Anda di halaman 1dari 12

Resumo

Primeiro, foi a bioeletricidade, depois veio o plstico verde. Agora, o mercado comea a se render a mais um produto ecologicamente correto, obtido a partir do bagao de canade-acar o etanol de segunda gerao. A Agrosucar uma exportadora que est no mercado brasileiro h alguns anos e tem por objetivo exportar produtos produzidos da cana-de-acar como Etanol, acar e bagao de cana para produo do etanol de segunda gerao. A usina Santa Maria uma dos fornecedores de matria prima (cana) da Agrosucar, produzindo 3,5 milhes de toneladas de acar e 4,4 mil litros de lcool. O bagao de cana um dos subprodutos da cana de acar produzido pelo nosso fornecedor (usina Santa Maria) e ser exportado para a Inglaterra, para a produo de etanol de segunda gerao. A escolha pelo bagao de cana se deve a uma grande oportunidade de reutilizar um produto que seja favorvel para o mundo inteiro j que o Brasil um dos maiores produtores mundiais de biocombustveis. Uma das vantagens para o Brasil na exportao do bagao de cana o aquecimento da economia interna gerando grande lucratividade para o pas tendo como um dos mais fortes compradores do continente europeu a Inglaterra.

Projetos II

Pgina 1

SUMRIO

INTRODUO.......................................................................................................03 1. A EMPRESA 1.1. Sobre a Empresa...............................................................................................04 1.2. O Projeto...........................................................................................................06 1.3. Pontos Positivos e Negativos............................................................................07 2. O PRODUTO 2.1. Dados Gerais.....................................................................................................08 2.2. Dados Tcnicos..................................................................................................08 3. A NEGOCIAO 3.1. Sobre a Negociao...........................................................................................09 3.2. Incoterm............................................................................................................09 4. TRANSPORTE INTERNACIONAL 4.1. Modal.................................................................................................................09 5. TRAMITES BUROCRTICO 5.1. Documentao...................................................................................................10 6. CONSIDERAES FINAIS............................................................................11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................12

Projetos II

Pgina 2

INTRODUO

No nosso trabalho vamos falar sobre a exportao do bagao de cana-de-acar, onde ser fabricado o etanol de segunda gerao, um produto ecologicamente correto, com baixo custo para o consumidor e com a mesma qualidade de um etanol de primeira gerao. Nossa empresa esta no mercado de exportao h pouco tempo, mas j conquistou seu espao na economia mundial. A Agrosucar tem como atividade a exportao de produtos produzidos da cana-deacar assim como o lcool e o acar, e agora tambm com o bagao de cana-deacar para a fabricao de etanol de segunda gerao. A Agrosucar tem aproximadamente 850 colaboradores, planejou uma parceria de transporte e assim ampliou seu acesso ao mercado global. A Agrosucar no para de crescer. Esta investindo R$ 11 milhes de reais na construo de um centro de armazenamento de etanol, para ocorrer menos problemas com a entrega e com a distribuio de qualidade do etanol. A Agrosucar vende para pases da Europa, frica, sia, Oriente Mdio e Canad. Mas a Agrosucar continua desejando crescer e aumentar seu mercado. Por isso, a Agrosucar abriu em 2012 duas novas subsidirias, a Agrosucar Europe e a Agrosucar North Amrica, com o objetivo de reforar a participao da Agrosucar do mercado daquela regio. O pas escolhido foi Inglaterra, pois ela esta investindo no ramo de utilizao de energia renovvel e tambm porque a Inglaterra tem uma economia muito forte e assim a Agrosucar viu uma chance de crescer e mudar a economia do Brasil. O bagao de cana foi o produto escolhido, pois uma oportunidade de reutilizar algo que ser favorvel ao mundo inteiro, pensamos tambm na questo da sustentabilidade e tambm pela condio econmica com custo menor, o consumidor pode aguardar preos mais atrativos nos postos de gasolina que dever chegar ao mercado em 2015.

Projetos II

Pgina 3

1.

