUE ?


Projeto de pesquisa o documento que possui as ideias principais de uma pesquisa que ser realizada (Wikipdia, 2014);

Para os objetivos do TCC, funciona como um eficaz roteiro de trabalho ou instrumento de planejamento, alm de desempenhar o papel de um instrumento direcionador da pesquisa (Wikipdia apud Barros, 2014).

O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA


Os projetos de pesquisa so elaborados segundo a NBR 15287/2011;

Os elementos que compem o projeto de pesquisa so:


Parte externa (capa); Parte interna (pr-textuais, textuais e ps-textuais).

O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA


ESTRUTURA PARTE EXTERNA Capa ELEMENTO APRESENTAO Obrigatrio Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Obrigatrio Obrigatrio Opcional Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional Obrigatrio Obrigatrio Opcional Opcional Opcional

PARTE INTERNA

Folha de rosto Lista de ilustraes PR-TEXTUAIS Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Sumrio Introduo Pressupostos/Hipteses Objetivos: - Geral - Especficos TEXTUAIS Justificativa Referencial terico Metodologia Cronograma Recursos necessrios Resultados esperados Referncias Glossrio PS-TEXTUAIS Apndice(s) Anexo(s)

O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA

(onte) *tt+),,+al-a..ifto.ed/.0r,do1.,1e+ie-, +ro2eto3+e.4/i.a3roteiro.+df

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) INTRODUO


a parte textual na qual deve ser exposto o tema do projeto; uma apresentao rpida do assunto abordado e sua importncia; Neste captulo, o autor deve demonstrar a importncia e a necessidade deste projeto; Possibilita uma viso geral do trabalho a ser realizado; Apresenta uma conceituao do tema e da delimitao do problema ou objeto de estudo; Explica os fatos ou motivos que conduziram o autor a formular uma hiptese de trabalho.

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) INTRODUO


H uma srie de perguntas que devem ser necessariamente respondidas em uma boa introduo de um projeto de pesquisa:
O que vai ser estudado? O que sabemos sobre o assunto? Que autores consultados trabalham com ideias semelhantes e que conhecimentos produziram? (quem j publicou sobre o assunto?) Qual a dvida relacionada ao tema? Quais foram as observaes que despertaram a curiosidade para aquele determinado problema? Para que serve o que se vai estudar? Que pergunta ir responder? Qual a necessidade da pesquisa?

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) PRESSUPOSTOS/HIPTESES - OPCIONAL


As hipteses ou pressupostos so respostas provisrias questo central ou ao problema de pesquisa;

Funcionam como uma verdadeira bssola para o trabalho;

Seu desafio, durante a execuo da pesquisa, ser o de verificar a validade das suas respostas provisrias, seja para confirm-las ou para neg-las;

Devem ser formuladas de forma afirmativa;

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) PRESSUPOSTOS/HIPTESES - OPCIONAL


Exemplo: Suponhamos o tema Os programas de reabilitao e incluso social existentes em Belo Horizonte (MG) para os dependentes de crack

Problema definido no captulo Introduo: Quais os programas esto sendo aplicados no municpio de Belo Horizonte (MG), visando reabilitao e a incluso social de dependentes de crack?

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) PRESSUPOSTOS/HIPTESES - OPCIONAL


Exemplo: Uma hiptese interessante para a pesquisa poderia ser: A falta de programas de reabilitao e incluso social em Belo Horizonte (MG), para os dependentes de crack, um dos fatores que tem contribudo para o aumento do ndice de criminalidade no municpio.

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) OBJETIVOS GERAL E ESPECFICOS


Os objetivos da pesquisa devero sintetizar os resultados que se pretende alcanar ou que contribuio ela ir efetivamente proporcionar;

Os enunciados dos objetivos devem comear com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao;

Os objetivos precisam ser formulados para responder a questo:


Para que ser feita esta pesquisa?

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) OBJETIVOS GERAL E ESPECFICOS


OBJETIVO GERAL: Relaciona-se diretamente ao problema;

Esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla;

Procura dar uma viso global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcanar;

Quando alcanado, d a resposta ao problema.

PROJETO DE PESQUISA (PASSO-A-PASSO) OBJETIVOS GERAL E ESPECFICOS


OBJETIVOS ESPECFICOS: Estes explicitaro os detalhes, sendo um desdobramento do objetivo geral; Caracterizam etapas ou fases de um projeto, sendo um detalhamento do objetivo geral; O conjunto de objetivos especficos nunca deve ultrapassar a abrangncia proposta no objetivo geral; Relacionados a metas mais especficas (intermedirias) dentro do trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FACULDADES INTEGRADAS DE ITAPETININGA. Manual para elaborao do projeto de pesquisa das Faculdades Integradas de Itapetininga. FII/FKB: Itapetininga (SP), 2012. 27p. PEDAGOGIA EM FOCO. O projeto de pesquisa. Disponvel em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2014. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS. Padro PUC MINAS de normalizao: normas da ABNT para apresentao de projetos de pesquisa. PUC-MG: Belo Horizonte, 2010. 50p. WIKIPDIA. Projeto de pesquisa. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_pesquisa. Acesso em 18 de fevereiro de 2014.

Anda mungkin juga menyukai