Anda di halaman 1dari 4

HISTRIA E CULTURA DOS NDIOS NO BRASIL

Durao
Um semestre

Justificativa
Ao lado do negro e do branco, o ndio um dos elementos que est na base da formao do povo brasileiro. Primeiros ocupantes destas terras, os ndios sofreram, ao longo dos sculos, a perda de seu territrio, por conta da colonizao, e viram sua populao ser reduzida de forma extremamente drstica, por conta de doenas, guerras, etc. Apesar de todos esses problemas, a cultura indgena est presente em nossa sociedade, seja por meio da culinria, das danas, do vocabulrio, seja em muitas outras manifestaes. Desenvolver um trabalho sobre as sociedades indgenas do Brasil uma forma de despertar nos alunos o respeito pela diversidade tnica e cultural.

Planejamento
Ao se estudar a histria e a cultura dos ndios no Brasil, tem-se em mos uma variedade muito grande de assuntos. Portanto, um primeiro passo importante definir quais tpicos sero estudados em sala de aula. Ainda assim, mesmo esses tpicos podem ser divididos, gerando muitos subtemas. Apresentamos a seguir sugesto de trs grandes tpicos que podem ser trabalhados com os alunos, mas no so os nicos possveis: 1. Os amerndios 2. Elementos da cultura indgena 3. O ndio no Brasil contemporneo Na fase de planejamento, o professor pode dividir a sala em grupos, fazendo com que cada grupo escolha um tpico que deseja estudar. Depois, os grupos podero ser divididos de modo que cada um fique responsvel por algum subtema relacionado ao assunto principal. Escolhido o subtema, os grupos podem fazer um questionrio sobre as principais questes que pretendero ter respondido ao final do trabalho.

Execuo
Definidas as metas, os grupos iniciam a fase de levantamento de fontes: visitas a bibliotecas, pesquisas em sites, entrevistas com populaes indgenas, etc. Abaixo listamos sugestes de temas possveis e propostas de como podem ser desenvolvidos: 1. Os amerndios a)  A ocupao da Amrica Ainda hoje os pesquisadores no chegaram a um consenso a respeito de que maneira se deu o povoamento do continente americano e quando isso aconteceu. Existem teorias que defendem que o ser humano chegou Amrica ao fazer a travessia do estreito de Bering (a chamada Rota Asitica). Outras teorias defendem que a ocupao se deu a partir da migrao de povos que saram da Malsia e da Polinsia (a chamada Rota Malaio-Polinsia). H tambm os que afirmam que o povoamento se deu por meio de levas sucessivas de pessoas oriundas da atual Austrlia (a chamada Rota Australiana). H ainda aqueles que acreditam que todas essas rotas foram utilizadas no processo de ocupao da Amrica. Essas informaes podem servir de ponto de

Material complementar de apoio ao livro didtico Histria Volume nico, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi (So Paulo: tica, 2007). Editora tica. Todos os direitos reservados.

hISTRIA E CULTURA DOS NDIOS NO BRASIL

partida para que um grupo de alunos pesquise as diferentes teorias de ocupao da Amrica. Os estudantes que forem estudar esse tema podem se dividir em grupos, de modo que cada grupo busque informaes a respeito de uma dessas teorias. O resultado pode ser apresentado na forma de cartazes. b)  As tradies Na arqueologia, o termo tradio refere-se a um conjunto de elementos materiais e tcnicas reproduzidos por certo perodo de tempo por determinados grupos. Ao se estudarem os amerndios que viveram no atual territrio brasileiro, encontramos, portanto, diferentes tradies: Umbu, Humait, Marajoara, etc. Os vestgios deixados por esses amerndios so variados: objetos de cermica, pinturas rupestres, instrumentos de caa, pesca, sambaquis, entre outros. Os alunos que forem estudar esse tema podem se dividir em grupos, de modo que cada grupo busque informaes a respeito de uma dessas tradies. O resultado do trabalho pode ser apresentado na forma de cartazes. Tambm, pode-se utilizar a argila para tentar reproduzir os diferentes objetos produzidos por esses povos, como vasos, urnas, imagens antropomrficas, etc.

2. Elementos da cultura indgena a)  Drogas do serto Drogas do serto o nome pelo qual ficou conhecida uma grande variedade de plantas que os ndios utilizavam para tratar as doenas. Muito desse conhecimento milenar dos povos indgenas foi transmitido para a nossa sociedade. Tendo as drogas do serto como ponto de partida, os alunos podem elaborar uma pequena enciclopdia ilustrada com informaes sobre essas diferentes plantas e seus fins medicinais. Se conseguirem exemplares dessas drogas do serto, podero montar um painel com elas. O trabalho pode ser enriquecido com entrevistas feitas com profissionais da rea de sade e, se possvel, com membros de comunidades indgenas. Esse um trabalho que pode ser feito em conjunto com os professores de Lngua Portuguesa (redao) e Cincias. b)  Lendas So muitas e extremamente ricas as lendas indgenas. Os alunos que ficarem encarregados de estudar esse assunto podem organizar uma antologia de lendas de diferentes povos. O resultado pode ser apresentado na forma de um livro ilustrado. Os alunos tambm podem montar uma pea de teatro com base em uma das lendas coletadas. Esse um trabalho que pode ser feito em conjunto com os professores de Lngua Portuguesa (redao) e Artes.

 c)  Aldeia Usando a carta de Caminha e fotografias recentes como ponto de partida, os alunos podem elaborar uma maquete mostrando como se encontra organizada uma aldeia indgena. A partir dos diferentes ambientes dessa aldeia, o aluno pode apresentar um painel sobre os hbitos e costumes dos povos indgenas. 3. O ndio no Brasil contemporneo a)  Vocabulrio grande, na lngua portuguesa, o nmero de vocbulos de origem indgena. Eles do nome a animais, lugares, cidades, plantas, alimentos, etc. Um grupo de alunos pode ficar encarregado de fazer um levantamento dessas palavras, encontrar suas razes etimolgicas e, ao final, elaborar um pequeno dicionrio. b)  Os problemas enfrentados pelos ndios Os povos indgenas enfrentam, hoje, uma srie de problemas: demarcao de terras, invaso de suas propriedades, contaminao de suas reservas de gua por conta da minerao, biopirataria, mortalidade infantil, entre outros. Para tratar de todos esses assuntos, os alunos encarregados do tema podem elaborar um jornal, com reportagens variadas sobre essas questes. Para as reportagens, eles podem entrevistar representantes da Fundao Nacional do ndio (Funai) e do Conselho Indigenista Missionrio (Cimi), lideranas indgenas, parlamentares, etc. O trabalho pode ser feito em conjunto com o professor de Lngua Portuguesa (redao).

Apresentao
Os trabalhos realizados pelos alunos podero ser apresentados em uma feira cultural ao final do semestre.
Material complementar de apoio ao livro didtico Histria Volume nico, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi (So Paulo: tica, 2007). Editora tica. Todos os direitos reservados.

hISTRIA E CULTURA DOS NDIOS NO BRASIL

Paulo Jares

Material complementar de apoio ao livro didtico Histria Volume nico, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi (So Paulo: tica, 2007). Editora tica. Todos os direitos reservados.

Festa da Taquara na aldeia da tribo Yawalapiti, no Alto do Xingu.

hISTRIA E CULTURA DOS NDIOS NO BRASIL

Keiju KobaYashi/Editora Abril

Arte plumria indgena exposta na 17a Bienal, em 2000. Material complementar de apoio ao livro didtico Histria Volume nico, de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi (So Paulo: tica, 2007). Editora tica. Todos os direitos reservados.

Anda mungkin juga menyukai