A EMPRESA

1.1. Sobre a Empresa Agrosucar Comrcio de Exportao S/A Ltda. Agrosucar uma empresa de comrcio de exportao, que est no mercado desde 27 de maro de 2008, e tem como atividade a exportao de produtos produzidos da cana-deacar como lcool e acar. A Agrosucar conta com 19 unidades produtoras de matria-prima (cana), uma delas a Usina de Santa Maria ( J. Pilon acar e lcool ) localizada na cidade de Cerquilho, sendo um dos maiores fornecedores de acar e lcool que temos, pois ela tem uma safra abundante produzindo 3,5milhes de toneladas de acar e 4,4mil litros de lcool, isso se d de quantidade de hectares que a Usina tem para plantar a cana com qualidade, e a quantidade de colaboradores que so de aproximado 850. E ainda a Agrosucar associada a alguns grupos empresariais de logstica, como empresas de transporte martimo, ferrovirio e areo. Por meio dessa parceria, a Agrosucar pesquisou e desenvolveu a capacidade de planejamento que resultou na reduo de custos, com mais qualidade e segurana na entrega dos produtos aos seus clientes, o que a maior competitividade logstica, onde estamos investindo em modais para ampliar a competividade logstica e acesso ao mercado global. A eficincia logstica um fator importante para a Agrosucar porque desenvolvemos uma logstica diferenciada, multimodal, que garante no apenas o transporte de acar e lcool de forma eficiente e sustentvel e tambm a gerao de valor nos negcios. Temos um terminal porturio dedicado as nossas atividades de exportao, localizado no Porto de Santos, um armazm com capacidade de estocar 2,5 milhes de toneladas de acar e estamos investindo o valor de R$ 11 milhes de reais na construo de um centro de armazenamento de Etanol, para ter mais segurana em termos de distribuio, e para estar pronto para entregar o produto no tempo definido ao cliente sem atraso e com qualidade. A Agrosucar acelera o processo de internacionalizao e de atuao global, mantendo e ampliando o relacionamento comercial direto com os clientes em todos os continentes,

Projetos II

Pgina 4

investindo em novas oportunidades de negcios e ampliando parcerias estratgicas comerciais e operacionais. Nossa empresa vende um acar de qualidade elevada a pases da Europa, frica, sia, Oriente Mdio e Canad. Por este motivo ampliamos a nossa atuao internacional em 2012, com a abertura de duas novas subsidirias Agrosucar Europe e Agrosucar North Amrica, porque temos como objetivo reforar a participao da Agrosucar no mercado daquela regio. A Agrosucar conta com 450 funcionrios altamente qualificados e capacitados, com conhecimentos do negcio e do mercado para garantir a qualidade dos clientes, os profissionais se mantm em programas de treinamento, desenvolvimento e poltica de subsdios para a capacitao em MBA, ps-graduao, mestrado e idiomas, garantindo o aprimoramento das equipes e dando suporte s estratgias de crescimento da Empresa.

Estrutura Organizacional

Presidente

Diretora Operacional

Diretora Administrativa

Diretora de Qualidade

Operadora Logstica

Projetos II

Pgina 5

Presidente: Octavio Pilon

Diretora Operacional: Roseli Marques

Diretora Administrativa: Cristina Santos

Diretora de Qualidade: Flvia Gil

Operadora Logstica: Danbia Rafaela Moraes

1.2. O Projeto Pelo bom relacionamento que temos com nossos clientes, e pela qualidade e segurana de nossos servios, nos sentimos privilegiados com uma proposta que um dos nossos clientes fez a Agrosucar. A Inglaterra quer produzir etanol de segunda gerao do bagao da cana-de acar. uma nova tecnologia de fabricao bioetanol, que a partir de uma tonelada de bagao de cana, possvel hoje gerar 220 litros de combustvel e que poder 40% a produo nacional desse biocombustvel. uma pesquisa inovadora que promete consolidar de maneira estratgica do Brasil, por ser um grande produtor mundial de biocombustveis. Com esse novo projeto, de tornar o bagao de cana em Etanol, ser possvel elevar a produo total de Etanol em mais de 30% sem precisar aumentar o cultivo da cana-deacar. Escolhemos o bagao de cana porque uma oportunidade de reutilizar algo que ser favorvel ao mundo inteiro. Escolhemos a Inglaterra, pois so eles que esto pesquisando se d para utilizar o bagao de cana de- acar na produo de Etanol de 2 gerao, e eles esto investindo 10 milhes de EUROS, ou seja, o pas tem uma economia muito forte e isso se torna favorvel para o Brasil podendo pertencer a essa economia.

