Anda di halaman 1dari 61

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Animador Sociocultural

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Animao Sociocultural
Escolas Proponentes/Autores
E. P. e A. da Marinha Grande E P Bento de Jesus Caraa Del. Beja E P D. Francisco Gomes de Avelar E P de Agentes de Servio e Apoio Social E P de Educ. para o Desenvolvimento E P Gustavo Eiffel E P do Montijo E P de Setbal Esc. de Servios e Comrcio do Oeste Carlos Alberto R.S. Silva Maria da Luz Ramos Domingos Dulce Marina Prates Nlia Paula Viegas Antnio Ricardo Maria Odete Martins Ana Lusa Domingos Manuel Babo Cludia Prates Florbela das Neves Colao Ana Cristina Silva Martins

ANQ Agncia Nacional para a Qualificao 2008

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral
ndice:
Pgina

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

2 2 3 3 5 6

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
O programa da disciplina de Animao Sociocultural, integrado na componente de formao tcnica do curso profissional de Animador Sociocultural, cobre um vasto leque de temticas, aos nveis do saber saber, saber fazer e saber ser, necessrias prtica da Animao Sociocultural nos seus diferentes domnios. Tendo em conta que a Animao Sociocultural uma forma de interveno social, cultural e educativa que, no sc. XXI, deve ser entendida de uma maneira sistmica, possibilitando o desenvolvimento de estratgias concertadas como resposta aos novos desafios e realidades das comunidades, o programa reala, entre outras, as questes histricas do aparecimento e desenvolvimento da Animao Sociocultural, os seus diferentes contextos e prticas, bem como as questes inerentes actividade profissional que se prendem com o perfil e o estatuto do animador. Numa perspectiva animada, a interveno do animador, enquanto agente de desenvolvimento, levao a posicionar-se como um mediador e potenciador da autonomia dos grupos, procurando que estes tomem conscincia da sua realidade e encontrem maneiras de resolver e transformar as condies da sua existncia, promovendo, deste modo, uma cidadania de pleno direito. Assim, a disciplina de Animao Sociocultural tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das vertentes pessoal, social e profissional de cada aluno, preparando-o para o exerccio competente e consciente da sua profisso.

2. Viso Geral do Programa


O programa da disciplina de Animao Sociocultural pretende ser um documento orientador da prtica lectiva, contemplando um conjunto de contedos programticos que permitem, na rea da Animao Sociocultural, adquirir competncias, bem como desenvolver aptides orientadas no sentido de construir o perfil profissional adequado ao tcnico, futuro animador sociocultural, para uma integrao plena no mercado de trabalho. A disciplina integra o plano curricular do curso nos trs anos do ciclo de formao, com uma carga horria de 350 horas, correspondentes a treze mdulos, sendo que estes, preferencialmente, devero ser repartidos pelo ciclo de formao, do seguinte modo: no primeiro ano, os quatro mdulos iniciais, que perfazem um total de 118 horas; no segundo ano, os cinco mdulos seguintes, que perfazem um total de 132 horas; no terceiro ano, os ltimos quatro mdulos, que perfazem um total de 100 horas.

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

Dos treze mdulos que compem o programa da disciplina, quatro so mdulos opcionais, devendo ser seleccionados de um leque de oito mdulos, os quais pretendem dar uma maior abrangncia da disciplina, no sentido de colmatar necessidades de carcter social, educativo e cultural, especficas de cada regio onde a escola se insere, bem como colocar disposio do docente uma panplia de mbitos de interveno na rea da animao. Cabe s escolas gerir a pertinncia da escolha dos mdulos opcionais, tendo em vista a sua adequao/ exequibilidade em conjunto com o perfil de competncias dos futuros profissionais.

3. Competncias a Desenvolver
Com este programa, pretende-se que os alunos conheam as problemticas fundamentais da Animao Sociocultural; sejam capazes de conceber, desenvolver e avaliar projectos que se ajustem realidade das comunidades com que trabalham; dominem metodologias e tcnicas que permitam uma gesto eficaz dos mesmos; e, em simultneo, sejam sensveis necessidade de uma formao contnua para o bom exerccio da sua actividade profissional.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


A metodologia a utilizar pretende valorizar o aluno centrando-se no seu processo de aprendizagem. Nesta medida, privilegiar-se-o, por um lado as metodologias interrogativas, demonstrativas e activas em contexto de sala de aula e, por outro lado, metodologias de aprendizagem em situao de contexto de trabalho. Quanto s metodologias a utilizar em contexto de sala de aula, o aluno dever ser estimulado a uma participao activa na construo do conhecimento com a orientao do docente. Quanto s metodologias a utilizar em contexto de trabalho, o aluno dever, sob orientao tcnica, pr em prtica, individualmente ou em grupo, os conhecimentos adquiridos. Dessa maneira, consolidar saberes e adquirir capacidade crtica para questionar esses mesmos conhecimentos. A avaliao ter como um dos seus objectivos centrais verificar a aquisio e domnio das competncias e capacidades previstas no plano de formao. A avaliao fornecer igualmente elementos de controlo sobre a organizao do processo educativo, permitindo identificar as alteraes que a prpria escola ou qualquer um dos seus intervenientes concluam ser necessrio introduzir nas condies de ensino/ aprendizagem. A avaliao ser fundamentalmente de natureza contnua e pressupe a participao e responsabilizao de todos os intervenientes do processo de ensino/ aprendizagem, sem diluir a responsabilidade profissional de cada um dos docentes.

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

A avaliao refere-se sempre a objectivos e critrios de desempenho definidos, envolvendo diversas formas, enquadrados necessariamente em trs vertentes: Aquisio de competncias e domnios das aprendizagens; Aquisio de metodologias de trabalho; Educao de capacidades, atitudes e comportamentos.

So agentes do processo de avaliao: O prprio aluno; O(s) docente (s) que lecciona (m) a disciplina; Os restantes formandos do grupo turma, cuja participao dever ser solicitada; Outros elementos exteriores escola, que tenham participado no processo de ensino/aprendizagem. O conselho de turma, enquanto elemento de ratificao das classificaes.

A avaliao processa-se segundo quatro vertentes: Avaliao formativa; Avaliao sumativa; Avaliao contnua; Avaliao descritiva e qualitativa.

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

5. Elenco Modular
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Histria da Animao Sociocultural Animao Sociocultural - Contextos e Prticas Prticas de Animao Sociocultural I a) Mdulo Opcional Perfil e Estatuto Profissional do Animador Deontologia e Animao Sociocultural Prticas de Animao Sociocultural II Noes Bsicas de Sade e Socorrismo a) Mdulo Opcional Prticas de Animao Sociocultural III Higiene e Segurana no Trabalho a) Mdulo Opcional a) Mdulo Opcional

24 36 36 21 24 30 36 21 21 36 24 21 21

a) Mdulos Opcionais
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

A B C D E F G H I

Animao Scio Educativa Animao na Terceira Idade Interveno em Espaos Culturais Animao Ambiental e de Patrimnio Animao Turstica e Desportiva Associativismo e Animao Animao e Desenvolvimento Comunitrio Gesto de Projectos de Animao Animao de Bibliotecas

21 21 21 21 21 21 21 21 21
5

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
Livros
. AA.VV. (1988). La Animacin Sociocultural: una Propuesta Metodologica. Madrid: Editorial Popular. . AA.VV. (2000). Guia das Emergncias Mdicas. Lisboa: Seleces Readers Digest. . Afonso, A. J. (1999). Educao Bsica, Democracia e Cidadania: Dilemas e Perspectivas. Porto: Edies Afrontamento. . Aguileta, I. et al (1990). El Voluntariado en la Accion Sociocultural. Madrid: Editorial Popular. . Albuquerque, F. (2000). A Hora do Conto: Reflexes sobre a Arte de Contar Histrias na Escola. Lisboa: Teorema. . Alves, F. L. (1998). Educao Ambiental. Lisboa: Universidade Aberta . Alves, J. L., Coord. (1998). tica e o Futuro da Democracia. Lisboa: Edies Colibri/ S.P.F. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto.. Buenos Aires: Lumen. . Ander - Egg, E. (1994). Metodologa y Pratica de la Animacin Sociocultural. Buenos Aires. Ediciones Circus. . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . ngeles, M et al (1994). Planificacion e Intervencion Socioeducativa. Salamanca: Amar Ediciones. . ngeles, M. et al (1990). Animacin Socio Cultural: Nuevos Enfoques. Salamanca: Amar Ediciones. . Aristteles (2004). tica a Nicmaco. Lisboa: Quetzal Editores. . Azevedo, F. (coord.) (2006). Lngua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Bsico. Lisboa: Lidel. . Baptista, M. V. (1979). Planejamento: Introduo Metodologia de Planejamento Social. S. Paulo: Cortez e Moraes. . Barbalet, J. M. (1989). A Cidadania. Lisboa: Editorial Estampa. . Barbier, J. M. (1996). Elaborao de Projectos de Aco e de Planificao. Porto: Porto Editora. . Barreto, A. (2002). Dicionrio de Literatura Infantil Portuguesa. Porto: Campo das Letras. . Barros, C. P.; Santos, J. G. (coord.) (1997). As Instituies No- Lucrativas e a Aco Social em Portugal. Lisboa: Editora Vulgata. . Basto, M. E. (1995). Animao Comunitria. Porto: Edies Asa. . Bastos, G. (1999). Literatura Infantil e Juvenil. Lisboa: Universidade Aberta. . Belchior, F. (1990). Educao de Adultos e Educao Permanente: A Realidade Portuguesa, Lisboa: Livros Horizonte. . Belo, P.(1995). Escalada na Escola. In Revista Horizonte XII (67).Porto: FCDEF Universidade do Porto.

. Benavente, A. (1996). A Literacia em Portugal: Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monogrfica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian.
. Bento, C.; Carvalho, P.(1993). H.S.T. - Higiene e Segurana no Trabalho: Manual de Utilizao. Lisboa: CNS Companhia Nacional de Servios. 6

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Berger, P.; Luckman, (1999). A Construo Social da Realidade: Um Livro sobre Sociologia do Conhecimento, Lisboa: Dinalivro. . Besnard Pierre (1985), L'Animation Socioculturelle, Paris: P.U.F. . Besnard, P. (1991). La Animacin Sociocultural. Barcelona: Paidos Educador. . Bonet, L., Castaner, X. e Font, J. (2001). Gestin de Proyectos Culturales: Analisis de Casos. Barcelona: Ariel. . Bonito, J. (2000). Prticas de Primeiros Socorros: Um Guia para Salvar Vidas. Lisboa: Publicaes D. Quixote. . Braga, T. (1985). O Povo Portugus nos seus Costumes, Crenas e Tradies. Lisboa: D. Quixote. . Bravo, R. S. (1988). Tcnicas de Investigacin Social. Madrid: Paraninfo. . Bronowski, J. (1983). Arte e Conhecimento: Ver, Imaginar, Criar. So Paulo: Martins Fontes. . Brun, D.; Guern, F.(1997). Manual de Viagem para Amantes da Natureza: Conselhos Prticos para Percorrer os Quatro Cantos do Mundo. Lisboa: Publicaes Europa - Amrica. . Caballero, A. L. (1997). Como Dirigir Grupos con Eficacia. Madrid: Editorial CCS. . Caballo V. M. B. (2001). A Cidade Educadora: Nova Perspectiva de Organizao e Interveno Municipal. Lisboa: Instituto Piaget. . Cabral, F.A.; Roxo, M.M. (2000). Segurana e Sade no Trabalho. Coimbra: Livraria Almedina. . Canrio, R. (2000). Educao de Adultos: Um campo, Uma problemtica, Lisboa: EDUCA/ ANEFA,. . Cardim, L. F. (1996). Segurana, Higiene e Sade no Local de Trabalho: Conceitos. Lisboa: Instituto do Emprego e Formao Profissional. . Carmo, H. (1998). Metodologia da Investigao: Guia para a Auto-Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. . Carvalho, D. (1998). Mutualismo A Fora do Associativismo Democrtico. Lisboa: Casa do Alentejo. . Castro, L. B. (1992). Gerir o Trabalho de Projecto: um Manual para Professores e Formadores. Lisboa: Texto Editora. . Cavaco, M.H. (1992). A Educao Ambiental para o desenvolvimento - testemunhos e notcias. Lisboa: Escolar Editora. . Chaves, A.; Mesalles, L. (2001). El Animador: Cmo Organizar las Actividades de los Clientes en un Hotel Divertido. Barcelona: Alertes. . Clarke, R. (1986). Do Universo ao Homem. Lisboa: Edies 70. . Clayman, C. (1994). Primeiros Socorros. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Coelho, M .B. (1986). Contar Histrias: uma Arte sem Idade. S. Paulo: tica. . Costa, J. (1983). Noes Bsicas de Sade. Lisboa: Edies Gradiva. . Costa, M. J. (1992). Um Continente Potico Esquecido: as Rimas Infantis. Porto: Porto Editora. . Crespo, J. (1987). O Lazer e as Recreaes das Populaes. Oeiras: Cmara Municipal de Oeiras. . Cruz Vermelha Portuguesa (2001). Manual de Socorrismo. Lisboa: Autor. . Cruz, M. B. (1988). Teorias Sociolgicas: Antologia de Textos. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Cubero, M. V.(1991). La Animacin Sociocultural: Una Alternativa para la Tercera Edad. Madrid: Siglo XXI de Espaa Editores. . Cunha, L. (s.d.). A Canoagem. in Revista Horizonte VI (38).Porto: FCDEF Universidade do Porto 7

