Anda di halaman 1dari 13

BANCO DO BRASIL S.A.

Maio/2012

Seleo Externa Regional - Nvel Inicial da Carreira SESMT

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova B, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

O B J E T I VA

PROVA
INSTRUES

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

D I S C U R S I VA
Redao

- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm 9 questes do Questionrio de Percepo sobre a Prova, numeradas de 61 a 69, de preenchimento no obrigatrio. - contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este Caderno de Questes ao fiscal, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 5, considere o texto abaixo. (B) Na prtica, no lei, e no h nenhuma obrigatoriedade. Mesmo assim, 140 pases se comprometeram a aumentar o acesso gua potvel, ao tratamento de esgoto e a promover o (C) uso inteligente da gua, na concluso do ltimo Frum Mundial da gua. Os acordos firmados no Frum no tm carter vinculante. Isso significa que as promessas no sero cobradas de ningum. A ideia, no entanto, levar esse documento para a Rio+20, conferncia da ONU para o desenvolvimento sustentvel, que acontecer em junho no pas. Hoje, cerca de 28 agncias ligadas ONU lidam com a gua sob vrias abordagens, como produo de energia e agricultura. Mas a gua, por si s, no o foco do trabalho de nenhuma delas. O Ministrio do Meio Ambiente, o das Relaes Internacionais e a ANA (Agncia Nacional de guas) propuseram durante o encontro mundial a criao de um Conselho de Desenvolvimento Sustentvel na ONU para tratar desse tema. O Brasil possui 12% da gua doce do planeta, mas h problemas: 70% dela esto na bacia amaznica, longe dos maiores centros urbanos. E s 45% dos brasileiros tm gua tratada.
(Sabine Righetti. Folha de S.Paulo, 19 de maro de 2012, C11, com adaptaes)

Conclui-se corretamente do texto que (A) o Brasil, apesar da quantidade de gua doce disponvel, ainda no atende aos objetivos previstos no acordo firmado no Frum Mundial da gua.

a proposta sobre o aproveitamento sustentvel da gua ser inatingvel se esse tema no for obrigatoriamente discutido na conferncia Rio+20.

a quantidade de gua disponvel para a agricultura e para produzir energia prejudica o fornecimento desse recurso natural para uso humano responsvel.

(D)

a destinao prtica da gua, seja para a agricultura, seja para uso humano, est sujeita disponibilidade desse recurso natural, escasso no mundo todo.

(E)

os compromissos assumidos, principalmente quanto ao uso sustentvel da gua, sero respeitados pelos pases participantes do Frum Mundial.

_________________________________________________________

3.

Na prtica, no lei, e no h nenhuma obrigatoriedade. O sentido do segmento grifado acima reaparece no texto, com outras palavras, em: (A) ... aumentar o acesso gua potvel ...

(B)

... promover o uso inteligente da gua ...

(C)

... no tm carter vinculante.

(D)

... no o foco do trabalho ...

(E) 1. O texto se volta, principalmente, para 4. (A) a crtica ao descompromisso de vrios pases com as propostas estabelecidas na concluso do recente Frum Mundial da gua. uma maior oferta de gua potvel no mundo todo, em especial no Brasil, pas que detm a maior porcentagem desse recurso. as dificuldades relativas ao consumo mundial de gua em pases sem infraestrutura necessria para o acesso a esse recurso. a infraestrutura necessria para que as agncias mundiais que tratam da gua exeram a fiscalizao do consumo responsvel desse recurso. a proposio, por diversos pases, da utilizao responsvel da gua, voltada para um desenvolvimento sustentvel.

O Brasil possui 12% da gua doce do planeta ...

_________________________________________________________

Com as alteraes propostas entre parnteses no final da frase para os segmentos grifados, o verbo que dever permanecer corretamente no singular est em: (A) Na prtica, no lei ... (determinaes legais)

(B)

(B)

... e no h nenhuma obrigatoriedade. (propostas obrigatrias)

(C)

(C)

Isso significa que as promessas ... (Esses fatos)

(D)

(D)

... conferncia da ONU, ... que acontecer em junho no pas. (as reunies)

(E)

(E)

O Brasil possui 12% da gua doce do planeta ... (As regies brasileiras)
BBRAS-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


5. Outra redao clara e correta para o 1 pargrafo do texto, mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, est em: (A) Com a concluso do ltimo Frum Mundial da gua que, na prtica, no lei nem tem obrigatoriedade, nem mesmo assim, 140 pases se comprometeram a aumentar o acesso gua potvel, o tratamento de esgoto e promover o uso inteligente da gua. Sem a prtica da lei, e sem obrigatoriedade, surgiu na concluso do ltimo Frum Mundial da gua comprometimento dos 140 pases de aumentar a gua potvel, o tratamento de esgoto e promover o uso inteligente da gua. Os 140 pases que mesmo assim, na concluso do ltimo Frum Mundial da gua se comprometeu aumentar o acesso gua potvel, ao tratamento de esgoto e a promover o uso inteligente da gua, no so obrigados por lei a fazer isso. Na prtica, a concluso do ltimo Frum Mundial da gua no lei, e no se tem nenhuma obrigatoriedade no comprometimento dos 140 pases que vai aumentar o acesso a gua potvel, ao tratamento de esgoto e promover o uso inteligente da gua. Na concluso do ltimo Frum Mundial da gua, mesmo no havendo compromisso obrigatrio de nenhum deles, 140 pases se dispuseram a aumentar o acesso gua potvel, ao tratamento de esgoto e a promover o uso inteligente da gua. Para responder s questes de nmeros 6 a 9, considere o texto abaixo. 7.
o

6.