Projetos II

Pgina 6

Setores por onde o bagao passa at o momento da entrega.

Na usina, a partir do processo de produo do acar, a cana vai para a moenda, onde moda e se torna o bagao. Esse bagao vai a uma esteira que o leva at a caldeira porque ele tambm utilizado para aquecer a caldeira. A quantidade de bagao que vai para a caldeira dividida e o restante separado em outro departamento, ou seja, produo. O bagao separado usado para encher tonis de plstico resistente de 500 litros, e estes tonis so de material especfico que fazem a conservao do bagao para resistir viagem por um longo tempo e no ter perigo de mofar. Sendo eles lacrados e mandados para a balana para fazer a pesagem de cada tonel. Depois da pesagem os tonis so mandados para a expedio, e ento a usina emite uma nota fiscal eletrnica para a liberao do bagao, onde nela contm a descrio da mercadoria, peso, volumes, valor da nota, endereo de entrega, cliente, e transportadora responsvel pelo transporte da mercadoria desde a usina at as intermediaes da Agrosucar.

1.3. Pontos Positivos e Negativos O Brasil destaque mundial no uso de energia renovveis o bagao da cana-de- acar uma prova direta disso. Pensamos tambm na questo da sustentabilidade e tambm pela condio econmica com custo menor, o consumidor pode aguardar preos mais atrativos nos postos de gasolina que dever chegar ao mercado em 2015. Em contrapartida tem um aspecto negativo, o bagao da cana-de-acar usado na fabricao de etanol tem um prazo de durabilidade, ou seja, se o bagao passar do tempo ele fica imprprio para a reutilizao, sendo assim, devemos levar em considerao o tempo e prazo para a fabricao do etanol de segunda gerao.

Projetos II

Pgina 7

2. O PRODUTO

2.1. Dados Gerais O bagao um dos subprodutos da cana-de-acar, atualmente no postos de gasolina esto disponveis o Etanol, que obtido por meio da fermentao do acar contido na cana. O bagao da planta utilizado por algumas usinas para gerar energia eltrica e a outra parte desse bagao fica na lavoura, como fertilizante para a terra. Agora o bagao ter tambm outra funo, vai se transformar em Etanol de segunda gerao, o Etanol ser produzido atravs do bagao da cana e ter a mesma qualidade do que produzido da cana-de-acar

O processo da produo do etanol de 2 Gerao

a partir da lignocelulose que contm na cana-de-acar, onde o bagao da cana prensado dentro de um reator e submetido a uma soluo cida que quebra a estrutura da fibra. No processo a hemicelulsico decomposta em acares que ficam em um resduo lquido. Ento esse lquido passa por uma etapa de fermentao, em que microrganismos usam os acares para produzir o bi etanol. E a etapa final a distribuio, ou seja, a recuperao e purificao do etanol onde tudo aproveitado. A grande vantagem desse processo a reciclagem de resduos que seriam descartados para a gerao de energia.

2.2. Dados Tcnicos Pas escolhido: Inglaterra- Europa UK. Produto escolhido: Bagao de cana de acar. Nmero de Colaboradores: 850 NCM do produto: 23032000 CNPJ: 11354470/000170 Faturamento anualda empresa:R$ 100.000.000,00 Milhes Por que escolhemos o bagao de cana: Porque uma oportunidade de reutilizar algo que ser favorvel ao mundo inteiro.

Projetos II

Pgina 8

3. A NEGOCIAO

3.1. Sobre a Negociao A negociao foi feita de forma direta com o importador que a Inglaterra, atravs de ligaes telefnicas, e-mails e visita de um representante comercial da empresa importadora. A tonelada de bagao de cana que ser exportada de 25 mil toneladas equivalentes a 10 Milhes de euros. A forma de pagamento utilizada nessatransao ser a de pagamento antecipado, que onde o exportador fecha o cmbio antes do embarque junto um banco autorizado pelo Bacen (banco central), pelo qual receber reais em troca da moeda estrangeira e providenciar o embarque das mercadorias e documentao, nestecaso o importador remete previamente o valor da transao.