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Cunha, P. (1996). tica e Educao. Lisboa: Universidade Catlica Portuguesa. . Debesse, M e Mialaret, G. (1988). La Animacin Sociocultural. Barcelona: Oikos-Tau. . Delors, J. (coord.) (2005). Educao: um Tesouro a Descobrir: Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI.. Porto: Edies ASA. . Diniz, M. (1994). As Fadas no foram Escola: a Literatura de Expresso Oral em Manuais Escolares do Ension Primrio (1901 1975). Porto, Asa. . Diogo, J. M. L. (1998). Parceria Escola - Famlia: a Caminho de uma Educao Participada. Porto: Porto Editora. . Domingues, A. et al (2003). A Cultura em Aco: Impactos Sociais e Territrio. Porto: Afrontamento. . Duarte, A. (1994). Educao Patrimonial: Guia para Professores, Educadores e Monitores de Museus e Tempos Livres. Lisboa: Texto Editora . Duarte, I. (2002). Gavetas de Leitura: Estratgias e Materiais para uma Pedagogia da Leitura . Porto: Asa. . Educacional/ Instituto de Promoo Ambiental. . Eliade, M. (1975). O Sagrado e o Profano. A Essncia das Religies. Lisboa: Livros do Brasil. . Eliade, M. (1977). Tratado de Histria das Religies. Lisboa: Edies Cosmos. . Esteves, A. J. (1987), A Investigao - Aco. in Metodologia em Cincias Sociais. Porto: Afrontamento. . Esteves, L. M. (1998). Da Teoria Prtica: Educao Ambiental com as Crianas Pequenas ou o Fio da Histria. Porto: Porto Editora. . Federao Nacional das Associaes Juvenis Locais (sd.) Livro Branco - Um Novo Impulso para a Juventude, Coleco Politicas de Juventude Documentos Fundamentais, Edio FNAJ Federao Nacional das Associaes Juvenis Locais. . Federao Portuguesa de Orientao (1996). Princpios para o Traado de Percursos. Mafra: FPO. . Federao Portuguesa de Orientao (2004). Sinaltica IOF. Mafra: FPO. . Felgueiras, M. M. L. (1990). Trabalho, Projecto e Arqueologia Industrial. in 1 Encontro Nacional sobre Patrimnio Industrial. Coimbra: Coimbra Editora.
.

Fernandes, J. F. (1983). Manual de Educao Ambiental. Lisboa: Secretaria de Estado do Ambiente / Comisso Nacional do Ambiente.

. Ferrarroti, F. (1986). Sociologia. Lisboa: Teorema. . Ferreira, J. A. B. (1998). Direito do Patrimnio Histrico-cultural: Cartas, Recomendaes Internacionais e Actos Comunitrios. Coimbra: Centro de Estudos de Formao Autrquica. . Ferreira, P.(2003). Guia do Animador: Animar uma Actividade de Formao, Lisboa: Multinova. . Figueiredo, I. (2001). Educar para a Cidadania. Porto: Edies ASA. . Fontes, V. et al. (s.d). A Criana e o Livro: Aspectos Psicolgicos, Pedaggicos e Literrios. Lisboa, Livros Horizonte. . Frada, J. J. C. (1996). Guia Prtico para a Elaborao e Apresentao de Trabalhos Cientficos. Lisboa: Edies Cosmos. . Frana, L. (1993). Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural. Lisboa: D. Quixote. . Freitas, E; Casanova, J. e Alves, N. (1997). Hbitos de Leitura: um Inqurito Populao Portuguesa. Lisboa: D. Quixote. . Gascuel, J. (1987). Um Espao para o Livro: como Criar, Animar ou Renovar uma Biblioteca. Lisboa: Dom Quixote, 1987. 8

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Giddens, A. (1998). Sociologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Gilles, L. (1996). Os Primeiros Socorros: Uma Resposta Vital em Situao de Urgncia.Lisboa: Instituto Piaget. . Giordan, A.; Souchon, C. (1997). Uma Educao para o Ambiente. Lisboa: Instituto de Inovao . Gomes, A. (1979). A Literatura para a Infncia. Lisboa, Torres & Abreu. . Gomes, J. (1993). A Poesia na Literatura para a Infncia: a Produo Portuguesa, do Ps Guerra actualidade, e o caso de Matilde Rosa Arajo. Porto: Asa. . Gomes, J. (1996). Da Nascente Voz: Contributos para uma Pedgogia da Leitura. Lisboa: Caminho. . Gomes, J. 1992). Literatura para Crianas e Jovens: Alguns Percursos. Lisboa: Caminho. . Gmez, J.A. (2000). Animao Teatral: Teoria e Prtica. Porto: Campo das Letras. . Gourgand, P. (1980) As Tcnicas de Trabalho de Grupo. Lisboa: Moraes Editores. . Grilo, E. M. (2002). Desafios da Educao Ideias para uma Poltica Educativa no Sc. XXI. Lisboa: Oficina do Livro. . Grummit, Janis (1992). Leitura Rpida. Mem Martins : Europa-Amrica. . Guerra, I. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Aco: O Planeamento em Cincias Sociais. Cascais: Principia. . Hatzfeld, H. S. (2000). Mthodologie de LObservation Sociale, Comprendre, valuer, Agir. Paris: Dunod. . Hennezel, M. (1995). Dilogo com a Morte. Lisboa: Editorial Notcias. . Henriques, M. C. et al (2000). Educao para a Cidadania. Lisboa: Pltano Editora. . Heredia, C. T. (1998). Patrimonio Cultural y el Turismo. in Patrimonio Cultural y Sociedad: Una Relacin Interactiva. Valladolid: Junta de Castilla y Len. . Herrero, G.; Navarro, J. (1996). Diseo y Evaluacin de Proyectos Sociales. Zaragoza: Libros Certeza. . Huntly, W. L. (1998). Higiene Individual e Sade Pblica. Lisboa: Europa - Amrica. . IDAEZ, Maria Jos Aguilar (2004), Como Animar um Grupo, Petrpolis: Vozes . INE (1991). Censos 1991 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (2001). Censos 2001 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (s.d.) Estatsticas Demogrficas. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . Instituto Portugus da Juventude (2004). Lei do Associativismo Jovem Proposta para Consulta Pblica. Lisboa: IPJ . Jardim, J. (2002). O Mtodo da Animao Manual para o Formador. Porto: Ave. . Jean, G. (2000). A Leitura em Voz Alta. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. . Kisnerman, N.(1991). tica para o Servio Social. Petrpolis: Vozes. . Kramer, A. et al (1985). O Homem Uma Espcie a Proteger. Trad. Joaquim Farinha Santos Tavares . Lisboa: Crculo de Leitores. . Kranowitz, C. (1997). 101 Actividades para Crianas em Espaos Pequenos. Mem Martins: Lyon Edies. . Lana, R. (2003). Animao Desportiva e Tempos Livres: Perspectivas de Organizao. Lisboa: Editorial Caminho. 9

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Le Goff, J .(1984). Memria. in Enciclopdia Einaudi Memria e Histria. Lisboa: INCM. . Levet, M. (1998). Viver Depois dos 60 Anos. Lisboa: Instituto Piaget. . Lima, M. (1987). Introduo Antropologia Cultural, Lisboa: Presena, . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Livo, N.; Rietz, S. (1987). Storytelling Activities. Littleton, Colorado: Libraries Unlimited. . Llull, J. (2001). Teora y Prctica de la Educacin en el Tiempo Libre, Madrid: Editorial CCS. . Lobrot, M. (1977). Animao No Directiva de Grupos. Lisboa: Moraes Editores. . Lopes, M. (2006). Animao Sociocultural em Portugal. Amarante: Interveno. . Lopez de Aguilera, I. (2000). Cultura y Ciudad: Manual de Poltica Cultural Municipal. Gijn: Ediciones Trea. . Luft. J. (1978). Introduo Dinmica de Grupos. Lisboa. Moraes Editores. . Magalhes, A.; Alada, I. (1994).Os Jovens e a Leitura nas Vsperas do Sculo XXI. Lisboa: Caminho. . Malinowski, B. (1988). Magia, Cincia e Religio. Lisboa: Edies 70. . Manos, Q. (1998). Animacin Estimulativa Para Personas Mayores Discapacitadas. Madrid: Narcea. . Marin, R. e De la Torres, S. (1991). Manual de la Creatividad. Barcelona: Vincens Vives . Marques, R. (2001). Educar com os Pais. Lisboa: Editorial Presena . Marques, R. (2001). Professores, Famlias e Projecto Educativo. Lisboa: Edies ASA. . Martins J. (1999). Marketing do Livro: Materiais para uma Sociologia do Editor Portugus. Oeiras : Celta. . Marujo, H. A. (1998). A Famlia e o Sucesso Escolar: Guia para Pais e Outros Educadores. Lisboa: Artes Grficas. . Mendes V.; Gomes F. (2004). Legislao sobre Associaes, Coleco Dura Lex, Sed Lex. Porto: Legis Editora. . Mendes, V. (2001), Como Constituir uma Associao, Coleco Praxis. Porto: Legis Editora. . Mendona, A. et al (2003). Mtodos e Tcnicas de Expresso Oral, Ensinos Bsico e Secundrio. Porto: Asa. . Middleton, V. T. C. e Clarke, J. (2002). Marketing de Turismo: Teoria e Prtica. So Paulo: Campus . Miguel, A. S. R. (1995). Manual de Higiene e Segurana do Trabalho. Porto: Porto Editora. . Miguens, C. E. (2001). La Animacin con Personas Mayores. Madrid: Ed. CCS. . Monteiro, A. (2004). Associativismo e Novos Laos Sociais. Coimbra: Quarteto Editora. . Monteiro, G. (2003). O Professor, O Corpo e a Voz: Conhecer, Praticar e Desenvolver Teoria e Prtica. Porto: Asa. . Mora, J. F. (1991). Dicionrio de Filosofia. Lisboa: Publicaes D. Quixote. . Morais, J. (1997). A Arte de Ler: Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Cosmos. . Morgado, F., Pinho, R.; Leo, F. (2000). Educao Ambiental: Para um Ensino Interdisciplinar e Experimental da Educao Ambiental. Lisboa: Pltano Edies Tcnicas. . Morin, E. (1977). O Paradigma Perdido: a Natureza Humana. Lisboa: Publicaes Europa - Amrica. . Neil, P. (1996). Livro Ilustrado de Mitos: Contos e Lendas do Mundo. Porto: Civilizao Editora.

10

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Neves, G. C. (coord.), (1998). Envelhecimento, Empowerment e Capacitao: a nossa Responsabilidade Individual e Colectiva. in Seminrio Internacional sobre Envelhecimento Humano. Lisboa: CML . Neves, G. C. (coord.), (1998). Vida com Projecto ao Longo de Toda a Vida: a Nossa Responsabilidade Individual e Colectiva, in Seminrio Internacional sobre Envelhecimento Humano.Lisboa: CML. . Ncleo da Rede Social (2001). Programa Rede Social, Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS). Ministrio do Trabalho e Solidariedade. . Nunes, L. (1987). Como Organizar uma Pequena Biblioteca. Lisboa: BAD . Nunes, L. (1999). A Prescrio da Actividade Fsica. Lisboa: Editoral Caminho. . Oliveira, L.F. (1998) Educao Ambiental: Guia prtico para Professores, Monitores e Animadores Culturais e de Tempos Livres. Lisboa: Texto Editora. . Oliveira, M.L. (1987). Sociologia. Lisboa: Texto Editora. . Paulo II, J. (1987). O Trabalho Humano: Carta Eucarstica Laborens Exercem. Lisboa: Edies Paulistas. . Paulo II, J. (1988). A Solicitude Social da Igreja: Carta Encclica Sollicitude Rei Socialis. Lisboa: Edies Paulistas. . Pedrini, A. J. (2000). Educao Ambiental: Reflexes e Prticas Contemporneas. Petrpolis Editora Vozes. . Pennac, D. (1993). Como um Romance. Porto: Asa. . Pires, M. (1981) Histria da Literatura Infantil Portuguesa. Lisboa, Vega. . Plato (1983). A Repblica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Pomian, K. (1984). Coleco. in Enciclopdia Einaudi Memria e Histria. vol I. Lisboa: INCM. . Popper, K. (1992). Em Busca de um Mundo Melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos. . Poslaniec, C. (2006). Incentivar o Prazer de Ler: Actividades de Leitura para Jovens. Porto: Asa. . Powel, J. (1993). Felicidade: Um Trabalho Interior. Lisboa: Edies Paulistas. . Quintana Cabanas, J. M. (1992). Fundamentos de Animacin Sociocultural..Madrid: Nancea. . Quintas, Froufe e Gonzlez Sanchez, M. (1995), Para Comprender la Animacin Sociocultural, Estella, Verbo Divino . Quintas, S. F. (1998). Las Tcnicas de Grupo en la Animacin Comunitaria. Salamanca: Amar Ediciones. . Quivy, R. (2005). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. . Reymond - Rivier, B. (1975). O Desenvolvimento Social da Criana e do Adolescente. Lisboa: Ed. Aster. . Riccardi, R., (1971). Tcnicas de Conduo de Reunies. Lisboa: Editorial Prtico. . Robert, L. (1995). O Envelhecimento: Factos e Teorias. Lisboa: Instituto Piaget. . Robertis, C. (1992). Metodologia de La Intervencion en Trabajo Social. Barcelona: S.E. . Rocha, N. (2001). Breve Histria da Literatura para Crianas em Portugal. Lisboa: Caminho. . Rocher, G. (1989). Sociologia Geral. Lisboa: Presena. . Rodari, G. (1993). Gramtica da Fantasia: Introduo Arte de Inventar Histrias. Lisboa : Caminho. . Rosa, M. J. (1999). Reformados e Tempos Livres: Resultados do Inqurito Realizado em 1998 Populao Activa e Reformada em Actividades de Lazer. Lisboa: Edies Colibri. 11