Fica evidente no texto (A) a importncia dos correios e telgrafos como meio de comunicao em alguns pontos do pas, ainda no incio do sculo passado. o papel predominante dos jornais brasileiros como elementos de divulgao dos fatos importantes, acontecidos em todo o mundo. a dificuldade para imprimir e distribuir jornais em uma poca de reduzida capacidade tcnica para acompanhar essas atividades. o grande nmero de jornais que se incumbiam de divulgar os fatos da poca, mesmo com as dificuldades de distribuio em locais distantes. o pequeno nmero de leitores interessados nos acontecimentos dirios, at mesmo mundiais, publicados nos jornais da poca.

(B)

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

Surgiam as Marionis e outras tantas marcas de prelos, capazes de multiplicar os exemplares e combinar textos e imagens como, durante o sculo XIX, nunca havia sido possvel. O segmento transcrito acima refere-se, implicitamente, (A) presena de uma imprensa livre, atraente para seus leitores. aos comentrios crticos publicados nos jornais da poca. ao poder de divulgao de fatos recentes conferido aos jornais. ao desenvolvimento industrial que possibilitava avanos nessa poca. aos recursos financeiros dos jornalistas no incio do sculo XX. Para responder s questes de nmeros 8 e 9, cono sidere o segmento que inicia o 2 pargrafo.

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

(B)

A mecanizao dos meios de comunicao e da impresso foi de fundamental importncia para a expanso da imprensa no incio do sculo XX. Os novos prelos (*) utilizados pela grande imprensa eram comemorados em pequenos comentrios dos semanrios de narrativa irreverente paulistana. Surgiam as Marionis e outras tantas marcas de prelos, capazes de multiplicar os exemplares e combinar textos e imagens como, durante o sculo XIX, nunca havia sido possvel. Aliados maior capacidade de produo, impresso e composio estavam os correios e telgrafos, principais responsveis pela distribuio dos jornais, assim como meio de comunicao fundamental para que leitores e os prprios produtores de jornais mantivessem contato com os acontecimentos do momento. Apesar de sua pssima fama, que atravessara o sculo 8.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

Apesar de sua pssima fama, que atravessara o sculo

XIX e permanecia ao longo da primeira dcada do sculo XX ...

O emprego dos tempos dos verbos grifados acima indica, respectivamente, (A) fato a se realizar no futuro e ao repetitiva no passado. situao presente e ao habitual tambm no presente. ao realizada no presente e situao passada, sob certa condio. fato habitual, repetitivo, e desejo de que uma ao se realize. tempo passado anterior a outro e ao contnua na poca referida. 3

XIX e permanecia ao longo da primeira dcada do sculo XX


em pequenas notas e comentrios crticos dos jornais satricos, por meio dos correios se faziam entregas em locais distantes do interior paulista, recebiam-se jornais de vrias partes do mundo e correspondncias de leitores e colaboradores das folhas.
*prelo aparelho manual ou mecnico que serve para imprimir; mquina impressora, prensa. (Paula Ester Janovitch. Preso por trocadilho. So Paulo: Alameda, 2006. p.137-138) BBRAS-Conh.Bsicos1

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


9. Apesar de sua pssima fama ... A observao inicial do pargrafo indica (A) opinio que confirma o que vem sendo exposto desde o incio do texto. hiptese que introduz uma afirmativa que no poder se realizar. (C) (C) ideia oposta que vai ser expressa, contrariando uma possvel expectativa. concluso das ideias contidas em todo o desenvolvimento textual. retificao de um engano cometido no pargrafo anterior. (D) 10. A referncia ao avio, no ltimo pargrafo, permite (A) concluir que a possibilidade de voar com segurana veio preencher o sonho humano, existente desde a antiguidade, de imitar os pssaros. perceber que, mesmo sendo possvel a utilizao desse aparelho, permanece em algumas pessoas o sonho de voar livremente, como os pssaros. entender as razes da existncia de heris alados desde a antiguidade, cuja imitao levou o homem a construir esses aparelhos voadores. descobrir as causas da frustrao humana quanto ao fato de no poder se locomover livremente no espao, como o fazem as aves. compreender a perda da capacidade de sonhar que o homem havia conseguido manter ao longo da histria, desde a antiguidade.

(B)

(B)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 10 a 14, considere o texto abaixo.

11.

No 3 pargrafo, (A) comprova-se a dificuldade de alguns pesquisadores em aceitar as narrativas mitolgicas sobre homens que conseguiram voar com asas de pssaros. aborda-se a incapacidade de autores mais antigos em interpretar corretamente as narrativas sobre homens voadores e as causas dos fracassos. evidencia-se a eficcia das tentativas humanas de voar como os pssaros, rompendo dessa forma a ordem dos fatos imposta pela natureza. exemplifica-se o fato de que as histrias antigas, narradas como fantasias, forneceram elementos que permitiram a concretizao do sonho de voar. mostra-se que as experincias humanas no trouxeram benefcios para a arte de voar, devido aos acidentes fatais resultantes dessas experincias.

O sonho de voar alimenta o imaginrio do homem desde que ele surgiu sobre a Terra. A inveja dos pssaros e as lendas de homens alados, como Ddalo e caro (considerado o primeiro mrtir da aviao), levaram a um sem-nmero de experincias, a maioria fatal. A histria dos homens voadores a mesma, desde a mitologia at o sculo XXI. Na antiguidade grega e latina, assim como em vrias religies asiticas, africanas e prcolombianas, os heris tinham asas. Entre o imaginrio e o voo real, as ideias mais absurdas trouxeram, s vezes, elementos para o progresso. A verdadeira compreenso da energia desenvolvida para voar passa por essa relao histrica e os seus pontos fortes. Em 1903, um autor francs estava convencido de que a histria de caro no era uma lenda, mas sim o relato de uma experincia autntica de voo. O cuidado com que Ddalo disps as penas, rgidas na base, soltas nas extremidades, e o fato de ter decolado do alto de uma colina lhe pareceram provas de uma profunda reflexo. Mas o poeta latino Ovdio cometeu um erro ao afirmar que a cera se derreteu ao se aproximar do sol. De fato, quanto mais alto se voa, mais baixa a temperatura. Portanto, necessrio procurar outra causa para o acidente. Passaram-se os anos e chegamos ao avio, que para os homens-pssaros foi uma decepo. Encontrou-se o que no se procurava. Viajar dentro de uma caixa voadora no corresponde ao que o homem quis durante milnios, nem ao ideal que contribuiu para anim-lo no seu inconsciente e nos seus sonhos.
(Xaropin Sotto. Cu Azul, n. 36. So Paulo: Grupo Editorial Spagat. p. 62-65, com adaptaes)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

12.

