Anda di halaman 1dari 19

O Retiro nas Equipes de Nossa Senhora

Um tempo de jejum de palavras para ser fartura de escuta da voz de Deus, que fala no silncio

Tema: OUSAR O EVANGELHO ACOLHER E CUIDAR DOS HOMENS


Lema de 2014:Tudo o que fizerdes ao menor destes meus irmos, a mim que o fazeis. (Mt 25,40)

Retiro nas ENS


Um monte de ideias para trabalhar. Retiro precisa ser mais proveitoso. Retiro no peso e nem chateao. Retiro precisa ser bem preparado, dentro das propostas e de acordo os Estatutos das ENS. Carta de Chantilly de 1947 diz: Fazer a cada ano um retiro fechado de 2 dias no mnimo, marido e mulher pelo menos, antes do compromisso de equipe. Para o movimento, o retiro um tempo privilegiado de deserto, uma forte experincia de Deus; jejum das palavras para ser fartura da escuta de Deus que fala no silncio.

O que nos diz o Guia das ENS


Ter a cada ano, um retiro de tempo de 2 dias. O retiro um tempo suficiente para se recolher em um local isolado diante do senhor. Se possvel em casal que permita uma reflexo da vida matrimonial na presena de Deus. Que os PCEs devem ser realizados diante do senhor. O casal durante os 2 dias, deve refletir e planejar a vida em sua presena. Para o movimento e para o casal, uma ocasio especial de escuta da Palavra de Deus, de discernimento de sua vontade e de purificao do corao.

Vem e segue-me...
O retiro tambm tem suas orientaes. um tempo para equilibrar a vida, abrir o corao, escutar e entender a proposta de Deus. Na pratica, no basta arrumar a mala e ir para um determinado lugar e cumprir o roteiro das ENS. Vai exigir do casal uma atitude sria. Sair do seu ambiente, deixar o travesseiro, o lenol, o chuveiro, os hbitos... Retirar-se um ato de f que se exprime atravs de uma ruptura com o quotidiano. Retiramo-nos para acolher a Deus e a usar o tempo para acolh-Lo tal como Ele , e acolher o outro do mesmo modo.

Retiro - Um lugar tranquilo


Onde possa estar isolado. No se preocupar e poder estar sozinho diante de Deus. Desligar o celular, tablet, etc. Um lugar para isolar-se, para sair de si e ir ao encontro com o Absoluto era uma atividade constante no programa de vida de grandes santos; So Joo da Cruz, So Francisco, Santo Incio, Santa Terezinha, ... Esse isolamento, nos propicia oportunamente, um encontro especial com Deus.

Retiro Encontrar-se com Deus...


Parar o nosso tempo e entrar no tempo de Deus. Cronos e kairs. Nossa dificuldade de entender o tempo de Deus a falta de intimidade com Ele. Sentar-se diante de Deus, sem medo de dizer, quais so as nossas preocupaes. Orao colocar a boca para funcionar e contemplar o sol indo embora. Precisamos de tempo. Tempo para nos acalmar e nos tranquilizarmos, pois no temos pressa. ... uma questo de conveno e converso.

Retiro Recolhimento e Orao


Tempo de 2 dias. Tempo adequado para orar, encontrar-se e estar lado a lado com Deus. Quando voc vai passear, voc no percebe o tempo que passa. O retiro no lugar para turista religioso. Aquele que s vai para bater fotos, rever amigos, bater papo e vai embora. E o que fica? Nada. Ningum vai a uma pea de teatro para colocar a conversa em dia. Nem ao campo de futebol para conversar. Vinde retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco. (Mc 6,31).

Ajude, cuide-se...
No retiro voc colabora e no atrapalha. Colaborar com orao. Coceira na lngua. Conversa desnecessria. Tempo de maturao. No v para o retiro de corao dividido. Estabelea silencio interior. Os que vo ao retiro j deve saber da condio que o retiro pede. Acalme sua alma. Permanea em uma atitude de escuta. Desenvolva essa atitude em voc, com sua esposa, de olhar, rezar... Aproveite o silencio exterior para falar com Deus

Conselhos e Orientaes...
Dialogue com seu cnjuge, manifeste-se. Fale para ele o que h muito tempo ele quer escutar. No seja incapaz. O retiro o momento em que o casal deve refletir sobre sua vida. No apenas os momentos pontuais. Esta reflexo deve ser uma constante e no apenas no retiro. O xito de um lar depende, em grande parte, da qualidade dos encontros que marcam a vida de um casal. Evite aglomerao, passe direto, seja discreto. Por amor Deus e aos irmos, no se esconda para manusear seu celular, como se fosse uma chupeta.