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

. Rousseau, J. J. (1974). O Contrato Social. Lisboa: Publicaes Europa - Amrica. . Rovira, J. P. (1987). La Pedagogia del Ocio. Barcelona: Editorial Alertes. . Rueda, L. (1997). Mtodos para la Animacin Sociocultural, Madrid: Editorial CCS. . Santos, M. L. L. (2004). Polticas Culturais e Descentralizao: Impactos do Programa Difuso das Artes do Espectculo. Lisboa: Observatrio das Actividades Culturais. . Saraiva, A. J. (2003). O que a Cultura, Lisboa: Gradiva. . Sartre, J. P.(1974). As Moscas. Lisboa: Editorial Presena. . Sassaki, R. K. (1997). Incluso: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA. . Savater, F. (1983). tica para um Jovem. Lisboa: Editorial Presena. . Schaffer-Guignier, O. (1999). Ecologia e Cristianismo. Porto: Editorial Perptuo Socorro. . Silva, A. (1990). Educao de Adultos: Educao para o Desenvolvimento. Rio Tinto: Edies Asa. . Silva, A. S. (1986). Metodologia das Cincias Sociais. Porto: Edies Afrontamento. . Silva, L. (2000). Bibliotecas escolares: um Contributo para a sua Justificao, Organizao e Dinamizao. Braga: Livraria Minho. . Silva, M. (1973) Anlise Sistmica, Modelizao Social e Planificao. in Anlise Social, n 38, vol. X, 2, Lisboa, pp. 29-268. . Sfocles (1957). Antgona. Lisboa: Clssicos S da Costa. . Sfocles (1957). Electra. Lisboa: Clssicos S da Costa. . Souza, E. (1995). Reminiscncias Integrando Geraes: a Arte de Compartilhar Memrias. Petrpolis: Vozes. . Stoer, S. (1999). Levantando a Pedra: da Pedagogia Inter/Multicultural s Polticas Educativas numa poca de Transnacionalizao. Porto: Edies Afrontamento. . Traa, M. (1992). O Fio da Memria: do Conto Popular ao Conto para Crianas. Porto: Porto Editora. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel . Vala, J. (1993). Psicologia Social. Lisboa: Ed. Fundao Calouste Gulbenkian. . Vancleave, J. (1997). Corpo Humano para Jovens: Actividades Simples que Tornam a Aprendizagem da Cincia Divertida. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. . Variz, P. E. (1997), Fundamentos Econmicos e Sociolgicos das Instituies Particulares de Solidariedade Social, Lisboa: Editora Vulgata. . Ventosa, V. (1997). Formacin de Educadores de Personas Adultas II - Animacin Sociocomunitria, Desarrollo Comunitario. Madrid: UNED. . Ventosa, V.P. (1998). Manual del Monitor de Tiempo Livre. Madrid. Editorial CCS. . Ventosa,V. J. (2002). Fuentes de la Animacin Sociocultural en Europa. Madrid: Editorial CCS. . Vieira, M. (1996). Voz e Relao Educativa. Porto: Afrontamento. . Vila Nova, E. (1999). Educar para o Ambiente: Projectos para a rea-Escola. Lisboa: Texto Editora. . Worsley, P. (1983). Introduo Sociologia. Lisboa: Publicaes D. Quixote. . Wright, A. (1995). Storytelling with Children. Nova Iorque: Oxford University Press.

12

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

Endereos electrnicos
www.arsc.online.pt Administrao Regional de Sade do Centro http://www.adesnivel.pt/canyoning/terminologia.html Associao de Desportos de Aventura Desnvel www.voluntariado.pt Conselho Nacional para a Promoo do Voluntariado www.dgturismo.pt Direco-Geral do Turismo www.flaminia.pt/Fla/Grupos/edamb.html Educao Ambiental http://www.eselx.ipl.pt/curso_bibliotecas/ Escola Superior de Educao de Lisboa - Curso de Bibliotecas On Line http://www.fpme.org/base/ Federao Portuguesa de Montanhismo http://www.fpo.pt/index2.php Federao Portuguesa de Orientao http://bibliotecas-.blogspot.com/2006/04/eventos-passados.html http://www.leitura.gulbenkian.pt/ Fundao Calouste Gulbenkian - Leitur@Gulbenkian http://sal.iplb.pt/ Fundao Calouste Gulbenkian - Servio de Apoio Leitura http://www.leitura.gulbenkian.pt/vamos_ler/ Fundao Calouste Gulbenkian - Vamos ler, vamos biblioteca www.iturismo.pt Gabinete de Apoio ao Investidor do Instituto de Turismo de Portugal www.icn.pt Instituto de Conservao da Natureza http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/ Instituto de Conservao da Natureza e Biodiversidade http://www.iambiente.pt/atlas/est/index.jsp Agncia Portuguesa do Ambiente http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%c3%aas/Pages/Homepage.aspx 13

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

Instituto de Turismo de Portugal www.idesporto.pt Instituto do Desporto de Portugal www.inac.pt Instituto Nacional de Aviao Civil www.inem.pt Instituto Nacional de Emergncia Mdica http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugu%C3%AAs/Paginas/home.aspx Instituto Portugus do Livro e das Bibliotecas Pgina oficial do IPLB http://web.rcts.pt/paulaperna/jogos_tradicionais_1.htm Jogos Tradicionais Portugueses www.juventude.gov.pt Portal da Juventude www.prime.min-economia.pt Prime Programa de Incentivos Modernizao da Economia http://www.rbe.min-edu.pt/ Ministrio da Educao Rede de Bibliotecas Escolares http://www.rapelradical.com.br/ Rapel Radical Instrutores na Academia de Polcia Civil do Rio de Janeiro www.saude.sapo.pt/gk0/119384.htm Sade Sapo http://directorio.sapo.pt/estadoeadministracao/sistemajudicial/ministeriopublico/74717_sistema_de_info rmacao_documental_direito_ambiente.html Sistema de Informao Documental sobre Direito do Ambiente www.vicentina.org Vicentina - Associao para o Desenvolvimento do Sudoeste

Legislao
Lei de Bases do Sistema Educativo Lei n 46/86 de 14 de Outubro

Revistas
Revista Crtica de Cincias Sociais. Dez. 2003, n. 67. ISSN 0254-1106. Nmero temtico: Cidades| Artes| Cultura.

14

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Pgina

Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7 Mdulo 8 Mdulo 9

Histria da Animao Sociocultural Animao Sociocultural-Contextos e Prticas Prticas de Animao Sociocultural I Mdulo Opcional Perfil e Estatuto Profissional do Animador Deontologia e Animao Sociocultural Prticas de Animao Sociocultural II Noes Bsicas de Sade e Socorrismo Mdulo Opcional

16 18 20 37-61 23 25 28 30 37-61 32 34 37-61 37-61 37 40 42 44 47 50 52 54 57

Mdulo 10 Prticas de Animao Sociocultural III Mdulo 11 Higiene e Segurana no Trabalho Mdulo 12 Mdulo Opcional Mdulo 13 Mdulo Opcional Mdulo A Mdulo B Mdulo C Mdulo D Mdulo E Mdulo F Mdulo G Mdulo H Mdulo I Animao Scio Educativa Animao na Terceira Idade Interveno em Espaos Culturais Animao Ambiental e do Patrimnio Animao Turstica e Desportiva Associativismo e Animao Animao e Desenvolvimento Comunitrio Gesto de Projectos de Animao Animao de Bibliotecas

15

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 1

Histria da Animao Sociocultural


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Pretende-se, com este mdulo, sensibilizar os alunos, atravs da sua histria, para a importncia da profisso de animador sociocultural, quer no plano formal quer no plano operacional. Para isso importante dar a conhecer as noes essenciais e transversais que contriburam para o surgimento e implementao da animao sociocultural na Europa e, particularmente, em Portugal at ao incio do sculo XXI. Deve, tambm, destacar-se a relevncia das profisses sociais de uma forma geral e da animao sociocultural em particular, sensibilizando-os para o binmio educao/ animao e para as potencialidades da animao sociocultural como uma outra forma de educao cada vez mais consolidada, atravs de diferentes projectos, na sociedade actual. Deve, ainda, sensibilizar-se o aluno para a dimenso humana da profisso, para os valores democrticos e de cidadania inerente mesma e para a pertinncia relacional desta.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar os conceitos fundamentais do mbito sociocultural. Reconhecer a importncia das prticas sociais. Caracterizar o contexto sociocultural que enquadrou o aparecimento da animao. Reconhecer os fundamentos da animao sociocultural. Identificar as fases do surgimento e desenvolvimento da animao na Europa.

16

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 1: Histria da Animao Sociocultural

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. A animao sociocultural como uma forma de educao contnua 2. Educao formal, no formal e informal 3. Educao permanente 4. Educao de adultos 5. Animao Sociocultural: conceito 6. A animao Sociocultural enquadrada nas prticas da educao no formal 7. A animao social, educativa e cultural eixos centrais da interveno 8. A animao enquanto prtica de interveno sociocultural organizadora de grupos humanos 9. Perspectiva histrica da animao sociocultural na Europa. 10. Origem e evoluo da animao sociocultural em Portugal

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Besnard, P. (1991). La Animacin Sociocultural. Barcelona: Paidos Educador . Debesse, M e Mialaret, G. (1988). La Animacin Sociocultural. Barcelona: Oikos-Tau. . Lopes, M. (2006). Animao Sociocultural em Portugal. Amarante: Interveno. . Quintana Cabanas, J. M. (1992). Fundamentos de Animacin Sociocultural..Madrid: Nancea. . Quintas, Froufe e Gonzlez Sanchez, M. (1995), Para Comprender la Animacin Sociocultural, Estella, Verbo Divino . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural:. Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel

. Ventosa,V. J. (2002). Fuentes de la Animacin Sociocultural en Europa. Madrid: Editorial CCS.

17

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 2

Animao Sociocultural Contextos e Prticas


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo constitui-se como um espao de aprofundamento dos conceitos abordados no mdulo anterior e de interiorizao dos pressupostos fundamentais da animao sociocultural. Os alunos devero tambm familiarizar-se com os mbitos e reas de interveno que sero posteriormente abordados, de forma especfica, nos mdulos opcionais. Pretende-se ainda que os alunos percebam a animao sociocultural como uma tecnologia social fundamentada cientificamente nas diversas Cincias Sociais, abordando as metodologias de interveno, com realce para os modelos sistmico e de investigao/ aco.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar o conceito e os pressupostos da animao sociocultural. Reconhecer os mbitos e reas de interveno da animao sociocultural. Identificar os possveis grupos alvo de interveno. Aplicar as metodologias de interveno em animao sociocultural.

3. mbito dos Contedos


1. A animao sociocultural enquanto actividade social a transformao da realidade social 2. Os pressupostos da animao sociocultural 2.1. Participao e motivao 2.2. Mudana e desenvolvimento social 2.3. Capacitao e qualidade de vida 2.4. Solidariedade e voluntariado 2.5. Cidadania e democracia 3. mbitos de interveno da animao sociocultural: a comunidade, os grupos e as organizaes 4. As reas de interveno em animao sociocultural: sade, educao, desporto, cultura, lazer, aco social, patrimnio, turismo e ambiente

18

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 2: Animao Sociocultural Contextos e Prticas

Cursos Profissionais

mbito dos Contedos (cont.)


5. Os grupos-alvo enquadramento e contextualizao 6. Modelos de interveno em animao sociocultural 6.1. O modelo sistmico 6.2. A investigao aco 7. Metodologias de interveno em animao cultural: processos e tcnicas

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . AA.VV. (1988). La Animacin Sociocultural: una Propuesta Metodologica. Madrid: Editorial Popular. . Aguileta, I. et al (1990). El Voluntariado en la Accion Sociocultural. Madrid: Editorial Popular. . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . Barbalet, J. M. (1989). A Cidadania. Lisboa: Editorial Estampa. . Quintas, Froufe e Gonzlez Sanchez, M. (1995), Para Comprender la Animacin Sociocultural, Estella, Verbo Divino. . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Henriques, M. C. et al (2000). Educao para a Cidadania. Lisboa: Pltano Editora. . Robertis, C. (1992). Metodologia de La Intervencion en Trabajo Social. Barcelona: S.E. . Silva, A. S. (1986). Metodologia das Cincias Sociais. Porto: Edies Afrontamento. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural:. Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel.