Heris alados, existentes desde a antiguidade, (A) comprovam o permanente desejo do homem quanto possibilidade de voar como os pssaros. mostram a expectativa do homem primitivo de dominar a natureza, igualando-se aos deuses. apontam para a impossibilidade humana de voar, mesmo utilizando mecanismos inovadores. confirmam as tentativas humanas de voar, apesar dos castigos impostos por foras superiores. contrariam a constante busca do homem de, mesmo em imaginao, imitar o voo dos pssaros.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

13.

(considerado o primeiro mrtir da aviao) Os parnteses isolam, no 1 pargrafo, (A) (B) (C) (D) (E) citao fiel de outro autor. comentrio explicativo. informao repetitiva. retificao necessria. enumerao de fatos.
BBRAS-Conh.Bsicos1
o

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


14. De fato, quanto mais alto se voa, mais baixa a temo peratura. (3 pargrafo) A relao lgica entre as duas afirmativas acima estabelece noo de (A) (B) (C) (D) (E) 15. consequncia. condio. finalidade. proporcionalidade. temporalidade. O Brasil jamais produziu um msico popular dessa envergadura, atesta o maestro Caio Cezar. Ele divide com o neto de Pixinguinha, Marcelo Vianna, a direo musical da exposio que o Centro Cultural Banco do Brasil de Braslia apresenta de tera 13 de maro a 6 de maio Pixinguinha. Para a produtora Lu Arajo, curadora da exposio e coordenadora do livro Pixinguinha O gnio e seu tempo, de Andr Diniz, a ser lanado na mostra, o msico uniu o saber das notas musicais riqueza da cultura popular. Pixinguinha incorporou elementos brasileiros s tcni-cas de orquestrao. Fator fundamental para isso foi sua expe-rincia nas diversas formaes em que atuou: bandas, orques-tras regionais e conjuntos de choro e samba. E (A) No meu papel de gestor das condies de trabalho dessa empresa tenho o dever de relatar alguns erros cometidos por funcionrios no decorrer dos trabalhos, que propiciou alguns acidentes por aqui, infelizmente, fatais. Com esse relatrio, que devemos apresentar a chefia desse departamento, a concluso que os acidentes que ocorreram foi por falha humana de funcionrios, sem responsabilidade dos rgos responsveis pela execuo dos trabalhos. Analisadas as circunstncias que apresentamos no decorrer deste relatrio, propomos maior controle dos fatores de risco que propiciam a ocorrncia de acidentes como este que acabamos de relatar, no sentido de evitar tais acontecimentos. Os acidentes de trabalho, como tivemos o desprazer de relatar neste documento, acontece sem previso, e devemos propor que seja feito um controle perfeito disso para evitar sua repetio durante o decorrer dos trabalhos. Depois que ocorreu alguns acidentes durante o trabalho, que envolveu nossos funcionrios, o relatrio lhes analisou e tem por objetivo apontar esses fatos desagradveis para evitar que isso acontea novamente. Para responder s questes de nmeros 16 a 24, considere o texto abaixo. acrescenta: As orquestras dos teatros de revista tambm foram fundamentais para a formao dele como arranjador.
(Fragmento adaptado de Ana Ferraz, O mago do Catumbi, CartaCapital, 14 de maro de 2012, n. 688. p. 52-4)

_________________________________________________________

Considere o trecho seguinte, de um relatrio sobre situao de trabalho. Est correta e adequada a redao apresentada em:

(B)

16.

No primeiro pargrafo do texto, a autora enfatiza (A) o triunfo do talento de Pixinguinha sobre as restries paternas ao desejo do menino de onze anos de aprender a tocar um instrumento musical. a precocidade do interesse pela msica e do talento de Pixinguinha, que aos onze anos j mostrado junto da famlia portando um instrumento musical. o descompasso entre a alegria reinante no sarau familiar e a tristeza do menino que devia permanecer trancado no quarto durante toda a noite. a falta de um lugar para Pixinguinha no conjunto musical familiar, devido ao grande nmero de irmos msicos, at que completasse onze anos de idade. o carter ambivalente do pai de Pixinguinha, que durante parte da infncia do filho mostrava-se ao mesmo tempo festivo e autoritrio.

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Ateno:

17.

Afirmaes como uniu o saber das notas musicais riqueza da cultura popular e incorporou elementos brasileiros s tcnicas de orquestrao apontam para a mistura operada por Pixinguinha entre (A) (B) (C) (D) (E) a aptido e a destreza. a destreza e o romntico. a aptido e o popular. o clssico e o romntico. o erudito e o popular.