Porque tudo isso?


Para concentrar em ns as propostas de vida. Examinar o passado e ver o presente. Planejar o futuro Buscando novas maneiras de viver. Santo Incio foi transformado. Santo Anto tambm abandonou tudo, quando escutou a palavra e organizou a vida para no faltar nada para suas irms. Santo Afonso, Charles de Foucault... Devemos ser sinceros e viver este momento sem superficialidade, procurando e encontrando a verdade.

um tempo para a Cura


Refletindo e buscando as solues. Olhar para todos os lados e ngulos. Concentrar-se e assim, tomar as decises. Se no h silncio, no h discernimento. Veja o silncio como valor e uma necessidade. No como uma obrigao. Todos precisam estar bem preparados. Tanto quem vai fazer ou aplicar o retiro. Na verdade, o retiro contribuir sempre para que o nosso dia-a-dia seja mais significativo e eficaz.

Vejamos alguns pontos...


A fora criadora do Esprito de Deus, que no falha. O retiro coloca a pessoa em sintonia com o Esprito de Deus. Parar o seu tempo e entrar no tempo de Deus. A boa disposio do retirante. Liberdade interior e docilidade para abrir-se s inspiraes de Deus. A ao discreta e humilde de um orientador espiritual preparado e competente, cuja escolha feita pelo CRS. O mesmo deve estar comprometido com o tema, o roteiro e a metodologia. A colaborao de todos, para estar com Deus. Colaborar com o meu silncio tambm ajuda mtua, tambm caridade.

Sobre o esquema do retiro...


O tema decido pelo Setor. Uma vez escolhido o orientador espiritual, o mesmo trabalhar o tema, colocando nele sua espiritualidade pessoal. O Setor e o orientador espiritual sempre combinam o tema e o roteiro. No queiram impor mudanas. Tem pessoas que no gostam nem participam de alguma coisa. No insistam. No imponha pratica de piedade e nem seja o ponto central da concordncia nem da discrdia para com ele. Quais as nossas expectativas?

Pela f o casal parte...


O casal parte em retiro. O simples fato de partir merece nossa ateno. um ato de significado espiritual. Tal como Abrao, nosso Pai na f, o casal parte. Pela f, Abrao obedece ordem de partir para um pas que devia receber como herana, e ele partiu no sabendo para onde ia.... O casal parte em retiro. O simples fato de partir merece j a nossa ateno, pois um ato cheio de significado espiritual. Tal como Abrao, nosso Pai na f, o casal parte em retiro. No fazemos mais que obedecer. bastante claro para as ENS, visto que o retiro um PCE que voluntariamente aceitamos.

Durante o retiro...
Fiquem atentos ao roteiro e horrios. No realizem as tarefas e exerccios espirituais apressadamente. Faam o Dever de Se Sentar (DDS). Tenha um tempo de reflexo pessoal e em casal. Havendo possibilidade, confesse ou pea uma direo espiritual. No h momento mais propcio. Realizem, vivam e preguem o retiro. Partilhem esta graa com outros casais. Testemunhe e transmita a experincia vivida, e os benefcios alcanados.

Regressar...
O retiro produz, em especial, uma reavaliao da nossa vida. Ao regressarmos do retiro no nos afastemos de Cristo que l nos acolheu. Ele ainda quem nos acolhe em nossa casa no momento da continuar a nos revigorar. Cristo regressou ao primeiro plano do nosso olhar interior e no desejamos o perder de vista. Queremos que Ele seja o nosso companheiro de caminhada. Como casal, reconheamos a graa desse encontro de amor com o Senhor e apreciemos os seus benefcios.

Concluindo...
O retiro anual um tempo de distanciamento da nossa vida sobrecarregada e agitada, que nos permite olh-la de outro ngulo e nos por questes essenciais sobre ela. particularmente, muito importante. Permite-nos aproximar ao mesmo tempo de Deus e um do outro. Ajuda-nos a refletir, num ou noutro aspecto da nossa vida espiritual e da nossa relao de casal luz do Esprito, para que possamos voltar para a nossa vida quotidiana com mais f, mais esperana e mais amor. uma paragem para descobrirmos juntos a vontade de Deus para a nossa vida e podermos ver melhor, com mais clareza, a nossa misso e os meios mais eficazes de a pr em prtica. Paragem para um tempo de orao que seja fonte de fora e de luz para o resto do ano.

Procurem nosso CRE Mrcia e Valter e faam suas inscries

Paz e Bem a todos vocs!


Edilce de Messias

Anda mungkin juga menyukai