3.2. Incoterms O Incoterm a ser utilizado ser o CIF que so somados os custos, Seguro Internacional e Frete. Neste tipo de Incoterm o exportador responsvelpela carga j desembaraada com seguro internacional pago que entregue ao transportador internacional contratado pelo exportador. A escolha desse Incoterm deve se a segurana em que a mercadoria chegar da melhor forma possvel ao pas importador que um pas muito exigente em relao a qualidade dos produtos que esto comprando.

4. TRANSPORTE INTENACIONAL

4.1. Modal O tipo de modal escolhido foi o martimo, porque tem grande capacidade de carga, tem baixo custo de transporte para grande distncia e a mercadoria a ser exportada necessita de espao, pelo qual ser paletizado e transportado em container, ventilado para a conservao do bagao de cana-de acar.

Projetos II

Pgina 9

5. TRAMITES BUROCRTICO

5.1. Documentao O documento que d incio a negociao a fatura proforma que um modelo de contrato que formaliza e confirma a negociao, onde contm todos os dados de uma exportao. A proforma deve ser emitida no idioma do pas importador ou em ingls. Aps feita a proforma e enviado ao banco e feita o cmbio, providenciado o certificado de origem pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovao da origem da mercadoria. necessrio tambm ser emitido o certificado de fitossanitrio pelo ministrio da agricultura para exportao de alimentos in natura. Em seguida ser necessrio a emisso do registro de exportao (RE) no Siscomex, que um conjunto de informaes de natureza comercial, cambial e fiscal que caracterizam a exportao de uma mercadoria. Aps a efetivao da RE, a mercadoria pronta para embarque a empresa dever providenciar a DDE (declarao de despacho de exportao). Para dar continuao ao embarque da mercadoria, preciso ser utilizado o documento Romaneio de Embarque ou Packing List, que indicar a quantidade de volume, peso e o tipo de produto, quantidade e a discriminao da mercadoria. A nota fiscal dever acompanhar a mercadoria somente no trnsito interno, desde a sada do estabelecimento at a efetiva liberao junto a Receita Federal. Depois da mercadoria chegar at o porto, a companhia transportadora emite um documento, o conhecimento de embarque (BILL OF Lading- BL) que atesta o recebimento da mercadoria, as condies de transporte e a obrigao de entrega da mercadoria ao destinatrio legal, no ponto de destino pr-estabelecido na negociao. Depois de toda a parte burocrtica pronta emitido o comprovante de exportao (CE) que um documento oficial emitido pela RFB que comprova o efetivo embarque da mercadoria, que tem fora legal para fins administrativos, cambiais e fiscais. So esses os documentos necessrios para efetivar uma exportao, aps esse procedimento h um recebimento do valor que foi acordado na exportao, portanto ser enviada a mercadoria ao importador junto com a documentao desembaraada, desta forma finalizando a exportao.

Projetos II

Pgina 10

6.

CONSIDERAES FINAIS

Em virtude dos fatos mencionados, como vimos este trabalho resultado de um estudo minucioso que exigiu, no decorrer da mesma muita anlise, sntese e reflexo. Uma das vantagens oferecidas e que consideramos a mais importante foi o conhecimento que tivemos a respeito de Comrcio exterior com nfase em Exportao. Para o grupo foi um trabalho que nos proporcionou crdito em virtude ao denodo individual.

Projetos II

Pgina 11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Keedi, Samir ABC do Comrcio Exterior: Abrindo as Primeiras Pginas 3 Ed. So Paulo Aduaneira, 2007

Vasquez, Jos Lopez Comrcio Exterior Brasileiro So Paulo Atlas

Cortinas Lopez, Jos Manoel Comrcio Exterior Competitivo So Paulo Aduaneiras, 2002

Site: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/inicial/index.htm

Projetos II

Pgina 12

Anda mungkin juga menyukai