No casaro dos Vianna no Catumbi, que no fim do sculo XIX era um buclico bairro carioca, o som do choro preenchia todos os espaos. Quem comandava o sarau era o patriarca, um flautista amador. Ainda pequeno para se juntar ao grupo instalado na sala, o 12 de 14 irmos resignava-se a espiadelas pela porta entreaberta do quarto. No tardaria, entretanto, a revelar seu talento e conquistar o direito de fazer parte da foto em que toda a famlia aparece junta, cada qual com seu instrumento. O ano era 1865 e o garoto de 11 anos, Alfredo da Rocha Vianna Jnior, o Pixinguinha. Na imagem desbotada, ele empunha um cavaquinho. Pouco depois viria a flauta de prata presenteada pelo pai, as aulas de msica e os convites para tocar nas festas de famlia. O raro domnio tcnico como intrprete, o talento para compor e arranjar e a permeabilidade s novas sonoridades acabaram por fazer de Pixinguinha um artista inigualvel.
BBRAS-Conh.Bsicos1
o

_________________________________________________________

18.

O segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) raro domnio = controle invulgar buclico bairro = distrito cosmopolita imagem desbotada = personificao esquecida teatros de revista = encenaes peridicas curadora da exposio = crtica da exibio 5

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


19. ... o som do choro preenchia todos os espaos. O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) 20. No tardaria, entretanto, a revelar seu talento ... O Brasil jamais produziu um msico popular dessa envergadura... Fator fundamental para isso foi sua experincia nas diversas formaes ... ... o 12 de 14 irmos resignava-se a espiadelas pela porta entreaberta do quarto. ... atesta o maestro Caio Cezar. (C)
o

23.

O verbo empregado no singular que tambm poderia ter sido corretamente empregado no plural est grifado em: (A) Ainda pequeno para se juntar ao grupo instalado na o sala, o 12 de 14 irmos resignava-se a espiadelas pela porta entreaberta do quarto. Fator fundamental para isso foi sua experincia nas diversas formaes em que atuou... No casaro dos Vianna no Catumbi, que no fim do sculo XIX era um buclico bairro carioca, o som do choro preenchia todos os espaos. No tardaria, entretanto, a revelar seu talento e conquistar o direito de fazer parte da foto em que toda a famlia aparece junta, cada qual com seu instrumento. Pouco depois viria a flauta de prata presenteada pelo pai, as aulas de msica e os convites para tocar nas festas de famlia.

(B)

_________________________________________________________

Pixinguinha incorporou elementos brasileiros s tcnicas de orquestrao. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est em: (A) As orquestras dos teatros de revista tambm foram fundamentais para a formao dele como arranjador. O Brasil jamais produziu um msico popular dessa envergadura... Ele divide com o neto de Pixinguinha, Marcelo Vianna, a direo musical da exposio... ... o som do choro preenchia todos os espaos. Na imagem desbotada, ele empunha um cavaquinho. (E) (D)

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

24.

Atente para as afirmaes abaixo sobre a pontuao empregada em segmentos transcritos do texto.

_________________________________________________________

21.

A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes no segmento, foi realizada corretamente em: (A) (B) (C) (D) (E) ele empunha um cavaquinho = ele lhe empunha Pixinguinha incorporou elementos brasileiros = Pixinguinha incorporou-nos a revelar seu talento = a revel-lo uniu o saber das notas musicais = uniu-lo-as o som do choro preenchia todos os espaos = o som do choro preenchia-lhes

I. No casaro dos Vianna no Catumbi, que no fim do sculo XIX era um buclico bairro carioca, o som
do choro preenchia todos os espaos. A retirada simultnea das vrgulas manteria a correo e o sentido da frase.

II. O ano era 1865 e o garoto de 11 anos, Alfredo da


Rocha Vianna Jnior, o Pixinguinha. A vrgula colocada imediatamente depois de 11 anos indica a ausncia do verbo era.

_________________________________________________________

22.

O Brasil jamais produziu um msico popular dessa envergadura, atesta o maestro Caio Cezar. O segmento em destaque exerce na frase acima a mesma funo sinttica que o elemento grifado em: (A) As orquestras dos teatros de revista tambm foram fundamentais para a formao dele como arranjador. ... o msico uniu o saber das notas musicais riqueza da cultura popular ... Quem comandava o sarau era o patriarca, um flautista amador. O raro domnio tcnico como intrprete, o talento para compor e arranjar e a permeabilidade s novas sonoridades acabaram por fazer de Pixinguinha um artista inigualvel. ... foto em que toda a famlia aparece junta, cada qual com seu instrumento.

III. Fator fundamental para isso foi sua experincia nas


diversas formaes em que atuou: bandas, orquestras regionais e conjuntos de choro e samba. Os dois-pontos poderiam ser substitudos por uma vrgula, sem prejuzo para a correo e o sentido da frase. Est correto o que consta APENAS em (A)

(B)

I. II. I e II. I e III. II e III.


BBRAS-Conh.Bsicos1

(C)

(B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 25 a 30, considere o texto abaixo. 27. De repente houve um grito: o mar! Era qualquer coisa de largo, de inesperado. Mantendo-se o sentido da frase, o elemento grifado acima poderia ser substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) 28. Oportunamente De modo rpido Logo Tempestivamente Subitamente

A primeira vez que vi o mar eu no estava sozinho. Estava no meio de um bando enorme de meninos. Ns tnhamos viajado para ver o mar. No meio de ns havia apenas um menino que j o tinha visto. Ele nos contava que havia trs espcies de mar: o mar mesmo, a mar, que menor que o mar, e a marola, que menor que a mar. Logo a gente fazia ideia de um lago enorme e duas lagoas. Mas o menino explicava que no. O mar entrava pela mar e a mar entrava pela marola. A marola vinha e voltava. A mar enchia e vazava. O mar s vezes tinha espuma e s vezes no tinha. Isso perturbava ainda mais a imagem. Trs lagoas mexendo, esvaziando e enchendo, com uns rios no meio, s vezes uma poro de espumas, tudo isso muito salgado, azul, com ventos. Fomos ver o mar. Era de manh, fazia sol. De repente houve um grito: o mar! Era qualquer coisa de largo, de inesperado. Estava bem verde perto da terra, e mais longe estava azul. Ns todos gritamos, numa gritaria infernal, e samos correndo para o lado do mar. As ondas batiam nas pedras e jogavam espuma que brilhava ao sol. Ondas grandes, cheias, que explodiam com barulho. Ficamos ali parados, com a respirao apressada, vendo o mar...
(Fragmento de crnica de Rubem Braga, Mar, Santos, julho, 1938)

_________________________________________________________

No meio de ns havia apenas um menino que j o tinha visto. O emprego da forma verbal grifada na frase acima indica tratar-se de ao (A) (B) (C) (D) posterior poca de que se fala. simultnea a outra ao ocorrida no passado. anterior a outra ao ocorrida no passado. habitual, ainda que no exercida no momento da fala. repetida ao longo de certo tempo no passado.

