Anda di halaman 1dari 8

TRABALHO CIENTFICO

Sociologia - 2014
Orientaes e normas ABNT

Patrcia Gularte da Silva Moraes


Sociologiadiehl.blogspot.com.br

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

O formato a formatao geral de apresentao do trabalho acadmico, e geralmente segue as seguintes normas: Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

Trabalho cientfico Sociologia 2014 Trabalho Cientfico Formato ico

Fica fcil de lembrar destes padres pois na parte superior ir a numerao das pginas e do lado direito dever haver espao para encadernao. Cor da fonte: preta em todo o trabalho Tamanho da fonte do corpo do texto (Arial ou times new roman): 12 pts Tamanho da fonte (Arial ou times new roman) de 10pts para: o Citaes longas; o Notas de rodap; o Legendas; o Paginao; Espaamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para: o Citaes diretas (mais de 3 linhas); o Notas de rodap; o Legendas dos elementos especiais (grficos, figuras, quadros e tabelas) o Referncias Bibliogrficas Recuo de primeira linha dos pargrafos: 2 cm (mas isto bastante flexvel entre as instituies) *No blog sociologiadiehl.blogspot.com.br voc encontra dicas de como realizar estas alteraes. http://pt.scribd.com/doc/128161999/Regras-ABNT-Para-Trabalhos-de-Sociologia Paginao o o o o As pginas pr-textuais so contadas, mas no numeradas. A posio da paginao deve ser 2cm da borda superior da folha. A numerao deve aparecer a partir dos elementos textuais, ou seja, da introduo at o final do trabalho.

Estrutura de um trabalho cientfico

a ordem sequencial dos elementos apresentados no trabalho.

1.Elementos Pr-textuais.
Os elementos pr-textuais antecedem o texto propriamente dito, constitudos de informaes necessrias identificao do trabalho. Tendo em vista o sentido literal da expresso pr-textuais, cabe ressaltar que se trata daqueles elementos que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constitudos de informaes necessrias identificao do trabalho ora em evidncia.

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

Elementos pr-textuais
1.1 Capa

Capa Folha de rosto Sumrio

Deve conter nome da instituio, ttulo do trabalho, local, ms e ano.

3cm NOME DA INSTITUIO

TTULO DO TRABALHO

3 cm

Disciplina

2 cm

Quara Fevereiro/2014

2 cm

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

1.2 Folha de rosto


A folha de rosto tem por objetivo a identificao do trabalho e deve conter os seguintes elementos: Autor(es) e respectivos nmeros. Obs.: quando houver mais de um autor (aluno), relacion-los em ordem alfabtica. Ttulo do trabalho, nota (ementa) sobre a natureza do trabalho onde deve conter o nome da escola, nome do professor, srie e turma. E no final da pgina, local (cidade), ms e ano. Exemplo:

3 cm

3 cm

NOME DO AUTOR

1 cm

TTULO DO TRABALHO SUBTTULO 2 cm

3 cm

5 cm Trabalho apresentado ao Instituto Estadual de Educao Professor Diehl, sob a orientao da Professora Patrcia G. da Silva Moraes, da disciplina de Sociologia, turma.....

1 cm

Quara 2014

2 cm

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

1.3 Sumrio
a enumerao dos principais temas e subtemas, na mesma ordem em que aparecem no trabalho. A palavra sumrio deve ser centralizada, em maisculo e negrito, e deve estar localizada no topo da pgina. A formatao dos itens do sumrio deve estar de acordo com os itens que fazem parte do texto. Todos os indicativos das sees que compem o sumrio devem ser alinhados esquerda. A paginao deve ser apresentada como no exemplo abaixo: 3 cm 3 cm

3 cm

2 cm 2 cm

2 cm

2 cm

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

2.Elementos Textuais.
Todas as partes que constituem o texto cientfico so de igual importncia, essenciais a ele. Mas nesta, da qual falaremos um pouco, que se concentra o cerne de todo o trabalho por voc desenvolvido. Assim, compreendendo a introduo, o desenvolvimento e as consideraes finais, os chamados elementos textuais do artigo cientfico deixam evidentes ao leitor todos os argumentos firmados, fazendo-o crer que tudo o que foi abordado tem sentido, credibilidade e, sobretudo, relevncia, contribuio, para os estudos cientficos de uma forma geral.

Introduo

Elementos textuais

Objeto de pesquisa Hipteses Justificativa


Referncias Bibliogrficas

2.1 Introduo ou Apresentao


o incio do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um pargrafo. Uma introduo no deve ser muito longa para no desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redao tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutria. DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUO Iniciar uma ideia geral que no transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes); Usar chaves; Iniciar a introduo com as mesmas palavras do ttulo; Fazer desvios do assunto principal; Escrever perodo longo; Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1 pessoa.

2.2. Tema
TEMA o assunto que se deseja estudar e pesquisar. O tema de pesquisa necessariamente amplo, define bem o assunto sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. Na redao do tema responders perguntas: o qu (?) com quem (?) onde(?), sem necessariamente definir o local. EX:

A educao da mulher: a perpetuao da injustia.

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

2.3 Objeto de pesquisa


O segundo passo traar o problema do seu estudo. Para se detectar um problema necessrio rever a realidade que o cerca, experimentar um novo olhar, o olhar do todo, afastando-se do contexto e tornando-se observador. As situaes que esto envolvidas na origem do problema devem ser destacadas e contextualizadas. Um esquema do que se deseja estudar fundamental para o desenvolvimento do projeto. importante que o autor crie um questionamento para definir a abrangncia de sua pesquisa. O problema de estudo gerar o objeto de estudo. Um Objeto de pesquisa deve: Ser formulado sob a forma de pergunta ou afirmao; Ser claro e conciso; Ser emprico (no envolver valores pessoais); Ser suscetvel de soluo; Ser delimitado e de fcil memorizao;

Exemplo seguindo o tema proposto:

A mulher tratada com submisso pela sociedade


2.4 Hipteses
Hiptese sinnimo de suposio. Neste sentido, Hiptese uma afirmao categrica (uma suposio), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. uma prsoluo para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, ento, ir confirmar ou negar a Hiptese (ou suposio) levantada. As hipteses devem mostrar aquilo que o pesquisador visualiza antes de realizar a pesquisa como resposta mais adequada ao problema em estudo. Deve ser redigida em forma de texto corrido, constituda por um ou poucos pargrafos. Exemplo: (em relao ao Problema definido acima): Hiptese: A sociedade patriarcal, representada pela fora masculina, exclui as mulheres dos processos decisrios.

2.5 Justificativa
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o prprio nome indica, o convencimento de que o trabalho de pesquisa fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hiptese levantada so de suma importncia, para a sociedade ou para alguns indivduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaborao da Justificativa, de no se tentar justificar a Hiptese

Sociologia Prof MS Patrcia gularte da Silva Moraes

levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importncia do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

2.6 Referncias bibliogrficas


As referncias bibliogrficas so as fontes de onde voc tirou o que escreveu. Se tirou sua ideia de um livro, tem que fazer a referncia bibliogrfica no final do seu trabalho de citar as informaes desse livro Que deve ter: nome do autor do livro, o ttulo, a cidade de publicao, a editora e o ano por exemplo: WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. So Paulo: Crculo do Livro, 199 Exemplos para elaborao das Referncias, segundo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT para elaborao das Referncias esto expressas no blog da disciplina:

Sociologiadiehl.blogspot.com.br

Anda mungkin juga menyukai