. Ventosa, V.P. (1998). Manual del Monitor de Tiempo Livre. Madrid. Editorial CCS.

19

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 3

Prticas de Animao Sociocultural I


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Pretende-se, com este mdulo, que os alunos adquiram uma maior familiaridade com algumas etapas do trabalho de projecto. Para o efeito, devero ser propostos trabalhos prticos de modo a que os alunos, por um lado, integrem os conhecimentos adquiridos nas vrias reas disciplinares e, por outro lado, adquiram competncias nas seguintes reas: Observao dos contextos socioculturais em que se inserem os indivduos e os grupos e consequente identificao dos problemas com que esses se confrontam; Investigaes dos problemas identificados, tomando contacto com as vrias fontes de informao, sejam elas bibliogrficas ou outras; Necessidade de tomar como ponto de partida de qualquer projecto de animao sociocultural algumas hipteses de trabalho que, na fase da interveno, sero confirmadas ou no. Em suma, pretende-se que os alunos, atravs do desenvolvimento das Prticas de Animao Sociocultural I, desenvolvam a conscincia de que qualquer projecto de interveno deve ser sustentado por uma rigorosa observao e por um estudo aprofundado dos problemas identificados e susceptveis de serem trabalhados numa perspectiva sociocultural.

2. Objectivos de Aprendizagem
Revelar capacidade de integrao de conhecimentos. Revelar capacidade de observao da realidade sociocultural com vista identificao de problemas susceptveis de poderem ser trabalhados numa perspectiva de animao sociocultural. Aplicar tcnicas de investigao, estando o aluno a trabalhar as vrias fontes de informao disponveis. Identificar a importncia das hipteses de trabalho como linhas orientadoras do trabalho de projecto.

20

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 3: Prticas de Animao Sociocultural I

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Observao da realidade e identificao de problemas 1.1. Meio social envolvente: concelho, freguesia, bairro 1.2. Instituio: histria, projectos em curso, projectos previstos 1.3. Caracterizao dos utentes da instituio: distribuio por valncias, idades, sexo, profisses, instruo escolar, outras distribuies consideradas relevantes 1.4. Valncia onde desenvolvido o estgio: identificao de problemas e sua manifestao (problemas susceptveis de serem trabalhados numa perspectiva de animao sociocultural) 2. Definio do problema 2.1. Seleco do(s) problema(s) que seja(m) pertinente(s) para ser(em) trabalhado(s) numa perspectiva sociocultural 3. Reviso bibliogrfica 3.1. Direco da reviso bibliogrfica em funo do(s) problema(s) seleccionado(s), procurando modelos tericos que possam servir de base ao trabalho a desenvolver 4. Levantamento de hipteses de trabalho 4.1. Linhas explicativas (empricas/ tericas) sobre a maneira de abordar o(s) problema(s)

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander - Egg, E. e Idez, M. J. A. (1995). Diagnstico Social Conceptos y Metodologa. Buenos Aires: Editorial Lumen. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto. Buenos Aires: Lumen. . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . Bravo, R. S. (1988). Tcnicas de Investigacin Social. Madrid: Paraninfo. . Castro, L. B. (1992). Gerir o Trabalho de Projecto: um Manual para Professores e Formadores. Lisboa: Texto Editora. . Frada, J. J. C. (1996). Guia Prtico para a Elaborao e Apresentao de Trabalhos Cientficos. Lisboa: Edies Cosmos. . Giddens, A. (1998). Sociologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . INE (1991). Censos 1991 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica.

21

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 3: Prticas de Animao Sociocultural I

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


. INE (2001). Censos 2001 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (s.d.) Estatsticas Demogrficas. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Popper, K. (1992). Em Busca de um Mundo Melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos. . Quivy, R. (2005). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. . Silva, A. S. (1986). Metodologia das Cincias Sociais. Porto: Edies Afrontamento. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel. . Ventosa,V. J. (2002). Fuentes de la Animacin Sociocultural en Europa. Madrid: Editorial CCS.

22

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 5

Perfil e Estatuto Profissional do Animador


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Em animao, a interveno tem subjacente um processo de mudana intencional, global, articulado e participado. Este processo de mudana deve considerar no seu todo o factor econmico, social, poltico, cultural e institucional e ser mobilizador de todos os recursos disponveis financeiros, humanos e materiais. A articulao destes factores e recursos pressupe: A aplicao e contextualizao terica das aprendizagens; O enquadramento da dimenso prtica do "ofcio" de Animador.

Decorrente disto, deve operacionalizar-se um conjunto de actividades que permitam, quer na teoria quer na prtica, reflectir a importncia do exerccio da animao, sensibilizando os alunos para a construo continuada da sua identidade profissional nas dimenses saber, saber ser, saber fazer e saber estar.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar o perfil profissional do animador sociocultural. Reconhecer o papel do animador sociocultural na actualidade. Reconhecer a importncia do animador como facilitador do desenvolvimento de diferentes competncias nos indivduos/ grupos com quem desenvolve o seu trabalho. Tomar conhecimento do estatuto do animador sociocultural, categorias profissionais e nveis de formao (anasc). Reconhecer a necessidade de formao contnua por parte do animador sociocultural.

23

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 5: Perfil e Estatuto Profissional do Animador

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Tipologia do animador sociocultural 2. Papel e funes do animador sociocultural 3. Perfil de competncias do animador sociocultural 4. Perspectivas profissionais do animador sociocultural 5. A formao contnua do animador sociocultural como estratgia de valorizao e actualizao 6. Reflexo individual e de grupo: deveres e direitos, aptido e vocao

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander - Egg, E. (1994). Metodologa y Pratica de la Animacin Sociocultural. Buenos Aires. Ediciones Circus. . Lopes, M. (2006). Animao Sociocultural em Portugal. Amarante: Interveno.

. Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona:


Editorial Ariel.

24

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 6

Deontologia e Animao Sociocultural


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Este mdulo situa-se, em geral, aos nveis do saber, do fazer, do estar e do ser, mas trata, em especial, a dimenso do estar e do ser na compreenso do outro, enquanto fim em si mesmo. Assim, especfico deste tema a noo dos deveres inerentes profisso de animador sociocultural e suas implicaes no trabalho, bem como a relao com o utente e os demais intervenientes no processo.

2. Objectivos de Aprendizagem
Revelar capacidades de equao de questes relacionadas com a complexidade do mundo laboral. Caracterizar a dinmica das relaes a estabelecer com os utentes nas vrias valncias. Identificar os princpios da cidadania face participao activa na sociedade.

3. mbito dos Contedos


1. Pressupostos bsicos 1.1. Deontologia: noo, conceitos, fundamentos 1.2. Valores: conceito e tipos de valores 1.3. Valores humanos: pressupostos fundamentais da tica e valores humanos essenciais 1.4. Escalas de valores 1.5. Conflito de valores 1.6. Valores e contra valores 2. A pessoa enquanto sujeito de direitos e deveres 2.1. A conscincia moral: origem, factores favorveis e/ ou desfavorveis ao seu desenvolvimento 2.2. Actos humanos e actos do homem 2.3. Apelo tico do homem

25

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 6: Deontologia e Animao Sociocultural II

Cursos Profissionais

mbito dos Contedos (cont.)


2.4. A moral natural 2.5. A moral social 2.6. A moral e o direito: semelhanas e diferenas 2.7. As leis: origem e fundamento, legalidade e ilegalidade, acto legal e acto moral, a conscincia e as leis, direitos e deveres, o homem sujeito de direitos e deveres 3. A defesa dos direitos do homem atravs dos documentos mais marcantes ao longo da Histria 3.1. O Cdigo de Hamurbi 3.2. O Declogo: origem, contexto, evoluo 3.3. O Cristianismo e a sua influncia no Direito e nos direitos e deveres 3.4. A Declarao Universal dos Direitos do Homem: pressupostos, objectivos, conhecimento, contedos, interpretao, adeso e aplicao 4. Os utentes e os seus direitos 4.1. O utente: estatuto e direitos 4.2. O dever de respeitar e promover a liberdade e privacidade do utente: criana, adolescente, jovem, idoso, enfermo, marginal, carenciado 4.3. Os deveres para com a famlia do utente: suas necessidades e direitos 5. Normas que regulam a prestao de servios 5.1. O trabalho remunerado: deveres do trabalhador (competncia, assiduidade e pontualidade, diligncia, sentido de justia, lealdade, honestidade, disponibilidade, dedicao, humanidade, solidariedade, responsabilidade, etc.) 5.2. O trabalho em instituies pblicas ou privadas 5.3. A prestao de servios ao domiclio 5.4. O trabalho voluntrio: sua importncia e valor 5.5. O voluntariado na prpria profisso 5.6. A educao e auto-educao para a solidariedade

26

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 6: Deontologia e Animao Sociocultural

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Alves, J. L., Coord. (1998). tica e o Futuro da Democracia. Lisboa: Edies Colibri/ S.P.F. . Aristteles (2004). tica a Nicmaco. Lisboa: Quetzal Editores. . Clarke, R. (1986). Do Universo ao Homem. Lisboa: Edies 70. . Constituio da Repblica Portuguesa (1979). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. . Cunha, P. (1996). tica e Educao. Lisboa: Universidade Catlica Portuguesa. . Eliade, M. (1975). O Sagrado e o Profano. A Essncia das Religies. Lisboa: Livros do Brasil. . Eliade, M. (1977). Tratado de Histria das Religies. Lisboa: Edies Cosmos. . Henriques, M. C. et al (2000). Educao para a Cidadania. Lisboa: Pltano Editora. . Kisnerman, N.(1991). tica para o Servio Social. Petrpolis: Vozes. . Kramer, A. et al (1985). O Homem Uma Espcie a Proteger. Trad. Joaquim Farinha Santos Tavares. Lisboa: Crculo de Leitores. . Malinowski, B. (1988). Magia, Cincia e Religio. Lisboa: Edies 70. . Mora, J. F. (1991). Dicionrio de Filosofia. Lisboa: Publicaes D. Quixote. . Morin, E. (1977). O Paradigma Perdido: a Natureza Humana. Lisboa: Publicaes Europa Amrica. . Neil, P. (1996). Livro Ilustrado de Mitos: Contos e Lendas do Mundo. Porto: Civilizao Editora. . Paulo II, J. (1987). O Trabalho Humano: Carta Eucarstica Laborens Exercem. Lisboa: Edies Paulistas. . Paulo II, J. (1988). A Solicitude Social da Igreja: Carta Encclica Sollicitude Rei Socialis. Lisboa: Edies Paulistas. . Plato (1983). A Repblica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Powel, J. (1993). Felicidade: Um Trabalho Interior. Lisboa: Edies Paulistas. . Rousseau, J. J. (1974). O Contrato Social. Lisboa: Publicaes Europa - Amrica. . Sartre, J. P.(1974). As Moscas. Lisboa: Editorial Presena. . Savater, F. (1983). tica para um Jovem. Lisboa: Editorial Presena. . Schaffer-Guignier, O. (1999). Ecologia e Cristianismo. Porto: Editorial Perptuo Socorro. . Sfocles (1957). Antgona. Lisboa: Clssicos S da Costa.

. Sfocles (1957). Electra. Lisboa: Clssicos S da Costa.

27

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 7

Prticas de Animao Sociocultural II


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Pretende-se, com este mdulo, dar sequncia ao trabalho desenvolvido em Prticas de Animao Sociocultural I. Assim, pretende-se que os alunos concebam formas de intervir junto dos indivduos e dos grupos e ponham em prtica o que conceberam, no perdendo de vista os problemas identificados na fase da observao e as hipteses de trabalho formuladas sobre esses problemas. Tambm neste mdulo se pretende que o aluno faa utilizao dos vrios conhecimentos obtidos nas reas sociocultural, cientfica e tcnica que compem o curso.

2. Objectivos de Aprendizagem
Elaborar formas de intervir na realidade em termos de animao sociocultural. Aplicar as formas de interveno concebidas. Identificar e gerir os recursos disponveis para o desenvolvimento do trabalho de projecto. Seleccionar e justificar os mtodos e as tcnicas utilizadas.