(E) 29.

_________________________________________________________

25.

As menes a rios e lagoas no primeiro pargrafo apontam para (A) o fracasso da tentativa de se imaginar algo nunca visto por meio de associaes inteiramente despropositadas. as tentativas de compor uma imagem do desconhecido a partir de elementos conhecidos e familiares. o desconhecimento da salinidade da gua do mar por aqueles que s conheciam cursos ou acmulos de gua doce. a inabilidade daquele que se vale de analogias para dar ideia de um elemento nico e incomparvel. a importncia da analogia, que muitas vezes propicia melhor conhecimento das coisas do que o contato com a prpria realidade.

A primeira vez que vi o mar eu no estava sozinho. Estava no meio de um bando enorme de meninos. Ns tnhamos viajado para ver o mar. As frases acima esto articuladas com correo e clareza, em um nico perodo, em: (A) A primeira vez que vi o mar eu no estava sozinho, porquanto no meio de um bando enorme de meninos, que tnhamos viajado para ver o mar. Ns tnhamos viajado para ver o mar mas, a primeira vez que eu o vi no estava sozinho: ao contrrio, no meio de um bando enorme de meninos. A primeira vez que vi o mar eu estava no meio de um bando enorme de meninos e no sozinho, mas tinham viajado para v-lo. Eu no estava sozinho a primeira vez que vi o mar, mas no meio de um bando enorme de meninos que tinham viajado para v-lo. Quando vi pela primeira vez o mar, eu estava era no meio de um bando enorme de meninos e no sozinho, que tinham viajado para ver o mar.

(B) (C)

(B)

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

26.

O texto construdo por meio (A) do perfeito encadeamento entre os dois pargrafos: as explicaes sobre o mar, no primeiro, harmonizam-se com sua viso extasiada, no segundo. da violenta ruptura entre os dois pargrafos: o primeiro alonga-se em explicaes sobre o mar que no tm qualquer relao com o que narrado no segundo. de procedimentos narrativos diversos correspondentes aos dois pargrafos: no primeiro, o narrador o autor da crnica; no segundo, ele d voz ao menino que j vira o mar. do contraste entre os dois pargrafos: as frustradas explicaes sobre o mar para quem nunca o vira, no primeiro, so seguidas pela arrebatada viso do mar, no segundo. da inverso entre a ordem dos acontecimentos em relao aos dois pargrafos: o que narrado no primeiro s teria ocorrido depois do que se narra no segundo. (E)

(B)

_________________________________________________________

30.

(C)

de se pensar que mesmo os que nasceram no litoral, habituados ...... ver o mar desde pequenos, no so imunes ...... magia da contemplao marinha, mas nada talvez se compare ...... viso exttica daqueles que, j adultos, o contemplam pela primeira vez. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) a a a a a a a 7

(D)

(E)

BBRAS-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Ao administrar medicamento por via intramuscular, aps a introduo da agulha e aspirao do mbolo verificou-se a presena de grande quantidade de sangue. Nesse caso, o profissional de enfermagem deve (A) (B) (C) infundir lentamente o medicamento e, ao finalizar o procedimento, no massagear a rea da injeo. tracionar a agulha e introduzi-la novamente em ngulo de 15, evitando-se a puno venosa. remover a agulha e a seringa, descartando-as em local adequado, e repetir o procedimento, utilizando outra agulha e seringa. injetar rapidamente o medicamento com sangue na seringa, massageando o local para favorecer a absoro. remover parcialmente a agulha e seringa e aplicar o medicamento em ngulo de 45. (C) 35. Quanto biossegurana, no atendimento ao paciente com meningite meningoccica diagnosticada h trs horas, os profissionais de sade devem higienizar as mos e usar as medidas de precauo (A) padro: mscara PFF2, culos, luvas estreis e avental na possibilidade de contato com pele ntegra, sangue e secrees. por gotculas: mscara cirrgica e, em risco de contato com sangue e secrees usar avental, luvas de procedimento e culos de proteo. por aerossis: mscara cirrgica, culos plumbfero e luvas estreis. de contato: mscara PFF2, luvas de procedimento e avental estril. universal: mscara PFF2, culos de proteo e reencapar todas as agulhas aps o uso.

(B)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)

36.

32.

Segundo a ANVISA, as tcnicas de higienizao das mos variam conforme a finalidade, como descrito em:
TCNICA FINALIDADE Reduzir a carga microbiana das mos, utilizando gua e sabo neutro. Remover sujidade, com auxlio de antissptico. Remover sujidade, utilizando gua morna e sabo neutro. Remover sujidade, microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, suor, oleosidade e clulas mortas. Eliminar a microbiota transitria da pele, reduzir a microbiota residente e proporcionar efeito residual na pele do profissional.

