Anda di halaman 1dari 4

COLGIO ESTADUAL MALBA TAHAN ENSINO MDIO E NORMAL DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Arte PROFESSOR: Fabio dos Santos

Oliveira CURSO: Formao de Docentes TURMA: 4 ano ANO: 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

CONTEDOS ESTRUTURANTES
1 SEMESTRE

O papel da arte na formao humana, como conhecimento, como trabalho, como expresso;

Estudo das diferentes concepes de arte; Estudo das tendncias pedaggicas, com nfase nos marcos histricos e culturais do ensino da arte no Brasil;

Conhecimentos tericos e prticos sobre artes visuais, msica, dana, teatro e sua contribuio no ensino da Educao Infantil e anos iniciais..

CONTEDOS BSICOS
1 SEMESTRE

A importncia da arte na vida do homem como forma de expresso e trabalho; Histrico das diferentes concepes de arte atravs dos tempos; Tendncias pedaggicas e o ensino de arte no Brasil, aspectos histricos e culturais;

Os diferentes tipos de arte: msica, dana, teatro , artes visuais e plsticas; Encaminhamentos tericos e metodolgicos para o ensino da ate na Educao Infantil e sries iniciais.

CONTEDOS ESTRUTURANTES
2 SEMESTRE

Metodologias para o ensino da arte; Atividades artsticas na escola como instrumento da prtica pedaggica; Confeco de trabalhos artsticos feitos com diferentes materiais.

CONTEDOS BSICOS
2 SEMESTRE

O desenvolvimento da arte nas diferentes faixas etrias; Estudo reflexivo sobre as fases do desenho da criana; Apresentao de diferentes metodologias para o ensino da arte na Educao Infantil e sries iniciais do Ensino fundamental;

Oficinas de confeco de materiais pedaggicos.

JUSTIFICATIVA/OBJETIVOS

A nica forma de ensinar arte ensinar a ver e sentir a vida e de procurar express-la. Por isso, o encontro com a arte que h em si mesmo e que existe em todas as pessoas, desenvolve no aluno uma sensibilidade e um olhar refinado para com o cotidiano que o cerca. Ou seja, a arte ensina a se ter um olhar potico da vida. uma forma de integrar o concreto e o virtual, o sonho e a realidade, numa paulatina construo da identidade e da conscincia. Alm deste auto-conhecimento, a presena da arte na escola possibilita uma infinidade de trocas culturais entre os prprios alunos e com diferentes povos, pelo fato de se ter acesso a diferentes produes artsticas e poder analis-las de forma crtica. Dessa forma o aluno ir perceber que diferentes valores orientam a vida dele, dos seus colegas e de um povo. Com base nesses pressupostos, a disciplina de Metodologia do Ensino de Arte tem por objetivo fornecer subsdios tericos e prticos para o aluno em formao. Os conhecimentos adquiridos proporcionaro a reflexo sobre os processos de

construo do conhecimento da Arte na Educao Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como tambm incentivar a investigao das principais metodologias utilizadas e suas relaes com a prtica docente.

ENCAMINHAMENTOS TECNOLGICOS

METODOLGICOS

RECURSOS

DIDTICOS,

As aulas sero expositivas, dialogadas, desenvolvidas atravs de leitura crtica e reflexiva dos textos propostos, como forma de subsidiar a prtica pedaggica. Sero desenvolvidas diferentes tcnicas como seminrios, palestras, projetos e oficinas pedaggicas de musicalizao, teatro, dana e confeco de materiais didticos a serem utilizados na prtica do futuro professor. fundamentados nos conhecimentos adquiridos sobre a disciplina, sero oportunizados momentos para o preparo e apresentao de micro aulas.

AVALIAO

A avaliao tem por objetivo a verificao da aprendizagem, realizada atravs de aes diagnsticas, numa viso inclusiva, priorizando a especificidade dos processos formativos dos alunos. Ser desenvolvida atravs de provas escritas (individual e grupo), com e sem consulta; apresentao dos projetos de musicalizao, teatro, dana e materiais pedaggicos confeccionados nas oficinas. Acontecer semestralmente, sendo 60 pontos para provas escritas e 40 pontos para trabalhos de pesquisa, relatrios, grupos de estudo, confeco e apresentao de materiais pedaggicos.. A recuperao ocorrer paralelamente aos contedos estudados, a fim de que ocorra aprendizagem. Aos alunos que no alcanaram a mdia estabelecida, sero proporcionados avaliaes escritas e/ou trabalhos a fim de que progridam em sua aprendizagem.

REFERNCIAS BARBOSA, A. M. T. A imagem no ensino da arte. So Paulo: Perspectiva, 1991. BOSI, A. Reflexes sobre a arte. So Paulo: tica, 1985. BRASIL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO. Superitendncia da Educao. Departamento de Educao Profissional. Proposta pedaggica curricular do curso de formao de docentes da educao infantil e ano iniciais do ensino fundamental, em nvel mdio na modalidade normal. Curitiba: SEED Pr., 2006 100 p. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros curriculares nacionais (1 a 4 srie): Arte. Braslia. v. 6 COSTELLA, A. F. Para apreciar a arte: roteiro didtico. So paulo:

SENAC/Mantiqueira, 1997. CUMMING, R. Para entender a arte. So Paulo: tica, 1996. DERDYK, E. Formas de pensar o desenho. So paulo: Scipione, 1989. FUSARI, M. F. D. R. Metodologia do ensino de arte. So paulo: cortez, 1993. COMBRICH, E. H. A histria da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e cientficos, 1999. SCHLICHTA, C. B. D. Contedo, metodologia e avaliao do ensino de artes. Curitiba: UFPR/NEAD, 2002.

Anda mungkin juga menyukai