3. mbito dos Contedos


1. Interveno na realidade 1.1. Grupo alvo do projecto: em que medida se faz(em) sentir o(s) problema(s) seleccionado(s) no grupo de pessoas alvo do projecto 1.2. Objectivos: as metas a alcanar no final do trabalho de projecto, tendo sempre em conta o(s) problema(s) seleccionado(s) e as hipteses de trabalho avanadas 1.3. Aces desenvolvidas e objectivos alcanados em cada aco: trabalhos prticos que envolvam as pessoas que compem o grupo alvo e que sirvam para alcanar os objectivos definidos e, dessa maneira, concorram para resolver/ atenuar o(s) problema(s)

seleccionado(s) e testar as hipteses adiantadas 1.4. Recursos: indicao dos recursos utilizados no decorrer do trabalho de projecto 2. Mtodos e tcnicas: 2.1. Explicitao dos mtodos e tcnicas utilizados no decorrer do trabalho de projecto

28

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 7: Prticas de Animao Sociocultural II

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander - Egg, E. e Idez, M. J. A. (1995). Diagnstico Social Conceptos y Metodologa. Buenos Aires: Editorial Lumen. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto.. Buenos Aires: Lumen. . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . Bravo, R. S. (1988). Tcnicas de Investigacin Social. Madrid: Paraninfo. . Castro, L. B. (1992). Gerir o Trabalho de Projecto: um Manual para Professores e Formadores. Lisboa: Texto Editora. . Frada, J. J. C. (1996). Guia Prtico para a Elaborao e Apresentao de Trabalhos Cientficos. Lisboa: Edies Cosmos. . Giddens, A. (1998). Sociologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . INE (1991). Censos 1991 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (2001). Censos 2001 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (s.d.) Estatsticas Demogrficas. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Popper, K. (1992). Em Busca de um Mundo Melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos. . Quivy, R. (2005). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. . Silva, A. S. (1986). Metodologia das Cincias Sociais. Porto: Edies Afrontamento. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel.

. Ventosa,V. J. (2002). Fuentes de la Animacin Sociocultural en Europa. Madrid: Editorial CCS.

29

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 8

Noes Bsicas de Sade e Socorrismo


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo visa dotar os alunos de conhecimentos bsicos de sade e socorrismo para que os mesmos possam, na execuo da sua futura profisso, saber lidar com situaes inesperadas ou de emergncia. Sero abordados os temas elementares acerca da sade, nomeadamente no que diz respeito ao reconhecimento de sinais de doena, criao de um programa de sade enquanto animador e conhecimento da cadeia de transmisso de doenas. Ao nvel do socorrismo pretende-se que o aluno compreenda a cadeia de sobrevivncia, o sistema de emergncia mdica e o suporte bsico de vida.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar o conceito de sade. Analisar os comportamentos humanos e a sua implicao na sade. Identificar os factores condicionantes da sade. Adquirir conceito de homeostasia. Identificar os factores condicionantes e os estados da sade humana. Distinguir os mecanismos de transmisso de doenas. Caracterizar o conceito de sobrevivncia. Definir o sistema integrado de emergncia mdica. Identificar a sequncia de procedimentos que permitem executar o SBV correctamente.

30

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 8: Noes Bsicas de Sade e Socorrismo

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Conceito de sade 2. O ser humano 3. Os comportamentos humanos 4. Factores condicionantes da sade: recursos, servios, sistemas, valores 5. Sade pblica: objectivo, modos de actuao, tipos 6. Sade e homeostasia 7. Estados da sade humana: hgido, mrbido, patognico 8. Servios de sade e cuidados de sade 9. Cadeia de sobrevivncia: SBV precoce, desfibrilhao precoce, SAV precoce 10. O sistema integrado de emergncia mdica; INEM, 112, CODU, CIAV 11. Suporte bsico de vida: conceito, etapas e procedimentos, posicionamento, sequncia de aces, problemas associados 12. Posio lateral de segurana

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Bonito, J. (2000). Prticas de Primeiros Socorros: Um Guia para Salvar Vidas. Lisboa: Publicaes D. Quixote. . Clayman, C. (1994). Primeiros Socorros. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . Costa, J. (1983). Noes Bsicas de Sade. Lisboa: Edies Gradiva. . Cruz Vermelha Portuguesa (2001). Manual de Socorrismo. Lisboa: Autor. . Gilles, L. (1996). Os Primeiros Socorros: Uma Resposta Vital em Situao de Urgncia.Lisboa: Instituto Piaget. . Huntly, W. L. (1998). Higiene Individual e Sade Pblica. Lisboa: Europa - Amrica. . Vancleave, J. (1997). Corpo Humano para Jovens: Actividades Simples que Tornam a Aprendizagem da Cincia Divertida. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Endereos electrnicos: www.arsc.online.pt Administrao Regional de Sade do Centro www.inem.pt Instituto Nacional de Emergncia Mdica www.saude.sapo.pt/gk0/119384.htm Sade Sapo

31

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 10

Prticas de Animao Sociocultural III


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
A avaliao uma etapa fundamental em qualquer trabalho de projecto pois atravs dela que possvel aferir dos seus efeitos junto dos indivduos e dos grupos e, nessa medida, permitir que sejam introduzidas correces e reajustamentos. Assim fundamental que os alunos adquiram conscincia da importncia que a avaliao tem, bem como desenvolvam as suas competncias em termos da construo e utilizao de instrumentos de avaliao credveis. Deste modo, pretende-se neste mdulo desenvolver mtodos e formas de avaliao das prticas de animao sociocultural.

2. Objectivos de Aprendizagem
Elaborar e utilizar instrumentos de avaliao. Reformular a interveno em funo da avaliao efectuada. Produzir o relatrio final do trabalho de projecto efectuado. Elaborar e aplicar formas de divulgao dos resultados.

3. mbito dos Contedos


1. Avaliao 1.1. Avaliao dos resultados da interveno com recurso a instrumentos que permitam, de forma credvel, aferir do impacto do projecto em termos do(s) problema(s) indicado(s) a ser(em) trabalhado(s) 2. Reformulao da interveno 2.1. Reformulao das hipteses de trabalho, dos objectivos e das aces 2.2. Concepo de novos projectos de interveno sociocultural 3. Relatrio final do projecto

32

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 10: Prticas de Animao Sociocultural III

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander - Egg, E. e Idez, M. J. A. (1995). Diagnstico Social Conceptos y Metodologa. Buenos Aires: Editorial Lumen. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto.. Buenos Aires: Lumen. . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . Bravo, R. S. (1988). Tcnicas de Investigacin Social. Madrid: Paraninfo. . Castro, L. B. (1992). Gerir o Trabalho de Projecto: um Manual para Professores e Formadores. Lisboa: Texto Editora. . Frada, J. J. C. (1996). Guia Prtico para a Elaborao e Apresentao de Trabalhos Cientficos. Lisboa: Edies Cosmos. . Giddens, A. (1998). Sociologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. . INE (1991). Censos 1991 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (2001). Censos 2001 Recenseamento da Populao e da Habitao. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . INE (s.d.) Estatsticas Demogrficas. Lisboa: Instituto Nacional de Estatstica. . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Popper, K. (1992). Em Busca de um Mundo Melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos. . Quivy, R. (2005). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. . Silva, A. S. (1986). Metodologia das Cincias Sociais. Porto: Edies Afrontamento. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel.

. Ventosa,V. J. (2002). Fuentes de la Animacin Sociocultural en Europa. Madrid: Editorial CCS.

33

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO 11

Higiene e Segurana no Trabalho


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende proporcionar ao animador sociocultural um conjunto de procedimentos e normas que visam o seu bem-estar e a preveno do acidente e da doena, no sentido de o preparar e motivar para ser um agente interveniente na sociedade, de modo a garantir a integridade fsica e moral, quer enquanto estudante, quer como futuro profissional. Atendendo a que a realizao pessoal e profissional encontra na qualidade de vida do trabalho, particularmente a que favorecida pelas condies de higiene e segurana, uma matriz fundamental para o seu desenvolvimento, urge qualificar os futuros tcnicos de conhecimentos especficos na rea da Segurana e Higiene no Trabalho. A Segurana um conceito associado ao ser humano, individual ou socialmente considerado, pelo que a preveno de acidentes de trabalho surge, enfim, como uma necessidade premente de conscincia face eventualidade de danos fsicos, psquicos e morais para a vtima, que perderia, em suma, a qualidade de vida em todas as suas componentes e circunstncias. Uma cultura de segurana pressupe a diminuio de acidentes de trabalho e das doenas profissionais, pelo que, mais do que um encargo ou uma obrigao estipulada por lei, dever ser encarada como um investimento prioritrio, bem como um dos principais factores da boa organizao institucional.

2. Objectivos de Aprendizagem
Tomar conhecimento do Enquadramento Legal e Normativo sobre Segurana e Higiene no Trabalho. Identificar as metodologias e tcnicas aplicadas Higiene e Segurana no Trabalho. Enunciar os princpios gerais de preveno. Reconhecer a importncia da preveno como factor fundamental para evitar o acidente. Elaborar metodologias de diagnstico e avaliao de riscos profissionais. Listar estratgias de eliminao e preveno de situaes de risco. Apresentar mecanismos adequados, de ordem tcnica e organizativa, tendo em vista a melhoria da Segurana, Higiene e Sade, de forma a aumentar a produtividade e a qualidade de vida.

34

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 11: Higiene e Segurana no Trabalho

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Segurana no Trabalho 1.1. Conceitos de Segurana e Trabalho 1.2. Objectivos da Segurana no Trabalho 1.3. Anlise de Riscos 1.4. Controlo de Riscos 2. Equipamentos de Proteco 2.1. Principais tipos de proteco individual e colectiva 3. Preveno de Incndios 3.1. Tipos de Focos de Ignio 3.2. Proteco Passiva 3.3. Proteco Activa 3.4. Classes de Fogos 4. Higiene e Sade 4.1. Regras Bsicas de Higiene 4.2. Alimentao 4.3. Alimentao (dieta) 4.4. Vida Sedentria 4.5. Absoro de Txicos 4.6. Vida Saudvel 4.7. Cuidados de Conforto, Bem-estar e Repouso 5. Riscos Ambientais 5.1. Agresso Sonora 5.2. Agresso Visual 5.3. Agresso Trmica 6. Sinalizao de Segurana 6.1. Cores e Contrastes 6.2. Forma Geomtrica 6.3. Combinao de Cores e Formas 6.4. Sinais de Proibio 6.5. Sinais de Perigo 6.6. Sinais de Emergncia

35

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo 11: Higiene e Segurana no Trabalho

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros:
. Bento, C.; Carvalho, P.(1993). H.S.T. - Higiene e Segurana no Trabalho: Manual de Utilizao. Lisboa: CNS Companhia Nacional de Servios. . Cabral, F.A.; Roxo, M.M. (2000). Segurana e Sade no Trabalho. Coimbra: Livraria Almedina. . Cardim, L. F. (1996). Segurana, Higiene e Sade no Local de Trabalho: Conceitos. Lisboa: Instituto do Emprego e Formao Profissional. . Guerra, A. M. (2003). Manual dos Extintores. Sintra: Escola Nacional de Bombeiros.
.

Miguel, A. S. R. (1995). Manual de Higiene e Segurana do Trabalho. Porto: Porto Editora.

36

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL A

Animao Scio Educativa


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Reconhecendo-se o espao educativo, no seu sentido mais amplo, e as interaces que nele se desenrolam como fundamentais para o processo de desenvolvimento global dos indivduos, grupos e comunidades, considera-se a rea scio educativa como uma rea privilegiada para a interveno do animador sociocultural. Neste contexto, este mdulo opcional visa efectuar uma abordagem terico prtica dos conceitos especficos relacionados com esta rea, os quais permitiro aos alunos ajustar a sua prtica profissional enquanto agentes educativos, mediadores e promotores de uma pedagogia de participao social. Pretende-se ainda promover o domnio dos conhecimentos e instrumentos adequados ao saber fazer, necessrio para uma interveno profissional em espaos scio educativos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar a funo educativa do animador sociocultural. Reconhecer a importncia da animao scio educativa no desenvolvimento social. Identificar os espaos e grupos-alvo da interveno em animao scio educativa. Intervir na rea scio educativa, atravs da utilizao de conhecimentos e estratgias especficas.

3. mbito dos Contedos


1. A animao como funo educativa 1.1. Educao, ensino e formao 1.2. Pedagogia social e participao social 1.3. Animao scio educativa prevenir e intervir 2. Espaos e grupos alvo de interveno em animao scio educativa 2.1. O espao escolar e a comunidade educativa 2.2. Estruturas complementares escola (ATL, ludoteca, biblioteca, espaos ldicos) 2.3. Projectos de desenvolvimento local 2.4. Estruturas de educao e formao de adultos

37

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional A: Animao Scio Educativa

Cursos Profissionais

mbito dos Contedos (cont.)


3. Estratgias de Interveno 3.1. A estimulao da criatividade 3.2. A promoo da literacia 3.3. A diversidade cultural, factor de enriquecimento pessoal e da comunidade 3.4. A interaco com a comunidade local 3.5. O envolvimento da famlia no processo educativo

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Afonso, A. J. (1999). Educao Bsica, Democracia e Cidadania: Dilemas e Perspectivas. Porto: Edies Afrontamento. . ngeles, M et al (1994). Planificacion e Intervencion Socioeducativa. Salamanca: Amar Ediciones.