No servio de sade, o acolhimento s gestantes durante o perodo pr-natal tem por objetivo (A) diagnosticar casos de epilepsia gestacional que acarretam riscos ao beb. realizar a triagem e encaminhar os casos de emergncia ao setor verde. assegurar as trs doses de imunizao contra a febre amarela nos primeiros trs meses de gravidez. verificar a vitalidade fetal por meio da avaliao de Ramsay. recepcionar a mulher, garantir ateno resolutiva e articulada para a continuidade da assistncia.

(A) (B) (C)

Higienizao antissptica das mos. Frico antissptica das mos. Antissepsia cirrgica ou preparo pr-operatrio.

(B)

(C)

(D)

(D)

Higienizao simples das mos.

(E)

_________________________________________________________

(E)

Higienizao complexa das mos.

37.

Segundo o Ministrio da Sade, o quadro hipertensivo associado s convulses tnico-clnicas em mulher na gravidez, no parto ou no puerprio imediato, so caractersticas de (A) (B) (C) (D) (E) eclmpsia. mola hidatiforme. gravidez ectpica. diabetes mellitus. aminiorrexe prematura.

_________________________________________________________

33.

Para que a soluo de 1.000 mL de soro fisiolgico a 0,9% seja infundida em 125 mL por hora, o nmero de gotas por minuto deve ser, aproximadamente, de: (A) (B) (C) (D) (E) 68. 64. 45. 42. 38.

_________________________________________________________

38.

Para promover a segurana na refeio do idoso, recomenda-se (A) estimular mastigao rpida do alimento favorecendo a digesto. sentar-se mesa sozinho, em todas as refeies, favorecendo a concentrao. incentivar o consumo de sal e acar para manuteno do equilbrio hidroeletroltico. armazenar talheres, xcaras, em locais de fcil acesso, favorecendo a autonomia da pessoa. restringir o consumo de gua para manuteno da presso arterial.
BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

_________________________________________________________

34.

Ao administrar 150 mg de hidrocortisona por via endovenosa, dispondo de frasco ampola contendo 500 mg desse medicamento e ampola de gua destilada com 10 mL, a quantidade da soluo a ser aplicada, em mL, deve ser de (A) (B) (C) (D) (E) 0,5. 1,0. 1,5. 2,0. 3,0.

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


39. Quanto preveno do diabetes tipo 2 em indivduos adultos e obesos, o auxiliar de enfermagem orienta que (A) a partir dos 30 anos, devem realizar exames de glicemia em jejum, a cada 6 meses. a partir dos 45 anos, devem iniciar a terapia preventiva com insulina e metformina. (B) (C) a automonitorizao glicmica deve ser realizada, at trs vezes ao dia. quando IMC > 25 kg/m2 deve ser encaminhado para o tratamento cirrgico baritrico. recomendada a participao em programa de perda de peso e exerccios fsicos moderados. (C) 43. Segundo as diretrizes da American Heart Association/2010, no suporte bsico de vida ao adulto em casos clnicos, a nfase na reanimao cardiopulmonar de alta qualidade, com foco nas compresses torcicas, inclui (A) (B) iniciar reanimao com uma compresso torcica e, aps, solicitar o socorro mdico. assegurar profundidade da compresso torcica no adulto, em cerca de 5 cm. efetuar sequncia de reanimao com abertura de vias areas, 2 ventilaes e 30 compresses. manter frequncia mnima de 80 compresses por minuto. aumentar as interrupes entre as compresses torcicas, em favor das ventilaes e oxigenao.

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

40.

Analise os grupos de pacientes abaixo:

(E)

I. Portadores de tosse seca h pelo menos 2 dias e


histrico de convivncia em aglomerado populacional urbano.

_________________________________________________________

44.

II. Usurios de drogas, trabalhadores da rea de sade, imunodeprimidos por infeces, como o HIV.

O trabalhador com hemorragia em ferimento cortocontuso no brao procura atendimento no ambulatrio da empresa. Nessa situao, o cuidado prioritrio e imediato a ser prestado pelo auxiliar de enfermagem (A) puncionar acesso venoso perifrico calibroso. preparar o material para sutura. acionar o servio de emergncia para remoo. aplicar analgesia e anestesia local. realizar a compresso local para conteno do sangramento.

III. Pacientes que apresentam tosse com expectorao


e escarro hemoptoico, sudorese noturna e perda de peso. A busca de casos de tuberculose deve ser feita principalmente entre os grupos (A) (B) (C) (D) (E) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, apenas.

_________________________________________________________

45.

As prticas sexuais sem preservativo esto relacionadas s situaes especficas, que incluem:

_________________________________________________________

41.

Conforme o Ministrio da Sade, os casos de notificao compulsria em Unidades Sentinelas incluem (A) depresso, toxoplasmose e infarto agudo do miocrdio. dermatoses ocupacionais, rotavrus e distrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. esquizofrenia, acidente de trabalho fatal e malria. influenza humana, peritonite e amebase. rotavrus, leptospirose e apendicite.

I. As relaes de gnero: as mulheres encontram-se


em situao de menor vulnerabilidade, pois conseguem convencer o parceiro a utilizar o preservativo.

II. O uso de preservativo considerado mito, quando


(B) relacionado com a diminuio do prazer e da potncia sexual masculina, e com a falta de credibilidade como forma de preveno de doenas sexualmente transmissveis.

(C) (D) (E) 42.

III. A baixa condio financeira e a dificuldade de


acesso s informaes influenciam na aquisio do preservativo e na negociao do uso. correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

De acordo com o Calendrio de Vacinao do Adulto e do Idoso, contra indicada gestante e s mulheres que esto amamentando, a imunizao contra (A) (B) (C) (D) (E) febre amarela. hepatite B. sarampo. influenza sazonal. sfilis.

I, II e III. II e III, apenas. III, apenas. II, apenas. I, apenas.


9

BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


46. Conforme o Ministrio da Sade, o dano cardiovascular potencializado em mulheres fumantes, com uso de (A) (B) (C) (D) (E) contraceptivos orais. cigarros light ou slim. acares. cigarros com aditivos flavorizantes. aromatizantes de cigarros sabor baunilha. (B) 50. Para evitar a sub-notificao de acidentes e doenas do trabalho foram efetuadas mudanas na concesso de auxlios-doena. A medida adotada para caracterizar o acidente/doena durante a percia mdica do INSS, a partir da anamnese, foi implementada por meio do (A) SINAN Sistema Nacional de Notificao de Agravos. CABI Centro de Administrao dos Benefcios por Incapacidade. CATDO Comunicado de Acidente de Trabalho e Doena Ocupacional. CNAE Cadastro Nacional de Atividade Econmica. NTEP Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio.

_________________________________________________________

47.

Em caso de inegibilidade da prescrio do medicamento, o auxiliar de enfermagem deve (A) recusar-se a executar a prescrio medicamentosa e teraputica e comunicar ao enfermeiro. executar a prescrio mdica e solicitar ao mdico que faa a correo o mais breve possvel. executar a prescrio mdica e realizar a anotao referente administrao do medicamento. recusar-se a executar a prescrio mdica e imediatamente comunicar a comisso de tica sobre o erro mdico. executar a prescrio conforme a prpria compreenso.

(C)

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

51.

De acordo com a NR7, na indicao de exame audiomtrico, a realizao obrigatria inclusive na demisso do trabalhador e pode ser aceito o resultado de exame anteriormente efetuado, em at (A) 135 dias retroativos da data de demisso, para empresas classificadas em grau de risco 1 e 2. 135 dias retroativos da data de demisso, para empresas classificadas em grau de risco 3 e 4. 235 dias retroativos da data de demisso, para empresas classificadas em grau de risco 1 e 2. 235 dias retroativos da data de demisso, para empresas classificadas em grau de risco 2 e 3. 245 dias retroativos da data de demisso, para empresas classificadas em grau de risco 3 e 4.

(E)

_________________________________________________________

48.

Dentre os inmeros fatores e situaes que podem influenciar negativamente a sade mental do trabalhador, destaca-se (A) a gesto compartilhada que considera o trabalho em equipe. a boa valorizao do trabalhador. a exposio aos altos nveis de rudo.

(B)

(C)

(B) (C) (D) (E)

(D)

(E) o conforto trmico no ambiente de trabalho. o mobilirio ergonomicamente adaptado ao indivduo. 52.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Durante a elaborao do mapa de risco, considera-se uma das etapas a identificao dos indicadores de sade, descritos em: (A) a idade, o sexo, o nmero dos trabalhadores, treinamento de segurana e sade, equipamentos de trabalho e queixas dos trabalhadores. acidentes ocorridos, doenas profissionais diagnosticadas, queixas mais frequentes entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos e causas mais frequentes de ausncias no trabalho. medidas de organizao do trabalho, atividades exercidas, itens de higiene e conforto como banheiros, bebedouros e treinamento de segurana e sade. queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes ocorridos, doenas profissionais diagnosticadas, idade, sexo e nmero de trabalhadores. itens de higiene e conforto como banheiros e bebedouros, treinamento de segurana e sade, causas mais frequentes de ausncias e medidas de organizao do trabalho.
BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

49.

Como membro da equipe de sade, o auxiliar de enfermagem pode orientar os trabalhadores sobre HIV/AIDS, por meio de:

I. Esclarecimentos quanto transmisso do HIV pelo


uso de drogas injetveis e os modos de reduo do risco dessa transmisso. (B)

II. Programas de preveno incentivando-os a conhecer o prprio status sorolgico, mediante aconselhamento e teste compulsrio. (C)

III. Informaes aos portadores do HIV quanto aos direitos assistncia gratuita, como o tratamento antirretroviral. correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 10 (D)

I, II e III. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas. I, apenas.

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001


53. Os principais sinais e sintomas psquicos e os fatores relacionados organizao do trabalho que podem desencadear essas alteraes esto descritas em:
Sinais e sintomas psquicos Fatores relacionados organizao do trabalho

57.

Observe a planilha seguinte, construda utilizando o Microsoft Excel 2010 em portugus:


A 1 2 3 4 5 6 7 8 Produto Arroz 5 kg Macarro 1 kg Sorvete 2 litros Preo 10,5 3,45 13,98 Preo reajustado 10,7415 3,52935 14,30154 Percentual de aumento 2,30% B Controle de Preos C

(A) (B) (C) (D) (E)

Distrbios neurovege- Iluminao inadequada e mobitativos e absentesmo. lirio no ergonmico. Alcoolismo e isolamen- Arranjo fsico inadequado e soto. brecarga no ritmo de trabalho. Mobilirio ergonomicamente no Somatizao e distradaptado e jornada de trabalho bios do sono. extenuante. Irritabilidade e ansie- Desequilbrio na estrutura hierrdade. quica e na diviso de tarefas. Absentesmo e triste- Ritmo de trabalho montono e za. arranjo fsico inadequado.

_________________________________________________________

54.

De acordo com a NR 17, consideram-se condies de trabalho os aspectos relacionados ao levantamento, transporte, descarga de materiais, incluindo (A) utilizao dos equipamentos de proteo individual, realizao dos exames ocupacionais, conservao dos mobilirios e sinalizao. existncia de equipamentos de proteo coletiva, condies ambientais e mesas e assentos dimensionados de acordo com o nmero de trabalhadores. mobilirio, equipamentos, condies ambientais e organizao do trabalho. mesas e assentos dimensionados de acordo com o nmero de trabalhadores, organizao do trabalho, utilizao dos equipamentos de proteo individual e sinalizao. realizao dos exames ocupacionais, existncia de equipamentos de proteo coletiva, conservao dos mobilirios e organizao do trabalho.