. Benavente, A. (1996). A Literacia em Portugal: Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monogrfica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian.
. Bronowski, J. (1983). Arte e Conhecimento: Ver, Imaginar, Criar. So Paulo: Martins Fontes. . Canrio, R. (2000). Educao de Adultos: Um campo, Uma problemtica, Lisboa: EDUCA/ ANEFA,. . Coelho, M .B. (1986). Contar Histrias: uma Arte sem Idade. S. Paulo: tica. . Diogo, J. M. L. (1998). Parceria Escola - Famlia: a Caminho de uma Educao Participada. Porto: Porto Editora. . Grilo, E. M. (2002). Desafios da Educao Ideias para uma Poltica Educativa no Sc. XXI. Lisboa: Oficina do Livro. . Kranowitz, C. (1997). 101 Actividades para Crianas em Espaos Pequenos. Mem Martins: Lyon Edies. . Llull, J. (2001). Teora y Prctica de la Educacin en el Tiempo Libre, Madrid: Editorial CCS. . Marin, R. e De la Torres, S. (1991). Manual de la Creatividad. Barcelona: Vincens Vives . Marques, R. (2001). Educar com os Pais. Lisboa: Editorial Presena . Marques, R. (2001). Professores, Famlias e Projecto Educativo. Lisboa: Edies ASA. . Marujo, H. A. (1998). A Famlia e o Sucesso Escolar: Guia para Pais e Outros Educadores. Lisboa: Artes Grficas. . Sassaki, R. K. (1997). Incluso: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA. . Silva, A. (1990). Educao de Adultos: Educao para o Desenvolvimento. Rio Tinto: Edies Asa. . Stoer, S. (1999). Levantando a Pedra: da Pedagogia Inter/Multicultural s Polticas Educativas numa poca de
Transnacionalizao. Porto: Edies Afrontamento.

38

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional A: Animao Scio Educativa

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


. Ventosa, V. (1997). Formacin de Educadores de Personas Adultas II Animacin Sociocomunitria, Desarrollo Comunitario. Madrid: UNED. . Ventosa, V.P. (1998). Manual del Monitor de Tiempo Livre. Madrid. Editorial CCS.

Legislao: Lei de Bases do Sistema Educativo Lei n 46/86 de 14 de Outubro

39

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL B

Animao na Terceira Idade


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Um dos aspectos sociais mais importantes dos ltimos tempos o envelhecimento da populao, associado queda da fecundidade e, sobretudo, ao aumento da esperana mdia de vida, resultado do progresso material e da evoluo do conhecimento mdico. Nas ltimas dcadas, apercebemo-nos de um considervel aumento de lares pblicos e privados para idosos e a necessidade crescente de programar aces relacionadas com a animao sociocultural para a terceira idade, bem como de proporcionar experincias de aprendizagem s pessoas idosas e de manter um ambiente rico e estimulante, fazendo desta idade um espao e um tempo positivos para aumentar as possibilidades de educao permanente. A animao sociocultural na terceira idade suporta-se nos princpios de uma gerontologia educativa, promotora de situaes que auxiliem as pessoas idosas a planificarem estratgias para a evoluo natural do seu envelhecimento, que lhes promovam novos interesses e novas actividades, estimulando e treinando a vitalidade fsica e mental, enquanto se faz ocupao til dos tempos livres disponveis. Consequentemente, assiste-se a uma procura premente de Animadores Socioculturais com perfil profissional adequado interveno nesta faixa etria, o que vem reforar a ideia de que a terceira idade constitui um dos mbitos mais promissores para o futuro da animao sociocultural.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar a terceira idade e principais aspectos sociais. Identificar as caractersticas psicolgicas do idoso. Elaborar estratgias para possibilitar aos idosos a compreenso do meio circundante e a participao na vida comunitria; assim como para facilitar a integrao do idoso na sociedade. Reconhecer a necessidade de uma educao e formao permanentes. Revelar atitude crtica mediante a participao em grupos de reflexo e de debate. Reconhecer a importncia das relaes intergeracionais. Animar, cultural e socialmente, os grupos da terceira idade.

40

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional B: Animao na Terceira Idade

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Conceitos de geriatria e de gerontologia 2. Conceitos afins: envelhecimento, velhice 3. O idoso na sociedade contempornea 4. Instituies de apoio terceira idade 5. Perspectiva futura da terceira idade 6. Formas de interveno em geriatria

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Basto, M. E. (1995). Animao Comunitria. Porto: Edies Asa. . Canrio, R. (2000). Educao de Adultos: Um campo, Uma problemtica, Lisboa: EDUCA/ ANEFA,. . Cubero, M. V.(1991). La Animacin Sociocultural: Una Alternativa para la Tercera Edad. Madrid: Siglo XXI de Espaa Editores. . Hennezel, M. (1995). Dilogo com a Morte. Lisboa: Editorial Notcias. . Levet, M. (1998). Viver Depois dos 60 Anos. Lisboa: Instituto Piaget. . Miguens, C. E. (2001). La Animacin con Personas Mayores. Madrid: Ed. CCS. . Manos, Q. (1998). Animacin Estimulativa Para Personas Mayores Discapacitadas. Madrid: Narcea. . Neves, G. C. (coord.), (1998). Envelhecimento, Empowerment e Capacitao: a nossa Responsabilidade Individual e Colectiva. in Seminrio Internacional sobre Envelhecimento Humano. Lisboa: CML . Neves, G. C. (coord.), (1998). Vida com Projecto ao Longo de Toda a Vida: a Nossa Responsabilidade Individual e Colectiva, in Seminrio Internacional sobre Envelhecimento Humano.Lisboa: CML. . Robert, L. (1995). O Envelhecimento: Factos e Teorias. Lisboa: Instituto Piaget. . Rosa, M. J. (1999). Reformados e Tempos Livres: Resultados do Inqurito Realizado em 1998 Populao Activa e Reformada em Actividades de Lazer. Lisboa: Edies Colibri. . Silva, A. (1990). Educao de Adultos: Educao para o Desenvolvimento. Rio Tinto: Edies Asa. . Souza, E. (1995). Reminiscncias Integrando Geraes: a Arte de Compartilhar Memrias. Petrpolis: Vozes. . Ventosa, V. (1997). Formacin de Educadores de Sociocomunitria, Desarrollo Comunitario. Madrid: UNED. Personas Adultas II Animacin

41

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL C

Interveno em Espaos Culturais


Durao de Referncia: 21horas

1. Apresentao
Neste mdulo, pretende-se que o aluno desenvolva e adquira um discurso e uma prtica que se traduzam numa postura profissional aquando da dinamizao de actividades de interveno em espaos culturais. Assim, deve desenvolver e treinar as suas competncias para a dinamizao das diferentes fases de uma interveno de mbito cultural e na gesto de diferentes grupos. Deve ser dada relevncia s diferentes dimenses - pessoal, social, profissional - que esta actividade envolve, principalmente no que respeita coerncia que deve existir no discurso, nas convices e na prtica do animador cultural. Neste mdulo, pretende-se ainda que o aluno reconhea a importncia das intervenes em espaos culturais no mbito das prticas da animao sociocultural. Desta forma, pretende-se sensibilizar os animadores socioculturais em formao para esta temtica, bem como dot-los de conhecimentos e tcnicas que lhes permitam implementar uma verdadeira aco nesta rea.

2. Objectivos de Aprendizagem
Intervir na dinamizao cultura/ escola, cultura/ ruralidade, cultura/ centros urbanos. Estabelecer o intercmbio cultural entre si e entre culturas e agentes culturais. Criar um espao de investigao e de desenvolvimento de estratgias. Analisar a complexidade das questes suscitadas pela interveno nas vrias reas da cultura. Reconhecer a importncia do apoio formao de organismos, centros e outras instituies que pretendam avanar na dinmica cultural.

42

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional C: Interveno em Espaos Culturais

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Legislao cultural 2. Interveno em produtos e em espaos culturais 3. Estratgias de aproveitamento de equipamentos culturais, salas de espectculos, que se encontrem j equipados e dotados de recursos humanos 4. Produo de programas culturais 4.1. Rentabilizao de algumas programaes j existentes nos municpios, dando-lhes uma nova dimenso territorial, atravs da sua integrao nos circuitos de programao dos recintos que integram este projecto 4.2. Concretizao de processos conjuntos de promoo da programao nos media e na produo e distribuio dos materiais de divulgao dos vrios eventos e actividades produzidas 5. Aumento da actividade nos recintos culturais envolvidos e consequente aumento do apoio aos grupos e actividades pblicas e privadas que se movem em seu redor (alojamentos, restaurao e actividades culturais gerais das comunidades envolvidas)

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Bonet, L., Castaner, X. e Font, J. (2001). Gestin de Proyectos Culturales: Analisis de Casos. Barcelona: Ariel. . Caballo V. M. B. (2001). A Cidade Educadora: Nova Perspectiva de Organizao e Interveno Municipal. Lisboa: Instituto Piaget. . Domingues, A. et al (2003). A Cultura em Aco: Impactos Sociais e Territrio. Porto: Afrontamento. . Gmez, J.A. (2000). Animao Teatral: Teoria e Prtica. Porto: Campo das Letras. . Hatzfeld, H. S. (2000). Mthodologie de LObservation Sociale, Comprendre, valuer, Agir. Paris: Dunod. . Lopez de Aguilera, I. (2000). Cultura y Ciudad: Manual de Poltica Cultural Municipal. Gijn: Ediciones Trea. . Rovira, J. P. (1987). La Pedagogia del Ocio. Barcelona: Editorial Alertes. . Santos, M. L. L. (2004). Polticas Culturais e Descentralizao: Impactos do Programa Difuso das Artes do Espectculo. Lisboa: Observatrio das Actividades Culturais. . Saraiva, A. J. (2003). O que a Cultura, Lisboa: Gradiva. Revistas: . Revista Crtica de Cincias Sociais. Dez. 2003, n. 67. ISSN 0254-1106. Nmero temtico: Cidades|Artes|Cultura. 43

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL D

Animao Ambiental e do Patrimnio


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, no mbito da animao ambiental, pretende-se que o aluno desenvolva e adquira um discurso e uma prtica que se traduzam numa postura profissional aquando da dinamizao de actividades de animao ambiental. Assim, deve-se desenvolver e treinar as competncias pedaggicas e ldicas para a dinamizao das diferentes fases de uma oficina de trabalho de mbito ambiental e na gesto de diferentes grupos; o que permitir ao aluno, identificar e desenvolver as diferentes fases de uma oficina de trabalho. Deve, ainda, ser dada relevncia s diferentes dimenses - pessoal, social, profissional - que esta actividade envolve, principalmente no que respeita coerncia que deve existir no discurso, nas convices e na prtica do animador ambiental. Em relao ao mbito da animao patrimonial, pretende-se que o aluno reconhea a importncia do patrimnio cultural quer em termos de preservao da identidade cultural de um povo, quer no mbito das prticas da animao sociocultural. O estudo, a proteco, a valorizao, a divulgao e a animao do patrimnio cultural so aces fundamentais para a manuteno dos vestgios materiais da Histria do Homem. Atravs do patrimnio cultural possvel recriar e compreender o ambiente cultural e scio econmico desenvolvido ao longo de todo o processo histrico. Actualmente, as inmeras ameaas que afectam o patrimnio cultural tornam urgente uma aco concertada entre os governos, as populaes e os responsveis socioculturais. Desta forma, pretende-se sensibilizar os animadores socioculturais em formao para esta temtica, bem como, dot-los de conhecimentos e tcnicas que lhes permitam implementar uma verdadeira aco nesta rea.

2. Objectivos de Aprendizagem
Reconhecer e identificar os conceitos de animao, participao e animao ambiental. Distinguir os conceitos: sensibilizao, educao e formao no mbito da educao ambiental. Identificar o conceito de patrimnio e a importncia da preservao da identidade cultural.

44

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional D: Animao Ambiental e do Patrimnio

Cursos Profissionais

Objectivos de Aprendizagem (cont.)


Reconhecer a importncia do estudo, da proteco, da valorizao, da divulgao e da animao do patrimnio cultural. Identificar as diversas reas do patrimnio cultural. Caracterizar historicamente uma determinada regio e o seu patrimnio cultural. Elaborar projectos de animao do patrimnio cultural. Aplicar diversas tcnicas de animao aos diferentes tipos de patrimnio. Aplicar criatividade e imaginao s prticas ambientais e patrimoniais. Aplicar regras de trabalho em grupo. Distinguir a relao entre o saber e o saber fazer nos domnios da animao ambiental e patrimonial.

3. mbito dos Contedos


1. Contedos Comuns 1.1. Contextualizao histrica dos conceitos de animao social, cultural e educativa 1.2. Conceitos de participao, voluntariado e participao social 1.3. A importncia da promoo da cidadania nos grupos alvo 1.4. Ateliers temticos construdos com a metodologia Oficina de Trabalho 1.5. Regras de trabalho em jogos e actividades ldicas e pedaggicas. 2. Contedos de Animao Ambiental 2.1. Contextualizao histrica do conceito de educao ambiental atravs de documentao institucional 2.2. Enquadramento da animao ambiental na educao no formal 2.3. Conceitos transversais animao ambiental 2.4. O animador ambiental enquanto organizador de grupos sociais 3. Contedos de Animao Patrimonial: 3.1. O conceito de patrimnio 3.2. Base legal relativa ao patrimnio cultural portugus 3.3. A identidade cultural

45

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional D: Animao Ambiental e do Patrimnio

Cursos Profissionais

mbito dos Contedos (cont.)


3.4. A perda da identidade cultural resultado da globalizao cultural 3.5. As reas do patrimnio cultural 3.6. Aspectos da cultura popular dos portugueses 3.7. O estudo, a proteco, a valorizao, a divulgao e a animao do patrimnio cultural 3.8. Caractersticas do patrimnio cultural da regio 3.9. Tcnicas de animao aplicadas a diversos tipos de patrimnio

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Alves, F. L. (1998). Educao Ambiental. Lisboa: Universidade Aberta . Braga, T. (1985). O Povo Portugus nos seus Costumes, Crenas e Tradies. Lisboa: D. Quixote. . Cavaco, M.H. (1992). A Educao Ambiental para o desenvolvimento - testemunhos e notcias. Lisboa: Escolar Editora. . Duarte, A. (1994). Educao Patrimonial: Guia para Professores, Educadores e Monitores de Museus e Tempos Livres. Lisboa: Texto Editora . Esteves, L. M. (1998). Da Teoria Prtica: Educao Ambiental com as Crianas Pequenas ou o Fio da Histria. Porto: Porto Editora. . Felgueiras, M. M. L. (1990). Trabalho, Projecto e Arqueologia Industrial. in 1 Encontro Nacional sobre Patrimnio Industrial. Coimbra: Coimbra Editora.
.

Fernandes, J. F. (1983). Manual de Educao Ambiental. Lisboa: Secretaria de Estado do Ambiente / Comisso Nacional do Ambiente.

. Ferreira, J. A. B. (1998). Direito do Patrimnio Histrico-cultural: Cartas, Recomendaes Internacionais e Actos Comunitrios. Coimbra: Centro de Estudos de Formao Autrquica. . Frana, L. (1993). Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural. Lisboa: D. Quixote. . Giordan, A.; Souchon, C. (1997). Uma Educao para o Ambiente. Lisboa: Instituto de Inovao. . Heredia, C. T. (1998). Patrimonio cultural y el turismo. in Patrimonio Cultural y Sociedad: Una Relacin Interactiva. Valladolid: Junta de Castilla y Len. . Le Goff, J. (1984). Memria. in Enciclopdia Einaudi Memria e Histria. Lisboa: INCM. . Morgado, F., Pinho, R.; Leo, F. (2000). Educao Ambiental: Para um Ensino Interdisciplinar e Experimental da Educao Ambiental. Lisboa: Pltano Edies Tcnicas. . Oliveira, L.F. (1998) Educao Ambiental. Guia prtico para Professores, Monitores e Animadores Culturais e de Tempos Livres. Lisboa: Texto Editora. . Pedrini, A. J. (2000). Educao Ambiental: Reflexes e Prticas Contemporneas. Petrpolis Editora Vozes.

. Vila Nova, E. (1999). Educar para o Ambiente: Projectos para a rea-Escola. Lisboa: Texto Editora.

46

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL E

Animao Turstica e Desportiva


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo visa qualificar profissionais, melhorando as suas competncias num sector de actividade de crescente importncia econmica a nvel regional, dotando os formandos das ferramentas essenciais ao desenvolvimento, implementao e controlo dos processos de gesto e animao. O crescimento do sector turstico na regio, em termos da oferta turstica, dos patamares de qualidade e do investimento indirecto, constitui uma oportunidade de negcio a ser aproveitada pelos recursos humanos qualificados nele envolvidos ou a envolver. Consideramos que a preparao de tcnicos de animao corresponde a uma necessidade ajustada ao tecido empresarial regional, constitudo, essencialmente, por pequenas empresas que de um modo geral no dispem de quadros qualificados. Os pressupostos metodolgicos deste mdulo assentam no facto de as tcnicas de animao gerarem processos de comunicao e de o animador turstico ser tambm um agente de socializao. Por outro lado, a animao apresenta-se como veiculadora de cultura e de comportamentos humanizados e, na rea social, ainda a animao um elemento valorizador e crtico, devendo os tcnicos de turismo ser construtores, gestores e animadores de situaes, que permitam as condies de participao, conducentes fruio de bens pblicos e patrimoniais dentro de aces realizadas nos mbitos: social, cultural, desportivo e educativo que correspondem aos pilares centrais da animao. Finalmente, pretende-se dotar os alunos de conhecimentos e experincias que facilitem a sua interveno, melhorando a qualidade da oferta nessa rea de servios.

2. Objectivos de Aprendizagem
Tomar conhecimento do enquadramento legal nas reas do desporto e do turismo. Elaborar roteiros tursticos organizadamente. Planificar actividades de animao turstica. Planificar formas de actividade desportiva. Planificar actividades de animao desportiva. Definir e aplicar tcnicas de animao adequadas ao contexto sociocultural da regio. 47

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional E: Animao Turstica e Desportiva

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Enquadramento legal nas reas do desporto e do turismo 2. Os roteiros tursticos 3. Animao turstica 4. Formas de actividade desportiva 5. Animao desportiva 6. Tcnicas de animao aplicadas ao contexto sociocultural da regio

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander Egg, E. (1999). O Lxico do Animador. Vila Real: ANASC Associao Nacional de Animadores Socioculturais. . Belo, P.(1995). Escalada na escola. In Revista Horizonte XII (67).Porto: FCDEF Universidade do Porto. . Brun, D.; Guern, F.(1997). Manual de Viagem para Amantes da Natureza: Conselhos Prticos para Percorrer os Quatro Cantos do Mundo. Lisboa: Publicaes Europa - Amrica. . Caballero, A. L. (1997). Como Dirigir Grupos con Eficacia. Madrid: Editorial CCS. . Chaves, A.; Mesalles, L. (2001). El Animador: Cmo Organizar las Actividades de los Clientes en un Hotel Divertido. Barcelona: Alertes. . Crespo, J. (1987). O Lazer e as Recreaes das Populaes. Oeiras: Cmara Municipal de Oeiras. . Cunha, L. (s.d.). A Canoagem. in Revista Horizonte VI (38).Porto: FCDEF Universidade do Porto . Federao Portuguesa de Orientao (1996). Princpios para o Traado de Percursos. Mafra: FPO. . Federao Portuguesa de Orientao (2004). Sinaltica IOF. Mafra: FPO. . Lana, R. (2003). Animao Desportiva e Tempos Livres: Perspectivas de Organizao. Lisboa: Editorial Caminho. . Llull, J. (2001). Teora y Prctica de la Educacin en el Tiempo Libre, Madrid: Editorial CCS. . Lobrot, M. (1977). Animao No Directiva de Grupos. Lisboa: Moraes Editores. . Luft. J. (1978). Introduo Dinmica de Grupos. Lisboa. Moraes Editores. . Middleton, V. T. C. e Clarke, J. (2002). Marketing de turismo : teoria e prtica. So Paulo: Campus . Nunes, L. (1999). A Prescrio da Actividade Fsica. Lisboa: Editoral Caminho. . Quintas, S. F. (1998). Las Tcnicas de Grupo en la Animacin Comunitaria. Salamanca: Amar Ediciones. . Rovira, J. P. (1987). La Pedagogia del Ocio. Barcelona: Editorial Alertes. . Ventosa, V.P. (1998). Manual del Monitor de Tiempo Livre. Madrid. Editorial CCS.

48

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional E: Animao Turstica e Desportiva

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


Endereos Electrnicos: http://www.adesnivel.pt/canyoning/terminologia.html Associao de Desportos de Aventura Desnvel www.voluntariado.pt Conselho Nacional para a Promoo do Voluntariado www.dgturismo.pt Direco-Geral do Turismo http://www.fpme.org/base/ Federao Portuguesa de Montanhismo http://www.fpo.pt/index2.php Federao Portuguesa de Orientao www.iturismo.pt Gabinete de Apoio ao Investidor do Instituto de Turismo de Portugal www.icn.pt Instituto de Conservao da Natureza http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/ Instituto de Conservao da Natureza e Biodiversidade http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%c3%aas/Pages/Homepage.aspx Instituto de Turismo de Portugal www.idesporto.pt Instituto do Desporto de Portugal www.inac.pt Instituto Nacional de Aviao Civil http://web.rcts.pt/paulaperna/jogos_tradicionais_1.htm Jogos Tradicionais Portugueses www.juventude.gov.pt Portal da Juventude www.prime.min-economia.pt Prime Programa de Incentivos Modernizao da Economia http://www.rapelradical.com.br/ Rapel Radical Instrutores na Academia de Polcia Civil do Rio de Janeiro www.vicentina.org Vicentina - Associao para o Desenvolvimento do Sudoeste

49

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL F

Associativismo e Animao
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
O associativismo, nas suas mltiplas expresses, e em especial as colectividades de cultura, desporto e recreio, constituem uma poderosa realidade social e cultural, bem como revelam ser locais privilegiados de integrao social e de aprendizagem de vida colectiva, podendo ser fonte de mudana social. Para muitos cidados, o associativismo constitui a nica forma de acesso a actividades desportivas, culturais, recreativas, ou de aco social. Para alm disso, atravs do exerccio do direito de associao por muitos cidados que so asseguradas formas de participao cvica da maior relevncia. Deste modo, pretende-se que este mdulo sintetize o associativismo, quanto s suas formas organizacionais e s suas especificidades.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar o conceito de associativismo. Reconhecer a necessidade do trabalho associativo. Revelar capacidades de organizao associativa. Reconhecer o papel das associaes no desenvolvimento comunitrio. Reconhecer a importncia da interligao entre a actividade do animador sociocultural e as estruturas associativas. Revelar capacidades de enquadramento no contexto associativo.

3. mbito dos Contedos


1. Associativismo: papel e funo sociocultural 2. Tipos de associaes 3. reas de interveno 4. Formas de organizao 5. Legislao aplicvel

50

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional F: Associativismo e Animao

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Barros, C. P.; Santos, J. G. (coord.) (1997). As Instituies No Lucrativas e a Aco Social em Portugal. Lisboa: Editora Vulgata. . Carvalho, D. (1998). Mutualismo A Fora do Associativismo Democrtico. Lisboa: Casa do Alentejo. . Federao Nacional das Associaes Juvenis Locais (sd.) Livro Branco - Um novo Impulso para a Juventude, Coleco Politicas de Juventude Documentos Fundamentais, Edio FNAJ Federao Nacional das Associaes Juvenis Locais. . Instituto Portugus da Juventude (2004). Lei do Associativismo Jovem Proposta para Consulta Pblica. Lisboa: IPJ . Jardim, J. (2002). O Mtodo da Animao Manual para o Formador. Porto: Ave. . Mendes, V. (2001), Como Constituir uma Associao, Coleco Praxis. Porto: Legis Editora. . Mendes V.; Gomes F. (2004). Legislao sobre Associaes, Coleco Dura Lex, Sed Lex. Porto: Legis Editora. . Monteiro, A. (2004). Associativismo e Novos Laos Sociais. Coimbra: Quarteto Editora.

. Variz, P. E. (1997), Fundamentos Econmicos e Sociolgicos das Instituies Particulares de


Solidariedade Social, Lisboa: Editora Vulgata.

51

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL G

Animao e Desenvolvimento Comunitrio


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
A animao comunitria constitui, enquanto resposta a problemas concretos e delimitados, um sector e uma modalidade de interveno cada vez mais consolidados enquanto estratgia de actuao no terreno" social. A implementao, em diferentes comunidades, de projectos de interveno social, educativa e cultural, onde se privilegia a animao enquanto "modo", legitima, como preparao para a profisso de animador, uma disciplina que sistematize conceitos e contedos de ordem cvica e delimite a interveno num discurso e numa prtica subjacente ao desenvolvimento dos diferentes grupos humanos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Reconhecer a importncia do trabalho em grupo. Reconhecer a necessidade do trabalho multidisciplinar. Revelar capacidades de organizao e gesto da interveno. Reconhecer o papel do animador sociocultural enquanto tcnico que desenha e implementa projectos em diferentes contextos comunitrios. Reconhecer o papel do animador sociocultural enquanto agente activo no desenvolvimento partilhado das comunidades.

3. mbito dos Contedos


1. Delimitao das reas de interveno comunitria em animao social, cultural e educativa 2. O territrio como marco delimitador da aco na animao comunitria 3. A comunidade enquanto espao privilegiado de desenvolvimento na animao 4. A animao comunitria: princpios e mtodos segundo diferentes autores 5. Metodologias subjacentes interveno com diferentes comunidades identificadas e delimitadas 6. Tcnicas transversais interveno comunitria 7. Os projectos comunitrios como forma de mudana e resoluo de problemas 8. Percursos de trabalho de projecto em animao social, educativa ou cultural com diferentes comunidades 52

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional G: Animao e Desenvolvimento Comunitrio

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Ander - Egg, E. (1994). Metodologa y Pratica de la Animacin Sociocultural. Buenos Aires. Ediciones Circus. . ngeles, M et al (1994). Planificacion e Intervencion Socioeducativa. Salamanca: Amar Ediciones. . Belchior, F. (1990). Educao de Adultos e Educao Permanente: A Realidade Portuguesa, Lisboa: Livros Horizonte. . Besnard, P. (1991). La Animacin Sociocultural. Barcelona: Paidos Educador Canrio, R. (2000). Educao de Adultos: Um campo, Uma problemtica, Lisboa: EDUCA/ ANEFA,. . Carmo, H. (1998). Metodologia da Investigao: Guia para a Auto-Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. . Delors, J. (coord.) (2005). Educao: um Tesouro a Descobrir: Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI.. Porto: Edies ASA. . Ferreira, P.(2003). Guia do Animador: Animar uma Actividade de Formao, Lisboa: Multinova. . Figueiredo, I. (2001). Educar para a Cidadania. Porto: Edies ASA. . Herrero, G.; Navarro, J. (1996). Diseo y Evaluacin de Proyectos Sociales. Zaragoza: Libros Certeza. . Jardim, J. (2002). O Mtodo da Animao Manual para o Formador. Porto: Ave. . Quintas, S. F. (1998). Las Tcnicas de Grupo en la Animacin Comunitaria. Salamanca: Amar Ediciones. . Quintas, Froufe e Gonzlez Sanchez, M. (1995), Para Comprender la Animacin Sociocultural, Estella, Verbo Divino . Quivy, R. (2005). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. . Rovira, J. P. (1987). La Pedagogia del Ocio. Barcelona: Editorial Alertes. . Rueda, L. (1997). Mtodos para la Animacin Sociocultural, Madrid: Editorial CCS. . Saraiva, A. J. (2003). O que a Cultura, Lisboa: Gradiva. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel.

53

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL H

Gesto de Projectos de Animao


Durao de Referncia: 21horas

1. Apresentao
Tendo em considerao que o animador sociocultural , antes de mais, um actor social, profissional que mobiliza parcerias individuais e colectivas com vista transformao das realidades sociais locais, segundo uma viso integrada do processo de desenvolvimento, este mdulo opcional surge numa vertente terico prtica, como forma de complementar as aprendizagens efectuadas nos mdulos 2, 3, 7 e 10. , pois, um mdulo que promove, de forma dinmica, a integrao de conhecimentos e o pensamento crtico, visando o treino de competncias de construo de propostas de interveno orientadas numa perspectiva capacitadora e participativa dos grupos-alvo. Visando reforar a necessidade de uma relao dialctica permanente entre reflexo e aco, como condio para uma interveno fundamentada e de qualidade, na procura de respostas pertinentes e inovadoras para os problemas detectados, este mdulo prope rever metodologias e exercitar tcnicas de planificao j anteriormente abordadas, realando a importncia da construo de suportes de difuso e controle da aco, como condio para a adequada operacionalizao e gesto dos processos de interveno em animao sociocultural.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar conceitos essenciais transversais prtica da animao sociocultural. Revelar competncias de auto-reflexo e de integrao dialctica teoria/ prtica, numa perspectiva de constante investigao/ aco. Distinguir modelos tericos e saber aplicar dispositivos metodolgicos e tcnicos de interveno em animao sociocultural. Exercitar metodologias de participao activa numa perspectiva de liderana democrtica. Reconhecer a importncia da produo, divulgao, operacionalizao e gesto de projectos de animao sociocultural.

54

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional H: Gesto de Projectos de Animao

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Modelos de Interveno: Modelo Sistmico; Investigao/ Aco; Planeamento Estratgico. 2. Planificao Sociocultural conceito (s) 2.1. Planificao/Programao 2.2. Plano, Programa, Projecto 3. Princpios Bsicos de Planificao 4. Etapas de Construo de um Projecto 5. Desenho de Projectos de Interveno Social 5.1. Diagnstico e Fundamentao da Aco a Anlise e Interpretao da Realidade Social (tcnicas de diagnstico; colectivizao de necessidades - divulgao da informao; estabelecimento de prioridades) 5.2. Elaborao do Projecto Planificao da Aco (definio de finalidades e objectivos; construo de indicadores; definio de estratgias, actividades e aces; organizao de recursos; temporizao; planear a participao) 6. Operacionalizao e Gesto do Projecto (organizao de parcerias; aplicao de dispositivos de participao; divulgao e marketing social; aplicao de instrumentos de gesto e controlo da execuo; gesto da equipa de trabalho; gesto de recursos). 7. A Avaliao Reviso e Ajuste (o conceito de avaliao a avaliao participada; funes e modalidades da avaliao; elementos e instrumentos de avaliao) 8. A Sistematizao da Prtica

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . AA.VV. (1988). La Animacin Sociocultural: una Propuesta Metodologica. Madrid: Editorial Popular. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto.. Buenos Aires: Lumen. . Baptista, M. V. (1979). Planejamento: Introduo Metodologia de Planejamento Social. S. Paulo: Cortez e Moraes. . Barbier, J. M. (1996). Elaborao de Projectos de Aco e de Planificao. Porto: Porto Editora. . Castro, L. B. (1992). Gerir o Trabalho de Projecto: um Manual para Professores e Formadores. Lisboa: Texto Editora. . Esteves, A. J. (1987), A Investigao - Aco. in Metodologia em Cincias Sociais. Porto: Afrontamento.

55

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional H: Gesto de Projectos de Animao

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


. Guerra, I. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Aco: O Planeamento em Cincias Sociais. Cascais: Principia. . Gourgand, P. (1980) As Tcnicas de Trabalho de Grupo. Lisboa: Moraes Editores. . Limbos, E. (1976). Animao Sociocultural. Trad. M. Helena Fernandes. Lisboa: Livros Horizonte. . Ncleo da Rede Social (2001). Programa Rede Social, Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS). Ministrio do Trabalho e Solidariedade. . Robertis, C. (1992). Metodologia de La Intervencion en Trabajo Social. Barcelona: S.E. . Silva, M. (1973) Anlise Sistmica, Modelizao Social e Planificao. in Anlise Social, n 38, vol. X, 2, Lisboa, pp. 29-268.

56

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL

Cursos Profissionais

MDULO OPCIONAL I

Animao de Bibliotecas
Durao de Referncia: 21horas

1. Apresentao
Com o recente desenvolvimento da Rede de Leitura Pblica e da Rede de Bibliotecas Escolares, reforado com o lanamento do Plano Nacional de Leitura, um novo campo se abre aco dos animadores socioculturais, em estreita colaborao com educadores, professores e bibliotecrios. Neste mdulo abordam-se as teorias e as tcnicas relativas difuso e animao cultural em bibliotecas e centros de recursos das escolas e outros organismos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Caracterizar as problemticas da leitura na actualidade. Tomar conhecimento de referenciais tericos e tcnicos sobre a realidade especfica das bibliotecas e da animao da leitura. Planear e implementar metodologias e tcnicas de animao do livro e da leitura.

3. mbito dos Contedos


1. A problemtica da leitura no sculo XXI 1.1. Porqu ler? 1.2. Quem l e o que l (classes, tipologias, fases etrias) 1.3. Responsabilidades e misses dos intervenientes no circuito do livro 2. Misses da biblioteca pblica e da biblioteca escolar 2.1. O manifesto da UNESCO 2.2. Linhas orientadoras da IFLA para crianas e jovens 3. Leitura instrumental e leitura ldica 4. Estratgias de animao da leitura 4.1. Animaes de informao Animaes ldicas 4.2. Animaes de aprofundamento 4.3. Animaes responsabilizantes 4.4. Outros tipos de animaes

57

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional I: Animao e Bibliotecas

Cursos Profissionais

mbito dos Contedos (cont.)


5. O contador/ animador/ mediador da leitura 5.1. O corpo e a voz 5.2. Como contar histrias (leitura e oralidade) 5.3. Organizao da sesso de contos de acordo com as fases etrias 6. O projecto de animao da leitura 6.1. Etapas e componentes do planeamento de actividades 6.2. A divulgao das actividades 6.3. A implementao das actividades 6.4. A avaliao das actividades

4. Bibliografia / Outros Recursos


Livros: . Albuquerque, F. (2000). A Hora do Conto: Reflexes sobre a Arte de Contar Histrias na Escola. Lisboa: Teorema. . Ander Egg, A. (1999). Como Elaborar un Proyecto.. Buenos Aires: Lumen. . Azevedo, F. (coord.) (2006). Lngua materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Bsico. Lisboa: Lidel. . Barreto, A. (2002). Dicionrio de Literatura Infantil Portuguesa. Porto: Campo das Letras. . Bastos, G. (1999). Literatura Infantil e Juvenil. Lisboa: Universidade Aberta. . Cowell, Eileen. (1991). Storytelling. Oxford: Thimble Press. . Costa, M. J. (1992). Um Continente Potico Esquecido: as Rimas Infantis. Porto: Porto Editora. . Diniz, M. (1994). As Fadas no foram Escola: a Literatura de Expresso Oral em Manuais Escolares do Ension Primrio (1901 1975). Porto, Asa. . Duarte, I. (2002). Gavetas de Leitura: Estratgias e Materiais para uma Pedagogia da Leitura . Porto: Asa. . Fontes, V. et al. (s.d). A Criana e o Livro: Aspectos Psicolgicos, Pedaggicos e Literrios. Lisboa, Livros Horizonte . Freitas, E; Casanova, J. e Alves, N. (1997). Hbitos de Leitura: um Inqurito Populao Portuguesa. Lisboa: D. Quixote. . Gascuel, J. (1987). Um Espao para o Livro: como Criar, Animar ou Renovar uma Biblioteca. Lisboa: Dom Quixote, 1987. . Gomes, A. (1979). A Literatura para a Infncia. Lisboa, Torres & Abreu. . Gomes, J. 1992). Literatura para Crianas e Jovens: Alguns Percursos. Lisboa: Caminho. . Gomes, J. (1993). A Poesia na Literatura para a Infncia: a Produo Portuguesa, do Ps Guerra Actualidade, e o caso de Matilde Rosa Arajo. Porto: Asa.

58

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional I: Animao e Bibliotecas

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


. Grummit, Janis (1992). Leitura Rpida. Mem Martins : Europa-Amrica. . Jean, G. (2000). A Leitura em Voz Alta. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. . Livo, N.; Rietz, S. (1987). Storytelling Activities. Littleton, Colorado: Libraries Unlimited. . Magalhes, A.; Alada, I. (1994).Os Jovens e a Leitura nas Vsperas do Sculo XXI. Lisboa: Caminho. . Martins J. (1999). Marketing do Livro: Materiais para uma Sociologia do Editor Portugus. Oeiras : Celta. . Mendona, A. et al (2003). Mtodos e Tcnicas de Expresso Oral, Ensinos Bsico e Secundrio. Porto: Asa. . Monteiro, G. (2003). O Professor, O Corpo e a Voz: Conhecer, Praticar e Desenvolver Teoria e Prtica. Porto: Asa. . Morais, J. (1997). A Arte de Ler: Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Cosmos. . Nunes, L. (1987). Como Organizar uma Pequena Biblioteca. Lisboa: BAD . Pennac, D. (1993). Como um Romance. Porto : Asa. . Pires, M. (1981) Histria da Literatura Infantil Portuguesa. Lisboa, Vega. . Poslaniec, C. (2006). Incentivar o Prazer de Ler: Actividades de Leitura para Jovens. Porto: Asa. . Rocha, N. (2001). Breve Histria da Literatura para Crianas em Portugal. Lisboa: Caminho. . Rodari, G. (1993). Gramtica da Fantasia: Introduo Arte de Inventar Histrias. Lisboa : Caminho. . Silva, L. (2000). Bibliotecas Escolares: um Contributo para a sua Justificao, Organizao e Dinamizao. Braga: Livraria Minho. . Traa, M. (1992). O Fio da Memria: do Conto Popular ao Conto para Crianas. Porto: Porto Editora. . Trilla, J. (Coord.).(1997). Animacin Sociocultural: Teoras, Programas y mbitos. Barcelona: Editorial Ariel. . Vieira, M. (1996). Voz e Relao Educativa. Porto: Afrontamento. . Wright, A. (1995). Storytelling with Children. Nova Iorque: Oxford University Press.

Endereos Electrnicos: http://www.eselx.ipl.pt/curso_bibliotecas/ Escola Superior de Educao de Lisboa - Curso de Bibliotecas On Line http://www.ifla.org/ IFLA, International Federation of Library Associations and Intitutions http://www.ifla.org/VII/s10/pubs/guidelines-pt.pdf IFLA- Linhas Orientadoras para Servios de Bibliotecas para Crianas.(em portugus) http://www.casadaleitura.org/ Fundao Calouste Gulbenkian - Casa da Leitura

59

Programa de Animao Sociocultural ANIMADOR SOCIOCULTURAL Mdulo Opcional I: Animao e Bibliotecas

Cursos Profissionais

Bibliografia / Outros Recursos (cont.)


http://www.leitura.gulbenkian.pt/ Fundao Calouste Gulbenkian - Leitur@Gulbenkian http://sal.iplb.pt/ Fundao Calouste Gulbenkian - Servio de Apoio Leitura http://www.leitura.gulbenkian.pt/vamos_ler/ Fundao Calouste Gulbenkian - Vamos ler, vamos biblioteca http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugu%C3%AAs/Paginas/home.aspx Instituto Portugus do Livro e das Bibliotecas Pgina oficial do IPLB http://www.rbe.min-edu.pt/ Ministrio da Educao Rede de Bibliotecas Escolares

60

Anda mungkin juga menyukai