Na clula C6 foi colocada uma frmula para aumentar o preo contido na clula B6 de acordo com o percentual existente na clula B3. Essa frmula foi criada de tal forma que ao copi-la para as clulas C7 e C8, os preos dos produtos subsequentes sejam aumentados automaticamente de acordo com o mesmo percentual contido na clula B3. A frmula criada na clula C6 (A) (B) (C) (D) (E) 58. =B7+B7*$B4 =B7+B7*B$4 =B7+B7*B4 =B7+B7*B4$ =B7*$B$4

(B)

_________________________________________________________

(C) (D)

No Microsoft Word 2010 em portugus, para mostrar ou ocultar as marcas de formatao do texto (marcas de pargrafo, quebras de pgina e outros smbolos de formatao ocultos), na guia Pgina Inicial, no grupo Pargrafo, clica-se na ferramenta (A) (B) (C) (D) (E) Formatao ou pressiona-se a combinao de teclas CTRL + SHIFT + F. Formatar ou pressiona-se a combinao de teclas CTRL + F. Mostrar Tudo ou pressiona-se a combinao de teclas CTRL + *. Marcadores ou pressiona-se a combinao de teclas SHIFT + F. Estilos ou pressiona-se a combinao de teclas ALT + TAB.

(E)

_________________________________________________________

55.

A imunidade ativa conferida por estimulao antignica fator de proteo ao trabalhador favorecida por meio do fornecimento obrigatrio e gratuito, por parte do empregador, de (A) (B) (C) (D) (E) chuveiro de emergncia ou lava olho. proteo respiratria. dosmetro. vacina. cabine com fluxo laminar.

_________________________________________________________

59.

_________________________________________________________

Uma das formas de pesquisa do Google permite que sejam ignoradas palavras dentro de uma busca. Este recurso muito til quando, por exemplo, se deseja procurar por certos modelos de produtos e no incluir na pesquisa uma marca especfica. Para efetuar a pesquisa utilizando este recurso, basta colocar imediatamente antes da palavra que se deseja excluir da pesquisa, (A) (B) (C) (D) (E) o termo ignore:. um asterisco. o termo not:. o termo exclude:. um hfen.

56.

Sobre a navegao na Internet correto afirmar: (A) Quando se adiciona um site lista de favoritos, para acess-lo basta clicar no nome atribudo ao site em vez de ter que digitar o endereo. Para utilizar o buscador da Google, no site www.google.com.br, necessrio ter instalado no computador o navegador Google Chrome. O computador infectado com vrus apenas se entrar em sites de jogos ou contedo adulto. Os sites visitados e aes realizadas ficam gravadas no histrico de navegao, no sendo possvel desativar esse recurso. necessrio assinar um servio de banda larga e instalar um navegador de Internet ligado a esse servio.

(B)

_________________________________________________________

60.

(C) (D)

No Microsoft Word 2010 possvel a criao de tabelas de diversas maneiras. Existe uma opo que permite criar uma tabela com linhas e tamanhos diferentes, na qual o usurio pode utilizar o cursor para essa operao. Esse recurso, presente na guia Inserir e na opo Tabela, chamado de (A) (B) (C) (D) (E) Formatao por Cursor. Criao Manual. Inserir Formatos. Desenhar Tabela. Formato Livre. 11

(E)

BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo, de preenchimento no obrigatrio, visam levantar sua opinio sobre a prova que voc acabou de realizar. Assinale, na Folha de Respostas, as alternativas correspondentes sua opinio. Agradecemos sua colaborao.
__________________________________________________________________________________________________________________

61.

Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Conhecimentos Bsicos? (A) (B) (C) (D) (E) Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito difcil.

66.

As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? (A) (B) (C) (D) (E) Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.

__________________________________________________________________________________________________________________

62.

Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Conhecimentos Especficos? (A) (B) (C) (D) (E) Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito difcil.

67.

Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova? Qual? (A) (B) (C) Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem do contedo. Espao insuficiente para resolver as questes de clculo. Falta de motivao para fazer a prova. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

_________________________________________________________

(D) (E)

63.

Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi: (A) (B) (C) (D) (E) Muito longa. Longa. Adequada. Curta. Muito curta.

_________________________________________________________

68.

Considerando apenas as questes de Conhecimentos Especficos da prova, voc percebeu que: (A) (B) no estudou ainda a maioria desses contedos. estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. estudou e aprendeu muitos desses contedos. estudou e aprendeu todos esses contedos.

_________________________________________________________

64.

Os enunciados das questes da prova na parte de Conhecimentos Bsicos estavam claros e objetivos? (A) (B) (C) (D) (E) Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. No, nenhum.

(C)

(D) (E) 69.

_________________________________________________________

Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? (A) (B) Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e trs horas. Entre trs e quatro horas. Quatro horas e meia e no consegui terminar.
BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

_________________________________________________________

65.

Os enunciados das questes da prova na parte de Conhecimentos Especficos estavam claros e objetivos? (A) (B) (C) (D) (E) Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. No, nenhum.

(C) (D) (E)

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B, Tipo 001

PROVA DISCURSIVA REDAO Ergonomia: 1 1.1 estudo cientfico das relaes entre homem e mquina, visando a uma segurana e eficincia ideais no modo como um e outra interagem otimizao das condies de trabalho humano, por meio de mtodos da tecnologia e do desenho industrial
(Dicionrio Houaiss)

A proteo da sade dos trabalhadores uma das pretenses da ergonomia, mas no apenas isto, e sim, tambm, a melhoria da produo e da produtividade.
(Adaptado de http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/hopital.htm)

Considerando o que est transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Produtividade e qualidade de vida no trabalho

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
BBRAS-Aux.Enf.Trabalho-B

13

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai